sexta-feira, março 25, 2011

Adriano reforça Corinthians e deve chegar na terça

O atacante Adriano é o mais novo reforço de peso do Corinthians para a temporada de 2011. O jogador, que teve o seu contrato rescindido pela Roma no início deste mês, volta a atuar no futebol brasileiro depois ter defendido o Flamengo na temporada de 2009 e no primeiro semestre de 2010.

O jogador já assinou contrato e deverá ser apresentado na próxima terça-feira (29), quando o clube pretende promover um evento grandioso para comemorar a chegada do atleta. As informações são do jornalista Wagner Vilaron, do jornal O Estado de S. Paulo. O Corinthians ainda não oficializou a contratação, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Com órgãos já "doados", homem se mexe na maca em hospital de SP

A família de um homem vítima de um tiro na cabeça afirma que já havia até autorizado a doação dos órgãos quando, surpresos, foram informados de que, na verdade, ele não havia morrido.

Eles contam que o cobrador Hamilton Souza Maia, 43, foi diagnosticado com morte cerebral num hospital de São Paulo e, no dia seguinte, moveu as pernas, a cabeça e levantou uma mão.

Os movimentos chegaram a ser classificados como "reflexos" pelos enfermeiros. Horas mais tarde, porém, três médicos afirmaram que Maia, internado desde terça no hospital municipal José Storopolli, conhecido como Vermelhinho, estava vivo.

"Já estava com a sala do velório agendada quando vi a cena e tive a informação. Estou chocada", diz a mulher do cobrador, a dona de casa Eva Vilma Souza Maia, 48.

Atingido por um tiro por volta das 22h30 de terça, quando um ladrão tentou levar seu carro, o cobrador foi levado para o Vermelhinho, na Vila Maria, na zona norte.

Como não havia equipamentos de tomografia ali, ele foi encaminhado ao complexo hospitalar do Mandaqui, também na zona norte, onde passou pelo exame.

"Quando ele voltou de lá, o médico disse que a tomografia havia comprovado que ele teve morte cerebral. Até me pediram autorização para doar os órgãos e eu autorizei", afirma Eva.

Anteontem à tarde, ela recebeu a informação de que o marido estava vivo e reagia a impulsos. "O médico beliscou a mão dele e ele se mexeu. Fiz cócegas nos pés e ele reagiu", diz a dona de casa.

Apesar de responder a estímulos, o estado de saúde do cobrador ainda é gravíssimo, diz a família. O projétil está alojado em sua cabeça e ele perdeu massa encefálica.

Lula será orador central no aniversário da Frente Ampla uruguaia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será nesta sexta-feira o orador central de um dos principais atos comemorativos do 40º aniversário da coalizão governista uruguaia, o bloco esquerdista Frente Ampla (FA), confirmaram à Agência Efe fontes da organização.

Lula chegará ao meio-dia a Montevidéu e pouco depois está previsto que participe de um almoço com o presidente José Mujica.

Posteriormente, o ex-presidente visitará a sede do FA onde se reunirá com o presidente da coalizão de esquerda, Jorge Brovetto.

O ato proselitista, previsto para as 19h, ia ser realizada inicialmente ao ar livre na Esplanada da Intendência de Montevidéu, no centro, mas devido às previsões de chuva foi trasladado para o Palácio Peñarol, o maior palco esportivo do país.

Brovetto será o outro orador no comício, que relembrará o primeiro ato de massas realizado por este partido político no dia 26 de março de 1971.

Lula se reunirá, além disso, com o ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez e será recebido pelo Secretariado Executivo e a Mesa Política da coalizão de esquerda, onde estão representados todos os setores que a integram.

Mujica, que segundo a legislação uruguaia está impedido de participar de atos políticos partidários, anunciou no entanto sua vontade de ir à celebração.

Globo Repórter registra maior queda de sua história.

Prestes a completar 38 anos – estreou em 3 de abril de 1973 –, o Globo Repórter, tradicional programa jornalístico da emissora carioca, registra uma das maiores quedas de audiência da TV nos últimos anos.

Desde 2000, o Globo Repórter perdeu 40% de sua audiência – caiu de 32,2 pontos em média em 2000 para 19,3 pontos neste 2011. Isso significa a perda de dois de cada cinco telespectadores de lá para cá.

O tombo mais acentuado nos números aconteceu desde 2007, quando o programa baixou da casa dos 30 pontos.

Em 2007 ficou com 29,5 em média. No ano seguinte, baixou para 25,9. Apresentou leve reação em 2009, quando fechou com 27 pontos cravados, mas novamente despencou em 2010, ao fechar com 24,2. A queda se acentua neste 2011, com os atuais 19,3 pontos.

A atração é tradicionalmente apresentada pelo jornalista Sérgio Chapelin, que a ancorou da estréia, em 1973, até 79. Ficou um período afastado e desde 1995 é o titular do programa, que traz reportagem extensa sobre tema específico.

Na contramão dos números do Globo Repórter, o programa Câmera Record, da emissora paulistana, que segue a mesma linha, saiu de cinco pontos em média em 2000 para 12 pontos neste 2011 – crescimento de 140%.
Já o SBT Repórter, que igualmente foca em grande reportagem, perdeu 69% de sua audiência no mesmo período analisado. Caiu de 14,8 pontos em média em 2000 para 4,6 agora em 2011.

Potiguar é preso após invadir sítio e agredir idoso a machadadas

O potiguar João Ribeiro da Silva, de 30 anos, foi preso na manhã de ontem, acusado de agredir a machadadas o idoso João Barnabé da Silva, de 76 anos. O fato aconteceu no sítio em que a vítima morava, localizado na cidade paraibana de Uiraúna.

De acordo com a polícia local, João Ribeiro chegou ao sítio por volta das 10h30. Ele teria invadido a propriedade e golpeado o idoso com vários golpes de machado na cabeça. A vítima sofreu várias escoriações e foi socorrido por familiares ao hospital da cidade de Pau dos Ferros.

Logo após o crime, João Ribeiro fugiu e a polícia foi acionada. O potiguar foi preso momentos depois na cidade de Luiz Gomes, por uma guarnição da cidade do Rio Grande do Norte. Depois de detido, João foi conduzido até a cidade paraibana e em seguida transferido para Souza. A vítima encontra-se internado em observação. Seu estado de saúde não foi informado.

Fonte:  Folha do Sertão.

As manchetes dos jornais desta sexta.

Diário de Natal: Detran afasta fiscais e abre sindicância  
Tribuna do Norte: Decisão do Juri será entre laudos e testemunhas
Globo: Brasil muda e agora apoia investigar os abusos do Irã
Estadão: Brasil muda de posição na ONU e irrita regime do Irã
Valor: Novos governadores dão sequência à guerra fiscal
Estado de Minas: …E não é que vai sujar ainda mais?
Jornal do Commercio: Preço do álcool fica menos competitivo
Zero Hora: Dilma revê a política do Brasil sobre o Irã

quinta-feira, março 24, 2011

Professores da educação básica terão bolsas na Pós.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou no dia (21) que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.

O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. "Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico", explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.

Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos.

Campanha contra a tuberculose alerta para tosse por mais de três semanas

Uma tosse por mais de três semanas é um sintoma importante para que a pessoa procure um médico. Este alerta marca a campanha deste ano de combate à tuberculose lançada hoje (24) pelo Ministério da Saúde. O objetivo é estimular a população a fazer um diagnóstico precoce da doença e evitar a transmissão para parentes e pessoas próximas.

A campanha também traz um material destinado aos profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário, e foi adotado em razão do número de casos entre os presos – a incidência chega a ser 25 vezes mais do que na população em geral, que é de 37,99 casos para cada 100 mil habitantes.

A insalubridade e a superlotação de celas, de acordo com o ministério, agravam a situação da doença nos presídios. No Brasil, há quase meio milhão de pessoas encarceradas em 1.795 unidades prisionais.

O tratamento para a tuberculose, no Sistema Único de Saúde (SUS), dura seis meses. Quando feito sem interrupções, o paciente deixa de transmitir a doença logo nas primeiras semanas e fica completamente curado.

Em 2008, o percentual de cura foi de aproximadamente 73%. A meta do Programa Nacional de Controle da Tuberculose é chegar a 85%, conforme o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Agência Brasil.

Onde está o emprego em 2011? É o tema do Programa Câmera Record dessa sexta.

Serviço público, bico na balada, trabalho sem sair de casa. O Câmera Record desta semana investiga qual o novo mapa do emprego no Brasil.

Quem são os concurseiros? Você vai conhecer os especialistas em concursos públicos, que dividem com os outros as técnicas que usaram para se dar bem.

O melhor caminho para ganhar dinheiro é o da escola, certo? Um jovem de 17 anos coloca em xeque esta máxima. Ele abandonou os estudos e se tornou um consultor de investimentos. Você vai acompanhar a rotina desse especialista em multiplicar o dinheiro dos outros. Mas será que é um caminho que vale para todo mundo?

Brasil, um país litorâneo. Nos portos, falta mão de obra qualificada. Nas marinas, sobra trabalho. O resultado desta conta? Muita oferta de emprego.

Brasil, um país de estagiários. Nossos repórteres contam a história de um recém-formado que quer pagar por uma vaga no mercado de trabalho. Ou do estagiário que virou sócio do patrão e hoje tem mais de 40 funcionários.

Brasil, país de mulheres fortes. Elas já estão nas obras e nas plataformas de petróleo. Como se destacar em ambientes dominados por homens?

Classe "C", uma classe em ascensão. Os aeroportos têm 30 milhões de novos passageiros. Bom para os pilotos, que ganham até R$ 40 mil por mês

E se não der para comprar tudo, que tal ser sorteado? Você vai conhecer a maior sortuda do Brasil: ela ganhou 8 geladeiras, 5 Tvs LCD, 3 motos, 4 computadores, 5 máquinas de lavar, 13 bicicletas e R$ 10 mil em prêmios. Como ela consegue?

E ainda, as histórias de quem foi tentar a sorte nos Estados Unidos. Com a crise econômica por lá, será que ainda vale a pena?

Tudo isso e muito mais, no Câmera Record desta sexta-feira (25), às 23h, logo depois de Ribeirão do Tempo.

Aluno do EaD passa em 1º lugar em concurso na BA

Marcelo mostra o diploma que recebeu da secretária Janete, no pólo do
Ensino a Distância da Unopar em Jacobina (BA).
Recém-formado na primeira turma do curso de Serviço Social do pólo de Ensino a Distância da Unopar em Jacobina (BA), Marcelo Silva Firma, de 30 anos, conseguiu um feito que merece registro: ele foi aprovado em 1º lugar em concurso público para Assistente Social realizado na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, também na Bahia.

Foi o primeiro concurso que Marcelo participou após a formatura, em agosto de 2010, e a concorrência era grande: havia pelo menos 150 inscritos disputando apenas uma vaga, segundo ele. Mas isso não foi motivo para desistir, porque Marcelo confiou no seu potencial e nos conhecimentos adquiridos no curso “Sempre fui um aluno dedicado e me preocupei com os estudos. Acreditava na Unopar e no meu potencial como aluno independente para aprender”, conta o ex-aluno da Unopar, que já trabalhava professor da rede municipal de ensino nos municípios baianos de São José do Jacuípe e Capim Grosso, onde começou seu curso. Posteriormente, as aulas passaram para o pólo de Jacobina.

Segundo Marcel, o estudo a distância lhe proporcionou um maior empenho em relação ao interesse em aprender. “Somos nós que ordenamos os nossos horários de estudos fora da Universidade, e não perdemos nada na aprendizagem. Estou muito feliz por ter estudado na Unopar, que me fez aprender de maneira autônoma e independente”, ressalta.
 
Marcelo já assumiu a vaga que conquistou no concurso. “Estou empossado e muito feliz pelo trabalho. Agradeço a todos da Unopar”, completa.

Festa completa: Timão bate o Oeste, assume liderança e está classificado

Uma noite perfeita. É assim que pode ser definida a quarta-feira para o Corinthians e a sua Fiel torcida. No Pacaembu, o Timão fez 3 a 0 no Oeste de Itápolis e, além de garantir a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, assumiu a liderança isolada do estadual, já que o rival São Paulo caiu diante do Paulista, em Jundiaí, por 3 a 2. E o triunfo ainda teve a marca de Liedson, que fez o seu décimo gol em nove partidas desde o retorno ao Parque São Jorge.

E a equipe comandada por Tite vai ainda mais animado para o clássico contra o São Paulo, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Barueri. O Timão entrerá em campo defendendo um tabu de quatro anos sem perder para o arquirrival. Neste período, foram disputados 11 jogos, com sete vitórias alvinegras e quatro empates.

'Perdemos 90% do enxoval', diz pai de bebê que nasceu com 6,7 kg na BA


"Perdemos 90% dos enxoval que compramos para nosso filho. Só conseguimos usar algumas poucas peças, as maiores", disse Carlos Eduardo Mendes Correia, 22 anos, pai do bebê Gustavo, que nasceu no sábado (19), com 6,7 quilos e 54 centímetros. A mãe, a dona de casa Ana Lúcia da Silva Pereira, 22 anos, recebeu alta ontem quarta-feira (23), mas a criança, que nasceu de cesariana, permanece internada no Hospital e Maternidade Iperba, em Salvador.

O menino provocou um susto na mãe, que não esperava por uma criança tão grande. "Ela ficou assustada com o tamanho e com o peso dele", disse o pai. Ele afirmou ainda que o enxoval que não serviu para o filho será doado para uma amiga, que acabou de ter um filho. "Acho que o material vai ter mais serventia para ela."

O pai disse que está tendo de comprar um novo enxoval e que precisa ficar atento ao tamanho das peças. "Só serve peça de bebê com 5 meses de idade e no tamanho G."

Fonte: G1.

Fraternidade promove retiro para jovens católicos neste fim de semana

Os jovens católicos das diversas paróquias e movimentos da Arquidiocese de Natal se reúnem neste final de semana, de 25 a 27 deste mês, para o “2º Retiro para Jovens Lançando as Redes”, na Casa de Retiro Discípulos da Mãe de Deus, em Parnamirim.
O evento promovido pela Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus contará com uma programação dinâmica, com momentos de formação cristã, missas e momentos de lazer e descontração, como prática esportiva, luau e desfile de moda.

Inscrições
Os jovens que desejam participar do “Lançando as redes” ainda podem se inscrever nesta quinta-feira das 15h às 21h na casa de Formação Discípulos da Mãe de Deus, na rua Júlio Gomes Moreira, 1312, Barro Vermelho. Ou ainda entrar em contato com a coordenadora do evento, Bruna de Maria pelo telefone: 8838-7348.

A taxa de inscrição será de R$ 30, valor que inclui hospedagem e refeições nos três dias de evento. Outras infomrações pelo email: pescadoresnsi@hotmail.com ou pelo site www.discipulosdamaededeus.com.br

Jovem é morto com três tiros enquanto dormia em sua casa em Caicó

Um jovem identificado como Alexandro Rodrigues, 19 anos, foi assassinado por volta de 00h30 desta quinta-feira (24), na rua Julieta Lopes, no município de Caicó, situado a 256 km de Natal.

Segundo agente de Polícia Civil Raimundo, a vítima foi surpreendida com três tiros de revólver, calibre ainda não confirmado, que atingiu a sua cabeça enquanto dormia em uma rede de sua residência.

A Polícia Militar foi até o local e não encontrou testemunhas. Logo em seguida foram realizadas diligências pela área, mas nenhum suspeito foi encontrado.

A polícia abrirá um inquérito investigativo, onde serão ouvidos amigos e familiares da vítima na busca pelo responsável do homicídio.
 
Fonte: D/O.

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: Autoescolas negocia propina em Mossoró
Tribuna do Norte:Assembleia libera royalties e governo vai ajustar contrato
Folha: STF anula ficha limpa nas eleições de 2010
Globo: Novo ministro surpreende e joga ficha limpara para 2012
Estadão – STF decide que ficha limpa valerá em 2012
Jornal do Commercio:A volta dos fichas sujas
Diario de Nordeste: Sonda buscará petróleo no mar cearense
O Norte: Ficha limpa não vale para as eleições de 2010

quarta-feira, março 23, 2011

Surfista potiguar representa o Brasil em desafio internacional universitário

Nos dias 25, 26 e 27 de março deste ano, acontecerá o III Desafio Universitário Internacional de Surf, na Praia do Futuro em Fortaleza-CE. O evento contará com a participação da seleção do Brasil e de Portugal. Cada equipe será formada por oito integrantes, sendo quatro na categoria masculina e quatro na categoria feminina. O primeiro Desafio Internacional ocorreu também na Praia do Futuro, em 2008 e foi travado entre a equipe brasileira e a equipe norte-americana; o segundo ano de evento aconteceu no Peru, em 2009 e em ambos o Brasil consagrou-se campeão.

O potiguar André Fagundes, 29 anos - formado em Engenharia Civil pela UFRN e cursando Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia na Construção Civil, na UNP - irá representar o Brasil no Desafio Universitário. No currículo: duas vezes Vice- Campeão Brasileiro Universitário (2007-2008) na categoria Open e Campeão Brasileiro de Surf Universitário 2010 na categoria Master Degree (Formados).

O time Feminino Brasileiro também conta com uma representante potiguar, Gabriela Silveira. Com 22 anos, a curitibana Gabriela reside em Natal desde 2003 e vem participando de grandes competições pelo Brasil. A estudante de Ciências Biológicas da UFRN foi Campeã Brasileira Universitária em 2008. Gabriela representou o Rio Grande do Norte no ano passado em campeonatos Nordestinos e Brasileiros, ficando em 3º lugar no ranking dos Circuitos Brasileiro Universitário e Nordestino Amador, e em 6º no Circuito Petrobrás Feminino na categoria Open.

Fonte: D/O.

As manchetes dos jornais desta Quarta

Diário de Natal: Escola desaba e fere dez crianças
Tribuna do Norte: Ministério Público questiona edital do Arena das Dunas
Folha: Pela 1ª vez Brasil apóia saída do ditador líbio
Globo: BC indica mais restrição ao crédito para conter inflação
Estadão: Governo de Tóquio pede que as crianças não consumam água
Jornal do Commercio: Operação padrão no IML está encerrada
Diário do Nordeste: 297 mil nomes são retirados do SPC de Fortaleza

terça-feira, março 22, 2011

Corpo de Tim Maia será exumado para teste de DNA

A Justiça autorizou a exumação do corpo do cantor Tim Maia, morto em 1998, para um exame de DNA. O pedido foi feito pela suposta filha do artista, que pede a investigação de paternidade. A decisão é da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que acolheu voto do relator, desembargador Guaraci de Campos Vianna.

A suposta filha entrou com o pedido na 2ª Vara de Família da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, que permitiu a realização do exame de DNA nos restos mortais do artista em dezembro passado. Porém, os herdeiros do cantor, irmãos e seu filho, Carmelo Maia, recorreram da decisão, alegando que eles próprios poderiam fornecer o material para o exame. Os desembargadores, no entanto, consideraram que "o exame de DNA realizado em parentes de primeiro grau não possui a mesma precisão do que aquele realizado no próprio genitor".

Dilma visitará Portugal com Lula em 29 e 30 de março

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou nesta terça-feira (22) em São Paulo que a segunda viagem internacional da presidente Dilma Rousseff será para Portugal, nos dias 29 e 30 de março.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Dilma viajará acompanhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no dia 30 deve receber o título de doutor honoris causa da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Analistas avaliam que a presença de Dilma na homenagem visa mostrar que ela continua ligada a Lula, apesar das opiniões de que ela tem se afastado do antecessor.

Em Lisboa, Dilma deverá se reunir com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates.

Justiça Federal do RN abre seleção de estágio

Estudantes de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido podem participar do processo seletivo para preenchimento de uma vaga de estágio na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. O estágio destina-se aos estudantes maiores de 16 anos regularmente matriculados, com frequência efetiva e que esteja cursado entre, no mínimo, mais da metade da carga horária total do curso ou, no máximo, o antepenúltimo semestre.

As inscrições serão feitas gratuitamente, no período de 28 de março à 8 de abril, exclusivamente através do site da Seção Judiciária do RN (www.jfrn.jus.br). A prova objetiva será aplicada no dia 14 de abril. Nesse dia o candidato deverá está munido com o histórico escolar original e atualizado, bem como o documento de identidade.

O auxílio financeiro e de transporte será fixado em momento posterior à seleção, de acordo com a disponibilidade orçamentária da Instituição. O estagiário ainda cumprirá jornada de 20 horas semanais, obedecendo o expediente da Seção Judiciária em compatibilidade com o horário do curso do selecionado. Depois da prova, o resultado com a lista de classificação dos candidatos será divulgado através do endereço eletrônico da Seção.

Record se diz surpresa com acordo entre Corinthians e Globo

A Rede Record emitiu um comunicado oficial para contestar o contrato firmado entre a sua concorrente Rede Globo e o Corinthians, para venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 até 2015. O clube não revelou os valores do acordo com a emissora carioca.

A Record, por outro lado, anunciou abertamente que havia oferecido R$ 100 milhões ao Corinthians pelos direitos de transmissão em televisão aberta por cinco anos. A Globo acertou a compra não apenas dos direitos de TV aberta, mas também de fechada, pay-per-view, internet e celular.

Segundo o comunicado do Corinthians, o valor do contrato com a Globo "é maior que todo o faturamento do clube em 2007". No ano citado, a diretoria obteve receita total de R$ 134,334 milhões, porém o vínculo estabelecido nesta terça-feira, para venda de direitos de transmissão, ficou muito aquém desse número.

Mais tarde, o departamento de comunicação do Corinthians retificou que não leva em consideração o faturamento com negociações de jogadores (que foi de R$ 71,392 milhões) ao fazer a comparação com as receitas de 2007. Dessa forma, os R$ 134,334 milhões caem para R$ 62,942 milhões, bem inferiores aos R$ 100 milhões oferecidos pela Record.

Fonte: Superesportes.

Mães que fumaram na gravidez tendem a ter filhos tabagistas

A exposição à nicotina do bebê ainda na barriga da mãe aumenta a chance do adolescente vir a se tornar um fumante. Essa é a conclusão de um estudo feito com ratos pelo Programa de Pesquisa sobre Abuso de Drogas e da Toxicodependência, localizado na Finlândia.

Os resultados apoiam a hipótese de que adolescentes com exposição pré-natal à nicotina são mais propensos a começar a fumar mais cedo do que bebês não expostos e que eles também são mais suscetíveis aos efeitos de dependência da nicotina, principalmente como resultado do situações de estresse e pressão.

O estudo realizado com ratos é parte de um projeto de pesquisa dos mecanismos comportamentais e moleculares da dependência da nicotina.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois adicionar nicotina na água de beber das fêmeas grávidas. Eles passaram a beber mais da água depois da inserção da nicotina, do que o grupo de animais que não receberam a água "turbinada".

O estudo também analisou os efeitos da combinação de opioides (morfina e compostos semelhantes à morfina) com a nicotina e chegou a informações semelhantes, já que as substâncias ativam os mesmos receptores que captam a presença da nicotina.

Diante dos resultados, os pesquisadores afirmam que esse pode ser um caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos usados para tratar tanto o tabagismo contra a dependência química.

Fonte: D/O.

Oração diminui agressividade e raiva nas pessoas

Orar pode ajudar muita gente a se sentir menos brava e a se comportar de forma menos agressiva depois que alguém a deixou furiosa, revelou uma nova pesquisa.

Três estudos mostraram que as pessoas que foram provocadas por comentários ofensivos por um estranho mostravam menos raiva logo depois se orassem por outra pessoa enquanto eram provocadas.

Os benefícios da oração identificados nas pesquisas não dependem de intervenção divina e provavelmente acontecem porque o ato de orar mudou o jeito de as pessoas pensarem sobre uma situação negativa, explicou Brad Bushman, coautor do estudo e professor de comunicação e psicologia da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

O poder da oração também não depende se a pessoa é religiosa ou frequenta o templo ou a igreja com frequência, explicou o pesquisador. Os resultados mostraram que a oração ajudou a acalmar as pessoas, independentemente da religião na qual elas acreditam ou com que frequência vão ao templo ou igreja ou ainda se oram (ou não) todos os dias.

O pesquisador acrescentou que esses são os três primeiros estudos a examinar os efeitos da oração sobre a raiva e a agressividade. Bushman realizou a pesquisa em conjunto com Ryan Bremmer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com Sander Koole, da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda.

As manchetes dos jornais desta Terça

Diário de Natal: Detran troca peritos por policiais militares
Tribuna do Norte: Greve acaba e aulas começam em meio a problemas em escolas
Globo: Desarticulação de aliados ameaça operação na Líbia
Folha: Brasil pede cessar-fogo na Líbia
Estadão: Após saída de Obama, Brasil pede cessar-fogo na Líbia
Correio: Cada vez mais encrencadas
Valor: Lucro de produtores bate recorde na safra de grãos
Estado de Minas: Ficha limpa corre risco de ir para o lixo
Jornal do Commercio: Drama no IML sem prazo para acabar
Zero Hora: Após Obama partir, Brasil defende o fim dos ataques na Líbia

segunda-feira, março 21, 2011

Novidades e novo design do Orkut já estão disponíveis para alguns usuários

A Google já havia anunciado que estava preparando um novo visual para a sua rede social, o Orkut. Essa é a terceira vez que o Orkut muda de visual, a última mudança ocorreu em pouco mais de seis meses, em agosto do ano passado.

Alguns usuários já conseguem visualizar as novidades, como um novo menu de navegação à esquerda, uma foto maior no perfil do usuário, um novo modelo pra visualizar o perfil completo de um usuário – apresentando as informações de uma forma diferente, com os selos, depoimentos, fotos e vídeos recentes. Sem mencionar que agora a visualização de fotos do Orkut vai ser em tela cheia, bastante semelhante a do Facebook.

Além disso, a Google anunciou um novo recurso no Orkut, o “Gostou?”. Que é uma característica muito semelhante ao "Curtir" do Facebook. Mas, o diferencial do Orkut é que a avaliação é feita por meio de emoticons ao invés de apenas dizer que curtiu. A rede social também confirmou que durante a reestruturação o limite de amigos vai aumentar, assim como o de fotos e vídeos, porém eles não estipularam uma data para isso.

Estudante de Medicina é esfaqueada por colega depois de calourada em MG

A polícia está à procura de um estudante do 6º período de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) suspeito de ter esfaqueado uma colega de sala na madrugada de domingo, no Bairro Salgado Filho, na Região Oeste de Belo Horizonte. A motivação do crime seria um amor não correspondido.

De acordo com a Polícia Militar, a jovem, Maria Luiza Costa Pinto, de 21 anos, chegava em casa junto com o pai, depois da calourada da Faculdade de Medicina da UFMG. Quando entravam na residência, um homem entrou antes do portão fechar e começou a esfaquear a garota. O pai dela entrou em luta corporal com o suspeito e também acabou ferido. Depois do ataque, o homem fugiu.

A estudante levou aproximadamente 11 facadas. Ela foi encaminhada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. A jovem sofreu uma lesão no rim e está no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Ela passa bem e deve ser transferida para a enfermaria. O pai dela também foi encaminhado para o hospital com escoriações. Ele foi atendido e liberado.

A principal suspeita é que o autor da tentativa de homicídio tenha fugido para a cidade natal dele, pois não é visto desde o dia do crime.

Fonte: Estado de Minas.

Projeto autoriza professor a lecionar em mais de um turno na mesma escola

A Câmara analisa o Projeto de Lei 71/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que permite aos professores lecionar por mais de um turno em um mesmo estabelecimento de ensino, desde que o período não ultrapasse o período de trabalho semanal estabelecido legalmente.

A proposta, que altera o Consolidação das Leis do Trabalho (CLT- Decreto-Lei 5.452/43), assegura e não contabiliza os intervalos de recreio e o de uma hora para refeição. Atualmente, a CLT estabelece limite de quatro aulas consecutivas por dia ou seis intercaladas em um mesmo estabelecimento.

Custo de vida.
Segundo o autor, por conta do alto custo de vida, atualmente a maioria dos professores já se sujeita à extensão da jornada em um segundo estabelecimento de ensino, uma vez que a legislação vigente limita a um turno o exercício da atividade por estabelecimento de ensino.

Otávio Leite observa que, "ao esforço físico e mental, que o magistério naturalmente exige, soma-se, nesse caso, mais uma ponta de estresse: o de ter que se deslocar para outra instituição de ensino e, lá, cumprir novo horário de trabalho".

Fonte: Agência Câmara.

Idosa escorrega ao descer de ônibus e tem parte de seu dedo decepado

Uma idosa teve parte de seu dedo decepado após escorregar durante o desembarque de um ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira.

De acordo com a Guarda Municipal, Rosa Hanner, de 77 anos, estava no coletivo da linha 125 (Central-Praça General Osório), da Viação Saens Peña, quando sofreu o acidente. Ela teria ficado com a mão presa na porta do coletivo, e teve parte do mindinho da mão direita cortado. A idosa foi socorrida e levada pela Guarda Municipal ao Hospital Miguel Couto, na Gávea. O motorista do ônibus, Marcelo da Silva, foi levado para a 13ª DP (Ipanema).

Fonte: Agência O Globo.

Chico Anysio recebe alta após 3 meses de internação

O humorista Chico Anysio, de 79 anos, recebeu alta nesta segunda-feira após passar mais de três meses internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, segundo informações do hospital.

Ele chegou ao Samaritano em 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e Chico Anysio foi submetido a uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias.

Durante o período pós-operatório, o humorista apresentou novo quadro de falta de ar, quando foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). Chico Anysio também teve pneumonia no pulmão esquerdo, que foi tratada com sucesso.

Fonte: Estado de Minas.

Hoje é o dia internacional da síndrome de down!

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da síndrome de Down. Quem tem síndrome de Down tem uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa. Por isso, a data 21/03 é tão simbólica.

A data é celebrada desde 2006. No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome. Os brasileiros portadores da síndrome devem passar da casa dos 20 milhões. Existem avanços, mas ainda falta muito para que estas pessoas tenham uma vida com mais facilidades. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais mais preparados pra ajudar a cuidar destas crianças mais que especiais.

Corpo de bombeiros faz o resgate do corpo no açude de Pedra d’água no município de João Câmara

Corpo do agricultor é resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros(foto:Marco Montoril)

Polícia Militar acompanha resgate do corpo(foto:Marco Montoril)
Uma equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros, acompanhada da Polícia Militar, fez o resgate na manhã desta segunda-feira(21) do corpo do agricultor Gilmar Matias de Souza, 35 anos, filho de José Matias e Maria Sofia, que morreu vítima de afogamento no açude novo da comunidade de pedra d’água, zona rural do município de João Câmara.

O afogamento ocorreu na manhã de domingo, por volta das 10h, quando Gilmar estava acompanhados de alguns amigos as margens do açude e resolver dar um mergulho não retornando a superfície da água. Os amigos sentiram sua falta, acionaram a polícia e infelizmente no início da tarde ficou confirmado que ele havia morrido afogado.

Na manhã desta segunda-feira(21), o corpo apareceu boiando dentro do açude, que fica a alguns metros do açude principal de Pedra d’água, mais precisamente na propriedade de José Francisco. O resgate foi acompanhado por familiares e muitos curiosos.

Fonte: Assis Silva.

Festa de Rebelde reúne mil convidados no Rio

O deslumbrante Morro da Urca, na zona sul do Rio, foi o cenário da festa de lançamento da novela Rebelde, que estreia nesta segunda-feira (21), às 19h, na Record.

Aproximadamente mil convidados foram prestigiar o agito em comemoração ao mais novo horário de teledramaturgia da emissora.

Os seis protagonistas - Micael Borges, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Mel Fronckowiak, Chay Suede e Sophia Abrahão - foram os mais tietados.

Assim que chegavam ao bondinho do Pão de Açúcar, eram assediados pela imprensa e pelo batalhão de fotógrafos. Depois, ainda tinham que dar atenção aos convidados-fãs, que também queriam fotos ao lado dos novos ídolos.

Pudim de pão e leite condensado

Ingredientes.
Ingredientes para a calda.
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes para o pudim.
3 pãezinhos franceses
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 vezes essa medida (da lata) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo da calda.
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo deixando derreter lentamente. Quando estiver bem dourado, junte a água fervente e mexa. Deixe ferver até dissolver completamente. Com essa calda, caramelize uma fôrma para pudim (23 cm de diâmetro) e reserve.

Modo de preparo do pudim.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na fôrma. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, em banho-maria, e asse por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Espere esfriar e leve à geladeira. Desenforme para servir.

Variação.
Se preferir usar pão de fôrma, serão necessárias 6 fatias.

Agricultor de 62 anos morre após assalto em Mossoró

Um assalto em uma comunidade rural de Mossoró terminou com a morte do agricultor Francisco Mota, de 62 anos de idade. O crime ocorreu por volta das 20h20, no Assentamento Maracanaú, próximo à estrada que liga Mossoró a cidade de Serra do Mel.

Uma dupla de assaltantes chegou em uma moto Twiter de cor prata ao ponto comercial que Mota possui em sua residência. Os dois pediram cigarro à mulher do agricultor, que atendia no comércio, e em seguida anunciaram o assalto. De acordo com o cabo PM José Ilton, Francisco Mota acordou com o barulho provocado pelos assaltantes e tentou impedir a ação dos homens, mas acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os acusados fugiram levando R$100,00 que o agricultor portava no bolso.

A polícia realiza diligências pelas proximidades do local do latrocínio, mas não conseguiu prender ou identificar a dupla responsável pelo crime.

Fonte: D/O.

Jovem de 19 anos esfaqueia irmã de 14 em Currais Novos

Uma jovem de 19 anos de idade esfaqueou sua irmã de 14 no início da tarde de ontem domingo (20), em Currais Novos. O fato ocorreu por volta das 18h, na casa da mãe das duas, na avenida Coronel José Bezerra, na Vila Seridó. A acusada teria discutido com sua irmã e sacado uma faca para ataca-la.

Na primeira tentativa, a jovem foi interceptada por familiares, que tomaram a faca peixeira de sua mão. Mas em um momento de distração dos parentes, a acusada pegou uma faca que estava em cima da mesa da cozinha e golpeou a adolescente de 14 anos nas costas.

A vítima foi socorrida pela Polícia Militar e levada ao Hospital Padre João Maria, onde está internada em observação, mas não corre risco de morte. A suspeita fugiu do local após o crime e está sendo procurada pela polícia.

Fonte: Blog Pm de Currais Novos.

As manchetes dos jornais desta Segunda

Globo: Obama: Brasil dá exemplo de democracia a mundo árabe
Folha: Dano a civis irrita aliados e afeta força anti-Gaddafi
Estadão: Ataques à Líbia se intensificam e Kadafi promete ‘longa guerra’
Correio: Festa no Brasil
Valor: Energia ganha parceria com EUA
Jornal do Commercio: Cerco contra Kadafi
Zero Hora: Aliança intensifica ataques na Líbia

domingo, março 20, 2011

Prefeito de João Câmara é o novo dono da rádio Baixa Verde AM

Do blog do jornalista Bosco Araújo.

Um negócio milionário foi fechado entre o ex-deputado Wober Júnior (PPS) e o prefeito de João Câmara-RN, Ariosvaldo Targino (DEM), o Vavá, em torno de uma concessão de caráter público. Como todo mundo sabe a concessão para a exploração de canal de rádio é pública e, como tal, não pode ser vendida.

O negócio, que ultrapassou a marca de R$ 500 mil, foi fechado e o novo proprietário deverá assumir a empresa no mês de maio, quando quitará a primeira parcela do acordo. Segundo assessores do prefeito Vavá, ele não reconhece a dívida com os trabalhadores da empresa e diz que o ex-deputado Wober Júnior é quem deve pagar aos trabalhadores.

O que o prefeito desconhece é que a empresa Rádio Baixa Verde é devedora e, mesmo ocorrendo sucessão de razão social, os encargos trabalhistas passam para a empresa sucedânea.

O Sindicato dos Radialistas está acompanhando todo o processo de sucessão empresarial na Rádio Baixa Verde AM no sentido de salvaguardar o direito dos trabalhadores.

73,9 milhões de brasileiros já estão conectados à internet

Segundo levantamento do Ibope Nielsen On-line, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil subiu para 73,9 milhões. A pesquisa considera o acesso em qualquer ambiente, seja domicílio, trabalho, escola ou lan house. O índice foi atingido no quarto trimestre de 2010 e representou um crescimento de 9,6% em relação aos 67,5 milhões registrados no final de 2009.

Dois pontos de acesso tiveram maior crescimento, são eles os ambientes profissionais e as residências, que registraram um total de 56 milhões de pessoas conectadas à web. Os números, obtidos em fevereiro de 2010 em domicílios e empresas, apontam um crescimento de 19,2% sobre os 47 milhões do mesmo mês do ano anterior.

Governo de Dilma é aprovado por 47%, diz Datafolha

O governo da presidente Dilma Rousseff recebeu a aprovação de 47 por cento dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o levantamento, a gestão de Dilma, iniciada em 1o de janeiro, foi considerada ruim ou péssima por 7 por cento. Para outros 34 por cento ela é regular e 12 por cento não souberam opinar.

Com essa taxa de popularidade, Dilma se iguala tecnicamente aos 48 por cento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, início de seu segundo mandato.

O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula quando se considera esta fase inicial do mandato, segundo o Datafolha.

Os entrevistados apontaram a saúde (31 por cento) e a violência (16 por cento) como os principais problemas do país.

Homem é ferido a facadas em tentativa de homicídio no município de Parelhas

Um homem identificado como Odair José de Almeida, 35 anos, ficou ferido durante uma tentativa de homicídio na noite desse sábado (19), no município de Parelhas, distante 232 quilômetros de Natal. O fato aconteceu por volta das 21h, na rua José Cassiano, localizada no bairro Maria Terceira. A informação é do blog PM Currais Novos.

De acordo com o blog, Odair José foi atingido por sete golpes de faca e sofreu perfurações no braço, perna, costas e peito direito.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Parelhas, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida foi transferido para o Hospital Padre João Maria, em Currais Novos, onde se encontra em observação.

As manchetes dos jornais e revistas deste domingo

Tribuna do Norte: Pendências com o SIAFI pode atrasar obras
Globo: Obama promete ajuda para Copa e Olimpíadas
Folha: Países aliados iniciam ação militar na Líbia
Estadão: Dilma cobra de Obama suspensão de barreiras
Correio: De Brasília, Obama detona guerra a Kadafi
Estado de Minas: Obama admite que Brasil é o futuro
Jornal do Commercio: Líbia sob ataque
Zero Hora: França lança ação militar contra Kadafi
Veja: Exclusivo: Barack Obama fala a Veja
Época: De Hiroshima a Fukushima
IstoÉ: Ameaça nuclear assusta o mundo
IstoÉ Dinheiro: O segredo das 10 mais
CartaCapital: Pesadelo nuclear