sábado, novembro 08, 2014


Enem 2014: 65 candidatos são eliminados por uso indevido de celulares.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 65 candidatos em todo o Brasil foram eliminados neste sábado, durante a realização da prova, por uso indevido de celulares.

O número é superior ao do ano passado, quando, ao final de todos os dias de prova, 47 candidatos foram eliminados por usarem celulares nas salas de exame. De acordo com Inep, as postagens nas redes sociais relacionadas a prova foram monitoradas pelo MEC.

Apesar do elevado número de vestibulandos eliminados, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse ter considerado a aplicação da prova do Enem dentro da normalidade nos 1.752 municípios que receberam o exame neste sábado.

No entanto, Paim lamentou profundamente o falecimento da participante Edivania Florinda de Assis na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), e transmitiu a sua solidariedade aos familiares.

Neste domingo serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.

Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) nos locais de prova e serão fechados às 13 horas (horário de Brasília). Os candidatos deverão levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.    

Torturas do passado: Gays eram submetidos à "PERA".

Destinada principalmente aos homossexuais, a "pera" é um parafuso que se expande até uma determinada abertura máxima. O instrumento era introduzido na boca ou no reto das vítimas. No caso de blasfemos, era colocada na boca para puni-los por contar mentiras. No caso de gays, era introduzido no ânus, para que o réu sentisse a dor atribuída às práticas homossexuais. Via Bol.

Teto de casa condenada pela Defesa Civil desaba e mata 2 crianças em Minas.

O teto de uma casa condenada pela Defesa Civil desabou na noite de sexta-feira (7), matando duas crianças e deixando seis feridos, todos da mesma família. O incidente aconteceu em Itamarati de Minas, município de 6.000 habitantes, a 289 quilômetros de Belo Horizonte.

As vítimas fatais foram Ekila Antony Gonçalves, 1, e Maria Luísa Voleiro Marciano, 4 anos. 

Outros seis feridos foram socorridos pelos bombeiros e levados para hospitais de Leopoldina (MG) e Muriaé (MG), municípios próximos a Itamarati de Minas. Não há informações sobre seu estado de saúde,

O imóvel de três cômodos tinha sido interditado pela Defesa Civil por conta do mau estado de conservação e da estrutura deteriorada, mas a família decidiu continuar morando no local, segundo o Corpo de Bombeiros. As vigas de sustentação da laje estavam corroídas, de acordo com os bombeiros.

No momento do incidente, o avô recebia a visita de filhos e netos. A família assistia à TV quando a laje desabou, por volta das 22h. Não chovia na cidade na hora do desabamento. 

Não foi informado o total de pessoas que estava na casa.Via bol.

Operação conjunta prende 23 pessoas e apreende 19 quilos de explosivos na Paraíba.

A Operação Brasil Integrado – Ação Fronteira Nordeste, realizada na quarta (4) e quinta-feira (5), coordenada pelo Ministério da Justiça teve, na Paraíba, a atuação de um efetivo de 388 policiais civis, militares, rodoviários federais e federais.
O trabalho teve como resultado a apreensão de 19,2 quilos de explosivos em pedreiras clandestinas localizadas no município de Picuí, na região do Seridó, e ainda a prisão de 23 pessoas em flagrante ou por mandado de prisão. Vinte estados do Brasil realizaram ações de enfrentamento à violência de maneira simultânea, reunindo mais de 20 mil profissionais da área de segurança pública, Receita Federal e Ibama.

Na cidade de Picuí, a Polícia Civil da Paraíba realizou vistorias em pedreiras clandestinas e conseguiu apreender, além dos explosivos, 13 estopins com espoleta, 296 metros de cordel detonante e13 metros de estopim. O material irregular foi entregue ao Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar.

Durante os dois dias da operação, as outras equipes da Polícia Civil e Militar apreenderam maconha, prenderam três pessoas e cumpriram seis mandados de prisão por tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de arma. As ações foram realizadas nos municípios de Cajazeiras e Pilõezinhos. As outras 14 prisões foram realizadas pelas policias Federal e Rodoviária Federal. Via Portal Correio

Maior evento de fisiculturismo do mundo chega ao Brasil.

Brasília será sede do maior e principal campeonato de fisiculturismo do mundo. O 68º Campeonato Mundial Masculino Amador de Fisiculturismo Sênior – conhecido também como Mr. Universo IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo, na sigla em inglês) – chega ao Brasil pela primeira vez, com o apoio do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal. Cerca de 400 atletas vindos de 60 países são esperados nos dias 14 e 15 de novembro.

Em quase 70 anos de existência da modalidade, é a segunda vez que o evento acontece na América do Sul. A primeira foi em 2011, na cidade de Guayaquil, no Equador. O Mundial já foi sediado por 68 países, incluindo Myanmar (antiga Birmânia), Índia e ilhas distantes como Jeju (pertencente à Coreia do Sul).

“O esporte vem crescendo. No final de novembro participaremos como esporte de medalha nos Jogos Olímpicos Asiáticos em Puket, na Tailândia”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Maurício de Arruda Campos.

O campeonato é conhecido por reunir celebridades do mundo fitness, como os atores Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno (protagonista do filme Hulk). São esperados vários atletas brasileiros que vêm se destacando internacionalmente e, pelo menos cinco deles, têm chances de pódio, como o hexacampeão mundial, José Carlos Santos, na categoria até 70kg.

Em paralelo ao campeonato, acontece o Congresso Anual Internacional IFBB, onde são estabelecidas normas, regulamentos e ajustes que passarão a ser seguidos no ano seguinte.

Prova do Enem está exigente, avaliam candidatos.

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a avaliação dos candidatos é que a prova está cada vez mais exigente. O Enem é, atualmente, o meio através do qual se consegue acesso às universidades públicas do Brasil.

“Não digo nem difícil, porque quem estudou vai realmente se dar bem. Eu diria que a prova exige atenção. Tem questões que parecem fáceis, mas é só isso. Só parece. Quem não tiver atento pode errar”, avaliou Micarla Macêdo, 18, que presta o exame pelo segundo ano seguido, na esperança de conseguir uma vaga no curso de Direito.

Para Jonathan Mesquita, 17, o conteúdo era exatamente o que ele esperava. “Eu passei o ano todo me dedicando para esse momento. Claro que teve coisa que eu realmente chutei, mas muito pouca coisa. 

A prova estava boa”, analisou o estudante do terceiro ano do ensino médio, que sonha em ser biólogo.

Já para quem está longe da sala de aula há algum tempo, enfrentar o primeiro dia da prova foi uma atividade árdua. “Fiz para ver como estão meus conhecimentos e, quem sabe, conseguir uma vaga em algum curso em uma universidade. Mas a prova estava bem exigente, não sei se vou me sair bem”, revelou a auxiliar administrativa Kátia Vasconcelos, 29.

No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã é a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Via PnAr.

ABC é derrotado pelo Vasco no Maracanã e segue próximo da zona do rebaixamento.

O ABC enfrentou na tarde deste sábado (8) o Vasco da Gama no estádio Maracanã, e saiu de campo com a derrota por 1 a 0. O meio-campista Douglas, em cobrança de pênalti, marcou o único gol do jogo. A partida foi válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o Alvinegro potiguar permaneceu na 13ª colocação com 41 pontos, três a mais do que o Icasa, o primeiro clube na zona do rebaixamento. O time carioca chegou aos 59 pontos e se manteve na 3ª posição. Com seis pontos de vantagem para o 5º colocado, o acesso vascaíno à Primeira Divisão está bem encaminhado.

Na próxima rodada, o ABC terá pela frente a equipe da Portuguesa no estádio Canindé na terça-feira (11), às 18h30 (horário de Natal). Já o Vasco vai enfrentar o Ceará no sábado (15), às 15h20 (horário de Natal), na Arena Castelão. Os confrontos serão válidos pela 35ª rodada da Segunda Divisão.

Confira o gabarito extraoficial e a correção da prova Rosa do Enem 2014.

Gabarito extraoficial da Prova Rosa
Fonte: UOL
enem_provarosa

Confira o gabarito extraoficial e a correção da prova Azul do Enem 2014.

Gabarito extraoficial da Prova Azul
Fonte: UOL
enem_provaazul

Confira o gabarito extraoficial e a correção da prova amarela do Enem 2014.

Do UOL – O primeiro dia do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado neste sábado (8) em todo o Brasil. Os candidatos realizaram provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Acompanhe abaixo o gabarito extraoficial do primeiro dia do exame.
enem_provaamarela

Confira o gabarito extraoficial e a correção da prova Branca do Enem 2014.

Gabarito extraoficial da Prova Branca
Fonte: UOL.

enem_provabranca

Corpo em avançado estado de decomposição, foi encontrado no município de Carnaúba dos Dantas-RN.


Um corpo em avançado estado de decoposição, foi encontrado na manhã de hoje (08) no pé da serra do Sítio São José à 03 Km. da cidade de Carnaúba dos Dantas-RN. Segundo o Sargento Fávio, o corpo foi encontrado por uma pessoa conhecida por Tiri que passando pelo local sentiu um mal cheiro, e quando foi olhar, era esse corpo humano que observamos na foto.
 
Segundo Rafael que conversou com a reportagem, o corpo encontrado era do seu cunhado Vinícius, que anteriormente morava no Bairro Cruz do Monte em Parelhas, mas que ultimamente estava residindo no município de Carnaúba dos Dantas, junto com a sua mãe por nome de Ilda. 
 
Rafael acrescentou dizendo que o mesmo estava desaparecido há 16 dias. A Polícia agora vai investigar com quem o Vinícius foi visto pela última vez. O corpo será removido para o ITEP em Caicó-RN. Via T/N.

Candidatos do Enem postam fotos dos cartões de resposta no Instagram.

Assim que os portões do Exame Nacional do Ensino Médio foram fechados, às 13h de Brasília deste sábado (8) começaram a aparecer fotos de cartões de resposta do Enem nas redes sociais. Quem for pego tirando fotos será eliminado do Enem. No ano passado, 34 candidatos foram excluídos do Enem por terem postado fotos.

O Ministério da Educação vai monitorar as redes sociais para identificar os candidatos que postaram fotos de dentro das salas de prova. "Fazemos um monitoramento contínuo", diz o presidente do Inep, Francisco Soares, em entrevista coletiva na sexta-feira

O uso de telefone celular nas salas de prova é proibido segundo o edital do Enem. O candidato deve deixar o telefone em envelope transparente e lacrado que deve ficar embaixo da carteira. Este ano, os mais de 17 mil locais de prova do Enem tem detector de metais que poderão ser usados a qualquer momento a critério dos fiscais de sala.

“O celular terá que estar guardado em um porta-objetos. Se o aluno acessar algum eletrônico para qualquer uso, será automaticamente excluído. Equipes farão esse monitoramento dentro e fora das salas”, reforçou Soares.

O uso e a posse de eletrônicos fora do porta-objetos que será oferecido na porta da sala é um dos critérios de eliminação. O estudante também não pode utilizar durante a prova óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares), materiais vetados como lápis, borracha, lapiseira, caneta não transparente. A lista completa está no edital do exame.

Candidata morre quando ia fazer a prova do Enem em Olinda/PE.

Uma candidata morreu após passar mal durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na manhã deste sábado (8), no Colégio Santa Emília, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Segundo testemunhas, a estudante Edvânia Florindo de Assis, 31 anos, desmaiou depois de correr para não perder a prova.

A candidata foi socorrida pela enfermeira da escola e pela equipe do Samu, mas não resistiu. "Ela chegou correndo, por volta do meio dia, mas teve um ataque cardíaco logo na entrada. Os porteiros ampararam, em seguida, chegaram o Samu e os Bombeiros", detalhou a vendedora ambulante, Roseane Nunes, que viu o momento do incidente.  

Segundo informações do Instituto de Medicina Legal (IML), o corpo já foi removido do local de prova. A assessoria de comunicação do Colégio Santa Emília contou que a mulher estava acompanhada de um sobrinho que também iria fazer a prova do Enem.Via g1.

Escola de Parnamirim/RN é campeã geral do Circuito Estadual de Natação.

O PH3 Centro Educacional de Parnamirim foi o grande campeão do Circuito Estadual de Escolinhas de Natação. Após as quatro fases que marcaram a competição, o primeiro colocado somou 1815 pontos. O vice-campeonato ficou com o Expansivo Colégio e Curso, que somou 1776,5 e a terceira colocação com a Academia Aqua Fitness, de Macaíca, com 1311 pontos.

A última fase do evento foi disputado no primeiro final de semana de novembro na piscina do Aeroclube e contou com a participação de 18 entidades de todo o estado.

Essas três entidades irão receber no próximo mês de dezembro durante a festa de Melhores do Ano promovida pela Federação Aquática Norteriograndense (FAN), além da premiação pelo título na Escolinha, um outro troféu por terem sido também as três que somaram mais pontos ao longo dos três eventos promovidos pela federação no ano de 2014, sendo, além das quatro fases do Circuito Estadual, o festival Mirim/Petiz e a Copa Potiguar de Natação.

A solenidade de premiação dos Melhores do Ano será dia 3 de dezembro às 19h30, no auditório Angélica Moura, no térreo da Secretaria de Educação do estado, no Centro Administrativo.

“Serão premiados os três melhores atletas de cada categoria a partir da categoria Pré Mirim, que tiverem participado de no mínimo três fases do IX Circuito Estadual de Escolinhas de Natação. Em breve, divulgaremos o nome dos homenageados na festa. A FAN agradece a todas as entidades, seus dirigentes, técnicos, professores, atletas e familiares por mais uma temporada brilhante da natação dos não federados. Contamos com a presença de todos na festa dos Melhores do Ano, como também na temporada 2015, onde a FAN mais uma vez buscar fazer o melhor para realizar eventos organizados e com a credibilidade”, disse a professora Rosileide Brito, presidente da entidade.

Hoje tem a super farra das novinhas, no Matão de Jó, ao lado do posto Santana em João Câmara/RN.


Casa de Jorge Amado vira memorial em Salvador.

A partir da próxima sexta-feira (14), os fãs do escritor Jorge Amado vão poder conhecer um pouco mais da sua história em um memorial que funcionará na casa onde ele morou com a mulher, Zélia Gattai, em Salvador. O espaço foi inaugurado hoje (7), na capital baiana, com a presença de parentes e artistas como a atriz Sônia Braga, que interpretou duas personagens famosas do escritor: Gabriela e Dona Flor.

A Casa do Rio Vermelho, como é conhecida, fica na Rua Alagoinhas, no bairro Rio Vermelho. O local, que ficou 11 anos fechado, irá mostrar ao público originais de livros, a biblioteca, obras de arte e esculturas. A casa foi reformada, mas mantém a originalidade dos tempos em que a família vivia na residência. No jardim, estão enterradas as cinzas do casal.

No espaço Sala das Leituras, uma tela de cinema vai apresentar a leitura de trechos de livros de Jorge Amado feita por personalidades como Caetano Veloso, Regina Casé, Daniela Mercury, Sônia Braga, Mariana Ximenez, Marisa Orth, Mateus Solano, Paloma Amado, Milton Gonçalves e Paulinho da Viola. A casa foi comprada pelo casal em 1960, com dinheiro da venda dos direitos do livro Gabriela, Cravo e Canela. A Casa do Rio Vermelho também é o nome de um livro escrito por Zélia Gattai, publicado em 2002, que conta a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel.

A reforma foi bancada pela prefeitura de Salvador, e custou R$ 6 milhões. A expectativa é receber até 10 mil visitantes por mês e 30 mil na alta estação. O funcionamento do memorial será às sextas-feiras, aos sábados e domingos, entre as 10h e as 17h. O valor da entrada inteira será R$ 20, mas o acesso será gratuito para professores do ensino fundamental e médio e estudantes de escolas públicas que visitem o espaço com agendamento. Estudantes universitários e idosos pagarão meia-entrada e crianças de até 5 anos estão isentas da taxa.

MODELO E MÃE SÃO MORTAS ESTRANGULADAS POR COMPANHEIRO EM ILHÉUS/BA.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Uma modelo de 18 anos e a mãe dela foram estranguladas e mortas dentro da própria casa na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na noite desta quarta-feira (5). O autor do crime é o ex-companheiro da mãe da garota, que segue procurado pela polícia.

Os corpos de Karinny Sylva e Luciene Pereira Bispo, 37 anos, estavam no quarto dos fundos do imóvel onde moravam, no bairro Teotônio Vilela. De acordo com a delegacia de Ilhéus, Anderson dos Santos estava terminando o relacionamento com Luciene, mas ainda vivia na mesma casa que ela.

Anderson estrangulou as duas por volta de 10h. Uma outra filha de Luciene também morava na mesma casa, mas passou a madrugada fora entre terça e quarta-feira. Ao chegar no local do crime, ela encontrou o ex-companheiro da mãe. Ele disse que Karinny e Luciene haviam viajado para Itabuna e fugiu de bicicleta.

Ainda segundo a delegacia de Ilhéus, a filha de Luciene encontrou o corpo da mãe e da irmã apenas na noite desta quinta-feira (6). A Polícia Civil ainda faz buscas pelo autor do crime. Via Correio da Bahia.

Com mudanças radicais na dieta, jovem perde 53 kg e vira maratonista.


Seis pães com ovo no café da manhã, dois ou três pratos de comida no almoço, salgados e fritura no lanche da tarde e, para fechar o dia, dois ou três sanduíches com um refrigerante de 1 litro – esse era um dia comum na vida do professor Max Ferreira Colares, na época com 127 kg. “Eu comia até não caber mais no meu corpo, ficava tão cheio que não conseguia nem tomar água”, lembra o jovem, de 29 anos, atualmente morador de Manaus, no Amazonas.

Casado com uma “excelente cozinheira”, como ele mesmo descreve, Max precisou aprender a ver os alimentos de outra maneira para conseguir perder peso. “Tive que colocar na cabeça que conseguiria viver comendo bem, comendo de um jeito normal”, lembra.

No começo, no entanto, a adaptação não foi tão fácil – por causa da fome que sentia, o professor chorou todas as noites da primeira semana. “O que eu passei a comer não me satisfazia, então para o meu organismo se acostumar, foram mais ou menos dois meses”, diz.

Depois daquele dia, tudo mudou: o exagero deu lugar a um cardápio com muita salada, frutas, alimentos integrais e grelhados, e nada de gordura, fritura e refrigerante. “Passei a comer de três em três horas. Não era uma dieta, para mim se tornou um hábito”, conta. Junto com a nova rotina alimentar, Max começou também a fazer atividade física e, com o tempo, foi evoluindo cada vez mais. “Comecei fazendo duas vezes por semana porque minhas pernas doíam muito, mas fui evoluindo e hoje faço academia cinco vezes na semana e, sábado ou domingo, faço minha corrida de 5 ou 10 km”, diz.

Atualmente com 74 kg – 53 kg a menos na balança –, Max se prepara para correr sua primeira Meia Maratona. “Até agora só fiz corridas de 10 km e de 5 km. E eu, que não conseguia nem andar na esteira, fiquei em 7º lugar em uma delas”, conta, satisfeito. Via g1.

Delegada Kaline Leite poderá ser a primeira mulher secretária de Segurança Pública do Estado.

Kalina Leite
A delegada Kalina Leite, que vem integrando a equipe de transição do governador eleito Robinson Faria poderá assumir a Secretaria da Defesa Social e Segurança Pública. Ela é irmã do prefeito de Touros, Ney Leite (PSD) aliado de Robinson e que também foi eleitor do deputado federal Fábio Faria (PSD).

Hoje ela é interventora da Fundac, mas na autarquia os comentários são que ela anda agilizando algumas medidas, como se tivesse pensando em deixar a função nos próximos meses. Se a nomeação for confirmada, será a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo, que tem a atribuição de liderar as policias civil, militar e o Corpo de Bombeiros. Foto: Divulgação.

Mais de 205 mil alunos farão a prova do ENEM hoje e amanhã no RN.

Mais de 205 mil estudantes em todo o Rio Grande do Norte participam hoje e amanhã de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, a quantidade de inscritos é de 205.940, superando os números de 2013 em mais de 2%. Em todo o país, serão mais de 8,7 milhões de estudantes aptos a fazer o Enem, cerca de 21,6% a mais que o total de inscritos no último ano.

O horário de abertura dos portões em João Câmara será a partir das 11h e se estende até o meio-dia, devido ao horário de verão. Recomenda-se ao candidato que fique atento a esta informação e chegue ao local com uma hora de antecedência do início do horário da prova.

As provas de hoje abordarão questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o participante tem quatro horas e trinta minutos para finalizar a sua avaliação.

Amanhã serão aplicadas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação. O tempo de prova no segundo dia do Enem é ampliado em uma hora e será aplicada ainda a avaliação de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição do Exame.

O candidato deve comparecer ao local da prova portando um documento de identificação com foto e, apesar de não ser obrigatório, recomenda-se que leve o cartão de confirmação de inscrição. A prova deve ser preenchida com caneta esferográfica transparente, de tinta preta.

sexta-feira, novembro 07, 2014

Revisão cadastral do Bolsa Família segue até 12 de dezembro.

A revisão cadastral do Bolsa Família termina no dia 12 de dezembro. Apenas os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa sobre a necessidade de atualização dos dados devem comparecer.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal.

Selfie durante Enem levará à reprovação, alerta MEC.

Um dia antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Henrique Paim, alertou nesta sexta-feira, 07, que estudantes que eventualmente burlarem as regras previstas no edital e tirarem “selfies” durante a aplicação da prova serão automaticamente excluídos da avaliação.

Conforme previsto no edital do Enem, os telefones celulares dos alunos e outros equipamentos eletrônicos deverão ser guardados em uma embalagem porta-objetos entregue pelo aplicador na porta da sala de prova. Os aparelhos serão recolhidos e deverão ser mantidos desligados.

“O celular terá de ser guardado, ninguém terá acesso ao celular. Ele (o estudante que fizer ‘selfie’) será excluído. Ele não pode usar o celular dentro da sala de aplicação, isso é muito claro”, disse Paim.

“Vamos ter rigor. O mesmo processo que fizemos de controle no ano passado vamos fazer nesse ano, com mais rigor ainda”, ressaltou o ministro. “O fiscal tem o poder e a prerrogativa de a qualquer momento abordar as pessoas, caso verifique algum tipo de problema.”

De acordo com o ministro, na edição de 2013 do Enem houve 47 eliminações de alunos por conta do uso de aparelho celular. O custo médio do Enem por aluno será de R$ 52 nesta edição, informou o ministro.

Para diminuir a abstenção no exame, o ministro ressaltou que os alunos que faltaram às edições anteriores e se inscreveram novamente neste ano foram alertados da necessidade da presença desta vez, por e-mail e SMS.

Guia do Enem - 2014.


Padre é afastado em Minas Gerais por envolvimento com mulher casada.

A Diocese de Governador Valadares (311 km de Belo Horizonte) afastou um padre de suas funções por ele ter mantido um "envolvimento afetivo-sexual" com uma mulher casada, cujo nome não foi revelado, na cidade de Conselheiro Pena (400 km da capital mineira), que fica na mesma região. A mulher está grávida. 

A nota sobre a suspensão do padre Cézar Ribeiro de Freitas foi assinada por dom Félix, bispo Diocesano de Governador Valadares, e publicada ontem quinta-feira (6).

Conforme o texto, o romance do religioso com a mulher provocou a separação dela e ainda "escândalo à comunidade". 

De acordo com a determinação, o padre está proibido de exercer o ministério presbiteral, ou seja, não poderá celebrar missas "e os demais sacramentos" em Governador Valadares e nas demais dioceses.

O bispo ainda determinou a saída imediata de Freitas da casa paroquial da Paróquia Sagrada Família, onde ele reside.  

O padre Gilberto Faustino Braz, assessor de comunicação da Diocese de Governador Valadares, informou que o padre Cézar Freitas engravidou a mulher. 

Segundo ele, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já foi notificada sobre o episódio. Braz informou que o caso tomou ciência a partir de denúncias feitas por moradores da cidade e até de parentes da mulher. Via bol.

Enem terá 17 mil detectores de metal para evitar fraude e 'selfies' nas provas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá mais de 17 mil detectores de metal espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude nas provas deste sábado (8) e domingo (9). "Vamos usar muito rigor", disse o ministro da Educação Henrique Paim em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (7) em Brasília. Ele disse ainda que o custo do Enem por aluno será de R$ 52. Mais de 8,7 milhões de candidatos estão inscritos.

Segundo Paim, milhares de pessoas foram treinadas para usar o equipamento móvel, no estilo raquete" e o candidato do Enem pode ser abordado a qualquer momento. "Temos estratégias de segurança que não podem ser apresentadas previamente", disse Paim. "Fiscal tem poder de abordar as pessoas caso verifique algum tipo de problema."

As provas serão aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas.  Entre os locais que receberão o Enem pela primeira vez estão quatro municípios isolados do Acre: Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.

A estratégia de vistoria é mantida em sigilo. “A revista poderá ser feita a qualquer momento da prova. Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos”, explicou o ministro da Educação, Henrique Paim. A organização não deixou claro se a revista obrigatória será feita na chegada ao local de prova ou na entrada da sala, para evitar a elaboração de fraudes.

Combate ao câncer infanto-juvenil entra em pauta na Assembleia.

A Assembleia Legislativa, por meio do Centro de Estudos e Debates, realiza audiência pública para divulgar o “Novembro Dourado- 2º Ano de Combate ao Câncer Infanto-juvenil”, nesta segunda-feira (10), às 10h, no auditório da casa. A proposição é do deputado Kelps Lima (SOLIDARIEDADE).

O Novembro Dourado é uma ação realizada pelas entidades que oferecem apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil com a parceria da CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer). O objetivo da campanha é democratizar a importância da discussão do câncer infanto-juvenil visando promover uma campanha em prol do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9000 casos novos de câncer infanto-juvenil, no Brasil, por ano. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Como a primeira causa são aquelas relacionadas aos acidentes e à violência, podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade, até o final da adolescência.

Lave o pinto: Campanha de prevenção ao câncer de pênis.

Campanha clara e objetiva da Sociedade Brasileira de Urologia. Vamos derrubar o preconceito e salvar vidas.
 
"Falamos muito em saúde da mulher e esquecemos de trabalhar a saúde do homem;  Ensinar o óbvio faz parte da educação em saúde; Muitos pensam que só os meninos não sabem limpar seu pênis. Puro engano, pois muitos homens adultos não sabem limpa-lo, e as taxas de penectomia estão aumentando.", explica Thiago França, enfermeiro especialista em oncologia.
 
Divulguem essa mensagem!

IFRN seleciona estagiário de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do IFRN (ASCE- RE) lançou, nesta sexta-feira (7), seleção para uma vaga de estágio em Comunicação Social (Jornalismo).

O estudante deve estar cursando entre o 4º e o 7º período e ter disponibilidade para exercer as atividades das 7h às 13h ou das 13h às 19h de segunda a sexta-feira. A carga horária semanal é de 30 horas. O candidato deve ter boa redação, facilidade para interagir e produzir conteúdos para mídias sociais.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail comunicacao.reitoria@ifrn.edu.br no período de 8 a 11 de novembro. A análise do currículo e a convocação dos pré-selecionados vai acontecer no dia 12 de novembro. A seleção é dividida em duas etapas: a primeira é uma prova escrita no dia 13 de novembro; a segunda será uma entrevista no dia 14 de novembro. Os horários e o local da prova e da entrevista serão divulgados posteriormente, durante a convocação dos pré-selecionados.

O estagiário irá desempenhar as seguintes atividades: clipping;  atualização do site institucional e de mídias sociais; produção de release e de conteúdo para boletins internos; produção de conteúdo (matérias) para revista eletrônica do IFRN e apoio às atividades da ASCE- RE.

O selecionado vai receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia trabalhado.

Cronograma
Envio do currículo: 8 a 11 de novembro
Análise do currículo e convocação dos pré-selecionados: 12 de novembro
Prova escrita: 13 de novembro
Entrevista: 14 de novembro
Mais informações: (84) 4005 0757

Motoristas são presos por venda de diesel de ônibus escolar no RN.

A Polícia Militar prendeu dois motoristas pela compra e venda do combustível de um ônibus escolar da Prefeitura de Encanto, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. As prisões aconteceram nesta sexta-feira (7) em Pau dos Ferros, também na região Oeste. Os dois foram autuados por peculato - apropriação ou desvio de dinheiro público. Uma mangueira e tanques de combustíveis foram apreendidos.

Um dos presos é motorista do ônibus da Prefeitura de Encanto. O outro detido é proprietário de uma van que também transportava alunos da mesma cidade. "Vários veículos de municípios menores fazem diariamente o transporte dos alunos para as escolas de Pau dos Ferros", explica o delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Pau dos Ferros. A dupla foi presa em frente a uma escola particular.

De acordo com o delegado, o motorista da prefeitura estava vendendo o diesel do veículo para o dono da van. "Foram pegos em flagrante pela PM no momento da transação. É colocada uma mangueira e o combustível é chupado para o tanque. Isso é desvio de dinheiro público", afirma. Rodrigues acrescenta que uma das testemunhas do crime informou já ter presenciado a venda de combustível dos ônibus escolares em outras ocasiões.

O delegado conta que já entrou em contato com a Prefeitura de Encanto e recebeu a informação que o motorista preso tinha um cargo comissionado. "A prefeitura me informou que ele foi afastado e uma sindicância será aberta", concluiu.
Via g1/RN.

Homossexual é assassinado a tiros em Parnamirim/RN.

Um crime de homicídio foi registrado na noite de ontem quinta-feira(6) no bairro Bela Vista na cidade de Parnamirim. A vítima foi identificada como Hilberto Cardoso de Oliveira, de 40 anos de idade. Segundo informações, Hilberto estava dentro de casa e abriu a porta para atender a dois homens que pediam água. Sem nenhuma chance de defesa, Hilberto foi atingido por vários disparos de arma de fogo a queima roupa e morreu no local.

No momento do crime a vítima estava acompanhada de um amigos. Os dois estavam bebendo dentro de casas, quando os suspeitos chegaram, chamaram no portão e pedirão água. O pai de Hildeberto esteve no local do crime e disse que o filho era homossexual e já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.

IFHONE 6 VAI CUSTAR NO MÍNIMO R$ 3.200 NO BRASIL.

Novo iPhone 6
(Divulgação)

A Apple finalmente divulgou os preços do iPhone 6 e 6 Plus no Brasil, cuja pré-venda começa na próxima sexta-feira, dia 14. Segundo o site oficial da fabricante, o valor cobrado pelo novo smatphone será de no mínimo 3.199 reais, correspondente à versão com tela de 4,7 polegadas e memória de 16 GB. Já o iPhone 6 Plus, com tela de 5,5 polegadas, sai por no mínimo 3.599 reais – o modelo com 128 GB de memória, porém, chega a custar 4.399 reais.

Para adquirir o iPhone 6 e 6 Plus, os interessados devem comprar o aparelho na pré-venda, que começa nesta sexta, dia 7, no site da Apple. Não há ainda, entretanto, previsão da empresa para entrega aos consumidores.

Em suas duas novas versões, anunciadas no início de setembro, o iPhone ganhou telas maiores (4,7 e 5,5 polegadas). O aparelho chegou às lojas dos Estados Unidos em 19 de setembro, com preço a partir de 199 dólares. A Apple já lançou os novos produtos em diversos países, incluindo a China. Por lá, mais de 20 milhões de unidades dos smartphones foram vendidas durante o período de pré-venda.

A Apple considera o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus os smartphones de maior sucesso da história da empresa. A empresa de Cupertino vendeu mais de 4 milhões de unidades dos produtos nas primeiras 24 horas de pré-venda. Somente no primeiro final de semana após a chegada do produto às lojas, mais de 10 milhões de iPhones foram vendidos nos Estados Unidos. No total, a empresa vendeu 39 milhões de iPhones no último trimestre, de acordo com balanço da companhia divulgado no final de outubro.


Aabb de João Câmara vai participar do JERAB/2014.



Tudo pronto para a participação da Aabb João Câmara/RN na JERAB/2014, o evento vai acontecer na Aabb João Pessoa/PB. 

Que Deus proteja todos os atletas, comissão técnica e dirigentes para que possam fazer uma grande Jornada Esportiva. 

O embarque será em frente a Igreja Matriz, às 17 horas do dia 21/11/2014 (sexta feira).

10 passos para uma alimentação adequada e saudável.


Hamilton se declara ao Brasil, exalta Senna e cita até camisa corintiana.

O inglês Lewis Hamilton se diz um pouco brasileiro. Em seu site oficial, nesta sexta-feira, o líder da temporada da Fórmula 1 exaltou sua presença no país, estreitada pela admiração a Ayrton Senna e citou a camisa personalizada que recebeu do Corinthians.

"Eu estava dando entrevista para TVs brasileiras quando cheguei aqui e tive um grande momento quando me deram uma camisa de time do Brasil com o meu nome", narrou.

"É particularmente especial para mim, não apenas por ser o lugar de Ayrton Senna. Ele foi meu herói na infância. E mesmo eu estando mais velho agora, ele e meu pai são as minhas maiores influências".

O piloto da Mercedes afirma ter recebido mensagens de fãs brasileiros comparando sua maneira de guiar com a de Ayrton Senna, morto em 1994. O título conquistado por Hamilton em 2008 foi em Interlagos, após tirar a taça das mãos de Massa na última volta.

"Algumas pessoas disseram que faço coisas no carro parecidas com ele [Senna] . O fato é que uso meu coração no volante e as pessoas talvez sintam essa paixão que eu tenho". Via bol.

Apostas para a Mega-Sena da Virada começam na próxima segunda.

Começam nesta segunda-feira (10) as apostas para a Mega-Sena da Virada, que será sorteada no dia 31 de dezembro e tem prêmio estimado em R$ 240 milhões. As apostas para este concurso especial, que terá o número 1.665 da Mega-Sena, serão feitas em um volante específico.

Caso um único apostador acerte as dezenas sorteadas, poderá se aposentar com rendimentos de R$ 1,4 milhão por mês, o equivalente a cerca de R$ 46 mil por dia, segundo a Caixa Econômica Federal.

Biografia irrita familiares, e filhos de Marinho Chagas vão à Justiça contra jornalista.

Os filhos do ex-jogador Marinho Chagas, Marcelo Marinho e Márcia Marinho, deverão ingressar na Justiça contra o jornalista Luan Xavier, autor da biografia sobre o craque potiguar que vestiu a camisa canarinho na Copa de 1974, ano em que foi eleito o melhor lateral esquerdo da competição.

“A Bruxa e as Vidas de Marinho Chagas” foi lançado nessa semana em Natal. Na quarta-feira (5), Marcelo Marinho postou em sua conta pessoal do Facebook que o livro lhe revelou “mais decepções do que alegria”. A crítica é atribuída à descrição da vida pessoal de Marinho.

“Ao ler parte do livro sobre a biografia do meu pai, tive mais decepções do que alegrias. Com mentiras e fugindo da realidade das coisas. Realmente esse jornalista não sabe nada de quem era realmente Marinho Chagas para nós familiares”, postou Marcelo.

O filho do ex-jogador ainda comentou: “Do que minha irmã Marcia Marinho falou sobre nós, nada serviu, até porque nada foi mencionado, isso demonstra perfeito exemplo de pessoas que usaram a imagem dele, história do que realmente passou, de forma errônea. Decepção é a palavra que descrevo agora”.

Até a publicação desta reportagem, 15 pessoas haviam comentado o post de Marcelo, incluindo a irmã, Márcia: “Nossas lembranças meu irmão não precisa expor a ninguém porque foi lindo tudo o que vivemos e painho está vendo tudo isso e está do nosso lado. Um dia contaremos nossa versão!!!”. Via PnA.

Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa neste sábado.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã (8) em todo o país. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Comoção marca velório dos três irmãos eletrocutados em Petrolândia.


A madrugada e a manhã desta sexta-feira (7) foram marcadas pela dor do casal que perdeu os três únicos filhos eletrecutados em um acidente na própria casa em Petrolândia, na região do Vale do Itajaí. Igor Medeiros, de 4 anos, Vinícius, 6, e Schaiani, 14, morreram no início da noite de quinta (6) ao encostarem em uma cerca eletrificada por um fio desencapado. Cerca de 40 amigos e familiares compareceram ao velório na Igreja Evangélica da comunidade de Rio Antinha, interior do município. A família preferiu não se pronunciar sobre o caso.

De acordo com o bombeiro Jorge Mancila, que atendeu a ocorrência, o pai das crianças disse que o fio que causou o acidente corria paralelo aos arames da cerca, separado por uma ripa de madeira, e fornecia energia para a bomba de um poço artesiano.  A divisória cedeu e um ponto de dois centímetros desencapado encostou no metal. Os bombeiros calculam que a energia de 220 volts se espalhou para toda a grade.

A suspeita é que Igor, de 4 anos, tenha ido buscar uma bola, perto da cerca, e tenha encostado no fio de metal. O irmão Vinícius, 6, teria tentado socorrê-lo, mas também foi eletrocutado. O mesmo teria ocorrido com a irmã, Schaiani, 14. O corpo dos dois meninos estavam de um lado da cerca e o da menina, do outro. Os três morreram no local.

Segundo os bombeiros, o ponto onde teria ocorrido o acidente ficava a mais de 20 metros do local onde o fio desencapado encostou na cerca. O choque foi a menos de 6 metros da casa da família, que fica em Pinhal, Zona Rural de Petrolândia. A primeira a encontrar as crianças sem vida foi a avó materna, por volta das 18h. Abalada, chamou o marido e depois os pais dos menores.

Os corpos das crianças foram levados para dentro da casa. Os bombeiros de Ituporanga chegaram ao local às 18h58. Eles tentaram realizar o procedimento de reanimação cardíaca, sem sucesso. A Polícia Civil, Militar e Instituto Médico Legal (IML) também foram ao local.

Os corpos foram liberados às 3h30 do IML de Rio do Sul e encaminhados para a igreja. A família preferiu não se pronunciar sobre o caso. O enterro será a partir 17h no cemitério da cidade.
Via g1.

APÓS PANE, AGENCIAS DA CAIXA ABRIRÃO UMA HORA ANTES DO FUNCIONAMENTO NORMAL EM TODO PAÍS.

Os sistemas das agências, lotéricas e autoatendimento da Caixa Econômica Federal, que apresentaram indisponibilidade em diversas regiões do país nesta quinta-feira (6), voltaram ao normal no final da tarde. Em nota, a Caixa informou que as agências de todo o país serão abertas uma hora antes do funcionamento normal para atendimento aos clientes nesta sexta-feira (7).

O problema foi verificado em todo o país desde o início das operações do banco, pela manhã. Apesar das tentativas de restabelecer o serviço ainda em horário comercial, o sistema só foi recuperado por volta das 17h30 desta quinta-feira. Serviçoes de internet Banking, mobile banking e cartões de débito e crédito funcionaram normalmente durante a pane, segundo o banco.

Nas redes sociais, clientes relatam a pane. “Caixa Econômica sem sistema nenhum em nenhuma agncia. Nadinha mesmo.  #travougeral #cef #caixa”, escreveu Ana Pacce no Twitter. “Tudo parado aqui em Goiânia, não vá a #caixa !!!”, escreveu outro usuário no microblog.

PRF prende suspeitas de fraude contra a Previdência no RN.

Duas mulheres foram presas com documentos falsos na noite de ontem quinta-feira (6) durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um ônibus que vinha de Belém para Natal. A abordagem aconteceu no posto policial de Macaíba, na região metropolitana da capital potiguar.

De acordo com a PRF, cada uma das mulheres tinha quatro RGs diferentes e para cada RG foi encontrado um documento relativo a concessão de benefício previdenciário. "A suspeita é de fraude previdenciária", disse o inspetor Fernando Carneiro.

Ainda segundo informações da PRF, as duas mulheres foram levadas para a superintendência da Polícia Federal por indício de fraude previdenciária e falsidade ideológica. Via g1/RN.

DEPUTADO ISIDORO DIZ QUE AUSÊNCIA DE CHUVA EM SP É CULPA DA PARADA GAY.

Foto: Reprodução/Facebook

O Pastor Sargento Isidorio (PSC), segundo deputado estadual mais votado na Bahia nas eleições deste ano, divulgou um vídeo nA terça-feira (4) culpando a Parada Gay pela ausência de chuvas em São Paulo.

“Quando os céus se cerrarem e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti, e aí eu estou falando, da grande Parada Gay que se dá em São Paulo. A maior Parada Gay do mundo está ali dentro (…). É o início do cálice da ira de Deus derramando-se por causa do homossexualismo no nosso Brasil”, diz Isidorio, com uma Bíblia na mão.

O pastor, que se define como “ex-gay, ex-drogado e ex-bandido”, pede aos “não gays” e “não pecadores” que orem para que o perdão seja concedido e a água da chuva chegue, finalmente, ao reservatório paulista.

Em 2015 Isidorio pretende ser presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Via Correio da Bahia.
 

Revelado nome do militar norte-americano que matou Osama bin Laden.

euu
Não é mais mantido sob sigilo o nome do militar norte-americano que atirou em Osama bin Laden, matando o líder da Al Qaeda durante uma ação especial em 2011, no Paquistão. Rob O’Neill foi o responsável por colocar fim à vida do terrorista mais procurado do mundo, de acordo com site de notícias militares e vários jornais internacionais.
 
Os nomes dos integrantes da operação especial são mantidos em altíssimo segredo, mas o militar de 38 anos, altamente condecorado pelos serviços prestados ao Exército dos Estados Unidos, afirma ter sido o autor dos disparos contra Bin Laden. O’Neill deixou recentemente a unidade em que trabalhou por 16 anos.
 
A identidade foi revelada depois que o canal Fox anunciou que veicularia uma entrevista exclusiva com o militar nos dias 11 e 12 de novembro.
 
O’Neill era um dos 23 Seals, como são chamados os militares de elite da Marinha dos EUA, que entraram na cidade de Abbotabad na noite de 2 de maio e foram os últimos a ver Osama com vida.
O militar já havia sido entrevistado pela revista “Esquire”, mas sem ter a identidade revelada.
 
Sobre a famosa missão, ele disse: “Não sou religioso, mas sempre senti que fui colocado na Terra para fazer algo específico. Depois daquela missão, eu soube o que era.”
 
O’Neill participou de centenas de ações em campo, incluindo missões de combate no Iraque e no Afeganistão. Pelos serviços prestados, foi condecorado 52 vezes, até alcançar o nível de suboficial sênior, antes de sair do Exército.
 
O motivo para revelar sua própria identidade seria a perda de alguns de seus benefícios por ter deixado a Marinha antes de completar 20 anos de serviço.
 
O chefe das forças especiais navais criticou a decisão de O’Neill em uma carta dirigida aos membros dos Seals.
 
O’Neill é o segundo militar entre os 23 da missão especial no Paquistão a tornar pública sua identidade. Dois anos atrás, usando o pseudônimo Mark Owen, Matt Bissonette escreveu um livro sobre a missão. Via Uol.