sábado, junho 20, 2020

PF prende em Fortaleza um dos homens mais procurados no Reino Unido.

A Polícia Federal (PF), prendeu ontem sexta-feira (19), em um apartamento no Meireles, bairro nobre de Fortaleza (CE), um dos alvos mais procurados pela polícia do Reino Unido. 

O britânico, conhecido, segundo a PF, por ser extremamente violento é acusado de envolvimento com organização criminosa, responsável por crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas e explosivos.

A ação teve a participação da Representação Regional da Interpol no Ceará. Os mandados de prisão preventiva para extradição e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O homem, cuja identidade não foi revelada pela Polícia Federal, já está à disposição da Justiça.

Mulher que foi dada como morta e “ressuscitou” no RN, morre horas depois.

A mulher que "ressuscitou" após ter sido dada como morta no Hospital Municipal Doutor José Augusto Dantas, em Parelhas, morreu poucas horas depois no mesmo hospital. O caso aconteceu na quinta-feira (18).

Vítima de um Ataque Vascular Cerebral (AVC), seguido de uma parada cardíaca, mesmo tendo voltado à vida, o estado de saúde já debilitado fez com que a mulher não resistisse por mais tempo.

Em contato com o hospital, o Blog do Valdemar Tibá apurou que a mulher não chegou a sair do local e estava acompanhada de um médico, por conta da sua situação de risco.

sexta-feira, junho 19, 2020

MP/RN vai investigar Secretário de Educação do Estado por improbidade administrativa.

A 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró (RN) instaurou Inquérito Civil para apurar prática de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA relacionada à contratação da empresa HOLDER ENGENHARIA E SERVIÇOS para a reforma das instalações da 12ª DIRED sem o regular procedimento licitatório.

As investigações atingem as pessoas de Getúlio Marques Ferreira, Secretário de Educação do Estado, Rivaldo Fernandes Pereira – Coordenador do Fundo Estadual de Educação e o empresário José Jadson Arnaud Amâncio, proprietário da Holder Engenharia.

Baseado em documentação enviada pela 12ª Diretoria Regional de Educação, a qual revela a contratação da firma Holder Engenharia e Serviços para a reforma da DIRED, comprova a falta de procedimento licitatório, em suposta afronta a Lei 8.666/93.

O contrato foi firmado em 20 de março de 2019, e já no dia 26 de junho, ocorreu a ordenação de despesa e empenho, que foi assinado pelo secretário Getúlio Marques e Rivaldo Fernandes Pereira do Fundo Estadual de Educação, que também afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Depois de atirar num professor médico Cristian Cyro se mata.

Depois de uma confusão em um edifício no bairro de Petrópolis, Natal (RN),o médico oftalmologista Cristian Cyro Bezerra se matou. Antes, ele tinha atirado em um professor de MMC de nome Chicão, sem motivo, de acordo com relatos, mas errou o alvo. Instantes depois se ouviu um disparo num apartamento. A polícia que foi ao local encontrou o médico morto. A tragédia foi no edifício Hanna Safieh.

WhatsApp apresenta erro e deixa de exibir quem está online.

N esta sexta-feira (19), o WhatsApp apresenta um problema bastante peculiar. O mensageiro deixou de exibir quem está online na plataforma e qual último horário a pessoa utilizou o app (para usuários que ativaram o 'visto por último'). O inconveniente foi observado nas versões de smartphone e web. 

Para tentar solucionar a questão, alguns usuários desinstalaram o aplicativo. No entanto, problemas para baixar o app e realizar login na conta foram encontrados, impossibilitando a utilização da plataforma. Felizmente, segundo o WaBetaInfo, essa falha foi resolvida. Em relação aos outros problemas, o site informa que ainda não há previsão de resolução, e que tudo depende do WhatsApp. A boa notícia é que isso não atrapalha em nada a utilização do serviço.

De acordo com o site DownDetector, 49% dos usuários do aplicativo enfrentam falha geral do aplicativo, enquanto outros 38% estão com problemas de acesso. Há muitos relatos de que as opções de privacidade foram modificadas e não é possível desfazer as alterações. Ainda segundo o site, além do Brasil, o problema afeta o Reino Unido, Europa e Estados Unidos. 

Ao tentar modificar alguma das opções de privacidade, o aplicativo mostra um erro que indica falha no procedimento e que o usuário deve tentar mais tarde. Ainda não se sabe ao certo o motivo do problema. Pode ser que esteja relacionado à chegada do sistema de pagamentos a outros países - o recurso foi implementado no Brasil na segunda-feira (15).

Ex-goleiro do ABC morre após infarto aos 26 anos.

O ex-goleiro do ABC, Willian Cruz dos Santos, morreu nesta sexta-feira (19) após sofrer um infarto, aos 26 anos. A diretoria do clube publicou uma nota de pesar após o falecimento.

Willian defendeu o ABC entre 2011 e 2016. Passou pelas categorias de base do clube e também pela equipe profissional. Foi campeão estadual nas bases e participou do grupo campeão estadual de profissionais e que conquistou o acesso à Série B em 2016.

Em nota, "todos que fazem o ABC Futebol Clube externam os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, neste momento de dor e tristeza".

Jornal Nacional critica Fátima Bezerra.

O Rio Grande do Norte e Fátima Bezerra voltaram a ser notícia (de novo?) no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão que criticou o cronograma para retomada das atividades Econômicas no Estado.

Justiça Federal bate o martelo e decide que o Governo fica com dinheiro da TelexFree, não os investidores.

A Justiça Federal decidiu que o dinheiro apreendido com os operadores da TelexFree devem ficar para o Governo.

Assim, todo o montante apreendido não será usado para ressarcir investidores que foram lesados pelo Golpe. A decisão é da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória/ES, na Ação Penal n° 000273- 28.2014.4.02.5001.

TelexFree
A TelexFree era uma empresa supostamente comandada pela Ympactus Comercial S/A e foi uma pirâmide financeira que atuou no Brasil em entre 2013 e 2014.

Prometendo alta rentabilidade por meio de um esquema de Marketing Multinível e supostos serviços de VoIP, a empresa se revelou um golpe.

Alvo da “Operação Orion”, da Polícia Federal, a TelexFree foi desmembrada ainda em 2014. Na operação que também foi conduzida pelo Ministério Público Federal e pela Receita Federal os chefões da TelexFree foram presos assim como dinheiro, bens e documentos.

Após a investigação a Justiça condenou os sócios por terem cometido os crimes dos arts. 4º, caput, e 16 da Lei n° 7.492/86 (Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro), no período entre 18/02/2012 e 15/04/2014, a penas privativas de liberdade de 12 anos e 6 meses de reclusão.

Dinheiro para o governo e não para os investidores
Porém, embora a empresa tenha aplicado um golpe milionário no Brasil a Justiça decidiu que, devido os crimes atingirem o sistema financeiro nacional, o dinheiro apreendido deve ser usado para ressarcir multas e encargos do governo.

Nessa decisão, foi decretado o perdimento de bens em favor da União, conforme autoriza o artigo 91, §1°, do Código Penal, de todos os bens adquiridos pela TelexFree, como imóveis (apartamentos, salas comerciais, terrenos e um hotel), valores em reais, dólares e veículos, pois considerados de origem ilícita.

A decisão frustrou pessoas lesadas pela empresa que ainda tinham a esperança de reaver parte dos investimentos.

Auxílio Emergencial: 47,7 mil pessoas devolveram benefício recebido indevidamente e Governo recupera quase R$ 40 milhões.

O governo federal recebeu de volta, até o dia de hoje (19), R$ 39,6 milhões correspondentes ao pagamento de auxílio emergencial a pessoas que não se enquadravam nos critérios. Foram, no total, 47,7 mil pessoas que fizeram a devolução do benefício.

Segundo o governo, entre aqueles que recebem o benefício equivocadamente, existem aqueles que se enganam, outros que agem de má-fé e um terceiro grupo incluído de forma equivocada. Para devolver a quantia, é necessário entrar no site criado especificamente para devolução, emitir a Guia de Reolhimento da União (GRU) e pagá-la.

Os ministérios da Cidadania e da Justiça firmaram, em maio, acordo de cooperação técnica para operacionalizar ações de caráter preventivo e repressivo a fraudes relacionadas ao auxílio emergencial. O ministério também tem parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). Por meio desse acordo de cooperação, os dois órgãos identificam irregularidades no pagamento do auxílio.

Flávio Bolsonaro é chamado a depor sobre suposto vazamento da Furna da onça.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro intimou o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) a prestar depoimento na investigação que apura supostos vazamentos da Polícia Federal sobre a Operação Furna da Onça. Além de Flávio, serão ouvidos os advogados Ralph Hage Vianna e Christiano Fragoso.

A investigação faz parte do procedimento aberto para apurar declarações feitas pelo ex-aliado do governo, o empresário e pré-candidato à prefeitura do Rio, Paulo Marinho (PSDB), de que o filho mais velho do presidente foi previamente avisado da operação que trouxe à tona as movimentações atípicas nas contas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz, preso nesta quinta-feira, 18. O ex-funcionário de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio foi citado em um relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), o que arrastou o então deputado para o centro de uma investigação criminal sobre suposto esquema de desvio de salários em seu gabinete, a chamada 'rachadinha'.

Marinho afirma que, segundo relato do próprio Flávio, um delegado da Polícia Federal avisou das investigações pouco após o primeiro turno das eleições daquele ano e informou que membros da Superintendência da PF no Rio adiariam a operação para não prejudicar a disputa de Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno.

Em virtude do foro por prerrogativa de função, o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio solicitou que o Procurador Geral da República, Augusto Aras, encaminhe a intimação. Flávio terá 30 dias, a contar do recebimento, para marcar o depoimento.

O advogado de Flávio Bolsonaro, Frederick Wassef, dono da casa onde Fabrício Queiroz foi encontrado, classificou a revelação de Marinho como uma 'cortina de fumaça'. Já o próprio Flávio disse a acusação é uma 'invenção' e afirmou que o empresário tem interesse em prejudicá-lo, já que é seu suplente no Senado Federal.

Lei seca completa 12 anos, muda hábito de motoristas e é foco das fiscalizações da PRF.

A Lei n° 11.705 de 2008, que ficou conhecida como Lei Seca, completa 12 anos nesta sexta-feira (19). A norma provocou mudanças no comportamento dos motoristas e ajudou a salvar milhares de vidas no trânsito brasileiro. A aplicação desta lei é uma das prioridades nas fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal, que realiza milhares de testes com etilômetro por dia em todo o país.

A PRF já tirou de circulação quase 20 mil pessoas que estava dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas e realizou mais 763 mil testes do etilômetro. Este ano, 1.971 acidentes atendidos pelos PRFs tiveram como causa principal a embriaguez ao volante.

Brasil supera 1 milhão de casos confirmados de Covid, diz consórcio.

O Brasil chegou a 1 milhão de casos de coronavírus na tarde desta sexta-feira (19), mostra um boletim extra do levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja os dados atualizados às 14h no boletim extra desta sexta:
48.427 mortes
1.009.699 casos confirmados

Às 20h desta quinta-feira (18), o consórcio havia divulgado o 11º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento, indicando 47.869 mortes – sendo 1.204 em 24 horas – e 983.359 casos confirmados.

Desde então, AC, CE, DF, GO, MT, MS, MG, PE, RN, RR, SP e TO divulgaram novos dados.

Os dados foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

O objetivo é que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus.

Juiz dá 48 horas para governo Fátima se pronunciar sobre compra de respiradores.

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra e o procurador-geral do Estado Luiz Antônio Marinho devem se pronunciar, pessoalmente, sobre a compra frustrada de respiradores -- realizada através do Consórcio Nordeste. O juiz de Direito em Substituição Legal da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, deu um prazo de 48 horas para a manifestação do governo.

Os deputados do partido Solidariedade Kelps Lima, Cristiane Dantas e Allyson Bezerra apresentaram ação na Justiça para que o Governo do RN interrompa repasses ao Consórcio Nordeste até que dinheiro pago pela compra de respiradores seja devolvido aos cofres públicos.

O valor pago foi de R$ 4.947.535,80, desembolsado pelo Estado como cota na compra de 30 respiradores.

Nota informativa sobre o Kit Merenda Escolar da Prefeitura de Jardim de Angicos/RN.


Governo Federal vai recolher mais de R$ 200 mi de auxílio indevido pago a servidores.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Constroladoria Geral da União (CGU) devem trabalhar juntos para forçar a devolução de mais de R$ 200 millhões transferidos, indevidamente, como auxílio emergencial a agentes públicos.

São cerca de 300 mil funcionários de prefeituras e governos, que receberam, sem provar necessidade, os R$ 600 por meio da Caixa Econômica Federal. A CNN descobriu quem são essas pessoas e conversou com algumas delas.

A CGU informou que o Ministério da Cidadania vai bloquear os pagamentos irregulares que ainda não foram liberados. A pasta criou um site para quem recebeu, indevidamente, poder devolver o dinheiro, sem o risco de sofrer um processo.

O montante equivale a dez vezes a soma do que foi gasto para construir os hospitais de campanha do Anhembi e do Pacaembu em São Paulo, o de Águas Lindas em Goiás e o da Expominas em Belo Horizonte.

Esse foi o valor aprovado pela Dataprev em auxílios indevidos para agentes públicos, ou seja, para quem já tem emprego garantido em prefeituras, governos estaduais e até no governo federal e, mesmo assim, teve o benefício condedido. Mais de 317 mil agentes públicos receberam auxílio emergencial indevidamente.

100 dias de Covid-19 no Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte completa nesta sexta-feira (19) 100 dias desde que registrou o primeiro caso de Covid-19, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em 12 de março.

Desde aquele dia, quando uma mulher de 24 anos, moradora de Natal, chegou de uma viagem à Europa com a doença, o novo coronavírus já foi responsável pela morte de 655 de pessoas. Além disso, outros 15.889 potiguares contraíram o vírus ao longo do período.

Rafael Motta e Natália Bonavides disparam contra Weintraub.

Os dois deputados federias da base oposicionista ao Governo Federal: Natalia Benavides (PT) e Rafael Motta (PSB) repercutiram a saída do Ministro da Educação em suas Redes Sociais:

“O pior ministro da educação deixa o Ministério. Não que tenha sido ministro de verdade. A questão é: virá algo pior, como quando Vélez foi trocado por Weintraub? Ou ficaremos sem, como na Saúde? Infelizmente, nesse governo sempre pode piorar. Mas vai tarde, Weintraub!, disse Natália Bonavides.

Rafael Motta declarou:
Weintraub fora da Educação. Como último malfeito, revogou portaria que estabelecia a política de cotas na pós-graduação. Sai reafirmando a involução que foi a sua gestão à frente da pasta. Espero que o próximo ministro leve a sério o MEC e sua relação direta com o futuro do país.

RN tem quase 700 mortos por Covid-19; infectados pela doença são 16.039.

O Rio Grande do Norte já contabiliza quase 700 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. De acordo com os dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (19), são 693 óbitos, 16.039 casos confirmados da doença e 25.201 descartados. Ainda há 109 mortes em investigação, cuja causa pode ter sido a Covid-19.

Ainda segundo a Sesap, o RN tem 769 pessoas internadas por causa da doença, das quais, 357 estão em estado crítico. Na lista de espera por um leito destinado a tratar Covid-19 no estado, estão 82 pessoas. Destas, 8 são classificadas como prioridade "I" e 74, prioridade "II". Esses pacientes necessitam de Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva, respectivamente.

Inverno começa neste sábado e tem previsão de temperatura mínima no RN de até 19,5 graus.

O inverno de 2020 começa neste sábado, 20, às 10h31 e segue até o dia 22 de setembro, quando inicia a primavera. No Rio Grande do Norte, as análises da unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN- EMPARN- apontam a tendência de inverno com temperaturas um pouco abaixo do normal, devido às condições oceânicas, a maior circulação do vento, aumento da umidade e a predominância de dias nublados.

As temperaturas médias do Estado deverão variar em junho, entre 20,8°C e 27,8°C, em julho, entre 19,5ºC e 28,5°C, em julho, 20,0°C e 30ºC em agosto, 22° e 31ºC, em setembro. Nas regiões serranas poderão acontecer temperaturas com variando entre 15oC a 16oC, nas regiões serranas (Serra de Martins, Serra de Santana, Serra João do Vale, Serra do Doutor e Serra de São Miguel).

Governo do RN publica portaria da retomada das atividades.

A governadora Fátima Bezerra publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19), a primeira fase do cronograma para retomada gradual das atividades econômicas no Rio Grande do Norte. A portaria já está em vigor.

As regras levam em consideração os termos do Plano apresentado ao Governo do Estado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomercio), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern) e pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).

De acordo com a publicação, a liberação acontecerá sob a condição de cumprimento, por parte dos estabelcimentos, de protocolos específicos de medidas sanitárias para impedir a propagação da Covid-19. Dentre estas medidas estão o distanciamento interno de pelo menos 1,5 m entre as pessoas; impedimento de entrada de pessoas dos grupos de risco e infectados pelo novo coronavírus, assim como o impedimento do acesso de pessoas sem máscaras de proteção aos estabelecimentos.

Ainda segundo a publicação, esta primeira fase está dividida em três frações, que determinam, por data, quais estabelecimentos podem ser reabertos. Na primeira fase, que "será iniciada a partir de ato formal da Governadora do Estado", estão autorizados a funcionar, dentre outros, serviços de RH e terceirização; atividades dos serviços sociais autônomos (Sistema S) e afins, excluídas as escolas a eles vinculadas; agências de turismo; salões de beleza, barbearias e afins; e armarinhos.

Na fração 2, prevista para iniciar no quinto dia do cronograma, retornarão à atividade estabelecimentos como lojas de móveis, eletrodomésticos, colchões e utensílios domésticos; lojas de departamento e magazines, desde que não funcionem em shoppings centers e centros comerciais; joalherias, relojoarias e comércio de joias; lojas de eletrônicos e de informática, de instrumentos musicais e acessórios, de equipamentos de áudio e vídeo e de equipamentos de telefonia e comunicação, dente outros.

Na fração 3, prevista para iniciar no décimo dia do cronograma, retornarão à atividade as lojas de brinquedos; lojas de artigos esportivos; lojas de artigos de caça, pesca e camping; e os serviços de alimentação.

Brasil registra 482.102 pessoas curadas da Covid-19; 7,5% maior que quantidade de casos ativos.

O Brasil registrou ontem quinta-feira (18) um total de 18.628 pacientes curados do coronavírus a mais que no boletim anterior e contabilizou ao todo 482.102 pessoas recuperadas.

O número de pessoas curadas do coronavírus já é 7,5% maior que os casos ativos no Brasil e a quantidade de pessoas curadas também já é quase metade dos casos confirmados (49,3%).

Outros 448.292 pacientes estão em acompanhamento médico, ou seja, são os casos atualmente ativos.

Senado vota adiamento das eleições na próxima semana.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou, hoje, que o plenário deve votar, na próxima terça, em dois turnos, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o adiamento das eleições municipais deste ano.

A discussão é motivada pela pandemia do coronavírus, que já tem atrasado processos de verificação das urnas e também deve afetar as convenções partidárias onde são decididos os candidatos.

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno da eleição está, atualmente, previsto para 4 de outubro, e o segundo turno, para 25 de outubro.

Sete estados brasileiros já mostram retração da pandemia.

Pelo menos sete estados do país apresentam dados que apontam uma retração no percentual de contaminação na pandemia causada pelo novo coronavírus. O indicativo faz parte dos dados produzidos pelo projeto Covid-19 Analytics, feito em parceria pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Para chegar a esse número, os pesquisadores consideram o Rt, que mede a taxa de retransmissão do vírus. Quando ela está abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo da epidemia.

Ontem, sete estados apresentaram essa taxa: Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins. Além deles, o Rio de Janeiro também ficou próximo desse índice e vinha apresentando percentual abaixo de um nos dias anteriores.

Confira quem recebe nesta sexta (19) a 3ª parcela do auxílio.

A Caixa Econômica Federal fará hoje (19) o depósito de R$ 600 (R$ 1.200 para famílias chefiadas por mulheres) referente à 3ª parcela do auxílio emergencial para beneficiários do programa Bolsa Família que possuem o número de identificação social (NIS) com final 3. 
Para os demais números, consulte a tabela abaixo:
DataNº. de beneficiadosÚltimo dígito do NIS
18 de junho1.926.557dígito 2
19 de junho1.923.492dígito 3
22 de junho1.924.261dígito 4
23 de junho1.922.522dígito 5
24 de junho1.919.453dígito 6
25 de junho1.921.061dígito 7
26 de junho1.917.991dígito 8
29 de junho1920.953dígito 9
30 de junho1.918.047dígito 0
Na quarta-feira (17), dia do início do pagamento do primeiro lote da 3ª parcela, beneficiários do programa Bolsa Família que possuem o NIS de final 1 tiveram o crédito em conta. Ontem (18), foi o dia de quem tem o NIS terminado em 2. O benefício foi criado pelo governo para amenizar o impacto econômico causado pelas medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus.

Lives de hoje: Gustavo Mioto, Elba Ramalho, Filipe Ret e mais shows para ver em casa.

Gustavo Mioto, Elba Ramalho e Filipe Ret estão entre os artistas com lives programas para esta sexta-feira (19).

Também acontece nesta sexta o festival de lives Universo Alegria, com Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa, César Menotti & Fabiano, Leonardo e Guilherme & Santiago.

Veja as lives de sexta-feira (19) e como assistir aos shows ao vivo:

Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa, César Menotti & Fabiano, Leonardo, Guilherme & Santiago (Universo Alegria) – 18h – Link
Lucy Alves – 18h – Link
Carlos Careqa e Mário Manga (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
Dorgival Dantas – 19h – Link
A Loba – 19h – Link
Padre Reginaldo Manzotti – 19h – Link
Dead Fish – 20h – Link
Elba Ramalho – 20h – Link
Filipe Ret – 20h – Link
Gustavo Mioto – 20h – Link
Jorge Aragão – 20h30 – Link
Romin Mahta – 21h – Link
Arraiá Jonas Esticado – 21h – Link
Teresa Cristina – 22h – Link

OMS fala pela 1º vez em possibilidade de vacina para este ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra o novo coronavírus possam ser produzidas ainda neste ano e outros 2 bilhões de doses até o fim do ano que vem, afirmou nesta quinta-feira a cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan.

A OMS elabora um plano para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses quando uma vacina for aprovada, afirmou a cientista. A prioridade seria dada a profissionais da linha de frente, como médicos, pessoas vulneráveis por causa da idade ou outra doença e a quem trabalha ou mora em locais de alta transmissão, como prisões e casas de repouso.

“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, envolve muita incerteza”, disse ela. “O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir.”

Cerca de dez imunizantes em potencial estão sendo testados em humanos, na esperança de que um possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção da covid-19. Países já começaram a fazer acordo com empresas farmacêuticas para encomendar doses antes mesmo de se provar que alguma funciona. Soumya descreveu o desejo por milhões de doses de uma vacina ainda neste ano como otimista, acrescentando que a esperança de até 2 bilhões de doses de até três vacinas diferentes no ano que vem é um “grande se”.

Dois são presos com armas, drogas e munições em Mossoró; um adolescente é apreendido.

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (19) durante uma operação da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHM) em Mossoró, na região Oeste do estado, com armas, drogas, munições e carregadores. Além dos homens, um adolescente foi apreendido.

Durante as diligências, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, com o objetivo de apreender armas de fogo e objetos ilícitos, para instruir a investigação sobre o homicídio praticado contra Emerson Gabriel Rebouças Duarte, no dia 24 de abril deste ano, na cidade de Mossoró.

Com os suspeitos, foram encontrados três celulares, porções de “crack”, além de uma pistola calibre 380, com 20 munições e dois carregadores. Um deles tinha sido alterado para comportar mais munições.

A operação foi desencadeada por Policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHM) de Mossoró, com apoio da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) e da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró, e da Delegacia Municipal de Assu.

Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a Covid-19.

O secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, e o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, estabeleceram medidas de prevenção, controle e redução dos riscos de transmissão da covid-19 nos ambientes de trabalho. A medida foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial da União, através da Portaria Conjunta nº 20.

Segundo o documento, as disposições contidas na portaria são de observância obrigatória pelos órgãos integrantes da estrutura organizacional da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde, pelas entidades da administração pública federal indireta vinculadas ao Ministério da Saúde.
A portaria diz que as medidas são necessárias para preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica.

De acordo com a portaria, as organizações devem estabelecer e divulgar orientações ou protocolos que devem incluir: medidas de prevenção nos ambientes de trabalho, nas áreas comuns da organização, a exemplo de refeitórios, banheiros, vestiários, áreas de descanso e no transporte de trabalhadores, quando fornecido pela organização; ações para identificação precoce e afastamento dos trabalhadores com sinais e sintomas compatíveis com a covid-19; procedimentos para que os trabalhadores possam reportar à organização, inclusive de forma remota, sinais ou sintomas compatíveis com a covid-19 ou contato com caso confirmado da doença; e instruções sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória.

Segundo a portaria, as orientações ou protocolos podem incluir a promoção de vacinação, buscando evitar outras síndromes gripais que possam ser confundidas com a covid-19.

Brasil está “a caminho da estabilização” de casos de Covid-19, aponta Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde apontou hoje que o Brasil está “a caminho da estabilização” de casos e óbitos provocados pelo coronavírus. Em entrevista coletiva no Planalto, o secretário de Vigilância da Pasta, Arnaldo Correia, exibiu números das semanas epidemiológicas recentes que mostram o país perto do “platô” na curva de contaminações. No entanto, o secretário afirmou que é necessário aguardar ao menos duas semanas para confirmar a tendência.

Segundo os dados divulgados pela Saúde, a última semana epidemiológica mostrou 177.668 novos casos de covid-19 no país. Na semana anterior, tinham sido 174.406, com um aumento proporcional (2%) bem menor do que o ritmo de crescimento verificado até o mês de maio, quando chegou a ser registrada uma alta de 48% em um período de sete dias.

“Quando você olha a inclinação da curva epidemiológica de novos casos de covid-19 por semana no Brasil, dá a entender que nós estamos entrando em um platô. Que a inclinação da curva se encaminha para a estabilidade. É claro que essa tendência de uma estabilidade de novos casos a gente verificou da semana passada para a atual, que nós precisamos confirmar se essa tendência permanece com o passar dos próximos 15 dias, mas a gente já consegue perceber que talvez estejamos entrando num platô de novos casos”, explicou o secretário.

quinta-feira, junho 18, 2020

MPF abre inquérito sobre portaria do MEC.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), no Rio de janeiro, vai apurar a legalidade da Portaria do Ministério da Educação nº 45, de 16 de junho de 2020, publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O ato do MEC, ainda assinado por Abraham Weintraub, revoga a Portaria nº 13/2016, que estabelecia a necessidade de criação, naquele ano, de políticas afirmativas nos cursos de pós-graduação.

A portaria original ainda previa que Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elaborasse censo discente da pós-graduação, para verificar o perfil dos alunos, e um grupo de trabalho dentro do MEC para acompanhar a implantação das ações previstas na portaria.

Em nota, o Ministério da Educação assinala que Portaria nº 13/2016 “foi revogada com base no artigo 8º, do Decreto nº 10.139/2019”, que obriga a anulação de normas “cujos efeitos tenham se exaurido no tempo”. Na nota o MEC acrescenta que a Lei nº 12.711/2012, em vigor, prevê a concessão de cotas e ações afirmativas exclusivamente para cursos de graduação.

De acordo com o IBGE, os estudantes negros (pretos e pardos) são maioria nas instituições de ensino superior federais, estaduais e/ou municipais. Conforme os dados da pesquisa "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil", divulgada no ano passado, o Brasil tinha mais de 1,14 milhão de estudantes autodeclarados pretos e pardos em 2018, enquanto os brancos ocupavam 1,05 milhão de vagas, respectivamente, 50,3% e 48,2%  dos matriculados na rede pública (total de dos mais de 2,19 milhões de brasileiros).

Segundo o Mapa das Ações Afirmativas, elaborado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em todos os estados brasileiros há universidades adotando programas de cotas raciais ou sociais.

Câmara aprova texto-base de projeto que suspende pagamento do Fies na pandemia.

C âmara aprovou o texto-base do projeto que suspende a cobrança das mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) até 31 de dezembro em razão da pandemia do novo coronavírus. A proposta já foi votada pela Câmara em maio, mas sofreu alterações no Senado e, por isso, retornou à Casa de origem. Deputados avaliam agora os destaques ao texto.

A mudança feita pelos senadores foi estender a suspensão até o fim do ano. Antes, a Câmara tinha aprovado um período de dois meses prorrogáveis por dois meses.

O Fies é um programa do governo federal que financia a graduação no ensino superior para alunos que não têm condições de pagar a universidade privada. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) opera o Fies.

O programa do governo federal é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares. Pela proposta, estudantes adimplentes ou com atrasos de no máximo 6 meses são beneficiados.

Se a lei for sancionada, ficarão suspensos os pagamentos de amortização do saldo devedor; eventuais juros incidentes; quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos, por parte dos estudantes beneficiários.

MEC revoga política de cotas para acesso à pós-graduação.

O Ministério da Educação, por meio da Portaria 545 de 16 de junho, revogou nesta quinta-feira (18) outra portaria, que garantia política de cotas em programas de pós-graduação.

A portaria número 13, de maio de 2016, revogada hoje garantia às instituições de ensino superior, o estabelecimento de programas para a inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado.

A medida pegou entidades de surpresa. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos, informou que, através das instituições democráticas, tentará reverter a medida e que a comunidade acadêmica está coesa na defesa da democratização do acesso à universidade, à pesquisa e ao conhecimento

Coronavírus: Brasil registra 1.238 óbitos e 22.765 casos nas últimas 24h.

Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (18):

– Registro de 1.238 óbitos nas últimas 24h, totalizando 47.748 mortes;

– Foram 22.765 novos casos de coronavírus registrados, no total 978.142 infectados.

– O número total de recuperados do coronavírus é 482.102. Outros 448.292 pacientes estão em acompanhamento.

MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro deste ano.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 31 de dezembro o prazo para a utilização de atividades remotas no ensino superior. O órgão também vai autorizar a realização de estágios à distância durante a pandemia.

Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias.

Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autorização para aulas online é estendida até o fim de 2020.

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial.

Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.

Pesquisa revela que 84% dos brasileiros apoiam lei contra fake news.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado cedida à CNN revela que, dos 78% dos brasileiros com mais de 16 anos que possuem perfil em redes sociais, 87% estão preocupados com a divulgação de notícias falsas na internet.

Nesse sentido, 84% dos que usam ou já usaram redes sociais avaliam que a criação de uma lei de combate às fake news vai contribuir para a redução da quantidade de notícias falsas nessas plataformas.

O levantamento foi conduzido entre os dias 9 e 11 de junho, por telefone, com 1.200 pessoas maiores de 16 anos, em todo o país, para saber a opinião dos brasileiros sobre redes sociais e o projeto de lei em tramitação no Senado que visa combater a disseminação de informações falsas na internet.

Entre os principais resultados, a pesquisa mostra que três em cada quatro (76%) dos usuários de redes sociais concordam que, no ambiente virtual, fake news ganham mais visibilidade que notícias verdadeiras, e quase nove em cada dez (93%) acreditam que as notícias falsas trazem riscos para a sociedade no momento atual de pandemia.

Por 10 votos a 1, STF valida inquérito sobre fake news.

P or 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da constitucionalidade do inquérito aberto pelo próprio tribunal para apurar a divulgação de fake news (notícias falsas) e ameaças contra integrantes da Corte. O julgamento foi concluído após quatro sessões de debates. 

Com a decisão, as medidas de buscas e apreensões e quebras de sigilo realizadas contra empresários e acusados de financiar, difamar e ameaçar ministros pelas redes sociais também ficam validadas. 

O Supremo julgou uma ação da Rede Sustentabilidade, protocolada no ano passado para contestar a forma de abertura da investigação, que não foi feita por iniciativa do Ministério Público ou pela polícia. 

O inquérito foi aberto em março de 2019. Na época, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, defendeu a medida como forma de combater a veiculação de notícias falsas que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e parentes. Segundo Toffoli, que nomeou o ministro Alexandre de Moraes como relator do caso, a decisão pela abertura está amparada no regimento interno da Corte.

Rodoviários adiam greve para segunda-feira (22) na capital potiguar.

O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) afirmou que motoristas de ônibus farão greve por tempo indeterminado, mas adiou o início. Inicialmente, a greve começaria nesta sexta-feira (19), mas agora deve começar apenas na próxima segunda-feira (22).

De acordo com o Sinto, a mudança da data é para garantir a legalidade da ação.

A motivação para paralisação é a falta de pagamento do vale alimentação e plano de saúde dos profissionais que trabalham no transporte público em Natal. A útima greve geral da categoria aconteceu em 2016. À época, a categoria deve manter 30% da frota funcionando.

O Sintro tem exigido o cumprimento de garantias da data-base para a categoria e o fim das demissões de trabalhadores no setor. Os protestos da categoria começaram em maio. As solicitações são os cumprimentos das garantias da data-base, além da restauração dos planos de saúde e vale-alimentação.

Tempo nublado e sujeito a chuvas em todo RN.

A influência da brisa e instabilidades de origem oceânica continuam predominantes no Leste potiguar, trazendo novas previsões de clima frio e pancadas de chuvas. As informações são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn), que ainda destaca céu parcialmente nublado em todas as regiões do Estado no período que compreende esta quinta(18) a sábado(20).

Editais do Prouni e Fies do segundo semestre de 2020 são publicados.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (18) os editais com os novos cronogramas do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020.

A previsão inicial do governo havia sido divulgada em maio, com datas de inscrição no Prouni e Fies em junho. Agora, as datas são em julho (confira os cronogramas abaixo).

Este não é o único programa do MEC com datas alteradas. Nesta quarta-feira (17), o MEC já havia publicado novo edital com alteração do cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a candidatos disputarem uma vaga em universidades públicas pelo país.

Câmara Municipal de João Câmara/RN aprova reajuste Salarial de R$ 500,00 para início da Legislatura de 2021.

A Câmara Municipal de João Câmara/RN aprovou na tarde de ontem(17) durante sessão extraordinária o projeto de Lei de número 014/2020 que fixa o subsidio mensal dos vereadores da Câmara Municipal de João Câmara no valor de R$ 7.500,00(Sete mil e quinhentos reais) no período de 01 de Janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2024.
Atualmente os parlamentares recebem o salário bruto de R$ 7.000,00(Sete Mil Reais) a Votação dos vereadores foi da seguinte forma:
Vereadora Aize Bezerra(AUSENTE), Vereador Amistrong Bezerra(SIM), Vereadora Cleonice Bezerra(SIM), Vereador Daniel(SIM), Vereador Fernando Guilherme(NÂO), Vereador Flavio Sami(NÃO), Vereador Pastor Frank(NÃO), Vereadora Irani(SIM), Vereador Gilberto(SIM) e Vereadora Kelly(NÃO), Vereador Renda(Não).
Como houve empate de 5 votos a favor e 5 votos contra, o presidente Gilberto Honorato teve direito ao voto de minerva, e votou Sim novamente pelo projeto de Lei 014/2020.

Número de curados da Covid-19 no Brasil é maior que o de pessoas em tratamento.

De acordo com um balanço divulgado pelo governo federal ontem quarta-feira (17), o número de brasileiros recuperados da Covid-19 no país é superior ao de pessoas em tratamento pela doença.

Em publicação nas redes sociais, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirma que o país ocupa as melhores posições nos índices de tratamento e recuperação ao vírus chinês.

Mulher “ressuscita” dentro de caixão no interior do RN.

Uma mulher dada como morta pelos médicos do Hospital Municipal de Parelhas, no Seridó potiguar, "ressuscitou" pouco antes de ser encaminhada para o velório, na manhã desta quinta-feira (18). A notícia surpreendente repercutiu em toda região e ganhou as redes sociais.

A vítima chegou na unidade hospitalar após sofrer um AVC e uma parada cardíaca. Os médicos envolvidos no atendimento tentaram reanimar a vítima, com medicações e procedimentos, mas não tiveram êxito.

Poucos minutos depois de protocolar o óbito no hospital, os familiares da paciente foram avisados da morte. O marido, inclusive, foi responsável por providenciar a documentação necessária e a contratação da funerária para velório e enterro.

Contudo, quando os profissionais da funerária chegarem ao hospital, foram informados que a mulher estava viva. A então morta voltou a respirar naturalmente, ainda na cama do leito, de acordo com relatos dos profissionais do hospital.
Diante da situação, áudios de populares comentavam que a mulher já estava dentro do caixão quando acordou, mas, segundo apuração da TV Social Media, a informação é falsa e foi negada por um policial.

Os familiares foram avisados da situação e já estão cientes do quadro da paciente, que segue viva.

Covid-19 no RN: 655 óbitos; 11 nas últimas 24 horas; confira o quadro.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap- atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira(18). O número de casos confirmados chega a 15.889, enquanto no boletim dessa segunda-feira(15) eram registrados 15.690.

Nas últimas 24 horas foram confirmadas onze mortes. O total de vítimas do Covid-19 no RN chega a 655 – (29) óbitos a mais que a atualização do boletim dessa quarta-feira(17).

As demais mortes foram confirmadas ao decorrer dos dias após exames laboratoriais.

Os casos suspeitos chegam a 24.641. Descartados somam 24.974. Recuperados são 2.035.

Homem é preso em São Gonçalo do Amarante/RN com documento falso e veículo roubado.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (18), no Km 167 da BR 406, em São Gonçalo do Amarante/RN, um homem de 57 anos, que estava com um veículo roubado e documento falso.

Durante fiscalização, por volta das 10h50, os policiais abordaram um veículo Classic prata. O condutor apresentou o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) preenchido com dados falsos.

Ao realizar identificação dos itens do veículo, verificou-se que a numeração do chassi estava adulterada e que as placas eram clonadas.

Em consultas aos sistemas, a equipe constatou o registro de roubo para esse veículo, ocorrido no dia 22 de março de 2019, em Natal/RN.

O homem foi preso e a ocorrência encaminhada para a Polícia Federal, em Natal.

Registro policial mostra Fabrício Queiroz no momento de sua prisão; vídeo.

O policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Atibaia, no interior de São Paulo. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça do Rio de Janeiro —ele não era considerado foragido.

Queiroz estava em um imóvel do advogado Frederick Wassef, responsável pelas defesas de Flávio e do presidente Bolsonaro. Wassef é figura constante no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e em eventos no Palácio do Planalto.

A Operação Anjo é coordenada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O ex-assessor de Flávio será transferido para o Rio de Janeiro ainda na manhã desta quinta-feira.

Ainda não houve denúncia, e a suspeita é de interferência de Queiroz nas investigações, por isso a prisão preventiva.

“Um visionário que alavancou o nome do Rio Grande do Norte para o Brasil e mundo”, diz Governo do RN.

" O povo potiguar está em luto hoje pela perda de Nevaldo Rocha, um visionário que alavancou o nome do Rio Grande do Norte para o Brasil e mundo, com os grupos Guararapes e Riachuelo. Todo meu sentimento ao empresário Flávio Rocha e demais familiares, e amigos, pela perda irreparável do pioneiro da família Guararapes". Foi desta forma que o Governo do Rio Grande do Norte lamentou a morte do fundador das lojas Riachuelo, que faleceu na noite desta quarta-feira (17) em sua casa, em Natal.

Em nota, o governo acrescentou que "Nevaldo deixa um legado de inspiração para as gerações presentes e futuras do povo potiguar, em simplicidade no trato com todos e grandiosidade no espírito empreendedor e desenvolvimentista, que gerou milhares de empregos para milhares de famílias em nosso Estado e em outros Estados brasileiros, ao longo de décadas".

"Que a perda inestimável se transforme, também, em força para superar a dor da família e que o povo potiguar tenha sempre nele um ícone a se inspirar", acrescentou o Executivo potiguar.

Endividamento e inadimplência de famílias crescem em junho, diz CNC.

O percentual de famílias brasileiras endividadas (com dívidas, em atraso ou não) e inadimplentes (com dívidas ou contas em atraso) cresceu em junho deste ano.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados em junho deste ano chegou a 67,1%, acima dos 66,5% de maio deste ano e dos 64% de junho do ano passado. Esse é o maior patamar da série, iniciada em 2010.

Já o percentual de inadimplentes chegou a 25,4% em junho deste ano, também acima das proporções de maio deste ano (25,1%) e de junho de 2019 (23,6%).

Em relação às famílias que não terão condições de pagar suas contas, o percentual em junho deste ano chegou a 11,6%, acima dos 10,6% de maio deste ano e dos 9,5% de junho de 2019.

Morre o empresário Nevaldo Rocha.

Faleceu na noite de ontem quarta-feira (17), em Natal (RN), o empresário Nevaldo Rocha, aos 91 anos. Ele completaria 92 no próximo mês de julho.

Natural de Caraúbas (RN), Nevaldo foi o fundador do grupo Guararapes e Lojas Riachuelo.

Um dos homens mais ricos do Brasil e empreendedor nato, Nevaldo começou como vendedor de uma loja de relógios em Natal, que logo foi comprada por ele. Abriu seu primeiro comércio de roupas, ainda em Natal, na década de 40. O grupo Guararapes, que em 2019 faturou R$ 2,4 bilhões, e que foi a origem da Riachuelo, Nevaldo fundou nos anos 50, em Recife.