sábado, fevereiro 18, 2017

Correios decide fechar 200 agências em todo o país.

Com um prejuízo nos últimos dois anos, na casa dos R$ 4 bilhões, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, tem como objetivo fazer com que a empresa feche este ano no azul.

Para isso, diversas ações estão em andamento. Uma delas é o encerramento das atividades de cerca de 200 agências em todo o país.

Acerte os ponteiros.

Após os quatro meses em vigor, termina à 0h, horário de Brasília, deste domingo (19) o horário de verão. Quem estiver nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar os seus relógios em uma hora. Norte e Nordeste não sofrem alteração.

O horário de verão começou a valer em 16 de outubro do ano passado. O objetivo da medida é permitir um aproveitamento maior da luz solar durante o verão, e reduzir o consumo de energia em um dos horários de pico de demanda, que ocorre por volta de 18h.

Atividades físicas não ajudam na perda de peso, diz estudo.

Exercícios físicos, sem o acompanhamento de uma dieta equilibrada, não são suficientes para ajudar as pessoas a perder ou, até mesmo, a manter peso. É o que revela o estudo publicado recentemente no jornal PeerJ. Foram examinadas mais de 1.900 pessoas nos Estados Unidos, Gana, África do Sul, Jamaica e nas ilhas Seychelles, no Oceano Índico. Os participantes foram induzidos a usar dispositivos rastreadores por uma semana para medir quanto tempo passavam praticando exercícios.

Os dados coletados foram utilizados para descobrir se as pessoas cumpririam as diretrizes recomendadas pelo serviço público de saúde norte-americano, que sugerem, pelo menos, duas horas e meia de exercícios físicos, por semana, em ritmo moderado. Também foram testados peso, altura e massa corporal dos participantes no início do estudo, após um ano e novamente ao completar dois anos.

A princípio, os participantes de Gana, em média, pesavam menos, e os norte-americanos pesavam mais. O peso médio de homens e mulheres de Gana era 63kg, enquanto o de homens e mulheres dos Estados Unidos era 92kg. Ao final do levantamento, os pesquisadores descobriram que aqueles que atingiram a meta de atividade física recomendada tinham maior tendência em ganhar peso do que aqueles que não haviam seguido.

Porém, esse resultado não se aplica somente aos norte-americanos. Os pesquisadores observaram o mesmo padrão em pessoas de cada um dos cinco países analisados. Os novos resultados vieram para confrontar a ideia de que a obesidade, já epidêmica nos Estados Unidos, é causada pela falta de atividade física. Via VEJA.

Servidores do Detran-RN suspendem greve.

Os servidores do DETRAN decidiram suspender temporariamente o movimento grevista e manter o estado de greve. A suspensão foi deliberada em assembleia realizada na quinta-feira (16).

De acordo com o diretor de formação política do SINAI-RN, Alexandre Guedes, a categoria decidiu retomar as atividades após o compromisso do governo em manter o acordo, dependendo tão somente de homologação do TJRN (Tribunal de Justiça do RN).

Uma nova assembleia da categoria foi marcada. O encontro acontece no dia 06 de março, às 10h, na Sede estadual do DETRAN.

Ministro do STF dá dez dias para Temer explicar reforma da Previdência.


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de dez dias para o presidente Michel Temer explicar se houve estudo prévio sobre as mudanças na regra de aposentadoria contidas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência. O mesmo prazo foi dado ao presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e aos presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão Especial formada para analisar a proposta.
 
As respostas serão dadas na ação apresentada ao STF nesta semana por um grupo de 28 deputados de quatro partidos (PT, PSOL, PTB e PMB). Eles querem a suspensão da tramitação da PEC. O texto foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional no fim do ano passado e fixa idade mínima de 65 anos para aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres, além de criar outras mudanças nas regras. A Câmara instalou uma comissão especial para analisar o texto na semana passada.

Contas inativas do FGTS podem ajudar a reduzir a inadimplência, diz Caixa.

Os recursos que serão liberados no âmbito das contas inativas do FGTS podem contribuir para reduzir a inadimplência da Caixa Econômica Federal à medida que parte dos trabalhadores optem por pagar dívidas, de acordo com o vice-presidente de Finanças e Controladoria do banco, Arno Meyer. “O uso dos recursos é livre, mas é recomendável que o trabalhador quite dívidas mais caras como crédito rotativo, cheque especial”, afirmou ele, ao Broadcast.

Ao final de setembro do ano passado, o índice de inadimplência da Caixa, considerando atrasos acima de 90 dias, estava em 3,48% O indicador ficou acima do visto ao término de junho, de 3,20% e o registrado um ano antes, de 3,26%. A Caixa ainda não divulgou seus resultados do quarto trimestre e de 2016. Meyer não comentou sobre a data prevista de publicação e evitou falar sobre assuntos não relacionados ao FGTS.

Sobre a possível atração de recursos das contas inativas do FGTS, que começa a ser liberado no dia 10 de março, o vice-presidente da Caixa afirmou que o banco fará um esforço de captação tanto para a liquidação de dívidas como para investimentos. Ele não revelou eventual meta de montante a ser obtido pelo banco. Disse, porém, que a Caixa tem benefício em relação aos outros bancos por ser a instituição que faz a ponte entre o trabalhador e o FGTS.

Inmet alerta para fortes chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um aviso especial nesta sexta-feira com alerta para as condições meteorológicas da região.
 
Segundo o boletim as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva intensa, com perigo potencial, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas.
O alerta serve para municípios situados na região Oeste do Rio Grande do Norte.
 
O alerta foi ativado às 13h de ontem e segue até às 23h59 deste domingo.
 
No último fim de semana foram registradas chuvas intensas em vários municípios da região. As maiores chuvas foram registradas nos municípios de Mossoró e Umarizal.

IFRN lança edital de curso a distância para alunos do 9º ano de escolas públicas.

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) divulgou na tarde de hoje o Edital 10/2017, referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa é voltado exclusivamente a estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de reforçar a aprendizagem relativa ao ensino fundamental. “O material didático recebido pelos inscritos e a prova que eles fazem também serve de preparação para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN”, explicou o coordenador de Acesso Discente da Instituição, professor Everaldo Pereira.

Podem se inscrever os estudantes que estão cursando o 9º ano e fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. O período de inscrição começa no dia 20 de fevereiro, às 14h, e segue até as 22h do dia 16 de março. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, mas os estudantes que não tiverem acesso podem se dirigir até um campus do IFRN para se inscrever.

Os inscritos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até o dia 17 de março. A isenção da taxa pode ser solicitada no período de 20 de fevereiro a 6 de março 2017, também através do site de processos seletivos do IFRN.

Sucuri de 6 metros é capturada em mata perto de condomínio em Goiás.

O Corpo de Bombeiros capturou uma sucuri de aproximadamente 6 metros de comprimento em uma mata perto de um condomínio residencial de Caldas Novas, região sul de Goiás. Moradores acionaram a corporação após verem o réptil às margens de um córrego, que fica em uma trilha onde os condôminos costumam fazer caminhada.

Três veículos e nove bombeiros participaram do trabalho, que durou cerca de 30 minutos. Mesmo a cobra não sendo venenosa, foi necessário agir com cautela. "Como todo animal silvestre, é preciso ter cuidado no manejo. Nesse caso, ele tem muita força e também não podemos machucá-lo", disse o subtenente Ueliston Marçal Silveira.

Depois de realizada a contenção, o animal, que não apresentava ferimentos, foi resgatado e colocado em uma caixa. Em seguida, ele foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), em Goiânia. Ele será avaliado e depois solto novamente em uma área adequada.

Silveira disse que a corporação já capturou, na cidade, pelos menos outras três cobras do mesmo tamanho ou até mesmo maiores que esta.

De acordo com o sargento dos bombeiros Ronam Francino Gomides Alves, que também é biólogo, essa espécie costuma se alimentar de mamíferos e aves. "Ela se enrola na presa e a mata por asfixia. Depois, engole-a inteira", explicou.

Henrique Alves é citado em delação.

O empresário Alexandre Margotto, ex-sócio do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, citou vários políticos e empresários no acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira.

Segundo os termos do acordo, ele se comprometeu a falar de irregularidades envolvendo o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, preso atualmente em Curitiba; o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima; o ex-ministro do Turismo Henrique Alves; e os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS e do frigorífico Friboi.

Entre os pontos abordados estão os negócios ilícitos envolvendo os recursos dos fundos de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS).
 
“O colaborador explicará como funcionava o esquema geral relacionamento à liberação de investimento do FI-FGTS e/ou carteiras administradas do FGTS, explicando também as ilicitudes envolvendo o investimento do FI-FGTS no empreendimento Porto Maravilha, que envolve as empreiteiras Carioca Engenharia, Odebrecht e OAS, bem como os investigados Eduardo Cunha e Fábio Cleto”, diz trecho do acordo. As obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, já levaram à instauração de uma investigação contra Cunha.

Loja RN Móveis em João Câmara/RN.

Na RN MÓVEIS você encontra qualidade, bom preço e credibilidade! 

Não se deixe enganar, vem com a gente falar.

Fazemos seu orçamento sem compromisso, de acordo com suas necessidades.
 
E pra você ficar mais feliz, a entrega e montagem fica por conta da casa.
 
Não espere mais!!!!
 
Confira preços e facilidades de pagamentos.
 
RN Móveis sempre do seu lado!

Governo do Estado distribuirá sementes em João Câmara/RN depois do carnaval.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) começa na próxima segunda-feira (20) a distribuição de 645,6 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz e sorgo dentro do programa Bancos de Sementes. A entrega começa pelas regionais de Pau dos Ferros e Umarizal e, após o Carnaval, será retomada para o restante – Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu.

Este ano o Governo do Estado está investindo R$ 6,35 milhões na aquisição de 645,6 toneladas de sementes. Serão beneficiados 48 mil agricultores de 158 municípios. O investimento se manteve equiparado ao realizado no ano passado.

Governo lança edital para compra de contêineres para delegacias no RN.


O Governo do Estado, através do Programa RN Sustentável, publicou nesta sexta-feira (17) o aviso de licitação para aquisição dos módulos habitáveis que serão usados como delegacias de PolíciaCivil. A abertura das propostas ocorrerá no dia 7 de março e certame será na modalidade Pregão Eletrônico.
O aviso de licitação para aquisição dos módulos habitáveis que serão usados como delegacias de Polícia Civil foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17). A abertura das propostas ocorrerá no dia 7 de março e certame será na modalidade Pregão Eletrônico.
 
Na capital, as novas estruturas irão abrigar a 11ª DP, em Cidade Satélite, a 13ª DP, na Redinha, e a 15ª DP, em Ponta Negra. Além da Delegacia Especializada em Narcóticos da cidade de Mossoró. A ideia da direção administrativa da Delegacia Geral de Polícia Civil é que esses módulos sejam instalados nas respectivas áreas onde, originalmente, funcionavam as delegacias.
 
A ideia de usar módulos habitáveis metálicos como delegacias já havia sido divulgada pelo Governo do Estado em setembro de 2016 e foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Caio César Bezerra. As unidades irão comportar todas as funcionalidades das delegacias convencionais, inclusive, com espaços de recepção, sala de investigação, cartório, sala do delegado, banheiros e vestiários masculinos e femininos.
 
De acordo com o Governo do RN, cada delegacia será montada usando uma estrutura de 16 contêiners. O objetivo inicial é que passem a funcionar nesse formato a 11ª DP (Cidade Satélite), a 13ª DP (Redinha) e a 15ª DP (Ponta Negra), em Natal, bem como a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Mossoró.

Justiça derruba liminar que proibia Caixa de exigir que funcionários de SP trabalhem aos sábados.

A Justiça derrubou a liminar que proibia o banco de exigir que seus funcionários no estado de São Paulo trabalhem aos sábados caiu. A proibição havia sido expedida pela juíza Ana Carolina Nogueira da Silva, da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo.

O banco anunciou esta semana que as agências ficarão abertas em cinco sábados para atender trabalhadores com direito ao saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

"A liminar já foi suspensa. Ela determinava que os empregados não poderiam ser obrigados a vir e todos os funcionários que estão trabalhando no Brasil foram convidados aceitaram trabalhar no sábado. Nós temos muito cuidado com o empregado Caixa, pois sabemos que eles fazem o patrimônio da empresa", disse Nelson de Souza, vice-presidente de habitação da Caixa.

"Com relação ao atendimento em São Paulo neste sábado (18), a Caixa esclarece as agências bancárias estão abertas e atendendo exclusivamente os interessados em informações sobre contas inativas do FGTS. A liminar concedida ontem pela justiça de São Paulo foi derrubada", complementou a assessoria de imprensa do banco em nota.

"A Caixa ressalta, porém, que essa liminar concedida inicialmente pela Justiça em nenhum momento não impedia a abertura das agências, mas apenas restringia o banco a obrigar os empregados a trabalharem no sábado."

A Caixa informou que mais de 1 milhão de atendimentos de consulta ao FGTS inativo foram feitos nos últimos três dias (quarta, quinta e sexta) em todo o Brasil. O site teve 60 milhões de acessos e o atendimento pelo 0800 também registrou 1 milhão de atendimentos nesse período. 

A liminar determinava que os empregados da Caixa não seriam obrigados a fazer horas extras neste sábado (18) e nos dias 11 e 12 de março de 2017, sob pena de pagamento de R$ 5 mil por dia para cada empregado que trabalhar nestas datas. O pedido da liminar foi feito pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo (Apcef/SP).

Ainda antes de a queda da liminar, a Caixa havia informado que a decisão não impedia a abertura da agências em São Paulo, e que os empregados que trabalhariam convidados pelo banco.

Neta semana, a Caixa anunciou que 1.891 agências estarão abertas em outros quatro sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O horário de funcionamento será das 9h às 15h. Via G1.

Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN.

Agências bancárias de duas cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de explosões na madrugada deste sábado (18). 
Em Extremoz, na Grande Natal, os criminosos explodiram um caixa do Banco do Brasil. Já em Serra Negra do Norte, na região Seridó, os bandidos detonaram um terminal do Bradesco. Nos dois casos, ninguém foi preso.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a explosão em Extremoz aconteceu por volta das 4h10. Dois carros foram vistos dando apoio aos criminosos. “Pelo que consta, eles detonaram o terminal, mas o caixa resistiu à explosão e os bandidos não levaram nada”, informou o major Eduardo Franco.
Já em Serra Negra do Norte, os assaltantes tiveram mais sorte. A PM confirmou que o terminal foi arrombado e o dinheiro saqueado.

Governo encaminha à Assembleia projeto que regulamenta o Serviço de Inspeção Estadual.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte encaminhou, nesta sexta-feira (17), à Assembleia Legislativa, o projeto de lei que regulamenta o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A expectativa é que ele seja votado em um prazo de 15 dias, podendo ser ampliado de acordo com a demanda da Casa. O projeto foi elaborado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), após amplo processo de consulta aos diversos segmentos interessados no assunto.

A iniciativa possibilita ao Estado equacionar as atividades de estabelecimentos que manipulam matéria-prima e produzem, de forma industrial e artesanal, produtos de origem animal. O projeto vai beneficiar cerca de 30 mil produtores rurais do estado, especialmente aqueles caracterizados como artesanais de pequeno e médio porte, dentro dos parâmetros higiênico-sanitários e tecnológicos recomendados.

Marinha retira 2.726 itens proibidos de quatro unidades prisionais potiguares.

A varredura realizada por fuzileiros navais na sexta-feira, 17, na Cadeia Pública de Natal resultou na retirada de 730 itens proibidos aos detentos. Esta foi a quarta vistoria realizada pela Marinha no RN. Ao todo, os fuzileiros já retiraram 2.726 objetos proibidos de quatro unidades prisionais no Estado, como celulares, armas brancas e drogas.

Além da Cadeia Pública de Natal, a Marinha já vistoriou a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), onde foram encontrados 716 itens proibidos. Em Mossoró, os fuzileiros fizeram varredura na Cadeia Pública (452 objetos removidos), e na Penitenciária Agrícola Dr. Mario Negócio, unidade com o maior volume de apreensões, com 828 itens descobertos.
 
Os materiais apreendidos na Cadeia Pública de Natal na sexta-feira foram:
 
37 celulares;
222 armas brancas;
27 chips de celulares;
125 materiais suspeitos de serem narcóticos e;
319 outros itens proibidos, como cortadores de unha e pinças.
 
A operação de varredura conta com o apoio de agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiais militares. Na vistoria, foram usados cães farejadores, detectores de metal e aparelhos de raio-X.
 
As tropas federais foram liberadas para realizar vistorias nas unidades prisionais por meio de decreto do presidente Michel Temer. Os militares estão passando nas unidades em busca de armas, aparelhos de telefone e drogas, além de prevenir possíveis fugas, buscando ainda por túneis e ferramentas para escavação.
 
A vistoria e inspeção das unidades prisionais foram realizadas por Fuzileiros Navais especializados, vindos de outros Estados, com experiência neste tipo de trabalho, que participaram de ações de varredura durante a Copa do Mundo 2014, a Olimpíada 2016, a Pacificação de comunidades e em Missões de Paz.

CHOVEU MAIS DE 220 MILÍMETROS NA ZONA RURAL DE ITAÚ-RN.


A Boa chuva chegou com força na zona rural de Itaú-RN. Volumes registradores por moradores do Sítio Acauã marcaram cerca de 220 Milímetros.
 
Vários açudes e barragens estão transbordando por lá.

Horário de verão termina a meia noite deste sábado(18).

Querido por alguns, odiado por outros, o horário de verão termina neste sábado, à meia-noite, quando os moradores dos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e do Distrito Federal deverão atrasar seus relógios em uma hora.

Assim, a noite de sábado terá uma hora a mais nesses estados. E, a partir de domingo, é a vez de acostumar o relógio biológico.

Perna é encontrada dentro de saco em lixão.

Uma pessoa encontrou uma perna dentro de um saco, em um lixão de Brasília, na manhã desta  sexta-feira (17). De acordo com o Correio Braziliense, a Polícia Militar esteve no local por volta das 10h30 e a 8ª Delegacia de Polícia do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) foi acionada para investigar o ocorrido.

A reportagem apurou que, junto com o membro, estavam materiais cirúrgicos. Por isso, a principal suspeita é de que o destarte tenha sido feito por alguém ligado a um centro de saúde.

sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Pós em Estudos da Mídia da UFRN abre seleção para aluno especial do mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abre seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2017.1.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o Requerimento e anexar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, do Diploma, do Histórico Escolar da Graduação e do Currículo Lattes.

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria do PPgEM (Sala 226 do CCHLA), nos dias 2 e 3 de março, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O número de vagas para alunos especiais será de até 20% do número de vagas destinadas para os alunos regulares. O resultado dos alunos especiais selecionados será divulgado até as 17h do dia 13 de março no site www.cchla.ufrn.br/ppgem.

Reitora da UFRN recebe troféu Destaque Potiguar da revista Foco Nordeste.

Entre as 15 mulheres homenageadas na noite dessa quarta-feira, 15, pela Revista Foco Nordeste, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, declarou à publicação que os direitos e conquistas ainda não barraram a censura, a violência e as outras formas de discriminação à mulher.

Assim como gestoras públicas, educadoras e empresárias,  Ângela Paiva recebeu das mãos do diretor da revista, Marcus César de Morais, o Troféu Mulher Destaque Potiguar 2017. Em nome das homenageadas, a vereadora de Natal Wilma de Farias falou sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e dedicou a premiação às mulheres anônimas que batalham diariamente pelo sustento familiar.

A homenagem aconteceu no auditório da Federação do Comércio do RN (Fecomércio) na presença de lideranças políticas, convidados especiais e familiares.

STF manda soltar mulher acusada de dar água sanitária para a própria filha.

A mulher que estava presa há sete meses por ser suspeita de tentar matar a própria filha, de três anos, ao dar água sanitária para ela beber, poderá responder o processo em liberdade. Após várias tentativas, a defesa de Natália Lisboa Viana da Silva, de 20 anos, conseguiu, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a liminar para que a jovem retorne para casa onde morava, em Mongaguá, no litoral de São Paulo. O alvará de soltura foi expedido pela Justiça na última quinta-feira (16).

O caso aconteceu em junho do ano passado. Na época, de acordo com informações da Polícia Civil, Natália chamou o SAMU avisando que filha havia ingerido água sanitária que estava em um balde com roupas.

A criança foi levada para o pronto socorro, medicada e acabou sobrevivendo. Depois do episódio, ela teria revelado à avó que havia sido forçada pela mãe a beber o produto. A suspeita da polícia era que a jovem teria feito isso para chamar a atenção e tentar reatar o relacionamento com o ex-marido. Natália acabou presa em flagrante por tentativa de homicídio qualificado.

Desde então, a suspeita permaneceu presa na cadeia feminina de Tremembé, no interior do Estado. O advogado de Natália, Julio Mineiro, justificou o pedido de liberdade pela “falta de culpa” comprovada contra a cliente e a demora no processo que corre em sigilo em Mongaguá. “Houve a primeira audiência em 6 de dezembro do ano passado. Ela foi adiada a pedido do Ministério Público. Eles não obtiveram provas concretas do que foi alegado na denúncia. Todas as testemunhas ouvidas pela juíza foram favoráveis pela absolvição da acusada Natalia. Resumindo, a minha cliente ficou presa, por sete meses ou mais, sem culpa formada. Ela agora merece provar sua inocência em liberdade”, destaca. 

O advogado aponta ainda que fez a defesa no STF, em Brasília, buscando a liberdade provisória justamente devido excesso de prazo. “Ela preenche os requisitos da lei, sendo primária, tem ocupação lícita e residência fixa”, acrescenta.

A decisão liminar concedendo liberdade provisória à Natalia Lisboa foi assinada pelo ministro Marco Aurélio, no último dia 6 de fevereiro. “Expeçam alvará de soltura a ser cumprido com as cautelas próprias: caso a paciente não se encontre recolhida por motivo diverso da preventiva formalizada neste processo”. Via G1.

PRF apreende duas armas de fogo em João Câmara e recupera motocicleta em Felipe Guerra.

Durante fiscalização de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta quinta-feira (16), duas armas de fogo e recuperou uma moto com queixa de furto/roubo.

Em João Câmara/RN, foram apreendidas uma pistola calibre 380, com dez munições e um revólver calibre 38, com cinco munições. Na abordagem foram presos dois homens de 44 e 46, respectivamente.

Diante do flagrante, os dois foram encaminhados com as armas à Delegacia de Plantão da Zona Norte em Natal, para as medidas cabíveis. Nos últimos trinta dias, a PRF/RN tirou de circulação 16 armas de fogo e 91 munições.

Motocicleta recuperada
No final da tarde de ontem (16), no km 65 da BR 405, em Felipe Guerra/RN, após acompanhamento tático, policiais rodoviários federais que faziam ronda no trecho, abordaram uma motocicleta Titan que seguia com dois ocupantes, com destino a Apodi.

O condutor conseguiu fugir pelo matagal, porém o passageiro, um homem de 34 anos, foi abordado pela equipe. Após fiscalização minuciosa, constatou-se que o veículo tinha registro de furto/roubo e que o garupa, acabara de evoluir para o regime semiaberto de um presídio da cidade de Limoeiro do Norte/CE.

FPM: MUNICÍPIOS RECEBEM REPASSE EXTRA NESTA SEXTA; SEGUNDO REPASSE DE FEVEREIRO SERÁ CREDITADO NA SEGUNDA (20).

08012015_FPM-pequeno2
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que os Municípios irão receber um repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no valor de R$ 124.030.246,81, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, esse repasse corresponde a R$ 155.037.808,51. Segundo comunicado extraordinário publicado pelo órgão nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, o repasse deve ocorrer até as 18h desta sexta-feira, 17.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que esse repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal do Brasil (RFB) tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou física efetua o pagamento da guia de pagamento do Refis, a Receita Federal classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e efetua os repasses correspondentes ao FPM. Esse repasse representa uma conquista da Confederação, que vem articulando junto à Receita Federal para que seja mais rápida a classificação dos refinanciamentos dos tributos. 

Segundo decêndio de fevereiro
A entidade também divulga os valores do repasse do FPM referente ao segundo decêndio de fevereiro de 2017, a ser creditado na segunda-feira, dia 20. O montante será de R$ 613.363.784,76, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, incluindo-se a retenção do Fundo, o montante é de R$ 766.704.730,95. 

O segundo decêndio de fevereiro de 2017, comparado ao mesmo período de 2016, teve um crescimento bastante expressivo: de 8,59% em termos nominais, ou seja, comparando os valores sem considerar os efeitos da inflação. Quando se leva em conta as consequências da inflação, o decêndio ainda apresenta um expressivo crescimento, de 3,61%. Considerando-se o valor real total repassado aos Municípios em janeiro e fevereiro de 2017, pode-se verificar um crescimento de 4,47% em relação ao mesmo período do ano anterior. A CNM alerta, no entanto, que, apesar do crescimento, os gestores municipais devem se planejar para cumprirem suas obrigações orçamentárias, uma vez que o cenário econômico nacional ainda requer precaução em relação a recuperação da atividade econômica. 

*Veja aqui a nota completa.

Conselho de Administração da UFRN aprova nomes para cargos de gestão.

O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou por unanimidade, em sessão ordinária nesta quinta-feira, 16, a indicação dos professores Luiz Pedro de Araújo, Everardo Araújo Ramos e Iara Marques de Medeiros para os cargos de superintendente de Infraestrutura (Infra), diretor do Museu Câmara Cascudo (MCC) e diretora adjunta do Instituto de Medicina Tropical (IMT) respectivamente.

Luiz Pedro de Araújo é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRN, onde atua há mais de 30 anos tanto na academia quanto na gestão universitária. Entre os cargos administrativos já desempenhados estão o de diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN (1991 a 1995) e pró-reitor de Administração (2003 a 2007).

“Este é um dos maiores desafios durante minha trajetória na UFRN, por isso agradeço a confiança e assumo o trabalho com dedicação e vontade de fazer o melhor”, assegurou Luiz Pedro de Araújo, que chega à superintendência da Infraestrutura após o falecimento do professor Marcelo Tinôco. Em homenagem ao antigo superintendente, os conselheiros prestaram uma salva de palmas.

Professor do Departamento de Artes (Deart) da UFRN desde 2008, Everardo Araújo Ramos já realizava um trabalho assíduo como pesquisador junto ao MCC. De acordo com a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o professor assume os planos e desafios abraçados pela gestão anterior, da professora Maria de Fátima Cavalcante, que se afasta por motivos de aposentadoria.

Iara Marques de Medeiros, por sua vez, é professora da UFRN desde 1993 e atua no Departamento de Infectologia, onde já exerceu o cargo de chefia e desempenha “um importante trabalho na luta contra doenças infecciosas”, afirmou o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e conselheiro, Hênio Ferreira Miranda. A chegada da professora à diretoria adjunta do IMT, segundo Ângela Paiva, oficializa o apoio prestado ao lado da diretora Selma Maria Bezerra Jerônimo.

Nova seleção do Minha Casa Minha Vida começa em março.

As novas contratações de 2017 para a Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terão início no próximo mês de março. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (16) pelo Ministério das Cidades. Para esta faixa, estão previstas 170 mil novas unidades habitacionais, que atendem famílias com renda de até R$ 1.800.

Em 2016, houve 3.974 novas contratações de unidades habitacionais no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento e mobilidade urbana. Outras 11.779 unidades na modalidade “Entidades” e mais 19.258 unidades na modalidade “Rural” foram efetivadas. Ao mesmo tempo, foram retomadas 28 mil unidades, paralisadas desde 2015.

Para a modalidade “Entidades”, do Faixa 1 do MCMV, o governo federal reservou 35 mil unidades habitacionais neste ano – quase o dobro da maior contratação já feita na história do programa, ou seja, 18.737 unidades, em 2014. Todas as entidades recebem tratamento isonômico da atual gestão do Ministério das Cidades e devem seguir os critérios de seleção estabelecidos pela pasta.

Ao ampliar a faixa de atendimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), dentro do MCMV, o Ministério das Cidades vai atender a um número maior de famílias nas operações de financiamento com recursos do fundo.

Nas operações para famílias de baixa renda, com recursos do Orçamento Geral da União, exclusivamente, não houve nenhuma modificação. Estão mantidos todos os parâmetros definidos em dezembro de 2015, conforme estabelecido pelo Plano Plurianual 2016-19.

No Carnaval, cuidado com a mononucleose, ou doença do beijo.

O Carnaval já chegou e junto com a folia vêm as marchinhas, os blocos, as fantasias, as paqueras. O beijo é capaz de diminuir o estresse, ajuda a exercitar os músculos faciais e até acelera o metabolismo, contribuindo até para o emagrecimento. Mas é preciso ter cuidado, pois também é por meio do beijo que é possível contrair um problema chamado mononucleose. Muito comum no Carnaval, a doença do beijo ou febre glandular é transmitida pelo vírus Epstein-Barr (EBV) – da família do herpes – e acomete, principalmente, pessoas entre 15 e 25 anos.

Segundo Glaydson Ponte, infectologista do Hapvida Saúde, além do beijo, a contaminação pode acontecer por meio da tosse, espirro e saliva presente em objetos como xícaras, copos e talheres. É preciso ficar atento, pois nem sempre os sintomas se manifestam ou podem ser confundidos com gripe e resfriado.

“Muitas pessoas podem ter poucos ou nenhum sintoma, mas quando eles ocorrem, geralmente se manifestam com febre alta, dor na garganta, secreção nas amígdalas, tosse, fadiga, dor nas articulações e surgimento de gânglios no pescoço, podendo progredir para outras áreas do corpo. Pode ocorrer ainda dor abdominal com aumento de baço e fígado”, alerta o especialista.

O infectologista diz que a recuperação da pessoa infectada geralmente acontece em poucas semanas, mas uma pequena parte dos pacientes necessita de meses para restabelecer seus níveis de energia. “O diagnóstico pode ser feito com exame de sangue e, mesmo não existindo um tratamento específico para a mononucleose, é possível diminuir os sintomas com o uso de medicação para dor e febre, além de hidratação e repouso”, explica.

Ponte também alerta para a importância de se ter cuidado com a transmissão da doença. “O contágio da mononucleose se dá principalmente na fase aguda da doença, mas pode ocorrer até um ano depois do surgimento dos sintomas. Após a cura, o organismo desenvolve anticorpos, responsáveis pela defesa e imunização do indivíduo, caso ele tenha um novo contato com o vírus”, finaliza o infectologista.

Mercado de música digital cresceu 70% no primeiro semestre de 2016.

Nos últimos anos, o mercado de música digital tem apresentado forte crescimento. De acordo com a Associação Pró-Música Brasil, esse comércio correspondeu por 70% do setor fonográfico brasileiro no primeiro semestre de 2016. Dessa forma, tanto os consumidores, quanto empresários, já conseguem perceber que a tendência para 2017 é que a internet seja a grande propulsora de artistas.

Ainda de acordo com a Associação Pró-Música Brasil (antiga Associação Brasileira de Produtores de Discos ? ABPD), dentro dos formatos digitais, o streaming “on demand” ou “interativo”, remunerado por subscrições mensais foi a modalidade que mais influenciou no desempenho do mercado. Ao todo, o crescimento registrado no primeiro semestre de 2016, foi de 121% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que plataformas como o YouTube, são essenciais para os músicos. Aliás, vale ressaltar que diversos nomes do cenário artístico atual começaram a fazer sucesso por meio de vídeos amadores. Cantar e tocar um instrumento musical com habilidade, bem como investir numa boa estratégia de marketing, pode fazer toda a diferença no mercado.

Receitas decorrentes de publicidade em streaming de áudio e vídeos musicais, assim como aquelas com origem na telefonia móvel, tiveram aumento de 16% e 12%, respectivamente. A Associação Pró-Música Brasil disse que o faturamento com downloads caiu pela primeira vez desde que começou a ser monitorado no Brasil (-34%).

Polícia Civil apreende menor suspeito de estuprar criança.

A polícia Civil de Assú apreendeu um menor de idade em flagrante suspeito de ter violado uma criança de 7 anos de idade na comunidade de Santa Clara, zona rural do município. De acordo com informações da Polícia militar ao blog Assu Notícias, um familiar da criança acionou a guarnição com a informação de suposto estupro na referida comunidade.

A guarnição foi ao local e conduziu a criança e sua genitora a Delegacia de Polícia Civil para registro do Boletim de Ocorrência – BO. De acordo com o delegado, ao chegar a delegacia e tomar conhecimento do abuso, a polícia civil constatou que o fato ainda estava em flagrante e destinou  guarnição para zona rural, onde foram feitas as buscas para localizar  o suspeito enquanto outra  equipe conduziu a criança e a mãe até o ITEP da cidade de Mossoró para realizar o exame de constatação de violência sexual.

Ambas as medidas foram bem sucedidas e, apreendido, após a formalização do procedimento, o adolescente foi imediatamente encaminhado  ao CIAD/Mossoró.

Diretor e vice são exonerados do presídio de Alcaçuz.

Os diretores do presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão cinco de Alcaçuz, foram exonerados nesta quinta-feira (16). A exoneração acontece um mês após a maior e mais violenta rebelião da história do sistema prisional potiguar.

Ivis Ferreira, o diretor, e Rubian Rocha, vice, serão substituídos pelos agentes Francisco Giovanny e Hudson Luiz da Silva.

Anvisa proíbe venda, uso e divulgação de produto para tratar artrose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (17) como medida de interesse sanitário a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Canela de Velho, que promete “a cura milagrosa da doença artrose”. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, o produto divulgado no site não tem registro, notificação ou cadastro na agência. A empresa Mario Augusto de Souza (CNPJ: 11.659.016/0001-27) também não tem autorização de funcionamento na Anvisa.

O produto contém, em sua formulação, a planta Miconia albicans desidratada e triturada e, segundo a Anvisa, não é possível esclarecer qual é a parte da planta utilizada para a confecção do chá com indicações terapêutica.

A Agência Brasil fez contato com a empresa pelo número de telefone informado no site. O proprietário Mario Augusto de Souza disse que ainda não foi notificado pela Anvisa e alegou que vende a folha in natura.

Menor confessa que matou 75 gatos e que gosta de ver mortes, segundo polícia da PB.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de furtar e mutilar animais domésticos em rituais com velas e fogo no bairro do Rangel, na Zona Oeste de João Pessoa. De acordo com o delegado de Meio Ambiente de João Pessoa, Ragner Magalhães, no seu depoimento, o suspeito confessou que matou mais de 75 gatos. O jovem usava uma máscara para não ser reconhecido durante a captura dos animais.

A apreensão aconteceu após uma denúncia anônima registrada na delegacia. "Fomos informados que um adolescente estava capturando animais durante a madrugada e para não ser  reconhecido ele saia pelas ruas do bairro usando uma máscara. A suspeita era de que ele estaria sacrificando os animais em rituais", comentou.

O delegado contou que o adolescente confirmou que no caso de animais fêmeas, retirava os filhotes, esquartejava e queimava. No depoimento, o adolescente explicou que aprendeu a técnica durante uma pesquisa na internet. Ele também falou que sacrifica os animais porque sente prazer vendo a morte deles.

A denúncia que deu início à investigação aponta que nos últimos meses, vários animais morreram e desaparecem nas proximidades da residência do investigado, levantando a suspeita de que o adolescente seria o responsável pelos maus-tratos.

A partir das informações foram realizadas várias buscas para descobrir o endereço do adolescente e esclarecer se o fato era verdade. A residência foi encontrada e o adolescente foi encaminhado para a delegacia com os pais. Na delegacia, ele confessou a prática de subtrair os animais e depois submetê-los a um ritual, usando velas e fogo.

Por ser adolescente, assim que as diligências forem concluídas o caso vai ser encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude da Capital, que vai finalizar o procedimento e remeter o caso à Justiça. A autoridade policial informou que o adolescente vai responder pelo ato infracional de abuso, maus-tratos ou mutilação animais domésticos, além da pena ser aumentada de um sexto a um terço, por causa da morte do animal.
Via G1.

Proae oferece grupo de reflexão e habilidades de estudo acadêmico.

O Projeto Hábitos de Estudo (PHE), ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reinicia, a partir do mês de março, as atividades do Grupo de Reflexão e Promoção de Habilidades de Estudo para a Vida Acadêmica. As inscrições acontecem até 24 de fevereiro.

As ações do projeto, que é destinado aos alunos de graduação que estão no primeiro ano de formação, são grupais e também individuais. O objetivo é trabalhar a integração e a adaptação ao ensino superior, além de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem por meio de atividades práticas.

São treze encontros presenciais, que acontecem às quartas-feiras, das 8h30 às 11h. Alguns tópicos relevantes para um aluno de graduação iniciante são abordados, entre os quais: Autorregulação e estratégias de aprendizagem; Organização e gestão de tempo; Estabelecimento de objetivos e metas acadêmicas; Anotações em aula e Estudos diários, avaliações e ansiedade.

Os encontros acontecem na Sala 2 das instalações físicas do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), localizado no Campus Central da UFRN. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), seguindo o caminho Outros > Psicologia > Inscrições para atividades em grupo. Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante (Case) pelo telefone: (84) 3342-2278.

'Perdoou e pediu justiça', diz mãe de morto após agressão em lava-jato.


Suspeitos de agredir adolescente com mangueira em lava-jato de MS (Foto: Reprodução/ TV Morena)

"Ele falou assim: 'mãe, eu perdoo, mas não quero eles perto de mim.' Eu, como mãe, fiquei olhando para ele, tanto amor dentro do coração que ele perdoou e pediu justiça. Falei: meu filho, você vai ter a justiça".

O relato emocionado foi feito nesta quinta-feira (16) pela dona de casa Marasilva Moreira da Silva, mãe de Wesner Moreira da Silva, de 17 anos. O adolescente morreu depois de ser agredido com uma mangueira em um lava-jato de Campo Grande. Ele foi enterrado na tarde de quarta-feira (15).

O garoto ficou 11 dias internado na Santa Casa da capital sul-mato-grossense antes de morrer. Ele teve uma mangueira de compressão colocada perto do ânus durante uma suposta brincadeira do dono do lava-jato e um funcionário do local, que era amigo da família. O jato de ar causou diversas lesões e fez o garoto perder parte do intestino.

Durante os dias no hospital, ele contou para a família detalhes sobre a agressão que sofreu e pediu que os suspeitos fossem presos. O delegado Paulo Sérgio Lauretto, que investiga o caso, pediu a prisão preventiva do dono do lava-jato, Thiago Demarco Sena, de 26 anos, e do funcionário Willian Henrique Larrea, de 30, e aguarda decisão da Justiça.

Agressão
O caso aconteceu por volta das 10h do dia 3 de fevereiro. A família da vítima disse para a polícia que recebeu uma ligação do dono do lava-jato falando que havia acontecido "uns negócios" com o adolescente e que ele precisava ser levado para o hospital.

Na unidade de saúde, os familiares foram informados que a vítima brincava no local de trabalho com os suspeitos quando o funcionário o segurou e o dono do local inseriu uma mangueira de compressão de ar em direção ao ânus do garoto.

O garoto chegou ao hospital em estado grave e passou por cirurgias. Ele perdeu parte do intestino. A pressão do ar foi tão intensa que estourou o intestino grosso e comprimiu os pulmões, trancando as válvulas respiratórias.

Inicialmente o adolescente ficou na área vermelha, depois foi transferido para a área amarela e foi para a enfermaria. Ele chegou a ficar fora de risco de morte.

Segundo a assessoria do hospital, o garoto voltou à ala vermelha na terça-feira de manhã por causa de uma complicação no esôfago, que ocasionou perda de líquido e sangue. No início da tarde, ele sofreu uma parada cardíaca e os médicos tentaram reanimá-lo por 45 minutos. Via G1.

7 em cada 10 desempregados estão dispostos a ganhar menos.

Com a taxa de desemprego em alta e sem perspectivas de melhora para os próximos meses, sete em cada 10 brasileiros desempregados estão dispostos a ganhar menos do que no último trabalho, mostra pesquisa inédita feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

As principais justificativas para aceitar um salário menor são a necessidade de pagar as despesas e de voltar ao mercado de trabalho. A maioria dos que topariam uma remuneração inferior é formada por homens e pessoas que fazem parte das classes C, D e E.

Entre os se recusam a receber menos, que são principalmente mulheres e pessoas que pertencem às classes A e B, argumenta-se que ganhar um salário menor significaria um retrocesso na carreira profissional. Eles afirmam também que, uma vez dado esse passo para trás, dificilmente conseguiriam voltar à remuneração anterior.

Mesmo com a maioria aceitando salários menores, as oportunidades que aparecem são poucas. Segundo a pesquisa, 60% não estão sendo chamados para entrevistas.

Com a baixa oferta de vagas, existe uma parcela de 5,8% que desistiu de procurar trabalho e agora está apenas à espera de uma chance. Outros 14,2% recorrem a fontes alternativas de renda, enquanto não acham um trabalho formal. Os 80% restantes ainda procuram um emprego.

O levantamento aponta também que metade dos desempregados está nesta condição por um período de até seis meses. A média do período sem trabalho é ainda maior, de 12,2 meses, ou um pouco mais de um ano. E entre os que foram demitidos, nove em cada 10 alegaram motivos externos, como a crise econômica ou a necessidade da empresa de cortar custos.

A pesquisa, que entrevistou pessoalmente 600 brasileiros desempregados acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais, destaca que a maioria dos desempregados hoje é formada por mulheres (58%), pessoas que fazem parte das classes C, D e E (89%), possuem filhos (56%) e têm o ensino médio completo (65%). A idade média é de 36 anos. Via PnoAR.

Departamento de Fonoaudiologia da UFRN realiza curso sobre saúde coletiva.

O Departamento de Fonoaudiologia (Depfono) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, ao longo do semestre, o curso Saúde Coletiva e Fonoaudiologia: diálogos e debates.

As atividades são direcionadas para alunos de qualquer semestre do curso de Fonoaudiologia da UFRN. A proposta é discutir temáticas do campo da saúde coletiva que possuem interface com a prática fonoaudiológica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). São oferecidas 130 vagas ao todo. A programação conta com quatro encontros, que acontecem nas dependências do departamento.

Filmes com cenas de sexo explícito não são mais proibidos para menores de 18 anos na França.

Filmes com cenas de sexo explícito não serão mais proibidos para menores de 18 anos na França. O Ministério da Cultura francês optou por derrubar o decreto que torna produções com esse tipo de conteúdo automaticamente inacessíveis a menores de idade e instituiu que as obras deverão passar pela análise de uma comissão especial para avaliar outros elementos além da atividade sexual para, assim, classificar um filme como proibido. A lei passou a valer nesta quinta-feira (8).

Por trás da decisão, está um antigo e delicado embate judicial entre a indústria francesa de cinema e um órgão fundamentalista católico chamado Promouvoir. Há anos, o grupo luta pelo veto de diversos filmes para menores de 18 anos com base em conteúdo erótico e possibilitou a censura de longas como Ninfomaníaca, Love, Azul é a cor mais quente e Ken Park. A Ministra da Cultura da França, Audrey Azoulay, foi a responsável por formular um relatório para a aprovação do decreto.

Será a Comissão Nacional do Cinema a responsável por analisar os filmes com base nas “exigências da proteção da infância e da juventude, levando em conta a sensibilidade e o desenvolvimento da personalidade próprias a cada idade e o respeito à dignidade humana”. Filmes que banalizem a violência ou a mostrem como algo positivo também serão proibidos. Cerca de 700 filmes foram analisados pela comissão em 2015, dos quais 53 foram proibidos aos menores de 12 anos, cinco aos menores de 16 e quatro aos menores de 18. Via D/P.

Pós em Biologia Parasitária da UFRN abre nova seleção para mestrado.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária (PPgBP), do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abre processo de seleção e admissão para o mestrado em Biologia Parasitária. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro, de acordo com o edital.

O Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária da UFRN visa à formação de mestres qualificados para atuarem em pesquisa, docência e atividades técnicas, principalmente na área de saúde humana.

Estruturado de maneira multidisciplinar, o curso conta com professores das áreas de Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Entomologia, Biologia Celular e Molecular e áreas afins. Com isso o programa tem o objetivo de avançar nas pesquisas básicas e aplicadas em biologia parasitária, bem como na prevenção e no controle de doenças infecciosas.

Sexta-feira com 30 vagas de emprego no RN.

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (17), mais de 30 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO    QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE LIMPEZA    8
FISCAL DE OBRAS    1
JARDINEIRO    8
SUSHIMAN    5
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO    1
VENDEDOR PRACISTA    2
Total   25 VAGAS

PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO    QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE LAVANDERIA    2
RECEPCIONISTA ATENDENTE    1
Total     3

MOSSORÓ E REGIÃO
OCUPAÇÃO    QUANT. DE VAGAS CONFEITEIRO    1
VENDEDOR PRACISTA    1

Governador do RN anuncia reforma do Hospital do Seridó e formaliza entrega de cadeiras de rodas.

O governador Robinson Faria assinou nesta quinta-feira (16) a ordem de serviço para início da reforma na rede de urgência e emergência do Hospital Regional do Seridó, uma das principais unidades de saúde do Rio Grande do Norte. A obra terá um investimento de quase R$ 1,9 milhão e deve durar quatro meses. Durante o período, a estrutura passará por adequações e treinamento de pessoal. O montante faz parte de uma planilha para reestruturação dos hospitais regionais, com valor que chegará a R$ 41 milhões.

A assinatura faz parte da agenda de trabalho do governador e auxiliares de governo pelo Seridó. Mais cedo, o chefe do Executivo Estadual entregou 600 cheques do Microcrédito do Empreendedor, em Jucurutu, com investimento de R$ 2 milhões, e inaugurou o Restaurante Popular em Jardim de Piranhas.

A reforma deixará o hospital mais eficiente com a implantação da classificação de risco e o treinamento das equipes e dos gestores. Com a melhoria, será possível instalar o tomógrafo que foi adquirido recentemente por R$ 2 milhões. O Hospital Regional do Seridó atende não somente a região, que tem 311.531 habitantes, como também pacientes do sertão da Paraíba. A unidade tem 123 leitos adultos e 111 leitos pediátricos.

A concretização da reforma permitirá ao Governo do RN retomar o processo de regionalização da saúde, iniciado pelo Seridó. O objetivo com a autonomia é garantir atendimento qualificado em regiões de referência, com otimização de recursos, evitando o deslocamento de pacientes para Natal.

No evento, o governador também entregou cadeiras de rodas para pacientes de Acari, Caicó, Currais Novos, Cruzeta, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Jardim do Seridó, Santana do Matos, Santana do Seridó, São João do Sabugi e São José do Seridó. Foram compradas mais de 3 mil cadeiras, além das 1.500 já entregues, totalizando R$ 3,5 milhões para todo o estado. Do cofre do Governo do RN foram aplicados R$ 3 milhões, restando R$ 350 mil de contrapartida do Governo Federal.

Foram entregues também 90 cadeiras adaptadas de pacientes no Centro de Referência em Reabilitação, cujo processo licitatório havia sido iniciado em 2012. Todas as cadeiras foram feitas sob medida para cada paciente cadastrado e a entrega é feita nominalmente.

Robinson Faria declarou que a reforma é resultado de um trabalho incansável de todos do governo. “Nós trabalhamos muito para que esse dia pudesse chegar, o dia que anunciamos a reforma desse hospital-referência e que pudemos vencer a burocracia e entregar as cadeiras de rodas para quem realmente necessita e que estava desde 2012 aguardando o desenrolar do entrave. Estamos felizes, o sentimento é de alívio, mas vamos continuar agindo de forma criteriosa para reformar as outras unidades, mas garantir também a regionalização, principalmente porque também contamos com George Antunes, um abnegado e um dos responsáveis pela vitória”, disse.

O prefeito de Caicó, Robson Araújo, declarou que o anúncio da reforma era esperado há muito tempo por servidores e pacientes. “Esse hospital tem história. Recebe pacientes de várias cidades do Seridó e também da Paraíba, por isso comemoramos o anúncio da reforma porque sabemos que será uma realidade a partir de agora. Nós vamos começar a reconstruir não só o prédio, mas os sonhos e a esperança do nosso povo também. Com essa esperança renovada, tenho certeza que o Governo do RN faz muito pela saúde do povo de Caicó e vai fazer muito mais”, disse.

Ceres de Caicó/RN promove curso de Iniciação à Pesquisa Histórica.

O Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), Campus Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove curso de Iniciação à Pesquisa Histórica. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 17 de fevereiro. 

O curso tem como conteúdos principais os aspectos técnicos da redação científica, bem como a estruturação e a elaboração de um projeto. A capacitação foi pensada para ser uma atividade de preparação ao componente curricular Laboratório de História.

O curso de capacitação, que é dividido em três módulos, consiste em uma etapa introdutória para que os estudantes possam elaborar um projeto de pesquisa. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, no turno matutino, no Campus de Caicó.

Os interessados devem realizar inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).