sábado, maio 21, 2016

Ciclone deixa 23 mortos e 500 mil deslocados em Bangladesh.

Conforme noticiado agora há pouco pelo Famosos na Web, a apresentadora Ana Hickmann sofreu uma grave tentativa de homicídio no inicio da tarde deste sábado, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Segundo as informações, essa pessoa teria se passado por fã e simplesmente conseguiu ludibriar o sistema de segurança do Hotel Caesar Business.

Diante disso, ele conseguiu rapidamente chegar até a apresentadora do “Hoje Em Dia”. Daí você já sabe que ele conseguiu tocar o terror no quarto de hotel, mas acabou levando a pior e saiu de lá morto. Mas ainda assim, é necessário que se diga, que o cunhado da apresentadora, Gustavo Corrêa, foi crucial para que a apresentadora não terminasse morta.

Isso porque, depois que o agressor feriu a assessoria e a mulher do cunhado de Ana Hickmann, ele estava disposto a matar a apresentadora, que por sua vez, saiu correndo pelos corredores do hotel e foi perseguida pelo agressor, que se viu perseguido pelo cunhado de Ana. Gustavo alcançou o criminoso antes que ele conseguisse alcançar a apresentadora. Depois disso, ele derrubou, desarmou, tomou o revólver e atirou em legitima defesa contra o criminoso que morreu no local. Ana Hickmann está em estado de choque e deve regressar a São Paulo nas próximas horas.

Ciclone deixa 23 mortos e 500 mil deslocados em Bangladesh.

O ciclone danificou centenas de casas em dois distritos pobres do sul, com uma tempestade que provocou inundações de até dois metros de altura em vários vilarejos.

Autoridades removeram mais de 500 mil pessoas para locais a salvo do ciclone, que atingiu a costa ao meio-dia deste sábado, horário local (3h em Brasília), em torno das cidades de Barisal e Chittagong, com ventos de até 88 km/h.

Pelo menos 23 pessoas morreram, segundo a polícia.

"Sete pessoas se afogaram em Banshkhali (sub-distrito de Chittagong) após a tempestade romper diques em dois lugares, inundando aldeias costeiras", disse à AFP Shah Alam, inspetor de polícia em Chittagong.

Três pessoas, incluindo uma mãe e sua filha, se afogaram na ilha de Hatiya após a água do mar inundar sua aldeia.

No início da noite de sábado, as condições pareciam estar melhorando, abrindo o caminho para as pessoas voltarem para suas casas, disseram autoridades.

"Até 20 aldeias foram inundadas", disse à AFP o chefe de polícia de Hatiya, Anisul Haq.

"A água da enchente está agora recuando", disse Haq.

Ventos periféricos e chuvas fortes provocadas pelo ciclone iminente atingiram áreas costeiras na manhã de sábado, causando devastação generalizada mesmo antes da chegada da tempestade.

Leões são sacrificados no Chile após homem nu invadir jaula de zoológico.

Dois leões do zoológico de Santiago, no Chile, foram sacrificados neste sábado (21) para deter o ataque a um homem que tentou se suicidar entrando na jaula dos animais, informaram responsáveis pelo local.

Foram ativados os protocolos de segurança, que preveem que "quando está em risco a vida de uma pessoa, há que sacrificar a dos animais", disse a diretora do Zoológico Nacional do Chile, Alejandra Montalva, ao canal TVN.

"O suicida forçou sua entrada no recinto dos leões, tirou a roupa e começou a instigar os nossos animais", provocando a ação das autoridades, que tiveram que sacrificar os leões.

Montalva explicou que, nesses casos, os analgésicos são insuficientes para frear o ataque a tempo.

O homem de entre 20 e 30 anos foi levado a um centro de saúde com ferimentos graves e em risco de vida, em meio à comoção do público do zoológico, que neste sábado foi intensificado por um feriado local.

"Estamos muito consternados porque os animais do zoológico são parte da nossa família, são leões que estavam conosco há mais de 20 anos", acrescentou Montalva.

Os leões sacrificados eram um macho e uma fêmea de origem africana.

Wesley Safadão faz show na Arena das Dunas neste sábado.

A festa Garota Vip é a pedida deste sábado (21) em Natal. A programação traz para Natal o fenômeno Wesley Safadão e ainda Gabriel Diniz e Marcia Felipe. Os shows serão no gramado da Arena das Dunas, o primeiro evento privado que vai usar toda a área interna do estádio. O Lounge Premium, um dos três espaços que o público tem à escolha para curtir a festa, promete uma experiência única ao público potiguar.

No repertório, Wesley Safadão promete não deixar ninguém parado com seus grandes sucessos, entre eles ‘Camarote’, ‘Coração Machucado’, ‘Tim Tim’, ‘Aquele 1%’ e ‘Vou Dar Virote’. O show será do seu mais novo DVD gravado em Brasília, com uma seleção de músicas exclusivas para o Garota VIP Natal.

O grande destaque do Lounge Premium é um Open Bar Premium. Por lá, a noite será regada a muito Red Label e vodka Ketel One, bebida artesanal fabricada na capital dos destilados na Holanda. O open bar também contará com refrigerantes, água e Skol gelada a noite toda. Uma praça de alimentação será montada com várias opções de lanches, entre eles o Crepe 84, Piazzale, Loucos por Cozinha, Churros e Temaki.

Além disso, o Lounge Premium terá estande do salão de beleza Lirêda Coiffeur para retoques no visual e espaço para massagens, fronstage pertinho do palco, DJ nos intervalos e setor de arquibancadas exclusivo para quem quiser assistir ao show sentado e com visão panorâmica do palco.

Uma super novidade também promete agradar em cheio os baladeiros que adoram registrar os melhores momentos da festa. O Garota Vip Natal terá wifi liberado a noite toda.

Urgente: Ana Hickmann é vítima de atentado em Minas Gerais.

No inicio da tarde deste sábado, 21 de maio, a apresentadora Ana Hickmann foi surpreendida por um atentado. O ataque, que aconteceu durante a invasão de um homem armado no hotel em que ela estava hospedada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com as informações do site “Notícias da TV”, o agressor entrou no quarto da apresentadora e atirou contra ela. Porém, ele foi desarmado pelo empresário Alexandre Correa, marido dela. Felizmente, Ana Hickmann saiu ilesa da situação.

Segundo a assessoria de imprensa de Ana, o agressor morreu no local e além dele, uma mulher saiu ferida em meio ao tiroteio que ocorreu. A polícia militar de Minas Gerais confirmou a notícia, mas não deu detalhes. Cabe lembrar que a apresentadora estava hospedada no Hotel Caesar Business, no bairro Belvedere, na zona sul de Belo Horizonte, para participar de um evento publicitário que acontecerá na cidade.

Jade Barbosa assume o papel de líder na equipe olímpica da ginástica artística.

“Hors concours”, Jade Barbosa não compete por medalha na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Entretanto continua tendo um papel de grande responsabilidade na equipe feminina no ginásio do Ibirapuera. Ao lado de Daniele Hypolito, vai liderar a seleção na Olimpíada do Rio, em agosto, e se diz confortável com essa posição.

“Gosto de ajudar as meninas, me tranquiliza na hora da competição, me sinto mais à vontade quando consigo ajudá-las. Tive muito disso quando era mais nova e sei que faz diferença”, contou Jade Barbosa.

Para ela, as jovens Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, que não foi convocada para a disputa em São Paulo, provaram que são capazes de suportar a pressão nos Jogos do Rio. “As meninas não vão sofrer, não tem avaliação melhor do que a que passamos. Fizemos o evento-teste na pior situação possível, era a última chance que a gente tinha de estar na Olimpíada”.

A classificação da equipe para os Jogos veio apenas no evento-teste, em abril. As meninas ficaram em 9.º lugar no Mundial de Glasgow, em outubro de 2015, e precisaram correr atrás da vaga este ano. Jade Barbosa conta que ficou “engasgada” com o resultado na Escócia e, apesar de confiar em um desfecho positivo, chegou a duvidar de si mesma.

Passada a insegurança, a ginasta diz que o desempenho da seleção tem superado as suas expectativas. “A gente funcionou muito bem como equipe. É uma equipe muito talentosa, há muito tempo a gente não vinha com uma safra tão boa”, exaltou.

O momento agora é de priorizar as necessidades individuais de cada ginasta. A concentração também será uma das preocupações durante os Jogos Olímpicos e, por isso, Jade Barbosa acredita que o uso de redes sociais será limitado. “É provável que tenha algum tipo de restrição, geralmente a comissão técnica pede para a gente ficar mais focada na oportunidade única que temos. Não podemos deixar que coisas de internet acabem com a nossa preparação”, disse. Ela tem 209 mil seguidores no Instagram.

Jade Barbosa tenta encarar as críticas nas redes sociais como um estímulo. “Tem gente que não sabe nem fazer estrela e fica falando mal da gente, às vezes machuca ouvir coisas que não são verdade”. Após ouvir boatos de que posaria nua, ela garante: “Jade só tem olhos para Rio-2016”.

CUT aceita conversa sobre reforma da Previdência.

Depois de se negar a dialogar com o governo do presidente em exercício Michel Temer, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) aceitou participar da mesa de negociações com outras quatro centrais sindicais sobre a reforma da Previdência e outras questões trabalhistas. O resultado das conversas será levado ao novo governo.

Ligada ao PT, a CUT não reconhece a legitimidade do governo Temer e defende a volta da presidente Dilma Rousseff. Segundo dirigentes da CUT, o fato de aceitar participar das conversas com as demais entidades não significa reconhecer o governo Temer.

Na segunda-feira passada, as outras quatro centrais (Força Sindical, Nova Central, UGT e CSB) estiveram com Temer para criar um mecanismo permanente de negociações sobre a reforma da Previdência e outros temas da pauta trabalhista. As quatro entidades ficaram de se reunir na próxima segunda-feira para formular uma proposta que seria apresentada no dia 30. CUT e CTB ligada ao PCdoB, foram convidadas mas se recusaram a participar da reunião com Temer por considerarem o governo em exercício ilegítimo.

Nesta sexta-feira, 20, o presidente da CUT, Vagner Freitas, almoçou em um restaurante no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, com representantes da Força Sindical e UGT. “Combinamos com o governo que as quatro centrais fariam uma proposta mas achamos por bem que todas as centrais participem porque não é uma responsabilidade só nossa. O pessoal da CUT disse ‘nós topamos mas precisamos de um tempo para discutir com toda a direção’”, disse o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

Por causa disso, as centrais pediram ao governo uma semana de prazo para incluírem a CUT na formulação da proposta. Segundo Juruna, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), foi encarregado de falar com o presidente em exercício para redefinir o cronograma. “Eles (CUT) propuseram que a gente modifique a data”, disse Juruna.

Globo faz proposta milionária para dividir futebol com a Record.

A Globo ainda está em busca de uma nova emissora para dividir a transmissão das partidas do Campeonato Brasileiro, desde que a Band decidiu interromper tal parceira, não renovando o contrato. O motivo do desligamento da emissora da Barra Funda com o canal dos Marinhos foi por causa da crise na economia nacional em que o Brasil se encontra.

A Globo anda sondando a Record, RedeTV! e SBT, fazendo proposta para adquirir os direitos do futebol. Porém, com nenhuma das três emissoras disponíveis, as negociações foram a diante. De acordo com as informações do colunista Ricardo Feltrin, do portal “UOL”.

Para dividir os jogos brasileiros, a emissora carioca tentou fechar acordos milionários com as redes televisivas citadas acima. Com a Record, por exemplo, foi exigido um alto valor, algo em torno de R$ 140 milhões por ano e a Globo ainda decidiria quais partidas a concorrente poderia veicular.

Nas negociações com a RedeTV! e o SBT, o valor foi um pouco mais baixo, R$ 120 milhões. Mas ambas as emissoras não demonstraram interesse, pois não querem realizar alterações nas grades de programação de quarta-feira e domingo para encaixar o futebol

Avião da EgyptAir enviou mensagens de falhas e fumaça momentos antes da queda.

O avião da companhia EgyptAir, voo MS-804, enviou uma série de mensagens automáticas momentos antes de cair, no qual indicava que o sistema de controle de voo apresentava falhas e fumaça havia sido identificada dentro da aeronave, informou o departamento de acidente aéreo da França.

Segundo o porta-voz do departamento e outras fontes próximas ao assunto, as mensagens são a primeira pista concreta do ocorrido imediatamente antes da queda do Airbus A320 no Mar Mediterrâneo, mas ainda não são suficientes para determinar os motivos. Dessa forma, o departamento reiterou a importância dos times de busca, que agora trabalham pelo terceiro dia à procura de mais destroços e das caixas-pretas.

A descoberta do envio das mensagens veio na sequência da localização dos primeiros destroços do avião e restos mortais no mar, na sexta-feira.

Ontem, a França confirmou o envio de navio com equipamentos especializados para ajudar na localização dos destroços e das caixas-pretas, que guardam informações vitais sobre as conversas entre a tripulação e o desempenho dos sistemas. Dois mergulhadores especializados também estão a bordo do navio, informou o ministro de Defesa francês.

O Airbus A320 da EgyptAir caiu no Mar Mediterrâneo na quinta-feira (19). O avião do voo 804 partiu do Aeroporto Charles de Gaulle, nas proximidades de Paris, por volta das 23h09 (horário local) rumo ao Cairo com 66 passageiros a bordo e tripulantes. A aeronave voava a 37 mil pés de altura, quando fez uma manobra brusca e desapareceu dos radares.

Temer decide recriar Ministério da Cultura; ministro assume na terça.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou neste sábado (21) que o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar o Ministério da Cultura (Minc).

O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário nacional de Cultura.

Com a decisão, a Cultura deixa de ser uma secretaria e não ficará mais subordinada ao Ministério da Educação.

Mendonça Filho explicou, em sua conta no microblog Twitter, que a recriação do Ministério da Cultura será feita por meio de Medida Provisória e que a posse do novo ministro será na terça-feira (25).

Rio 2016 já vendeu mais de 4 milhões de ingressos para os Jogos Olímpicos.

O Comitê Rio 2016 já vendeu mais de quatro milhões de ingressos para a Olimpíada do Rio de Janeiro, que será aberta no dia 5 de agosto, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O número corresponde a 67% dos seis milhões de tíquetes disponibilizados para venda, informou ontem (20) o diretor de Ingressos do Comitê, Donovan Ferreti.

“Ainda temos cerca de dois milhões de ingressos para venda”, disse o diretor. Ferreti completou que, excluindo os tíquetes para os jogos de futebol olímpico, que ocorrerão em arenas maiores e em cinco cidades além do Rio de Janeiro (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus), os ingressos vendidos alcançam 79%.

Ele acredita que a totalidade de ingressos poderá ser atingida a partir de junho, quando começa a abertura das bilheterias físicas e a entrega dos bilhetes. A venda pela internet continuará sendo feita em paralelo: “Já se percebe um aumento nas vendas, principalmente devido à Tocha Olímpica, que deixa agora os Jogos mais em evidência e também mostra para as pessoas que a Olimpíada está chegando”. Isso comprova, reforçou, a cultura do brasileiro de adquirir ingressos mais próximo do evento. “Isso está em linha com o nosso planejamento”.

Entre os esportes mais pedidos estão futebol, basquetebol, vôlei, atletismo e handebol. Os estados que mais compraram são liderados pelo Rio de Janeiro, seguindo-se São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia.

O balanço foi feito durante apresentação para a imprensa do visual dos ingressos dos Jogos Rio 2016 pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, na Cidade Nova, bairro do centro do Rio de Janeiro.

Três gráficas de grande porte participaram da licitação para o contrato de impressão dos ingressos, que acabou sendo vencida por uma empresa dos Estados Unidos, única gráfica no mundo com operação 100% dedicada à impressão de ingressos. Segundo informou a assessoria de imprensa do Comitê Rio 2016, os tíquetes saem hoje dos Estados Unidos a caminho do Brasil e seguirão direto para os Correios, para distribuição.

O Comitê destacou que o ingresso comemorativo, para compra online e opção de entrega via Sedex, com desenho diferenciado para cada disciplina esportiva, estará disponível para os interessados até o próximo dia 26.

Rio Grande do Norte vacina contra gripe 69,1% do público-alvo.

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até esta sexta (20), último dia da mobilização nacional.

No estado do Rio Grande do Norte, 463 mil pessoas estão imunizadas, representando 69,1% do grupo prioritário. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar pelo menos 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe

Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado do Rio Grande do Norte, os trabalhadores de saúde contam com 53,1 mil doses aplicadas, o que representa 88,4% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 4,3 mil (74%) já foram vacinadas; 241,4 mil idosos (69,2%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 143,1 mil vacinadas (66,3%) e 21 mil gestantes (57,2%).

DOSES – O Ministério da Saúde adquiriu doses em quantidade superior ao público-alvo. “São mais de 4,2 milhões a mais. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo, e ainda sobra reserva técnica”, afirmou o secretário Nardi. Desde o dia 1º de abril as doses da vacina começaram a ser enviadas, em etapas, aos estados.

No Rio Grande do Norte foram disponibilizadas 830,4 mil doses da vacina para imunizar 776 mil pessoas no estado. O excedente entregue foi de 54,3 mil doses da vacina contra a influenza. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo do estado, ainda restando reserva técnica.

CASOS DA DOENÇA – Neste ano, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 2.375 por influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). Os dados constam no Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde.

O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza, distribuídas em serviços de saúde de todas as unidades federadas do país, que monitoram a circulação do vírus influenza por meio de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Comissão define plano de trabalho para segunda fase do impeachment.

O relator da Comissão Especial do Impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresenta na terça-feira (24), a partir das 11h, o plano de trabalho para a segunda etapa do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A proposta será votada pelos membros da comissão.

Com a admissibilidade do processo aprovada no último dia 12, tem início agora a fase de pronúncia. Nessa etapa, os trabalhos concentram-se na comissão, com a produção de provas, audiência de testemunhas, diligências e debates entre a acusação e a defesa. A Comissão Especial do Impeachment continua a ser presidida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), mas caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, coordenar as atividades.

Ao assumir essa função, também em 12 de maio, Lewandowski afirmou que os juízes são os senadores e que ele atuará como um órgão recursal. O presidente do STF disse ainda que os procedimentos a serem seguidos são baseados no processo de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Duração.
Os senadores Raimundo Lira e Antonio Anastasia, Ricardo Lewandowski, técnicos da Comissão Especial do Impeachment e do STF se reuniram na terça-feira (17) para discutir os aspectos legais do processo de impedimento. Ao sair do encontro, Lira disse que anunciaria o calendário da nova etapa na reunião do dia 24. Segundo o senador, os integrantes do colegiado decidirão por voto se as investigações vão durar menos de 180 dias, período máximo de afastamento de Dilma.

Pesquisa revela que 30% dos brasileiros nunca comprou um livro.

O número de leitores no país teve um ligeiro crescimento, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, e cuja edição mais recente foi divulgada nesta semana. Eles passaram de 50% da população, em 2011, para 56% no ano passado. O critério para determinar se alguém é considerado “leitor” é se a pessoa leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. A média de livros lidos por ano subiu de 4 para 4,96.

Do universo de 5.012 pessoas pesquisadas, 74% não compraram nenhuma obra nos últimos três meses e 30% dos entrevistados nunca compraram um livro. O número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos aumentou de 53% em 2011 para 67% em 2015.

A leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre. Aos não leitores, perguntaram sobre as razões para não terem lido nada nos três meses anteriores à pesquisa e as respostas mais frequentes foram: falta de tempo (32%), não gosta de ler (28%), não tem paciência (13%), prefere outras atividades (10%), dificuldades para ler (9%), sente-se cansado para ler (4%).

Apresentadores devem revezar comando do “Balanço Geral” aos sábados.

O “Balanço Geral” pode ser uma aposta na programação nacional da Record durante as tardes de sábado. Para o plano ser posto em prática, o horário das atrações do dia devem ser alterados. O jornalístico deve ser exibido entre 12h e 14h30, e o “The Love School” deve passar em seguida. O seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” pode sair do ar.

A Record estuda uma estratégia para que o “Balanço Geral” possa ser exibido. O programa deve ser marcado por um rodízio de apresentadores de todo o país. O primeiro deve ser Reinaldo Gottino, que comanda a versão de São Paulo, onde faz muito sucesso.

Do Norte brasileiro, René Marcelo foi convocado. No Sul, Alexandre Mota terá a experiência. No Nordeste, Hugo Esteves e José Eduardo também farão parte das gravações. No Sudeste, Gustavo Marques, Thiago Valentim e Amaro Neto vivem a expectativa de receberem o convite.

O quadro “Hora da Venenosa” também contará com um rodízio, isto porque não poderá contar com Fabíola Reipert, líder de audiência em muitos dias com sua participação em São Paulo. Sabrinna Albert, Monica Fonseca e Poliana Rozado devem fazer o revezamento.

A previsão é que o “Balanço Geral” ganhe programação aos sábados após as Olimpíadas, sendo a novidade do segundo semestre.

Encontro regional de matemática será realizado no Campus do IFRN São Paulo do Potengi.

Dando sequência a seu protagonismo no estimulo à educação, ciência e tecnologia, o Campus São Paulo do Potengi do IFRN será palco, no próximo dia 2 de junho, a Primeira Caravana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O intuito do evento é reunir, na sede do Instituto, estudantes de 48 escolas dos 13 municípios que compõem a Região.

Estudantes e professores de Barcelona, Bom Jesus, Caiçara do Rio dos Ventos, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza e Presidente Juscelino realizarão um encontro no auditório do campus para serem apresentados à OBMEP e todos os seus programas, na busca por uma maior participação e capacitação no ensino em sala de aula.

Potiguar Débora Seabra é destaque na Revista VEJA.

A potiguar Débora Araújo Seabra de Moura é destaque neste fim de semana nas páginas amarelas da Revista VEJA.

Débora é considerada exemplo no desenvolvimento de ações educativas no país. Em 2015, recebeu em Brasília, o prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados, que elege pessoas que se destacaram no Brasil, por essas ações.

Considerada a primeira professora do Brasil com Síndrome de Down, a potiguar lançou recentemente um livro chamado “Débora conta Histórias”, que reúne fábulas infantis com mensagens de apoio ao direito de ser diferente. Débora viaja o Brasil e outros países, dando palestras sobre o combate ao preconceito.

Estudantes inscritos no Enem têm até quarta-feira para pagar taxa.

Termina na próxima quarta-feira (25) o prazo para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas. As inscrições foram encerradas as 23h59 de ontem. Até pouco antes das 18h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 8.222.491 inscrições, pouco menos do total de inscritos do ano passado (8.478.096).

O balanço final do número de inscrições será apresentado em coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (23) à tarde, mas o número total de candidatos só será confirmado depois do dia 25, quando termina o prazo para o pagamento da taxa. Em 2015, do total de inscritos 5,7 milhões de candidatos fizeram a prova.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram esta condição durante a inscrição estão isentos do pagamento da taxa. O valor, que até o ano passado só podia ser pago em agências do Banco do Brasil, agora pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Provas
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, com atendimento específico ou especializado para quem indicou, no ato da inscrição, esta necessidade. É o caso, por exemplo, de pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

O atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – aqueles que, por convicção religiosa, reservam o sábado para descanso e oração. Nesse caso, os estudantes podem fazer o exame após o pôr do sol.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

sexta-feira, maio 20, 2016

Detentos se casam dentro da maior unidade prisional do RN.

Seis casais celebraram a união no religioso dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, nesta sexta-feira (20). O casamento coletivo foi realizado com autorização e supervisão da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). A cerimônia foi celebrada por um pastor evangélico e contou com a presença de familiares dos presos.

Esse foi o primeiro casamento realizado em Alcaçuz este ano. De acordo com a Sejuc, todas as despesas da cerimônia, como roupas e enfeites foram custeadas pelos próprios presos e familiares. Após os casamento foi realizada uma comemoração com bolos, salgados e refrigerantes também pagos pelos presos.

Para a Sejuc, a realização do casamento "representa um princípio de ressocialização dos presos já que é um elo dos internos com as famílias e o mundo externo".

Cerca de 350 PMs farão segurança na partida entre América e ABC neste domingo.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da defesa Social (Sesed), por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, divulgou na tarde desta sexta-feira (20) o plano de operações que será executado durante a partida entre América F.C e ABC, que acontece neste domingo (22), às 19h, no Estádio Arena das Dunas, em Natal.

Para este evento, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) elaborou, mais uma vez, um planejamento prevendo ações ostensivas e preventivas integradas com outros órgãos públicos e privados tais como a STTU, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Consórcio Arena das Dunas.

Cerca de 350 policiais extras, das mais diversas unidades especializadas (Batalhão de Choque, Companhia Feminina, Regimento de Polícia Montada, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, Policiamento Turístivo, Prevenção ao Uso de Drogas, entre outras), além dos batalhões de área (1º, 3º, 4º, 5º e 9º BPMs) estarão envolvidos diretamente na ação. O planejamento prevê a distribuição do efetivo ao entorno do estádio, mas também em vários locais onde haverão deslocamentos e concentração de torcedores em vias públicas e bares. Nestes locais, além do policiamento a pé e com cavalos, também estão previstos patrulhamentos táticos móveis com abordagens durante todo o dia. O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) também contará com viaturas fazendo o patrulhamento no perímetro do estádio.

Todos as infrações envolvendo torcedores nas imediações do Estádio, durante a partida, serão conduzidos para o setor de triagem da PM e encaminhado à Delegacia de Apoio e Juizado Especial Criminal instalados no interior do Arena. Já os casos envolvendo torcedores, após o horário do jogo e no trajeto ao Estádio, serão direcionados à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal.

Como realizado em todos os grandes clássicos, as saídas das torcidas do Estádio ocorrerão de forma alternada, evitando encontro de grupos adversários. Esta sequência dependerá do resultado do jogo. O policiamento da área só será desativado após a saída total do público assistente.

Com agenda lotada, Joelma fatura mais de R$ 90 mil por mês.

A cantora Joelma passou meses envolvida na polêmica separação com o guitarrista Ximbinha. Desde o fim da Banda Calypso, a vida da artista paraense mudou totalmente. 2016 está sendo um ótimo ano para ela, já que ela o iniciou com a agenda preenchida de shows por todo país.

Com a carreira solo, Joelma está faturando em média R$ 95 mil. Este valor é metade do que recebeu pela última apresentação com a Calypso, no réveillon em Rondônia. Ela, inclusive, está sendo atração de vários programas de auditórias das emissoras brasileiras. Agora, a cantora irá participar do quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”.

Ainda sem previsão de estreia, a nova edição da “Dança” também poderá contar com outros artistas como Camila Queiroz, Priscila Marinho e Alessandra Negrini. Além disso, a Globo deseja os cantores Ludmilla e Wesley Safadão na atração, e segundo informações, as negociações já estão acontecendo, mas ainda nada de concreto, apenas Joelma foi confirmada como participante.

Donos de pequenas empresas do RN não planejam demissões, diz pesquisa.

Apesar de o Rio Grande do Norte ter registrado uma perda recorde no número de postos de trabalho formais no primeiro trimestre do ano – cerca de 10 mil vagas -, o segmento que tradicionalmente mais gera emprego não pensa em demitir pessoal até junho. De acordo com o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), 89% dos proprietários de micro e pequenas empresas do estado devem manter o quadro de funcionários até o fim do segundo trimestre, enquanto 6% pensam em demissões e 5% em novas contratações.

O ICPN é medido mensalmente pelo Sebrae e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e visa calcular o impacto da conjuntura econômica nos pequenos negócios e suas expectativas. Os indicadores de confiança são como termômetros antecedentes que funcionam como uma sinalização do humor do empresário. São importantes porque mostram para onde a economia está caminhando e, por isso, servem de alerta.

Para compor o índice, foram entrevistados 200 empresários potiguares entre os dias 4 e 29 do mês passado. No total, a pesquisa ouviu 6 mil empresários do país, entre donos de pequenas empresas, microempresas e Microempreendedores Individuais (MEI). A margem de erro de sete pontos percentuais para os dados estaduais.

Em relação a perspectivas de faturamento, o estudo mostra que a maior parte está otimista no que se refere às receitas até junho. 44% dos potiguares preveem aumento do faturamento até o fim do segundo trimestre e outros 43% devem manter o fluxo de caixa. Apenas 13% acreditam que terão perdas de receitas nesse período.

Agentes encontram 'alambique artesanal' em presídio do RN.

Agentes penitenciários, com o apoio do Grupo Tático de Operações da PM fizeram uma revista de rotina no Complexo Penal de Pau dos Ferros nesta sexta-feira (20) e encontraram um "alambique artesanal". O material estava dentro de uma das 16 celas revistadas na unidade. Também foram encontrados celulares, facas artesanais, e uma pequena quantidade de maconha.

A revista aconteceu na manhã desta sexta-feira (20). "Encontramos drogas, celulares e armas artesanais, além desse alambique artesanal que os presos usavam para fabricar cachaça", disse Francicso Caio Arnaud Sampaio, diretor da unidade.

O "alambique artesanal" funcionava improvisado com um galão de água mineral de vinte litros, fios e uma garrafa pet. "Já tinha cachaça produzida por eles na garrafa", informou o diretor.

O Complexo Penal de Pau dos Ferros abriga presos dos regimes fechado e semiaberto e conta hoje com 160 detentos. A capacidade é de 80 presos.

Escolas públicas do RN debatem conflitos étnicos em evento que simula comissão da ONU.

Alunos de cinco escolas públicas de ensino médio e do Marista Champagnat participam nesta sexta-feira (20) e no sábado (21) de uma sessão simulada da Comissão de Direitos Humanos da ONU, para debater “Os Conflitos Étnicos na Europa e a Questão das Minorias”. O evento ocorre na UNI-RN, na avenida Hermes da Fonseca, e é promovido pelos projetos SOI (Simulação de Organizações Internacionais), da UFRN, e UNISIM (Simulação Intermundi), da UNI-RN.

Os debates deste ano terão a participação das escolas estaduais Berilo Wanderley, Sebastião Fernandes, Anisio Teixeira, Edgar Barbosa e Atheneu, além do Marista Champagnat, que oferece ensino noturno gratuito no Colégio Marista. Ao todo, 70 alunos participam da ação.

Os dois projetos fazem um trabalho de educação de alunos do ensino médio sobre direitos humanos e direito internacional, simulando o funcionamento de organismos como a ONU. Os estudantes representam os delegados de cada país participante do órgão simulado e debatem todos os aspectos do tema enfocado. A simulação programada para esta sexta-feira e para sábado é a segunda realizada pela SOI e UNISIM. No ano passado, o tema foi “Bioética”, com ênfase na discussão sobre o uso de células-tronco em uma simulação de assembleia da UNESCO.

“Globo Repórter” (20/05/2016): O poder dos hormônios no nosso corpo.

Hormônios são o motor da vida? Revelaremos porque essa substância produzida em nosso próprio organismo tem tamanha influência no comportamento humano. Mãe na menopausa, filha na puberdade: a verdadeira batalha de hormônios dentro das famílias brasileiras. É possível conviver com tanta tensão? A reposição hormonal é o melhor remédio?

Saiba como o hormônio do crescimento mudou a vida de Theo e de gêmeos que nasceram prematuros. Testosterona fazem bem ou fazem mal? Especialistas respondem qual a dosagem correta e que, com acompanhamento médico, pode até melhorar a vida das mulheres afligidas pela menopausa. Como é possível explicar o caso do jovem que foi parar na UTI porque simplesmente queria ganhar músculos? O que acontece com as pessoas que não conseguem produzir hormônios suficientes para viver de maneira saudável?

Desmistifique conosco também os mistérios do hipotireoidismo, mal que atinge dez milhões de brasileiros mas que está sendo aliviado pelos poderes da castanha do Pará. Já ouviu falar também na melatonina, aquele hormônio que regula o sono? Veja as descobertas que revelam o lado bom de algo que não se vende na farmácia: a cura de doenças crônicas como a enxaqueca. Desvende tudo nesta sexta-feira (20), no “Globo Repórter”.

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem.

Hoje (20) é o último dia para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo termina às 23h59, no horário de Brasília, e as inscrições são feitas apenas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

No momento da inscrição, o participante deve ter em mãos o CPF, o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. Deve informar se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Governo Temer suspende todas as novas contratações do Minha Casa Minha Vida.

O governo do presidente em exercício, Michel Temer, abandonou a meta traçada pela presidente afastada Dilma Rousseff de contratar 2 milhões de moradias do Minha Casa Minha Vida até o fim de 2018, disse o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Ao jornal O Estado de S. Paulo, ele afirmou que toda a terceira etapa do programa – e não apenas a modalidade Entidades – está suspensa e passará por um processo de “aprimoramento”.

Araújo estimou em 40 dias o tempo necessário para fazer um raio X da principal vitrine de seu ministério. Segundo o ministro, a nova meta para o Minha Casa vai depender da análise das contas públicas a cargo da equipe econômica de Temer, chefiada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “É preferível que identifiquemos os reais limites do programa e que os números anunciados sejam o limite de contratação”, afirmou. Segundo ele, “metas realistas” não geram expectativas falsas tanto nos empresários – que precisam fazer o planejamento pelo tamanho do programa – como para os beneficiários.

Dilma Rousseff anunciou o MCMV 3, pela primeira vez, em julho de 2014, na véspera do início da campanha eleitoral, na comunidade do Paranoá, em Brasília. Naquele dia, prometeu construir 3 milhões de moradias até o fim de 2018, número que foi repetido na campanha e no início do segundo mandato. Posteriormente, recuou para 2 milhões de unidades, com investimentos de cerca de R$ 210,6 bilhões, sendo R$ 41,2 bilhões do Orçamento-Geral da União.

A terceira etapa do programa, porém, não engatilhou, e o ministro diz que todas as condições serão reavaliadas, até mesmo a grande novidade – a criação da faixa intermediária, batizada de faixa 1,5 – que nunca saiu do papel. Ela beneficiaria famílias que ganham até R$ 2.350 por mês, com subsídios de até R$ 45 mil para a compra de imóveis, cujo valor pode chegar a R$ 135 mil, de acordo com a localidade e a renda. Além do “desconto”, os juros do financiamento, de 5% ao ano, também seriam subsidiados com recursos do FGTS.

Ministério da Educação e Cultura reduz verbas das Escolas Federais.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) reduziu, neste mês de maio, em 20% o valor para o Instituto Federal de São Paulo (IFPS) efetuar o pagamento de bolsas de auxílio estudantil a alunos em situação e vulnerabilidade social.

Segundo o UOL, apenas 80% do recurso foi destinado aos 33 campus do instituto. Indignados, os alunos ocuparam a reitoria do instituto na quinta-feira (19) e conseguiram que o MEC liberasse mais 12% da verba necessária para pagar as bolsas.

A verba total para o pagamento mensal das bolsas é fixada em R$ 670 mil, com 1.200 estudantes beneficiados. Questionado pela reportagem, o MEC não se pronunciou. Já o IFSP confirmou atraso no repasse do dinheiro.

ONU alerta para 12º recorde mensal seguido de calor no mundo.

A Organização das Nações Unidas mostrou-se alarmada após cientistas registrarem o 12º mês seguido de recorde de calor no mundo. Os dados divulgados na quinta-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA confirmaram leituras anteriores da Nasa e da Agência Meteorológica do Japão.

Os números mostram que a temperatura média da Terra em abril estava 1,1º Celsius acima da média do século 20.

Uma porta-voz da Organização Meteorológica Mundial afirmou na segunda-feira que “o que é particularmente preocupante é a margem em que esses recordes têm sido batidos”. Segundo a porta-voz, os recordes têm sido “triturados” sistematicamente.

A porta-voz da entidade disse a repórteres em Genebra que, ainda que os recordes estabelecidos no ano passado já tenham sido alarmantes, “o calor que temos visto em 2016 torna 2015 menos importante na comparação”.

Egito e Grécia encontram corpos e destroços do avião da EgyptAir.

As Forças Armadas egípcias anunciaram nesta sexta-feira que encontraram a 290 quilômetros ao norte de Alexandria, no Mar Mediterrâneo, destroços do avião da EgyptAir que caiu na quinta-feira quando fazia rota de Paris ao Cairo. O Ministério da Defesa grego confirmou ainda a descoberta de corpos no local. Equipes fazem busca em uma área ampla para achar a caixa-preta do avião. Na tarde de quinta-feira, a companhia aérea havia feito o anúncio da descoberta, mas acabou desmentida por autoridades gregas e se retratou.

"Aviões e navios do Exército encontraram objetos pessoais e destroços do avião a 290 quilômetros ao norte da Alexandria. A busca continua, estamos tirando água de tudo o que encontramos", disse o Exército em um comunicado. 

De acordo com o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, foram encontrados até o momento um pedaço de um corpo, malas e assentos.

A busca pelo avião da EgyptAir se intensificou nesta sexta-feira, um dia depois do Airbus A320 ter desaparecido com 66 pessoas a bordo. O Egito liderou os esforços internacionais para encontrar destroços da aeronave em uma operação perto da da ilha grega de Karpathos, com apoio da França, Grécia, Turquia e Reino Unido. A marinha americana enviou uma aeronave P-3 Orion de vigilância marítima a partir de uma base na Sicília.

Na noite de quinta-feira, depois de anúncios contraditórios sobre a localização dos destroços do avião, o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi, pediu que todos os aparelhos de Estado envolvidos intensificassem as operações de busca.

A França anunciou que enviou nesta sexta-feira três investigadores e um assessor técnico da Airbus para o Cairo a fim de participar das operações de busca. Dentro do país, a promotoria parisiense disse estar investigando as instalações do aeroporto Charles de Gaulle e a identidade dos passageiros e de todo o pessoal que possa ter tido contato com o avião. Segundo o "El País", as autoridades locais temem a possibilidade de um outro incidente aéreo.

O avião levava 56 passageiros e 10 membros da tripulação quando deixou o aeroporto Charles de Gaulle de Paris rumo ao Cairo na noite de quarta-feira. O Airbus A320 desapareceu no início da quinta-feira enquanto voava para o Cairo. O voo deveria durar cerca de três horas e meia.

Autoridades disseram que o avião provavelmente caiu no mar, mas a causa da queda ainda não está esclarecida. O tempo estava bom no momento em que a aeronave caiu.

— O avião desviou e, em seguida, mergulhou antes de descer para o Mediterrâneo — disse o ministro da Defesa de Grécia, Panos Kammenos.

Proposta de doação de R$ 20 mi do TJ para construção de presídios chega à Assembleia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (20), das mãos do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Cláudio Santos, o anteprojeto de lei ordinária proposto pela presidência do Tribunal e aprovado pelos desembargadores da Corte de Justiça propondo acordo de cooperação entre o TJRN e o Governo do Estado, para transferência de R$ 20 milhões que será incorporado ao Fundo Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte (Funpern), aplicado em investimento exclusivo na construção de 600 unidades prisionais. Na ocasião o desembargador solicitou celeridade na tramitação do anteprojeto na Casa Legislativa.

“Quero parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça e todos os desembargadores pela inciativa e competência da gestão em economizar e transferir emergencialmente R$ 20 milhões para o Governo do Estado. Assim será possível enfrentar a crise carcerária, criando 600 vagas com a construção de um presídio. Quanto à celeridade solicitada, tenho certeza da compreensão de todos os deputados dessa Casa Legislativa referente ao tema. Já na próxima sessão ordinária (terça, 24) será lida a matéria e encaminhada às comissões, que darão celeridade na apreciação”, destacou Ezequiel Ferreira.

O presidente do legislativo potiguar ainda ressaltou o empenho dos poderes constituídos em contribuir para o enfrentamento do momento de crise econômica. “Com este gesto o Tribunal de Justiça se mostra sensível a esta crise. E o Poder Legislativo tem contribuído de forma contundente através da prática da economicidade e austeridade com seus gastos. Em 2015 economizamos R$ 20 milhões, agora em março cortamos 930 cargos e gratificações que resultará numa economia de mais R$ 20 milhões em um ano, e ainda no ano passado abrimos mão de R$ 5 milhões, frente às frustrações de receita do poder Executivo e já este ano este montante já chega a R$ 7 milhões. Com isto, tem-se a demonstração contundente da contribuição que os poderes constituídos têm dado neste momento de dificuldade econômica”, assevera.

Ao comentar a proposição inédita e o protagonismo do Judiciário Potiguar o desembargador Cláudio Santos enfatizou que segurança pública é dever de todos. “A sociedade clama por mais segurança pública e o Poder Judiciário não poderia ficar inerte a esta realidade, por isso, com recursos próprios e economia, estamos disponibilizando valor financeiro significativo para que o Estado possa construir uma unidade para desafogar o sistema prisional”.

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) enalteceu a iniciativa do TJRN pela decisão que tomou com foco na responsabilidade social. “Todos somos sabedores da crise no sistema carcerário. E o Tribunal de Justiça contribui efetivamente para o enfrentamento da crise”, salienta.

Após 2 horas de espera, voo da TAM é suspenso e passageiros ficam em saguão do aeroporto de Natal/RN.

Passageiros do voo da TAM JJ 3306 que deveria sair de Natal para Fortaleza desde às 11h desta sexta-feira (20) amargam uma longa espera no Aeroporto de Natal. Segundo passageiros, após mais de uma hora dentro da aeronave sem decolar foram informados que o voo não iria ocorrer por problemas técnicos e deveriam desembarcar.

O advogado Eudes Pinheiro que iria embarcar com a esposa e a filha de 6 anos narrou a situação ao portalnoar.com. “Nós entramos no avião para decolar às 11h e depois de mais de duas horas, sem nenhuma explicação e nem servir água fomos informados para descer. Agora estamos no saguão esperando uma definição ou remanejamento, mas nada confirmado, um total absurdo”, afirmou o advogado.

Mais de 100 passageiros fariam a viagem que tem duração média de 40 minutos, mas deve se prolongar por pelo menos nove horas. “Disseram que vão tentar colocar em outras aeronaves que vão para Brasília e Rio de Janeiro e assim levar para Fortaleza, ou um novo voo às 21h, mas nada garantido e estamos sem qualquer confirmação”, declarou Eudes.

Em contato com a reportagem do portalnoar.com,a companhia enviou posicionamento oficial. “A LATAM Airlines informa que a aeronave que faria o voo JJ3306 (Natal – Fortaleza) de hoje (20) precisou passar por manutenção corretiva e foi cancelado. Um novo voo foi reprogramado e tem previsão de decolar às 18h20* com o número JJ9000. A companhia lamenta o ocorrido e informa que os passageiros estão recebendo a assistência necessária. A empresa também reitera que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, finaliza.

Para presidente da Fiern, RN Gás+ estimulará competitividade.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, festejou o lançamento do programa RN Gás+, apresentado pelo governador Robinson Faria nesta sexta-feira (20), na nova sede do Idema.

“Temos um importante projeto que vai proporcionar a atração de investimentos para o Estado ainda mais em um momento como esses de recessão econômica. Esse é um dia para comemorarmos porque temos uma importante alavanca para o desenvolvimento”, comentou o dirigente da Fiern.

O projeto de subsídio de gás natural às indústrias era originalmente tocado em parceria com a Petrobras. A estatal da União, no entanto, decidiu abandonar o projeto. O Estado, agora, é o único do Brasil que fornece o combustível para empresas sem a intermediação da Petrobras.

“Além disso, é importante ressaltar que esse projeto vai dar mais competitividade ao Rio Grande do Norte, que, também, conta agora com um processo de licenciamento ambiental menos burocrático. Isso é bom para o ambiente empresarial”, destacou Amaro.

“Jornal Hoje” mudará de horário na Globo.

Na programação da Rede Globo da próxima semana, mostra um novo horário para o telejornal vespertino da emissora, o “Jornal Hoje”, que antes começava às 13h20, e agora passará a ser exibido às 13h25, cinco minutos mais tarde, com isso o esportivo “Globo Esporte” ganhará mais 5 minutos.

Já o “Vídeo Show”, passará a ser exibido sempre após as 14h05. Recentemente a jornalista Sandra Annemberg, levou a Tocha Olímpica para o estúdio do telejornal. Ela acabou repercutindo na internet por conta disso.

Ela também carregou a tocha em uma distância de 200 metros, ela se empolgou tanto que acabou virando hit na internet. Além dela o “Jornal Hoje” é apresentado pelo jornalista Evaristo Costa. Recentemente o telejornal sofreu a sua primeira derrota na história para a Rede Record.

Lei declara Festa de Santa Rita de Cássia patrimônio cultural do RN.

A Festa de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, no Trairi, foi declarada Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do Rio Grande do Norte.

A lei que reconhece a importância do evento foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem quinta-feira (19), assinada pelo governador Robinson Faria.

O deputado Tomba Farias comemorou a aprovação do projeto de sua autoria e destacou a importância da festa religiosa não somente para a cidade, mas para a região e o RN. Segundo o parlamentar, a procissão de Santa Rita de Cássia, padroeira do município, costuma reunir cerca de 70 mil pessoas.

Durante os festejos a cidade tem intensa movimentação turística, estando no momento, com todos os leitos de hotelaria ocupados. Tomba Farias também ressaltou a importância do Alto de Santa Rita, que já atraiu cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas ao local. Em aparte, o deputado Dison Lisboa (PSD) parabenizou a iniciativa, por colaborar com a geração de emprego e renda.

€#ParaRefletir: A educação pública tem muito a temer com o Governo Temer.

Por Denor Ramos

O impeachment aprovado pelo Senado Federal no último dia 12 de maio não feriu tão somente à Constituição Brasileira promulgada a 05 de outubro de 1988. O afastamento da Presidenta Dilma Rousseff, que ocorre pautado na inexistência de um crime de responsabilidade fiscal, também não apenas destruiu a democracia que ressurgiu lá em 15 de janeiro de 1985 com a eleição indireta de Tancredo Neves à presidência da república.

Uma ruptura da democracia não atinge apenas àqueles que estavam no poder. Isso seria muito pouco perto do imenso todo. Golpes, sejam com baionetas, congressistas, factoides midiáticos ou juristas injustos, atingem e afligem direta e mais fortemente os cidadãos, os representados, os de mãos atadas. Os golpes por si só são nocivos a qualquer povo, embora parte dessa massa não se dê conta disto.

O atraso é sempre forjado na ideia e no discurso de construção de novos horizontes. Eles nos fazem crer que andaremos para frente quando na verdade farão com que o progresso não progrida. Foi assim quando os militares saíram da caserna para governar o Brasil. O resultado nós bem sabemos: 21 anos de um regime que amordaçou, censurou e nos colocou na rota do atraso. Essa série de coisas fez com que nossa economia levasse mais de uma década e meia para sair da UTI.

Pior, a educação pública passou por um processo de deterioração quando estava sob a batuta dos homens fardados, pois muitos foram os incentivos a educação privada em detrimento da pública.

Mas a maior tragédia é que o presente está revisitando o passado. Hoje assistimos com indignação ao que será feito com tudo que de bom foi construído a duras penas nos últimos 13 anos. O Governo Michel Temer, que por sinal é mais que ilegítimo, já está mostrando a que veio.

Estamos sob um imenso risco de enterrar as importantes conquistas da classe trabalhadora brasileira. Saúde, leis trabalhistas, programas sociais… todas as áreas estão na mira. Vão tragar tudo na rota do retrocesso. A educação sofrerá grandes perdas.
Texto na íntegra >>> bit.ly/1rUWM39

quinta-feira, maio 19, 2016

Tribunal libera R$ 20 milhões para o RN construir presídio com 600 vagas.

Com a compreensão de que a questão da segurança pública é a que mais aflige a sociedade potiguar, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte anunciou nesta quinta-feira (19) que vai liberar R$ 20 milhões para que o Estado construa um presídio com capacidade para 600 presos e uma unidade da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O anúncio foi feito pelo presidente do TJRN, Cláudio Santos, durante entrevista coletiva.

“O RN possui uma população carcerária de 7 mil presos e um deficit de 3.450 vagas”, lembrou o presidente do TJRN durante o anúncio da medida. O anteprojeto de lei proposto pelo Tribunal – já apresentado e aprovado pelos desembargadores da Corte de Justiça – será entregue na manhã desta sexta-feira (20) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira.

“A sociedade clama por mais segurança pública e o Poder Judiciário não poderia ficar inerte a esta realidade. Por isso, com recursos próprios e economia, estamos disponibilizando valor financeiro significativo para que o Estado possa construir uma unidade para desafogar o sistema prisional”, destacou Santos. O presidente do TJRN também lembrou que a segurança pública é dever de todos, sejam cidadãos ou órgãos do Estado.

Segundo o Tribunal, foi levado em consideração o custo de R$ 3 mil por preso na construção de uma penitenciária. “Em nossa ida à Assembleia, solicitaremos o trâmite mais célere possível para o anteprojeto e, com isso, o governo estadual terá condições de construir o presídio de maneira rápida”, frisou o desembargador.

18 capitais têm protesto contra o fim do Ministério da Cultura.






Manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) ocupam nesta quinta-feira (19) prédios públicos ligados à pasta em ao menos 18 capitais, incluindo Brasília. Os atos têm participação de artistas e produtores culturais.

São registradas ocupações em Natal, Cuiabá, Belém, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Macapá, Maceió, Florianópolis, Porto Alegre e Recife.

Os grupos protestam contra a decisão do presidente em exercício, Michel Temer, de transferir as atribuições do MinC para a pasta da Educação, que passa a se chamar Ministério da Educação e Cultura (MEC). Na quinta-feira já havia várias ocupações contra o fim do ministério.

Em boa parte das cidades, os locais ocupados são sedes da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os protestos também são contrário ao governo Michel Temer.

Com a repercussão negativa da decisão de incorparar o MinC à Educação, Temer já havia anunciado que toda a estrutura da Cultura será mantida, mas sem o status de ministério. Marcelo Calero, ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, assimiu a Secretaria Nacional de Cultura na quinta-feira (19).

Superlotação em presídios do RN pode levar apenados à prisão domiciliar.

O Judiciário do Rio Grande do Norte já pode adotar mais uma nova alternativa à superlotação do sistema prisional: enviar presos para o regime semiaberto ou para prisão domiciliar.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que o sentenciado deve cumprir a pena em regime mais benéfico sempre que não houver vaga.

No entanto, as deficiências do sistema prisional não são garantia de concessão indiscriminada desse benefício. Caberá ao juiz decidir quando vai conceder o regime mais brando, seguindo critério como comportamento ou grau de periculosidade do condenado.

A possibilidade foi comentada nesta quinta-feira (19) pelo presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, ao anunciar que o Poder Judiciário vai transferir R$ 20 milhões para o Estado construir mais um presídio.

“O Judiciário do RN, provocado, haverá de tomar iniciativa e decisões semelhantes à do Supremo. Cada vez que passa, as decisões do STF são mais vinculantes. Não vejo como o Poder Judiciário Estadual adotar linha diferente do que o Supremo adota”, comentou Santos.

Suicídio registrado no início da noite na ponte Newton Navarro em Natal/RN.

Um suicídio foi registrado na tarde desta quinta-feira (19) na Ponte Newton Navarro, a vítima era conhecida como a travesti “Viviane Suassuna”.

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 16:30h para realizarem a remoção do corpo que foi encontrado boiando próximo a um dos pilares da ponte.

Os peritos do ITEP também estiveram no local e recolheram o corpo para a sede do órgão no bairro da Ribeira. Via Na ficha da Polícia.

Senac promove semana de combate à violência contra as mulheres.

O Senac RN promove, entre os dias 18 e 25 de maio, semana de combate à violência contra as mulheres. Abrindo a programação, ontem (18), a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aparecida França, ministrou palestra para os colaboradores do Sistema Fecomércio RN, orientando como pode-se identificar e denunciar formas de abuso. O evento ocorreu no auditório do Sesc Centro, em Natal, e reuniu cerca de 60 pessoas.

Segundo o diretor regional do Senac, Fernando Virgilio, o Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac busca a transparência e igualdade em suas relações, considerando sempre as competências profissionais. “Reconhecemos a importância da participação feminina nos nossos resultados e a capacidade de nossas colaboradoras. Atualmente, no Senac, cerca de 60% da equipe é composta por mulheres. Elas também são maioria nos cargos de gestão, inclusive em âmbito de diretoria”, afirmou.

A secretária municipal Aparecida França destacou a importância da iniciativa e reforçou que as ações desenvolvidas pela Semul buscam fortalecer os diretos e promover uma maior participação feminina. “Percebemos isso aqui no Senac, que é uma instituição a ser admirada por ter uma realidade diferente da maioria das empresas, com uma expressiva presença das mulheres em todas das esferas”, destacou.

Ao longo da Semana Senac de Combate à Violência Contra as Mulheres a instituição pretende disseminar informações, com o intuito de despertar o debate sobre o tema e mobilizar os colaboradores pelo fim dos abusos e em favor da igualdade de gênero.

A partir de junho, em parceria com a Semul, o Senac também realizará palestras de orientação para os alunos atendidos pelo Programa de Aprendizagem Comercial, nas unidades de Natal.

Estatísticas – Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres é uma dura realidade. Segundo a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86%, a agressão é semanal.

Grupo contra Temer e fim do Ministério da Cultura segue ocupação do Iphan em Natal/RN.


Artistas do Rio Grande do Norte seguem na ocupação do prédio onde fica o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Centro de Natal. A ocupação começou na tarde de terça-feira (17) e não tem data para terminar. Segundo os manifestantes, a ocupação tem uma média de rotatividade diária de 200 pessoas.O Iphan é o único equipamento do Ministério da Cultura no Rio Grande do Norte.

"Ao final de cada dia de ocupação nós realizamos uma plenária para avaliar o dia e pensar nas ações do dia seguinte, sempre articuladas com as demais ocupações pelo Brasil. Até então não foi definida uma data para o fim da ocupação", explicou Rodrigo Bico, ator e militante da cultura no estado.

Segundo ele, a ocupação não tem caráter reivindicatório, mas sim um caráter de reação. "Primeiramente ao não reconhecimento da maneira como Michel Temer chegou à presidência e à consequente extinção do Ministério da Cultura", disse. O grupo se mantém no local com a ajuda de amigos e da população em geral que tem doado alimentos, materias de limpeza e higiene pessoal e utensílios necessários no dia a dia.

Durante todo o dia o espaço recebe uma intensa agenda de atividades políticas e artísticas, como oficinas, debates, ensaios, exibição de filmes e apresentações musicais. Nesta quinta-feira (19), a programação contou com aula de teatro, roda de capoeira, oficina de cartazes, sarau poético, oficina de percussão corporal, apresentação de malabares e palhaços e uma aula de Ética e Comunicação para alunos da UFRN.

Anvisa dá prazo de seis meses para adequação de rótulos em cosméticos infantis.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fixou prazo de seis meses – contados a partir de 27 de abril deste ano – para a adequação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis a requisitos específicos de advertências de rotulagem.

As regras foram estabelecidas por meio de resolução publicada pelo órgão no dia 24 de abril do ano passado, que dispõe sobre requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis.

O texto estabelece como público infantil crianças com até 12 anos incompletos e determina, por exemplo, que a formulação desse tipo de produto seja constituída de ingredientes próprios e seguros para a finalidade de uso proposta, levando-se em conta possíveis casos de ingestão acidental.

A resolução prevê também que a remoção do produto ocorra de forma fácil – pela simples lavagem com água, sabonete ou xampu. Ainda de acordo com as novas regras e com o objetivo de evitar a ingestão do produto, fica permitida a utilização de ingredientes com função desnaturante (gosto amargo).

Governo do Estado lança nesta sexta-feira programa RN Gás+.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte lançará oficialmente, nesta sexta-feira (20), às 11h, o início da operacionalização do RN Gás +, o novo programa de incentivo ao desenvolvimento econômico por meio do subsídio de Gás Natural Canalizado para as indústrias, benefício único no Brasil. O lançamento ocorrerá no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), ocasião em que o governador Robinson Faria fará uma visita a nova sede do órgão.

A expectativa é que a medida impacte positivamente o mercado com a manutenção de 30 mil empregos e surgimento de novas vagas. “A iniciativa chega em um momento de retração da economia como uma alternativa para alavancar os negócios e garantir os empregos. Mais do que isso, o governo pretende atrair novas indústrias ao Estado com o RN Gás +. Todos saem ganhando, mas estamos focados principalmente em gerar empregos e, desta forma, dar a contribuição do Estado para movimentar a economia”, declarou o Governador Robinson Faria.

Somente de junho a dezembro de 2016 estão previstos no orçamento do Estado investimentos na ordem de R$ 11 milhões, de recursos próprios, para oferecer descontos na fatura de gás das empresas a serem beneficiadas pela lei de incentivo. Os percentuais de desconto estão condicionados a uma série de requisitos. O principal deles é a oferta de empregos aos norte-rio-grandenses. A operacionalização do RN Gás + envolve o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, IDEMA e Companhia Potiguar de Gás (Potigás).

Defensoria pública abre seleção de estágio para estudantes de Direito.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DEP-RN) realiza, no próximo domingo (22), das 9h às 13h, seu VI Teste Seletivo para Estagiários do curso de Direito. As provas serão realizadas em Natal e no interior. Ao todo, 670 estudantes se inscreveram e deverão participar da seleção, que é destinada à formação de cadastro de reserva para os Núcleos de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim e Nova Cruz.

A Defensoria disponibilizou em seu site o Edital 018/2016, que traz a relação dos candidatos que tiveram as inscrições para o certame deferidas, bem como a listagem dos locais de prova em Natal e no interior do Estado. Todos os candidatos devem comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto pra início do certame, portando documento de identificação com foto e munidos de caneta esferográfica azul ou preta.

De acordo com o Subdefensor Público-Geral do Estado e presidente da Comissão responsável pela seleção, Marcus Vinicius Soares Alves, apesar do certame ser destinado à formação de cadastro de reserva, existe a possibilidade que todos os aprovados sejam convocados para estágio nos seis núcleos estabelecidos pelo edital.

“No último concurso chamamos mais de 100 estagiários. Então nossa expectativa é que todos os aprovados sejam convocados durante o período de validade do edital, que é de dois anos”, afirmou Marcus Alves. Durante as provas, serão exigidos dos candidatos conhecimentos em Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Institucional e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Prefeitura de Bento Fernandes/RN abre processo seletivo para as áreas de Saúde e Assistência Social.

A Prefeitura de Bento Fernandes, município localizado a 94 km de Natal, faz saber da Seleção Pública Simplificada para contratação temporária de profissionais visando a prestação de serviços na área da saúde e assistência social sob a gerência da Secretaria de Saúde e Educação. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
Todas as vagas destinar-se-ão à cadastro de reserva, sendo convocados os participantes pela ordem de classificação de acordo com a demanda do serviço.

Das inscrições
Considera-se candidato inscrito o profissional com graduação educacional de acordo com o cargo, que preencher o formulário de inscrição e encaminhar o respectivo currículo e comprovação de títulos no período de 20/05/2016 à 24/05/2016, no horário das 08:00 às 12:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Bento Fernandes junto à Comissão de Seleção Pública.
 
Das vagas
Cargos área da Saúde:
Médico(a) ESF(40h) – R$ 9.000,00 mensal;
Médico Plantonista 12 h – R$ 600,00 por plantão;
Médico Plantonista 24 h – R$ 1.200,00 por plantão;
Enfermeiro ESF (40h) – R$2.000,00 mensal;
Enfermeiro Responsável Técnico (40h) – R$ 2.000,00 mensal;
Enfermeiro Plantonista (24h) – R$ 900,00 por plantão;
Técnico de Enfermagem ESF (40 h) – R$ 882,00 mensal;
Dentista (40 h) – R$ 4.000,00 mensal;
Auxiliar de Consultório (40 h) – R$ 882,00 mensal;
Motorista (40 h) – R$ 882,00 mensal;
Técnico de Enfermagem Plantonista (24h) (40h semanais) – R$ 882,00 mensal;
Fisioterapeuta (40 h) – R$ 2.400,00 mensal.
Cargos área de Assistência Social:
Psicóloga (40h) – R$ 1.400,00 mensal;
Assistente Social (40h) – R$ 1.400,00 mensal.

Etapas da seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas: Análise de Currículo e Entrevista.
Análise de Currículo: Os candidatos serão classificados de acordo com os critérios:
1. Tempo de exercício da profissão:
2. Experiência na área escolhida;
3. Minicurso;
4. Cursos de Pós-graduação.
Entrevista: A entrevista será efetivada por três profissionais, sendo composto pelo menos por um psicólogo.
Do resultado
O resultado final do processo, com a classificação dos candidatos, será divulgado na data provável 30/05/2016, sendo publicado no primeiro dia útil subsequente no Diário Oficial dos Municípios.
O prazo de validade desta seleção será de 6 (seis) meses, prorrogável. Confira AQUI, o Edital do processo. Via Portal N10

Falta de público faz shows de Paula Fernandes ser cancelado.

A crise está fazendo os cachês dos cantores e cantoras despencarem, além disso muitos como Paula Fernandes não estão conseguindo mais vender shows. Segundo informa a colunista Fabíola Reipert pela segunda vez a bela terá shows cancelados.

O motivo foi que os ingressos não venderam, isso já tinha acontecido uma vez em Santa Catarina. A cantora tinha sido chamada para se apresentar nos próximos dias 27, 28 e 29 em Blumenau, Florianópolis e Joinville, mas segundo fontes ligadas a organização o evento fracassou e pouquissímos ingressos foram vendidos.

Agora estão tentando colocar os shows dela para Agosto mas as expectativas não são das melhores. Mas não é só Paula Fernandes que está passando por maus bocados. Daniela Mercury também teve show cancelado em João Pessoa, na Paraíba evento que não vai mais acontecer tinha data marcada para o próximo dia 27 de Maio.

Hospital Walfredo Gurgel recebe novos equipamentos para agilizar serviços.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte para atendimentos do trauma, recebeu uma série de novos equipamentos para agilizar exames e procedimentos realizados na agência transfusional da unidade. Foram adquiridos um freezer para conservação de hemoderivados (plasma e crio), duas centrífugas (uma para exames de micro hematócrito e outra para tubos de ensaio), dois banhos-maria e um agitador de plaquetas.

Dentre as demandas diárias atendidas pela agência transfusional do HMWG estão cerca de 15 classificações sanguíneas (tipo do sangue) e 24 provas cruzadas (teste para identificar se o sangue doado é compatível com o paciente receptor).

Segundo a coordenadora da agência transfusional, Lúcia Fontes, “estas novas máquinas vão garantir mais celeridade nos exames realizados. Antes nós só usávamos o sistema de turbo. Agora passamos a usar também o lissgel que aumentou, inclusive, a confiabilidade dos exames. O de prova cruzada chega agora a 90%. E isso é ótimo para a segurança do paciente”.

O Setor também já chegou a fornecer (em apenas um dia) 40 bolsas (entre sangue e hemoderivados) para diversos setores do hospital – como Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e Centro Cirúrgico. A reposição diária dos estoques é feita através de pedidos enviados ao Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) e chega a aproximadamente 20 novas bolsas/dia. Dos tipos de sangue solicitados, o mais utilizado no HMWG é o “O” positivo.

A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que “nos últimos anos temos investido em novos equipamentos como forma de elevar ainda mais a assistência prestada aos nossos pacientes. Para estas máquinas da agência transfusional investimos mais de R$ 100 mil”.