sábado, abril 01, 2017

Abril começa com chuva forte no Nordeste

VO mês de abril vai começar com boas condições de chuva por grande parte do Nordeste. Nos últimos dias de março, o estado da Bahia foi o mais favorecido pela chuva que veio volumosa em muitas localidades. Em algumas cidades como ,,  o excesso de chuva chegou a provocar alagamentos e deslizamentos.

Dados atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram volumes ainda acima dos 50 mm nas últimas 24 horas . Entre às 9 horas de quinta (30) e às 9 horas de sexta-feira (31) o acumulado chegou a 71,8 mm em Bom Jesus da Lapa , 60,7 mm em  e 57,2 mm em .

Maior chuva do ano em Salvador
Em Salvador, choveu 57,6 mm sendo o maior volume de chuva de 2017 no período de 24 horas registrado na estação convencional do INMET. O total acumulado de março está em 181 mm, ou 25% acima da média do mês que é de aproximadamente 145 mm.

Neste fim de semana a capital baiana volta a ficar em alerta para o risco de chuva forte. As áreas de instabilidade se intensificam sobre o interior da Bahia, o litoral e Recôncavo Baiano, incluindo Salvador. Como a capital já recebeu bastante chuva nos últimos dias, o solo está úmido ehá risco de novos deslizamentos de terra e alagamentos.

Chuva para todos
Principalmente o interior da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí , ficam com o tempo mais carregado e ainda são esperados grandes volumes de chuva passando de 100 mm. Também há potencial para ocorrência de alagamentos.

O Sertão do Nordeste também vai ficar instável com previsão de pancadas de chuva pelo menos até segunda-feira (3). Ocorrem aberturas de sol, mas a chance de chuva é alta pelo interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A chuva pode ser forte pontualmente nessas áreas.

Nas áreas litorâneas da Região, a instabilidade tende a se espalhar por toda a costa leste e costa norte. A chuva aumenta nos primeiros dias de abril no litoral, entre o sul da Bahia, Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão. Na costa leste, o maior risco de chuva forte é para Salvador e . Na costa norte, todo o litoral pode ter chuva forte.



RN tem mais de 600 homicídios nos 3 primeiros meses do ano, diz instituto

O Rio Grande do Norte teve 602 mortes nos três primeiros meses do ano. O número foi divulgado neste sábado (1º) pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), que monitora as mortes violentas no Rio Grande do Norte. Em 2016, neste mesmo período, o número era 482.

Já na madrugada deste sábado (1º) um homem foi morto a tiros em Mossoró, aumentando o número de mortes para 603. A vítima não foi identificada, mas, de acordo com o Itep aparentava ter 25 anos e estava com um pano amarrado na cabeça. Um revólver calibre 38 foi encontrado ao lado do corpo.

Ainda na noite de sexta (31) um homem foi assassainado em Mossoró. O crime aconteceu na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte. João Paulo Dias Freitas, de 26 anos de idade, foi encontrado morto com um tiro nas costas em um terreno baldio.

Segundo a polícia, ele era tecladista e cantor de seresta. Ele foi abordado na rua em que morava por dois criminosos que estavam de moto e alvejado. A polícia não tem informações sobre a motivação do crime e nem dos possíveis suspeitos. O número de mortos no Rio Grande do Norte nos três primeiros meses de 2017 é 25,31% maior que no mesmo período do ano passado, segundo o OBVIO.

Subtenente da PM é morta pelo companheiro e corpo é encontrado em matagal

Uma subtenente da PM (Polícia Militar) da cidade de Feira de Santana, 108 km de Salvador, foi morta pelo companheiro. O homem confessou ter matado a mulher e escondido seu corpo em uma cidade vizinha.

De acordo com a Polícia Civil, os colegas notaram o desaparecimento de Wagna Andrade Soares por volta de 8h de sexta-feira (31). A partir disso, todas as equipes da DRFR (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos) fizeram diligências tentando encontrar o veículo da Sub-tenente.

O carro, um Hyundai HB20 de cor prata, foi encontrado por volta de 14h, no estacionamento de um supermercado e próximo a rodoviária da cidade. Ainda de acordo com a polícia, as equipes fizeram campana até às 22h, a espera de que alguém fosse buscar o carro, mas nenhum suspeito apareceu.

Os policiais conseguiram colher informações sobre a aparência da pessoa que deixou o carro no local. Depois, foram aos hotéis procurando pelo suspeito. Por volta de 23h, em um dos hotéis, Igor Tosta Lopes foi encontrado.

O homem confessou que matou a policial e escondeu o corpo dela na Serra do Tucumã, na cidade de Conceição da Feira, na mesma região. Ele contou que mantinha um relacionamento com a vítima. A motivação do crime não foi divulgada pela polícia.

O corpo foi encontrado no local indicado por Igor. Os pertences de Wagna foram encontrados dentro de uma residência em São Gonçalo dos Campos, também na região. Igor foi autuado em flagrante e deve ser encaminhado ao presídio.

SUS terá atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual

O atendimento especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica e sexual no Sistema Único de Saúde (SUS) agora será garantido por lei. Foi sancionada na quinta-feira (30) e publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União a Lei 13.427/2017, que garante, entre outros direitos, o acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, se for o caso. As novas regras valem já a partir de hoje.

A lei tem origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 295/2013, apresentado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher ao final dos seus trabalhos, em 2013. O PLS foi aprovado primeiramente pelo Senado naquele ano, sofreu uma mudança feita na Câmara dos Deputados e então foi aprovado pelo Senado no último dia 7. O projeto original previa atendimento especial a vítimas de violência doméstica, mas a emenda aprovada pelos deputados e confirmada pelos senadores estendeu a proteção às vítimas de violência sexual.

Entre os atendimentos que devem ser assegurados, conforme a nova lei, estão tratamento médico, atendimento psicológico e, quando for necessário, cirurgias plásticas reparadoras.

Além de ampliar a abrangência da proposta, a Câmara também aprovou mudança de redação e substituiu a expressão “organização de serviços públicos” por “organização de atendimento público”.

Arlindo Cruz sai do coma induzido e médicos deixam de dar sedativos

Arlindo Cruz tem apresentado melhoras no seu quadro médico. Em um vídeo publicado neste sábado, 1º, no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, conta que o pai saiu do coma induzido e que os médicos não estão mais dando sedativos a ele. Ainda assim, o cantor ainda não acordou. O sambista sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 17 de março e desde então se recupera no CTI da Casa de Saúde São José, no bairro Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

"Queria dizer que ele saiu do coma hoje e que vai dar tudo certo. Os sedativos já não estão mais colocando e agora é só esperar ele acordar. Demora um pouco para sair do organismo. É esperar para ver como ele vai acordar. Ainda não sabemos sobre sequela, mas é rezar para que ele tenha o menor tipo possível, que volte a cantar e a ter uma vida ativa", diz.

Agricultor obtém registro de nascimento aos 73 anos

Um agricultor de 73 anos, de Lagoa Bonita, no município mineiro de Cordisburgo, obteve no último dia 14, o seu registro tardio de nascimento. Residente na cidade de Itaquaquecetuba, a 42 km da capital paulista, Arlindo (nome fictício) procurou a Defensoria Pública Estadual no município em busca de atendimento na rede de saúde. O acesso sempre foi difícil justamente pela falta dos documentos. A Defensoria entrou com uma ação pedindo o registro para que ele tivesse sua identidade legal e pudesse se tratar sem maiores problemas.

Arlindo é analfabeto e não tem contato com parentes. Ele nunca teve documento de identificação ou vínculo empregatício registrado. Como ele apresenta falhas de memória causadas pela idade avançada, a equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) coletou informações com vizinhos e conhecidos e, assim, descobriu os nomes dos pais de Arlindo, a data e o local de nascimento.

Com as informações seria possível solicitar a segunda via do documento, entretanto no Tabelionato de Notas e Registro Civil de Cordisburgo não havia registro no nome de Arlindo. Diante da situação, o Ministério Público dispensou a necessidade de apresentação de provas e aceitou o laudo elaborado pelo CAM.

“O minucioso parecer elaborado pela equipe multidisciplinar da Defensoria Pública comprova que o autor foi impedido de exercer a sua cidadania por toda a vida por falta de registro civil e atualmente a violação dos direitos se tornou mais grave por ele estar na terceira idade, revelando-se imprescindível a efetivação do registro de nascimento para que exerça a cidadania”, disse o promotor Claudio Sérgio Teixeira no parecer que recomendou o registro.

A Defensoria explicou que preserva a identidade e a imagem do idoso devido à idade avançada e aos problemas de saúde.

Conferências Municipais de Saúde devem ser realizadas até julho.

 A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre a realização das Conferências Municipais de Saúde. O prazo é até o mês de julho. Prevista na Lei 8142/90 (Confira AQUI), a Conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais.

O resultado dos encontros demonstrará as necessidades relacionadas à área de saúde de cada Município e servirá de base para que seja avaliada a situação e as diretrizes a serem adotadas. Os trabalhos vão contribuir para a formulação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e as metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. Assim, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento, feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem feita.

Os gestores municipais de saúde devem fazer as conferências durante o primeiro semestre. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir a população de forma ampla e organizada. É papel do prefeito convocar a Conferência ou, extraordinariamente, o Conselho de Saúde.

A organização da Conferência deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva. Para prevenir equívocos, esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora indicada e eleita pelo Conselho Municipal de Saúde, que deve estar à frente desta construção, seguindo uma sequência de passos para facilitar o trabalho.

Zenaide Maia anuncia saída do PR

Ontem em entrevista ao Meio-Dia Mossoró a deputada estadual Zenaide Maia anunciou que vai deixar o PR. “Ainda não sei para onde vou, mas no PR fica difícil porque eu fui punida porque cumpri o programa do partido na educação e saúde”, frisou.
 
Ela também comentou a respeito da relação com o restante da bancada do Rio Grande do Norte e com o irmão, o ex-deputado federal João Maia, presidente estadual do PR. “João com certeza não concorda por eu discordar do partido, mas quando ele me procura eu digo: ‘tem um partido maior, o povo’”, relatou.

Ela também explicou que a bancada do Rio Grande do Norte só se une quando é para reivindicar algum investimento para o Estado. “A única coisa que eu vejo que a bancada se une é quando se trata de uma obra estruturante”, declarou.
 
Na entrevista ela garantiu que nunca vai votar a favor de projetos que retirem garantias dos trabalhadores. “Porque o meu posicionamento é a favor do povo, do trabalhador e da trabalhadora e eu sei o que custou essas conquistas para os trabalhadores”, lembrou.
 
A deputada disse que sempre afirmam que ela se identifica com o PT, mas ela rechaçou a ideia argumentando que defende os interesses do país. “Numa hora de tanta crise nesse país tem que se acabar cores, números e partidos porque existe algo maior que é o Brasil”, disse.
 
Pum, peido, rojão, bufa, farpa.

Muita gente ainda faz cara feia ou de espanto na hora de conversar sobre o assunto, mas é hora de parar com isso, até porque liberar essa flatulência toda tem seus benefícios!A

Dá só uma olhada nas ótimas vantagens que liberar uns gases vão trazer pra tua vida.

1. Liberar gases reduz o inchaço
A calça ficou mais apertada depois da0quele rango violento? Então o seu sistema digestivo já começou a agir e vem gases por aí! Segundo artigo do site WebMD, soltar pum pode ajudar a diminuir o inchaço após as refeições, naqueles momentos que você se sente que vai explodir. É o momento: solta sem dó.

2. Vai dar um help na saúde do cólon
Pensando em segurar um pum? Então pense duas vezes. Segundo a Women’s Health Mag, segurar gases pode fazer mal para o seu cólon, afinal, se o seu corpo está tentando expulsar algo é porque não precisa dele ali.

3. É um meio de identificar possíveis problemas com o teu corpo
O pum é uma parte essencial durante o processo da digestão. Caso algo não esteja normal, como por exemplo, odor muito forte e cólicas intensas, é melhor procurar um médico. Isso porque você pode estar com alergia a lactose ou até mesmo com câncer no cólon, informa o site da Mayo Clinic.

4. O cheiro faz bem!
Agora você não precisa mais sentir culpa quando, por uma escapulida, obriga terceiros a cheirarem o teu pum. Inspirar gases em pequena quantidade faz bem para o organismo.

De acordo com este estudo, realizado pela Universidade de Exeter e publicado no site científico Royal Society Chemistry, o responsável pelo benefício é o sulfeto de hidrogênio, produzido pelas bactérias durante a digestão. A substância, inalada em pequena quantidade, pode ajudar a reduzir os riscos de câncer, ataque cardíaco e acidentes vasculares. Falamos mais sobre isso aqui.

5. Ele te ajuda a melhorar a alimentação
Soltar gases pode te dar um aviso de como está a sua dieta alimentar. Quer um exemplo? Se você quase nunca solta uns peidinhos, provavelmente seu intestino está precisando de mais fibra e comidas como feijão, lentilha e couve, como informa o site do Dr. Drauzio Varella.

E sabe o que suas bombas de fedor matadoras querem dizer? De acordo com o site New Scien.

6. É um meio de saber se o teu intestino está sendo povoado por “bactérias do bem”
As “bactérias do bem” são aquelas que dão uma ajuda na hora de digerir a comida. Nós até já falamos sobre elas, aqui. Segundo artigo do site NPR, alimentos como couve flor e repolho são ótimos para impulsionar a digestão, é por isso que dão gases.

7. E, claro, é um grande alívio!
Não tem alívio maior que poder soltar aquele punzão que ficou te acompanhando o dia todo. Até nosso humor melhora, né?!

Bom, mas vale lembrar que soltar os rojões como se fosse 31 de dezembro perto de outras pessoas pode ser um pouco constrangedor. Nesse caso, vá ao banheiro, né?

Vendas na Páscoa devem crescer 1,3%, estima CNC

A Páscoa deverá movimentar R$ 2,1 bilhões no país, um crescimento de 1,3% em volume de vendas – já descontada a inflação –, na comparação com 2016. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este pode ser o maior aumento real de faturamento para o período desde 2014, quando o volume de vendas cresceu 2,6%.

Já a geração de vagas será menor em relação ao ano passado. A expectativa é que sejam gerados 10,7 mil postos de emprego, sendo que, no ano passado, foram 11,3 mil. Os supermercados responderão por 60% das vagas geradas e pagarão um salário médio de admissão de R$ 1.170.

Segundo a CNC, o aumento nas vendas tem relação direta com a queda nos preços, pois a variação média da cesta composta por bens e serviços mais demandados nesta data (4,6%) foi a menor desde o mesmo período de 2008.

Pais acionam MP para tirar de escolas livro com ilustração de órgãos sexuais

A presença de desenhos de uma vulva e de um pênis ereto no capítulo sobre educação sexual em um livro didático de ciências para o oitavo ano do ensino fundamental tem causado polêmica em Rondônia. Um grupo de pais de Ji-Paraná acionou o Ministério Público para que o livro deixe de ser utilizado nas salas de aula da Escola Estadual Júlio Guerra.

O livro, da série Apoema, da Editora do Brasil, foi escrito pelas autoras Ana Maria Pereira, Margarida Santana e Mônica Waldheim e foi aprovado pelo Ministério da Educação, que enviou o material à cidade de pouco mais de 131 mil habitantes a 373 quilômetros de Porto Velho. Questionado, o MEC não informou quantas escolas do país e quantos alunos utilizam esse material.

Em Ji-Paraná, de acordo com o delegado de ensino da região, Zé Antônio, a polêmica começou com uma mãe, que o procurou com a reclamação. Ela queria que os adolescentes, de 13 anos, fossem impedidos de receber os livros.

"Esse livro trás uma abordagem sobre sexualidade e tem ilustrações, de certo modo, até um pouco agressivas. Ficou muito explícito as simulações de carícias, de estímulo sexual, e até umas imagens demonstrando penetração, mostrando o órgão sexual masculino e feminino", disse ao UOL José Antônio, que sugeriu à mãe procurar o Ministério Público. "A promotora recebeu, acolheu a denúncia, o depoimento dela, e encaminhou para o setor de Núcleo de Apoio Educacional, que tem uma equipe que para analisar o conteúdo e emitir um parecer", completou.

A reportagem procurou a Editora do Brasil, que não respondeu. Uma das autoras, Mônica, não quis comentar o assunto. Pelo Facebook, ela compartilhou uma série de dados sobre gravidez na adolescência.

O estado de Rondônia possui um dos maiores índices de gravidez na adolescência no país. Segundo pesquisa divulgada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o estado registra mais de 27% de partos em meninas com idade entre 10 e 19 anos, 7% acida da média nacional, que é de 20%. No ranking, Rondônia é o 7º estado com mais adolescentes grávidas. Pará e Amazonas lideram a pesquisa.

De acordo com o MEC, os livros foram escolhidos "pelos estados e pelos municípios, responsáveis pelas redes de ensino municipais e estaduais, autônomos conforme a Constituição Federal, com participação de professores e diretores". Para compor a equipe de avaliação do material são convidados docentes em atividade em Instituições Federais de Ensino e professores da Educação Básica em atividade na rede pública de ensino.

Confira abaixo a íntegra da nota do MEC sobre o caso:

O Ministério da Educação (MEC) esclarece que a escolha dos livros didáticos que são utilizados no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é feita pelos estados e pelos municípios, responsáveis pelas redes de ensino municipais e estaduais, autônomos conforme a Constituição Federal, com participação de professores e diretores.

O processo de avaliação dos livros didáticos inscritos nos processos instituídos pelo MEC é pautado pelos critérios comuns e específicos apresentados em cada um dos editais. Conforme disposto no Decreto 7084/2010, a avaliação é feita por universidades públicas, mas, desde 2015, elas são selecionadas por meio de chamamento público.

A instituição responsável pela avaliação pedagógica das obras do componente curricular de Ciências no PNLD 2017 foi a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), através da Chamada Pública nº 01/2015 (DOU 13/04/15).

Para a composição da equipe de avaliadores, foram convidados docentes em atividade em Instituições Federais de Ensino e professores da Educação Básica, também em atividade, da rede pública de ensino.

O PNLD 2017, na gestão do atual do ministério, introduziu no edital princípios que compreendem processos sociais, científicos, culturais e ambientais, de modo a representar o conjunto da sociedade. Os referidos princípios norteiam a aplicação das diversas legislações dispostas no edital, tornando mais eficaz a sua avaliação.

Domingo na Arena traz atividades sócio culturais e prática de esportes

Visando promover o bem estar recreativo e social da comunidade, o Domingo na Arena propõe atividades e programação sociocultural intensa na área externa da praça esportiva, na Rua Projetada e também em parte do seu estacionamento. Muito espaço para curtir com a família e amigos!

Praça de alimentação com food trucks diversos, mesas, cadeiras, a Rua Projetada com cerca de 1km de faixa livre que poderá ser utilizada por praticantes de caminhadas, corridas, ciclistas e patinadores, espaço para a prática de skate além de apresentações artísticas, academia, atividades de ginástica ao ar livre, espaço kids…tudo isso vai ter no nosso domingo!

A entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Domingo na Arena.
Data: 02 de abril de 2017.
Horário: Das 15h às 21h
Local: Rua Projetada e Praça Externa
 
Estacionamento Externo: R$10,00 (entrada pela Prudente de Morais)

Evento Pet Friendly: Permitida a entrada e circulação de animal de estimação.



PROGRAMAÇÃO PALCO DUNAS:
16h30 – Aula de Dança/CarboFit Academia
17h30 – Danças Urbanas com os grupos T-Nem & T-Dem e Esquadrão do RN
17h45 – Trotamundos Cia de Artes em “Era Uma Vez”
18h30 – André Rangell

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

INFORMAÇÕES: Telepesquisa.com e (84) 3026-3232

PROMOÇÃO: Rádio Mix Natal

APOIO CULTURAL: Inter TV – RN

Doze municípios de seis estados elegem prefeitos neste domingo (2)

No próximo domingo (2), 12 municípios de seis estados (PR, SC, SP, RO, SE e PE) terão novas eleições para eleger prefeitos e vice-prefeitos. Nessas localidades, os candidatos mais votados na eleição de outubro de 2016 tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral.

O comparecimento às urnas é obrigatório aos eleitores nesses municípios que têm entre 18 e 70 anos de idade, e facultativo aos analfabetos, aos eleitores entre 16 e 18 anos incompletos e aos com mais de 70 anos. A votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local.

Corpo de Bombeiros promove curso Surf-Salva neste sábado em Cotovelo

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), promove o curso gratuito Surf-Salva, para ensinar aos surfistas do litoral potiguar procedimentos básicos de como salvar banhistas afogados. O curso será ministrado neste sábado (1), na praia de Cotovelo, litoral Sul do Estado. 30 surfistas participaram deste primeiro encontro.

O curso tem o objetivo de reduzir o número de afogamentos e o Surf-Salva é uma das mais poderosas formas de ajudar. O curso tem conteúdo teórico e prático e é realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. “O objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias de litoral junto com os guarda-vidas, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma, passa-se o aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país”, explica o tenente coronel Monteiro.

Pesquisas mostram que, 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participaram de algum salvamento, 32% afirmam ter medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento. Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.

No curso são ensinadas técnicas de ressuscitação dentro d’água, introdução a Salvamento Aquático, Equipe “Guarda-vidas e Surfista”, noções de oceanografia, socorro com prancha de surf, suporte básico de vida, prática em manequins e medidas de prevenção.

GOVERNO DO RN EMITE NOTA E ESCLARECE SITUAÇÃO DE TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS NO ESTADO

Após a denúncia de que os presos que estavam em prisão domiciliar utilizando o mecanismo de tornozeleiras eletrônicas não estavam sendo devidamente monitorados pela falta de repasse de verba por parte do Governo do Rio Grande do Norte à empresa responsável pelos equipamentos, o executivo estadual emitiu nota oficial na manhã desta sexta-feira, 31, e esclareceu que o serviço já foi regularizado desde a noite desta quinta, 30.

Confira a nota na íntegra:
Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece:
 

– O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc);
 

– O pagamento foi regularizado ontem (30) com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras;
 

– O acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento;
 

– A Sejuc e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.
 

– Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.

Beto Santos renuncia presidência do América

No início da noite desta sexta-feira (31), o presidente do América, Beto Santos e o vice-presidente José de Medeiros renunciaram por meio de carta enviada ao Conselho Deliberativo oficializando a saída do clube.

Confira abaixo o pedido de renúncia na íntegra:

“Pelo bem do América

É com este sentimento e com este objetivo que comunico a minha decisão de renunciar ao posto de presidente executivo do América Futebol Cube.

Pelo bem do América sempre atuei e sempre atuarei.

Mas minha permanência no cargo para o qual fui eleito perdeu o sentido. As agressões de que tenho sido vítima chegaram a um ponto incontornável: a minha casa e a minha família.

Não serei empecilho para o América Futebol Clube. Se existe alguém que reúna melhores condições de fazer com que o clube reaja e saia da situação em que se encontra, estarei disposto a fazer o que for possível para ajudar. Sempre pelo bem do América.

Devo dizer que o América deve ser repensado, tanto na parte deliberativa quanto na executiva. Até mesmo pelos próximos presidentes que terão pela frente as mesmas dificuldades que enfrento desde o final de 2015.

É preciso esclarecer que, mesmo enfrentando o pior orçamento do América em toda a sua história, deixo a presidência do Clube sem qualquer atraso de salário, desde o início de nossa gestão, e sem nenhum compromisso em aberto com os jogadores e funcionários.

Se os resultados não surgiram dentro de campo esta responsabilidade deve ser compartilhada pela diretoria e atletas.

As interferências de todo tipo mostram que o jogo de vaidades não pode ser maior do que os interesses do América Futebol Clube. Com a minha renúncia são 12 presidentes em duas décadas que não terminaram seus mandatos. Isso merece uma profunda reflexão dos americanos. Precisamos de mudanças internas rápidas. Somente a saída do presidente e do vice não resolverá estes problemas internos.

A todos os americanos, especialmente aos torcedores, peço minhas desculpas por não ter conseguido realizar aquilo a que me propus, dentro de campo.

Deixo a presidência mas não deixo de ser americano. E se for preciso contar com a minha ajuda, estarei sempre disposto a colaborar.
Pelo bem do América.

Beto Santos”

De volta a Natal, Wilma retoma agenda na CMN

De volta a Natal, após mais uma fase de tratamento em São Paulo, a vereadora Wilma de Faria retomou, nesta sexta-feira (31), as atividades na Câmara Municipal, com expectativa de voltar a plenário na próxima semana para debates e sessões ordinárias.
 

Nas suas redes sociais, a ex-governadora relatou sobre a retomada da agenda parlamentar, continuidade do tratamento, mas da sua grande fé e garra para trabalhar mais por Natal. Veja o que postou nas sua contas oficiais:
“De volta a Natal e melhor ainda: às atividades! Cheguei ontem de São Paulo e, ja me sentindo muito bem, com a graça de Deus, estive hoje na Câmara de Natal.
 

Me reuni com nossa equipe técnica para me inteirar de tudo, e também despachei com o chefe de gabinete da presidência, Rommel Rodrigues.
 

Aproveito e reforço agradecimento por todas as orações e mensagens carinhosas, assegurando que essa guerreira está cheia de fé, mas também de muita garra para trabalhar mais e mais!
 

Continuo o tratamento em Natal. Mas na próxima semana volto a plenário para dar nossa contribuição nos debates e decisões importantes para todos os natalenses! Grande abraço e excelente fim de semana!”

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 25 milhões neste sábado

O sorteio 1.917 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (1º), em Suzano (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor integral do prêmio, o ganhador poderá comprar sete iates de luxo. Se quiser investir na poupança, receberá mensalmente R$ 132 mil em rendimentos.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Mulher de Stênio Garcia entra em coma após cirurgia

Marilene Saade, mulher do ator Stênio Garcia, está internada em coma no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por causa de complicações que se seguiram a uma cirurgia para a retirada do útero.
 
“A cirurgia ocorreu bem, e ela foi para o quarto, mas então teve complicações. Ela está em coma na CTI e precisa de muitas orações e correntes de fé, pois o quadro é grave”, disse a assessora do casal a VEJA.
 
“Informo que na última quarta-feira, 29 de março, Marilene Saade realizou cirurgia para retirada de útero, devido a um mioma benigno, mas sofreu complicações devido à Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)”, diz um comunicado divulgado nos perfis de Stênio Garcia nas redes sociais nesta sexta-feira. A operação foi feita na própria Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e o estado de Marilene inspira “muito cuidados”, segundo a nota. “Peço a todos os fãs, amigos da família e imprensa orações e pensamentos positivos nesta hora tão difícil. Novas informações serão divulgadas ao longo do dia pela assessoria.”
 
Marilene Saade está no mesmo hospital em que Stênio Garcia foi internado no último domingo com duas costelas quebradas após cair no banheiro de sua própria casa. “O Stênio passa bem e deve receber alta nos próximos dias”, afirma a assessoria do ator.

Terceirazição ilimitada passae a valer no Brasil

O presidente Michel Temer sancionou hoje (31), com três vetos, a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto será publicado ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União. A lei começa a valer a partir da data de publicação.

Foram vetados o parágrafo terceiro, do Artigo 10 – que previa a possibilidade de prorrogação do prazo de 270 dias dos contratos temporários ou de experiência -, os artigos 11 e 12 – que repetiam itens que já estão no Artigo 7 da Constituição Federal.

Militar preso no RN por opinião recebe desagravo

Presidente da Associação de Bombeiros Militares do RN (ABMRN), Dalchem Viana, será recepcionado pelos seus companheiros de farda neste sábado, às 9h, na liberação da sua prisão. Os policiais e bombeiros estarão em frente ao Quartel de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros.

O soldado militar foi punido com três dias de reclusão por fazer uso de mídias sociais convocando seus sócios à participação da discussão sobre a Lei de Organização Básica, pauta comum a todos os militares estaduais.

A convocação foi realizada pela esposa do soldado, Gisleane Silva, que em vídeo convida os militares e seus cônjuges. “Vamos protestar contra essa prisão injusta e pedir a valorização de nossos heróis”, avisa Gisleane.

Para o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN), Subtenente Eliabe Marques, esta prisão administrativa não é condizente com as propostas do Governo de humanização das corporações de policiais e bombeiros militares.  “O fato é ainda mais grave, pois em campanha eleitoral o governador Robinson Faria prometeu novos tempos de cidadania, através da atualização da legislação incluindo o tratamento dado às corporações”, coloca Eliabe Marques.

sexta-feira, março 31, 2017

Protesto contra governo Temer e reformas interdita av Salgado Filho

Um protesto com cerca de 15 mil manifestantes, segundo a organização, mas não confirmado pela Polícia Militar, promoveu uma caminhada na tarde desta sexta-feira (31), pela avenida Salgado Filho, partindo do cruzamento do shopping Midway Mall em direção a BR-101. Na pauta manifestação contra o governo Temer e as reformas da previdência e trabalhista.

Os manifestantes, em sua maioria ligados a sindicatos e partidos políticos da esquerda, se concentraram por volta das 16h na esquina do Midway Mall e seguiram no sentido Natal-Parnamirim com o trânsito sendo desviado por agentes da STTU.

Por volta das 17h, o protesto parou em frente à Fiern e os manifestantes passaram para a faixa sentido Parnamirim, com o trânsito sendo desviado pelas avenidas Auris Coelho e Rui Barbosa. O protesto segue até a praça de Mirassol.

Projetos propõem 2 anos de prisão para quem vender carne ou leite vencidos

A Câmara dos Deputados vai analisar duas propostas que aumentam a punição para quem vender produtos de origem animal, como carne e leite, com data de validade vencida ou fora dos padrões determinados pela vigilância sanitária.

A primeira proposta (PL 7185/17) aumenta para dois anos de prisão a pena prevista no artigo 132 do Código Penal, que trata do crime de "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente". O texto atual prevê prisão de três meses a um ano, o que permite que ela seja trocada pelo pagamento de fiança.

O outro projeto (PL 7186/17) acrescenta artigo ao Código de Defesa do Consumidor para prever a dois anos de prisão e multa para quem alterar as características dos produtos de origem animal vencido para vendê-los novamente.

O autor das duas propostas, deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), lembrou que a saúde do consumidor está resguardada pelas duas legislações que serão alteradas com as propostas, mas as punições previstas são pequenas e não coíbem as fraudes no setor de alimentos.

"A ideia é endurecer as penas para aquelas pessoas que dolosamente colocam a saúde dos consumidores em risco, utilizando de práticas proibidas pela lei e pelos órgãos de vigilância sanitária", disse o parlamentar.
Operação Carne Fraca

Os dois projetos foram apresentados logo após a Polícia Federal ter deflagrado a operação Carne Fraca, que desvendou um esquema corrupto entre fiscais e frigoríficos para burlar os controles sanitários.

As propostas aguardam despacho do presidente da Câmara para iniciarem a tramitação.

Bandeira tarifária será vermelha em abril; cobrança extra é de R$ 3 a cada 100 kWh

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de abril será vermelha, isso implica em uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 quiloWatts-hora (kWh) consumidos.

É a primeira vez desde fevereiro de 2016 que a bandeira vermelha é acionada.

Ao longo do mês de março, vigorou a bandeira amarela (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos). Em fevereiro, ela estava na cor verde (sem cobrança extra).

A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou nos últimos meses. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado.

Quando isso acontece, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara que a das hidrelétricas. Por isso, sobe a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de produção de energia do país, tinham armazenamento médio de 33,72% no fim de dezembro de 2016.

Esse índice subiu para 40,23% ao final de fevereiro e, na quinta-feira (30), dado mais recente disponível, estava em 41,51%. Ao final de março de 2016, o armazenamento médio nesses reservatórios era de 58,27%. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de abril será vermelha, isso implica em uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 quiloWatts-hora (kWh) consumidos.

É a primeira vez desde fevereiro de 2016 que a bandeira vermelha é acionada.

Ao longo do mês de março, vigorou a bandeira amarela (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos). Em fevereiro, ela estava na cor verde (sem cobrança extra).

A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou nos últimos meses. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado.

Quando isso acontece, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara que a das hidrelétricas. Por isso, sobe a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de produção de energia do país, tinham armazenamento médio de 33,72% no fim de dezembro de 2016.

Esse índice subiu para 40,23% ao final de fevereiro e, na quinta-feira (30), dado mais recente disponível, estava em 41,51%. Ao final de março de 2016, o armazenamento médio nesses reservatórios era de 58,27%.

Avião de pequeno porte cai em Sorocaba; duas mortes foram confirmadas

Um avião de pequeno porte caiu no bairro Jardim Novo Horizonte, em Sorocaba, no interior de São Paulo. A informação é do G1.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que está no local do acidente, um casal morreu na queda. Um homem de 56 anos e a mulher, 33 anos. As identidades não foram reveladas.

A aeronave, um bimotor turbohélice prefixo PP-EPB, teria decolado de Manaus e iria pousar no aeroporto de Sorocaba, possivelmente para passar por manutenção.

Logo após o acidente um vídeo circulou na internet. Nas imagens, diversas pessoas observam os restos da cabine da aeronave.

Dois homens são atingidos por raio e morrem em salina no Oeste do RN

Dois homens morreram atingidos por um raio em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na tarde desta sexta-feira (31). De acordo com informação da polícia, o acidente aconteceu na salina Salinor, próximo ao assentamento Jurema.

As vítimas foram identificadas como Jonathan Caio Soares de Moura e Francisco Marcelo Alves. Feridos com mais gravidade pela descarga elétrica, os homens ficaram caídos no chão enquanto o pai de Jonathan, que também foi atingido, procurava ajuda.

Segundo a polícia, o terreno é muito acidentado e a equipe do Samu precisou do auxílio de um trator para chegar ao local, acessível apenas pela sede da salina São Camilo, a sete quilômetros de distância. Os jovens morreram antes da chegada do socorro.


Hoje tem Alan Victor e banda Mangueirão na Praça em João Câmara/RN.

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta muito MPB, sertanejo e forró das antigas com Allan Victor e Banda, junto da promoção do Combo torre + Mistão por apenas 49,90.

O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.
 

Organização

Lidiane e Mateus. 

Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN disputam competição de robótica na França

Professor Orientador, Bonfim Aquino; e os jovens pesquisadores, Hawllysson Gardel e Geraldo Filho,no Laborarório de Pesquisa e Desenvolvimento do Campus (P&D). Foto: Marcilio França

Os alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Hawllysson Gardel (concluinte), Bruna Soares (concluinte) e Geraldo Filho (3º ano), do curso técnico integrado em Informática, sob orientação do Professor Bonfim Aquino e coorientação do Professor Michel Santana, terão o seu projeto robótico apresentado no “Challenge Robotique 2017”, na França.

A conquista de credenciamento ao evento, que será realizado no Lycée Touchard Washington, na cidade francesa de Le Mans, foi fruto da premiação de 1º lugar na 2ªOlimpíada de Robótica do IFRN”, promovida durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), realizada em novembro passado, no Campus Parnamirim. A competição reuniu 90 alunos de diversos campi do Instituto, de maneira que robôs simulassem o resgate de uma vítima, levando-a até uma área segura.

Renan usa redes sociais para atacar governo de Michel Temer

Não bastasse os ataques feitos em entrevistas, em discursos no plenário e em reuniões com a bancada, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), agora resolveu bombardear o governo Michel Temer nas redes sociais. Depois de já ter criticado mais cedo as medidas econômicas anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Renan publicou um vídeo no Twitter. Ele diz que o conjunto de medidas do governo vai minar o resto de energias da economia que não consegue se levantar.

“O corte de investimento público, a reoneração da folha de pagamentos, aumento de imposto, terceirização geral, tudo isso junto só vai drenar as energias de uma economia que não consegue se levantar. O governo precisa conversar antes”, diz Renan no vídeo.
 
Nos últimos dois dias, desde que Renan abriu guerra com o Planalto, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria Geral de Governo), junto com Romero Jucá (líder do governo no Congresso) já se reuniram mais de uma vez com Renan para tentar entender o que ele quer, mas o discurso de oposição, se descolando das medidas impopulares do governo, só aumenta

Desemprego sobe no trimestre e atinge 13,5 milhões de brasileiros

O desemprego subiu para 13,2% no trimestre de dezembro a fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. A alta em relação ao trimestre anterior é de 1,3 ponto percentual e de 2,9 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado. De acordo com o IBGE, essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012.

No trimestre de dezembro a fevereiro, o Brasil tinha 13,5 milhões de desempregados – crescimento de 11,7% (1,4 milhão de pessoas a mais) frente ao trimestre encerrado em novembro de 2016 e 30,6% (mais 3,2 milhões de pessoas em busca de trabalho) em relação a igual trimestre de 2016. Esse número é recorde da série histórica.

Governo Temer é aprovado por 10% e reprovado por 55%, diz Ibope.

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB):
  • Ótimo/bom: 10%
  • Regular: 31%
  • Ruim/péssimo: 55%
  • Não sabe/não respondeu: 4%
O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Esta é a primeira pesquisa Ibope encomendada pela CNI divulgada neste ano. No último levantamento, de dezembro de 2016, Temer aparecia com aprovação de 13% dos entrevistados, enquanto 46% consideravam o governo "ruim/péssimo" e 35%, "regular" – à época, 6% não souberam opinar ou não responderam.

Desde que Temer se tornou presidente efetivo, após o impeachment de Dilma Rousseff ser aprovado pelo Congresso Nacional, esta é a terceira pesquisa Ibope encomendada pela CNI (as anteriores foram divulgadas em dezembro e em outubro de 2016; houve uma em julho do ano passado, mas ele ainda era presidente em exercício).

Maneira de governar

A pesquisa divulgada também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República:
  • aprovam: 20%
  • desaprovam: 73%
  • não souberam ou não responderam: 7%
No levantamento divulgado em 16 de dezembro, 26% aprovavam; 64% desaprovavam; e 10% não souberam ou não responderam.

Confiança

Outro ponto questionado pelo Ibope foi sobre a confiança dos entrevistados em relação ao presidente.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta, 17% dos entrevistados disseram confiar em Temer, enquanto 79% afirmaram não confiar; 3% não souberam ou não responderam.
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 55%... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/31/reprovacao-a-governo-temer-sobe-para-55-diz-ibope.htm?cmpid=copiaecola
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 55%... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/31/reprovacao-a-governo-temer-sobe-para-55-diz-ibope.htm?cmpid=copiaecola
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 55%... - Veja mais em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/03/31/reprovacao-a-governo-temer-sobe-para-55-diz-ibope.htm?cmpid=copiaecola

30 mar 2017 Ranking da Fifa: Brasil volta à liderança após 7 anos

Com a vitória sobre o Paraguai nesta quarta-feira, a seleção brasileira voltou à liderança o Ranking da Fifa, o que não ocorria desde maio de 2010.Quando Tite assumiu, a equipe estava na nona colocação, mas, com oito vitórias seguidas nas Eliminatórias, o Brasil ultrapassou todos os concorrentes. A Argentina, que vive intensa crise, perdeu a liderança após uma sequência de tropeços.
 
Pouco antes da Copa da África do Sul, em 2010, a seleção, então comandada por Dunga, vinha de três vitórias seguidas um um grande desempenho nas Eliminatórias para a Copa de 2010, além da conquista da Copa das Confederações de 2009, com 100% de aproveitamento. Em abril a seleção já havia chegado ao primeiro lugar e se manteve em maio, perdendo no ranking seguinte, após a eliminação para a Holanda nas quartas de final da Copa.
 
A lista atualizada do ranking será oficializada pela Fifa no início de abril. Mas já se sabe que, o top-20, o Uruguai cairá seis posições, de nono para 15ª, após três derrotas seguidas.
 
Veja como ficará o Ranking da Fifa de abril de 2017

1° – Brasil – 1661 pontos
2° – Argentina – 1603 pontos
3° – Alemanha – 1464 pontos
4° – Chile – 1403 pontos
5° – Colômbia – 1348 pontos
6° – França – 1294 pontos
7° – Bélgica – 1281 pontos
8° – Portugal – 1259 pontos
9° – Suíça – 1212 pontos
10° – Espanha – 1204 pontos
11° – Polônia – 1183 pontos
12° – Itália – 1165 pontos
13° – País de Gales – 1119 pontos
14° – Inglaterra – 1103 pontos
15° – Uruguai – 1097 pontos
16° – México – 1072 pontos
17° – Peru – 1042 pontos
18° – Croácia – 1016 pontos
19° – Egito – 910 pontos
20° – Costa Rica – 902 pontos

Eduardo Cunha é condenado a 15 anos de prisão

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quinta-feira (30) o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta é a primeira condenação dele na Lava Jato. Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.

"O condenado recebeu vantagem indevida no exercício do mandato de Deputado Federal, em 2011. A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente", afirmou o juiz federal na sentença.

Gravidez não planejada custa R$ 4,1 bilhões por ano para o Brasil

No Brasil, a gravidez não planejada ainda é um problema de saúde pública, mesmo com o avanço na medicina reprodutiva e métodos anticoncepcionais cada vez mais modernos. Nas camadas sociais menos favorecidas, as mulheres em situação de vulnerabilidade estão cada vez mais expostas às mazelas da miséria e da violência sexual, principalmente as adolescentes. E o custo desta situação tem causado sérios prejuízos ao país: R$ 4,1 bilhões anuais, segundo o professor Luis Guillermo Bahamondes, ginecologista da Unicamp.

— As pessoas responsáveis não estão enxergando que essa situação tem dois custos, um é o econômico imediato, e o outro é o social, muito mais caro, que vem como consequência: violência, abandono de estudos, de lar, possibilidade alta das mulheres caírem nas drogas. O custo social é imenso. Qualquer coisa que se faça para reduzir a gravidez na adolescência é muito importante.

A situação tem se mantido em uma perigosa estabilidade há alguns anos na maior parte do País, segundo a professora Isabel Sorpreso, ginecologista do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Entre as adolescentes grávidas, ela admite que a quantidade de meninas que engravidaram involuntariamente chega a até 80%.

— A gestação não planejada na adolescência acaba tendo taxas aproximadamente entre 60% e 80% das gestações. É um problema de saúde pública e precisamos ter um olhar ampliado para aquela adolescente que já teve uma gravidez ou já passou por um aborto. É fundamental propiciar métodos eficazes e seguros para essas adolescentes.

Este tipo de gravidez, ainda mais em pessoas em vulnerabilidade, também costuma causar danos à saúde da mulher e do bebê, de acordo com a especialista. Entre cerca de 21% e 36% dos casos ocorre nascimento prematuro, morte do bebê ou baixo peso no nascimento. Bahamondes também aponta algumas doenças que costumam atingir as mulheres nestas condições:

— As meninas e mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade têm maior diabetes gestacional, mais hipertensão arterial, fazem menos pré-natal e consequentemente têm mais complicações no parto.

Governo formaliza protocolo de combate à pirataria

Para combater a pirataria no País, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, assinou nesta quarta-feira (29) um protocolo que reúne as principais medidas que serão tomadas pela pasta, em parceria com o Congresso Nacional e a sociedade civil.

O documento celebra o lançamento da campanha “O Brasil que nós queremos”, que busca soluções para os crimes de contrabando e pirataria no País.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) revelou que o contrabando gerou perdas de quase R$ 130 bilhões para o País em 2016.

O valor somou as perdas de setores produtivos como tabaco, vestuário e impostos. Para essas instituições, o aumento do contrabando tem acontecido por uma combinação de diversos fatores como o aumento de impostos, crise econômica e fragilidade das fronteiras.

O ministro Osmar Serraglio alertou para os perigos que os produtos falsificados podem trazer à saúde dos brasileiros. “A opção por um exemplar não original de remédios, bebidas, tênis ou óculos pode provocar sérios males à saúde. Bebidas alcoólicas piratas, por exemplo, são feitas com substâncias como iodo, álcool etílico e metanol, fabricadas sem qualquer padrão de qualidade e armazenadas em locais impróprios”, explicou Serraglio.

Anti-inflamatórios aumentam risco de infarto, diz estudo

Um novo estudo publicado recentemente pela revista científica European Heart Journal apontou que medicamentos utilizados para combater dores e inflamações podem colocar em risco a saúde do coração. A pesquisa apontou que o uso dos anti-inflamatórios não-esteroides, conhecidos pela sigla AINEs,  diclofenaco e ibuprofeno está associado a um aumento no risco de infarto.

Não é a primeira vez que essa categoria de remédios é relacionada à ocorrência de eventos cardíacos graves. Em setembro passado, outro levantamento associou os AINEs a um risco aumentado de insuficiência cardíaca. Para o estudo atual, os pesquisadores analisaram as paradas cardíacas registradas na Dinamarca em um período de nove anos, entre 2001 e 2010. Do total de 29 mil pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3 mil delas haviam utilizado um anti-inflamatório desse tipo até 30 dias antes do ataque — o que equivale a 12% do total.  O levantamento mostrou que os mais consumidos naquele país antes do evento cardiovascular eram o ibuprofeno (51%) e o diclofenaco (21%).

O estudo apontou ainda que  o aumento do risco de parada cardíaca com o uso do ibuprofeno supera os 30%, enquanto o uso do diclofenaco pode aumentar a incidência em 50%. Os especialistas alertam que aqueles que têm diagnóstico de doença cardiovascular, como hipertensão, devem ter cuidado redobrado.

“Permitir que esses medicamentos sejam adquiridos sem receita médica e sem qualquer conselho ou restrição envia uma mensagem ao público que eles estão seguros”, disse Gunnar Gislason, coautor do estudo em uma nota reproduzida pela Sociedade Europeia de Cardiologia. “Nosso estudo reforça a evidência de efeitos cardiovasculares adversos dos AINEs e confirma que eles devem ser levados à sério e usados apenas após consulta com um profissional de saúde”.

De acordo com a bula do ibuprofeno, “dados epidemiológicos sugerem que o uso de ibuprofeno, particularmente na dose mais alta (2400 mg diariamente) e em tratamento de longa duração, pode estar associado a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos (trombose) com infarto do miocárdio ou derrame”.  E adiciona: “estudos epidemiológicos não sugerem que doses baixas de ibuprofeno (menos que 1200 mg diariamente) estejam associadas com o aumento do risco de eventos trombóticos (tromboses) arteriais, particularmente infarto do miocárdio”.

Na bula do diclofenaco, a fabricante também aponta que o medicamento não é indicado para quem tem doenças cardiovasculares e que pacientes de risco devem ter acompanhamento médico. “Se você tiver doença no coração estabelecida ou nos vasos sanguíneos (também chamada de doença cardiovascular, incluindo pressão arterial alta não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença isquêmica cardíaca estabelecida, ou doença arterial periférica), o tratamento com diclofenaco sódico geralmente não é recomendado.”

Médico salva recém-nascido jogado em vaso sanitário no CE

Um médico salvou um recém-nascido que foi jogado em um vaso sanitário pela própria mãe, de 17 anos, nesta quarta-feira (29), em Tauá (CE).

Gisleian Lima passava pelo leito da jovem, quando ouviu um choro vindo do banheiro. Em depoimento, contou que o vaso sanitário estava fechado e que o bebê, que havia acabado de nascer, estava dentro.

O médico encontrou o bebê em estado cianoso, quando a pele está arroxeada, indicando falta de oxigênio no sangue. O especialista realizou os primeiros socorros e conseguiu salvar o recém-nascido.

De acordo com o G1, a jovem foi autuada por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. Já o bebê segue internado e a decisão sobre sua guarda ficará sob responsabilidade do Poder Judiciário e Ministério Público.

Apenas 25% das crianças com menos de 4 anos frequentam creche ou escola

 Em 2015, das 10,3 milhões de crianças brasileiras com menos de 4 anos, 25,6% (2,6 milhões) estavam matriculadas em creche ou escola.

Entretanto, 74,4% (7,7 milhões) não frequentavam esse tipo de estabelecimento nem de manhã, nem à tarde.

Desse contingente de 7,7 milhões de crianças que ficavam em casa, 61,8% de seus responsáveis demonstravam interesse em matricular na creche, o que representa 4,7 milhões dos casos.

O interesse do responsável em matricular a criança crescia com o aumento da idade, passando de 49,1% em crianças com menos de 1 ano e atingindo 78,6% entre as crianças de 3 anos.

Governo autoriza reajuste de até 4,76% no preço dos remédios

 Os preços dos remédios poderão subir até 4,76% a partir desta sexta-feira (31). Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".

A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%.

De acordo com a portaria, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, acumulando uma taxa de 4,76%, no período compreendido entre março de 2016 e fevereiro de 2017.

Foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior.

Nível 1: Classes terapêuticas sem evidências de concentração - 4,76%

Nível 2: Classes terapêuticas moderadamente concentradas - 3,06%

Nível 3: Classes terapêuticas fortemente concentradas - 1,36%

Detentos passam por cirurgia para retirada de celular do estômago; vídeo

Dois detentos da penitenciária José de Almeida Bueno, em Itapetininga (SP), foram submetidos a uma cirurgia nesta quinta-feira (30) para retirada de microcelulares do estômago. Um vídeo enviado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) mostra o momento que o cirurgião retira o aparelho do estômago de um dos presos (Veja imagens acima). A cirurgia aconteceu no Hospital Regional de Itapetininga.

De acordo com a SAP, as investigações apontaram que os dois presos, de 31 e 20 anos, engoliam os microcelulares para depois expelirem os equipamentos pela boca ou aguardavam a evacuação para voltar a utilizá-los. A ação era para evitar que os aparelhos fossem apreendidos pelos agentes penitenciários durante a revista.

Ainda segundo a secretaria, foi instaurado procedimento disciplinar contra os presos que, assim que receberem alta hospitalar, retornarão à unidade. O estado de saúde dos detentos não foi divulgado pela SAP.

Trabalhadores organizam manifestações e preparam Greve Geral

Unir forças com a população para barrar o andamento das reformas trabalhista e previdenciária elaborada pelo governo federal. Esse é o objetivo da atividade, que acontece nesta sexta-feira, 31, para qual o Sindipetro-RN faz chamamento da categoria petroleira do Rio Grande do Norte.

A programação de Mossoró, contará com protestos serão realizados pela Frente Brasil Popular durante todo o dia. Às 8h os petroleiros e petroleiras irão fazer um protesto em frente à Base-34, da Petrobrás. No mesmo horário, servidores municipais e estaduais vão realizar um debate sobre as consequências da reforma da previdência no Hotel Villa Oeste.

Já às 10h, todos os manifestante vão se dirigir à Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) para realizar um ato unificado. No período da tarde, às 16h, haverá um debate na Câmara Municipal sobre a reforma d a previdência nos estados e municípios.

quinta-feira, março 30, 2017

Senadora Fátima destina mais de um milhão em emendas para o SAMU Natal e estadual

Preocupada com possível precarização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU devido a corte de investimentos por parte governo federal, a senadora Fátima Bezerra destinou emendas para compra de veículos e/ou reposição de equipamentos.
 
Em 2016, Fátima havia destinado emenda no valor de R$ 400 mil para o SAMU estadual. Para 2017, são mais duas: uma de R$ 400 mil também para o SAMU estadual e outra no valor de R$ 350 mil para o SAMU Natal.
 
A iniciativa da senadora vem em resposta às reivindicações de gestores que a alertaram sobre a interrupção da reposição de equipamentos por parte do Ministério da Saúde no governo do presidente Michel Temer. “Tivemos um olhar todo especial para essa demanda diante do caráter estratégico que tem o serviço. Esses recursos serão fundamentais para que o SAMU continue oferecendo atendimento de excelência à população”, justificou Fátima Bezerra.
 
O mandato da senadora Fátima foi informado pelo secretário estadual de Saúde – Sesap/RN, George Antunes e pelo secretário municipal (Natal) de Saúde – SMS/Natal, Luiz Roberto Fonseca, que os recursos chegam em um momento importante, tendo em vista a necessidade da reposição dos equipamentos do SAMU. A gestão do SAMU fica a Secretaria Estadual de Saúde, e a SAMU Natal é gerenciado pela SMS.

Deputado do PMDB compra 75 passagens aéreas em um dia com dinheiro da Câmara

 Mesmo com o Congresso em recesso desde o dia 22 de dezembro, a semana entre o Natal e o Ano Novo foi agitada na agência de viagens que atende à Câmara dos Deputados. Ainda que nenhum deputado federal estivesse presente, passagens aéreas eram impressas às centenas.

O motivo era a proximidade do último dia do ano. De acordo com as regras da chamada cota --um adendo aos vencimentos do deputado, destinado a reembolsos--, a verba destinada a cada parlamentar pode ser acumulada de um mês para outro, mas não de um ano para o seguinte. O dia 31 de dezembro seria o último para aproveitar o dinheiro que "sobraria" do destinado a cada parlamentar. Naquele dia, o parlamentar poderia comprar passagens aéreas até março. A data limite para o uso delas é a próxima sexta-feira (31).

Os bilhetes aéreos emitidos no dia 28 de dezembro de 2016, uma quarta-feira, em nome do gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (do PMDB-BA e irmão do ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Michel Temer, Geddel Vieira Lima), no entanto, fugiram da média. Foram 75 passagens em nome do parlamentar ou no de seu assessor André Luiz Avelar F. Sant'Anna. Os trechos eram de Brasília para Salvador, domicílio eleitoral do deputado, e da capital baiana para o Distrito Federal. Duas passagens iam e voltavam de Brasília a Teresina (PI).

Somados os trechos, são 79.935 km, considerando a distância aérea entre as localidades. O número praticamente equivale a dar duas voltas inteiras na circunferência da Terra, que é de 40.075 km.

"Se eu não gasto a verba até dezembro, ela é perdida", afirma Lúcio Vieira Lima. "Pela legislação, eu posso tirar para mim e para o meu gabinete. Se eu não uso [o dinheiro], ele volta para a Câmara. Você vai ver que gastei até menos do que o permitido pela verba." Segundo a Câmara, o dinheiro das passagens não utilizadas pelos parlamentares volta para o caixa da Casa.

A cota parlamentar varia conforme a distância aérea e o preço da passagem. Para os deputados baianos, o valor é de R$ 39.010,85. Um parlamentar de Roraima, por exemplo, pode gastar até R$ 45.612,53 por mês --no Distrito Federal, em que não há necessidade de voo para o Estado de origem, esse dinheiro é de R$ 30.788,66. Como a verba mensal pode ser acumulada, é possível que existam estouros mensais no uso dessa cota, mas não anuais.

Lúcio Vieira Lima reconhece a emissão de todos os bilhetes. Diz apenas que dois deles, os para Teresina, estão errados no lançamento da Câmara. Eles foram tirados para outro assessor, Luciano Lustosa, que foi visitar a família no Piauí e não estaria de volta a tempo da campanha do deputado para ser vice-presidente da Câmara --ele não logrou êxito e foi derrotado ainda em primeiro turno. "Ele tinha a passagem dele para ficar mais tempo. Se voltasse antes, teria que tirar uma passagem mais cara. Eu paguei a passagem para ele ir e voltar [a tempo da eleição na Câmara dos Deputados]", diz Lúcio.

Deputados derrotam proposta de Temer de cobrança de mensalidades de pós-graduação em universidades publicas

A Câmara dos Deputados rejeitou hoje (29) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395, de autoria de Alex Caziani (PTB-PR). O projeto, aprovado em primeiro turno em fevereiro, autorizava a cobrança de mensalidades em universidades públicas para os cursos de pós-graduação lato sensu, também chamados de especialização. A matéria precisaria da aprovação de três quintos dos deputados da Casa para passar, ou 308 deputados. O resultado teve margem estreita: 304 foram favoráveis e 139 contrários, com duas abstenções.

Agora arquivada, a matéria foi alvo de polêmica ao longo da sessão extraordinária. O autor da PEC abriu as falas ao afirmar que “as universidades públicas, ao longo de todos esses anos têm se utilizado desses recursos para melhorar a graduação: tais verbas significam melhores laboratórios e ar-condicionado nas salas”, disse. Entretanto, a rejeição foi sustentada no discurso contra o que seria um passo para a privatização do ensino público.

O projeto já tinha sido discutido durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1995 a 2002, e voltou à pauta após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), com a posse de seu vice, Michel Temer (PMDB). Na época de FHC, o projeto contava com apoio da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, hoje no mesmo posto, anos depois.

‘Não dá para prever duração de julgamento da chapa’, dizem ministros

Um dia depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir o início do julgamento da chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) para o dia 4 de abril, os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux disseram nesta quarta-feira, 29, que não é possível prever quanto tempo será necessário para concluir a análise do caso.
 
“Não dá (pra prever), porque a gente não sabe quantos incidentes vamos ter. Vamos aguardar”, disse Gilmar, que preside o TSE. Segund

Mulher é resgatada no CE após 16 anos de cárcere privado em casa de 9m²

A Polícia Civil do Ceará prendeu nesta terça-feira (28) um homem acusado de manter --por ordem do pai-- a irmã em cárcere privado por 16 anos. A mulher de 36 anos foi libertada no dia 9 de março e está sob tutela de uma família, recuperando-se do trauma.

Segundo Harley Filho, delegado regional de Itapipoca, o caso ocorreu em  Uruburetama (a 114 km de Fortaleza) e a mulher foi mantida todo esse tempo em um cômodo de 3x3 metros, sem iluminação e ventilação precária.

"Recebemos uma denúncia anônima no dia 8 de março, de que havia uma mulher em cárcere privado há seis anos. Fizemos levantamentos e, no dia seguinte, identificamos a casa onde ela estava", conta.

Para chegar até o local, foi necessário arrombar quatro cadeados. A casa estava em um terreno com outras duas pequenas casas. Havia proteção de portas e portões. "Quando chegamos, ela estava despida e cheia de fezes, e a única atitude dela foi abrir os braços, como que pedindo socorro", afirmou.

O delegado disse que, quando houve o resgate, a mulher não conseguiu falar nem escrever e apresentava sinais de desnutrição. Por conta disso, não há detalhes sobre as condições em que ela vivia. "Tem uma família que a acolheu e, aos poucos, ela já está falando. Estamos esperando que ela se restabeleça para entrevistar", afirmou.
Gravidez não aceita

Em depoimento, o irmão suspeito do crime explicou ao delegado o que teria motivado o crime. "Ela tinha uma vida normal, teve um relacionamento e, depois do término da relação, teria apresentado distúrbios mentais, teve outra relação e engravidou. Os familiares não aceitaram e para evitar outras gestações, a mantiveram no cárcere", afirmou o parente, segundo o delegado.

O irmão da vítima detido é João de Almeida Braga, 48. Ele contou que a mulher foi mantida em cárcere desde a gestação e, ao nascer, o filho foi entregue para adoção.

Segundo o delegado, o irmão assumiu o cárcere após o pai perder as condições físicas. A mãe da mulher nunca teria admitido o cárcere, mas nunca denunciou o caso. "Ela tem um péssimo convívio com o marido, ficou debilitada e adoeceu junto com a filha", diz, citando que a ordem foi do pai, que também está debilitado e não foi preso.

João Braga ainda não tem defensor público no caso. A pena para o crime é de dois a oito anos, se não houver agravantes.