sábado, janeiro 28, 2017

4 dicas para combater o desperdício de água.

Se por um lado a chegada do verão é muito aguardada por conta das férias e do momento de recarregar as energias, as altas temperaturas provocam grande preocupação: o consumo elevado de água, que em algumas cidades do Brasil, chega a aumentar 40% durante o período.

A Organização das Nações Unidas (ONU) indica que a quantidade mínima de água para atender as necessidades básicas de um ser humano é 110 litros de água por dia. Só um banho de 15 minutos, usando um chuveiro elétrico, consome incríveis 140 litros de água.

O impacto não é só ambiental: dói no bolso. A conta elevada resulta do desperdício, e a tomada de atitude do usuário faz toda a diferença na hora de pagar as contas e de quebra, contribui com a preservação deste recurso natural, vital para nossa existência.

Para ajudar o usuário a encontrar as melhores soluções para seu banheiro, a Duravit do Brasil reuniu quatro dicas para reduzir o consumo ? e consequentemente o desperdício – de água neste verão. Referência mundial na fabricação de louças, móveis e acessórios para banheiro, a Duravit é reconhecida internacionalmente pela preocupação com questões ambientais.

Dependendo dos produtos e técnicas utilizadas, a tomada de medidas pode significar uma economia de 20% a 50% no consumo de água.

Veja algumas dicas:
AJUSTES NO CHUVEIRO.
Troque os misturados convencionais pelos termostatos, que regulam previamente a temperatura e ajustam a pressão da água, evitando o desperdício. Trocando o chuveiro por um modelo mais moderno, que mistura ar e água, economiza-se água e ainda é possível manter o desempenho com o mesmo conforto. A economia será ainda menor com redução do tempo de banho, desligando o chuveiro ao se ensaboar

DESCARGA CONSCIENTE.
Evite exageros ao apertar a descarga. Dependendo do modelo, em seis segundos de acionamento, pode-se gastar até 14 litros de água. Ao trocar a bacia sanitária, procure os modelos que combinam eficiência na limpeza com redução do consumo de água. Estudos mostram que há uma incidência média de 35% de descargas duplas, geradas pela limpeza inadequada na primeira descarga.

DE OLHO NAS TORNEIRAS.
Fique atento às torneiras abertas por mais tempo que o preciso, como quando se faz barba ou se escova os dentes. Em um mês, uma torneira pingando pode gastar quase 1.400 litros de água. Uma boa opção é trocar por modelos com temporizador (manual ou eletrônico). Em torneiras mais antigas, verifique regularmente as condições do vedante e de outros mecanismos

TOLERÂNCIA ZERO COM VAZAMENTOS.
Nunca demore a tomar providências com vazamentos. É um tipo gravíssimo de desperdício, pois a água sequer foi utilizada pelo usuário, que terá de pagar por isso da mesma forma que a água efetivamente consumida. Certos vazamentos não são detectados facilmente, e podem passar despercebidos por dias, até meses. O melhor é recorrer à visita de um técnico especializado, que verificará atentamente as condições de conexões, torneiras, chuveiros, entre outros.

Campeonato Municipal de Futebol sub 14, tem inicio hoje em João Câmara/RN.

Hoje iniciaremos o Campeonato Municipal de Futebol sub 14 no Município de João Câmara/RN.

Às 15:00 teremos a abertura da competição com o confronto das equipes do São Paulo do Corte x Cohab FC;

Às 16:00 será a partida do Pixuxuta x Primeiro Passo, os jogos desse sábado serão realizados na comunidade do Corte.

Desejamos sorte às equipes e fazemos o convite à todos para incentivar essa garotada!

Gean Carlos
Secretário Municipal de Esporte
 

Associação dos professores da UFRN homenageia docentes aposentados.

Docentes aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram homenageados na manhã desta sexta-feira, 27, pela Associação dos Professores da UFRN (APURN), com um café da manhã pela passagem do Dia do Aposentado, comemorado no último dia 24.

Organizada anualmente pela diretoria da entidade, a confraternização aconteceu no restaurante da associação, no Centro de Convivência do campus central, e contou com as presenças de representação do Sindicato ADURN, da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas.

Ao saudar os homenageados, Ângela Paiva lembrou-os que o tamanho e o valor da instituição educacional para a sociedade potiguar é proporcional à competência, esforço e dedicação de servidores que historicamente participaram da construção da UFRN, entre eles os docentes aposentados ali presentes. Mirian Dantas anunciou que no planejamento da Progesp para 2017, está a criação de um espaço físico destinado ao servidor fora da ativa.

Além dos citados, estiveram presentes ao evento a diretoria da APURN e da ADURN, professores da ativa e Joseleno Marques, ouvidor da UFRN.

Pai prende e tortura filha de 20 anos em casa depois de descobrir que ela estava grávida.

Uma mulher de 20 anos, que está gravida de três meses, foi mantida em cárcere privado na Paraíba pelo pai, Antônio Marcos do Nascimento, de 43 anos.

O homem ficou muito bravo depois que descobriu que a filha estava grávida e decidiu que ia prender a jovem em casa. Ele também a agrediu fisicamente e psicologicamente.

A mulher teve os cabelos cortados e a mão perfurada por tesoura. Além disso, ela também tinha hematomas por todo o corpo porque tinha sido agredida com um cabo de vassoura e um cinto.

De acordo com a polícia, a mulher foi encontrada trancada em um quarto com machucados por todo o corpo. A única parte do corpo da mulher que estava intacto era a barriga, porque ela fez questão de proteger a integridade do filho com o corpo.

Exames foram feitos e a mulher não corre o risco de perder o bebê. O avô da criança está preso. Via G1.

Congresso da Abrasco recebe submissão de trabalhos até 31 de janeiro.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza, entre os dias 1° e 4 de maio, em Natal-RN, o III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Interessados podem submeter trabalhos para apresentação até 31 de janeiro no site do congresso.
 

O congresso terá como tema desta edição Estado e Democracia: o SUS como direito social e discute os desafios da construção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os encontros serão realizados no Campus da UFRN e no Centro de Convenções de Natal.
 

O evento conta com a participação de docentes, pesquisadores, estudantes, trabalhadores do SUS, gestores e representantes de movimentos sociais. O objetivo é promover a articulação entre esses setores, gerando conhecimento, assim como a formulação e a implantação de políticas para a solidificação do sistema.
 

Sobre a ABRASCO.
Criada em 1979, a Abrasco tem o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre instituições de ensino e pesquisa em saúde coletiva, buscando o fortalecimento mútuo das entidades associadas e a ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica, os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil. A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza congressos da área na América Latina.

Detentos evangélicos foram mortos em Alcaçuz com bíblia na mão e pedindo salvação, diz site.

Como resultado na chacina que teve no último dia 14, no presídio de Alcaçuz, entre os 26 mortos, estavam presos evangélicos que não eram membros de nenhuma facção, mas foram assassinados enquanto estavam ajoelhados e com a bíblia na mão, pedindo a Deus salvação.

As informações foram apuradas pelo portal UOL, que colheu depoimento de familiares de alguns detentos, bem como do membro de uma das facções em regime semiaberto, conhecida como “Sindicado RN”, rival do “Primeiro Comando da Capital”, ou PCC. Segundo a investigação, a motivação para a rebelião é por disputa territorial, afiliação de membros para as “gangues”, aumento de renda e, consequentemente, de força.

Para fazer parte de uma facção, o membro ou, “afiliado”, paga uma mensalidade (!), de onde o bando criminoso obtém parte da sua renda, enquanto o membro recebe a proteção do grupo, além de poder integrar outras ações criminosas. Dessa forma, as facções lutam para obter o maior número de membros, sendo os presídios o principal meio de recrutamento dos novos “afiliados”. Quanto maior o presídio, maior é a chance de novas afiliações. Alcaçuz, por exemplo, é o maior do Estado, o que explica a guerra no local.

Cada facção pretende obter o domínio do lugar, por isso exigem do Governo a transferência dos rivais, para que possam fazer recrutamento de novos membros sem precisar enfrentar a concorrência. Foi o que aconteceu, por exemplo, na transferência ocorrida no dia 18, quando 220 presos do “Sindicato do RN” foram levados para outras cadeias. Foi devido a essa decisão que o “Sindicato” ordenou uma série de ataques na capital, insatisfeitos com a medida que, na prática, enfraqueceu a facção dentro de Alcaçuz.

Os presos evangélicos morreram primeiro.
Ainda segundo o UOL, no dia 14, quando cerca de 500 presos da facção PCC saíram do pavilhão 5 para invadir o pavilhão 4, encontraram um grupo de 150 detentos, entre eles os que chamam de “massa”, ou seja; presos que não pertencem a nenhuma facção, mesmo assim 26 (confirmados) foram atacados e mortos pelo PCC.

Segundo os relatos colhidos pela reportagem, um pequeno grupo de presos optou não fugir do local, eram os presos evangélicos. Invés disso, eles se ajoelharam com bíblias na mão, pedindo salvação. Mesmo assim foram assassinados, mas não tiveram seus corpos arranhados nem suas cabeças decapitadas, por serem considerados “neutros”. Eles foram os primeiros a morrer. Via UOL.

9 dicas para aliviar o fogo no estômago provocado pela azia.

Uma das sensações mais incômodas é a queimação no estômago, a famosa azia. O sintoma geralmente aparece após a ingestão de alimentos muito gordurosos, álcool e cafeína. O mal aflige cerca de 12% da população brasileira pelo menos uma vez por semana, revela o site M de Mulher.

De acordo com o médico Luiz Abrahão Júnior, da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a queimação acontece porque uma válvula do esôfago (tubo que liga boca e estômago) não funciona bem e permite que os ácidos do estômago retornem ao canal. Quando o sintoma acontece com muita frequência, pode revelar outro problema maior (e cada vez mais comum): a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Confira 9 dicas para acabar com a queimação:
1. Não fumar
2. Evitar comida gordurosa
3. Beber menos álcool
4. Não exagerar na comida
5. Consumir menos alimentos cítricos
6. Comer menos chocolate
7. Esperas duas horas para dormir após comer
8. Elevar a cabeceira da cama
9. Tomar menos café e chás que tenham cafeína (preto, mate).

“É impossível sentir raiva de alguém que morreu”, diz sobrevivente da Chape.

Na bicicleta ergométrica da academia da Chapecoense, o zagueiro Neto pedala todos os dias, obstinado. Na sua cabeça, cada giro dos pedais o coloca mais próximo do seu objetivo imediato: um reencontro consigo mesmo.

Sobrevivente do acidente aéreo que em novembro do ano passado deixou 71 mortos, entre eles 19 jogadores da Chapecoense, Neto é o que esteve em condições mais críticas – “quase morri três vezes no hospital”. Hoje, ele já conquistou relativa independência, caminha sem muletas e conversa com naturalidade.

“Tenho problema no joelho ainda, o ligamento cruzado posterior rompeu e o cruzado anterior estirou. Na coluna, tive um achatamento de vértebra. Tenho fraturas nos punhos, que já estão bem melhores, não sinto mais a dor de antes, que era grande. Tenho também uma lesão na canela, que deixou a perna dormente. Eu fico mais debilitado pelas lesões da coluna e do joelho. Mas uma hora ou outra elas vão passar. Minha vida nunca vai ser igual, mas meu corpo vai se recuperando, minha mente vai entrando no lugar”, explica, sobre as limitações que ainda tem.

Essas dores, segundo Neto, incomodam mais quando não deixam fazer duas coisas: jogar futebol e brincar com seus filhos.

“Sinto falta de estar dentro de campo, de treinar, de correr, de me sentir forte. Sinto falta de pegar os meus filhos no colo, abraçar e levar pela casa, que é uma coisa que eu tinha mania de fazer. Eles já são grandes, mas como eu era forte podia fazer isso. Hoje o joelho e a coluna me impedem”, lamenta.

A despeito das sequelas que permanecem, Neto diz não ter ódio do piloto Miguel Quiroga, apontado como um dos possíveis responsáveis pelo acidente por ter abastecido a aeronave com uma quantidade menor do que a necessária para o trajeto.

“É impossível ter raiva de alguém que morreu. A gente tem que ter compaixão. Ele errou, claro, mas o erro está muito além dele. Fomos vítimas de tudo isso, tanto os sobreviventes como aqueles que se foram. Ele tinha um plano de voo que nós não conhecíamos, mas outros conheciam, e muita gente no aeroporto de lá [Bolívia] sabia. Não podemos culpar só um cidadão. Tem muita gente envolvida. Logo a Justiça vai chegar e eles serão punidos pelo que fizeram. A Bíblia diz que um dia todos nós seremos julgados. Um dia Deus vai julgá-lo da melhor maneira possível, correta e justa”, acredita.

Depois do acidente, Neto passou mais de dez dias em coma. Ele não tem memórias relativas ao resgate em Medellín nem a seus primeiros dias no hospital. As últimas lembranças são dos momentos que antecederam a tragédia.

“Escureceu tudo, eu achei muito estranho, comecei a orar junto de companheiros e aí não lembro de mais nada, recobrei consciência dez dias depois. Muita gente acha que teve desespero, correria, e não foi assim. Teve muita oração, mas incerteza também, porque a gente não sabia se estava pousando ou caindo”. Via PnoAR.

SINPOL/RN: PARALISAÇÃO UNIFICADA É UM DOS ITENS DE PAUTA DE AGE NA SEGUNDA-FEIRA (30).

Por intermédio de Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (25), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do RN (SINPOL/RN), Paulo César de Macedo convoca todos os policiais civis, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP/RN) e servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED/RN), para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a ser realizada na próxima segunda-feira (30).

A reunião acontecerá nas dependências do auditório do Sindicato, na capital do estado, às 18h em primeira convocação com a presença de 50% dos sócios mais um, e às 18h30min, com a presença de qualquer número de associados, em conformidade com o Estatuto do SINPOL/RN. Na oportunidade, descreve o Edital, serão postos em votação plenária os seguintes pontos: deliberação sobre a paralisação unificada de todos os servidores do Estado no dia 1º de fevereiro; e, informações sobre o andamento dos processos de Níveis e do Termo de Acordo.

Proceem da UFRN abre seleção para preenchimento de 19 vagas para bolsistas.

O Programa Complementar para Estudantes do Ensino Médio (Proceem), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), torna público as informações acerca do processo seletivo para ministrantes das disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - 2017.

As vagas estão distribuídas nos Campus Natal (10 vagas exclusivas para licenciaturas), Santa Cruz (3 vagas) e Currais Novos (6 vagas), além de cadastro reserva. O prazo de inscrição se encerra no dia 29 deste mês.

Todas as informações sobre pré-requisitos, horários de atuação e disciplinas podem ser acessadas no edital.

Defesa de Lula afirma que vai acionar delegado da PF judicialmente.

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Martins, divulgou nota pública nesta sexta-feira (27) afirmando que vai acionar judicialmente o delegado da Polícia Federal (PF), Igor Romário de Paula, devido a entrevista concedida por ele na manhã de hoje ao site de notícias UOL.

Na entrevista, o delegado afirmou que Lula deve ser preso entre 30 e 60 dias e que a operação não perdeu o “timing” para prender o ex-presidente.

“(…) a forma como o Delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional”, afirma a nota.

A defesa do ex-presidente voltou a afirmar que a atitude evidência uma possível perseguição da Operação Lava Jato contra Lula.

Advogados de Lula e Marisa apresentam defesa prévia em caso da Od.

Veja a nota na íntegra:

Sobre a entrevista concedida pelo Delegado Igor Romário de Paula ao portal UOL (27/01/2017), fazemos os seguintes registros, como advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

1- A divulgação pela imprensa de fatos ocorridos na repartição configura transgressão disciplinar segundo a lei que disciplina o regime jurídico dos policiais da União (Lei no. 4.878/65, art. 43, II). Além disso, a forma como o Delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal (Resolução no. 004-SCP/DPF, de 26/03/2015, art. 6o, II) e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional e, por isso, será objeto das providências jurídicas adequadas;

2- Ao renovar uma abordagem sobre hipotética privação da liberdade do ex-Presidente sob o enfoque de “timing” ou sentido de oportunidade, o Delegado Federal Igor Rodrigo de Paula deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula. Há pré-julgamento, parcialidade, vazamentos e comportamentos que violam a ética e a conduta profissional por parte de diversas autoridades envolvidas nas investigações e processos referentes ao ex-presidente. É o “lawfare”, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política, exposto reiteradamente pela defesa de Lula, que fica cada vez mais claro a cada pronunciamento de agentes públicos que participam da Operação Lava Jato;

3- Agentes públicos que se valem do cargo para promover atos lesivos à honra de Lula ou de qualquer cidadão cometem abuso de autoridade, na forma do artigo 4o., alínea “h”, da Lei no. 4.898/65. Por isso, o conteúdo da entrevista concedida pelo Delegado Federal Igor Romário de Paula deve ser investigada e punida, se constatada ocorrência do ilícito, independentemente de “timing”. Ninguém está acima da lei, quanto mais as autoridades encarregadas de garantir o seu cumprimento;

4- A declaração do delegado Igor de Paula caracteriza coerção moral ao ex-Presidente e ataque à sua imagem pública. É inadmissível que um agente do estado se pronuncie sobre investigação ainda em curso, sob sua responsabilidade, com o claro objetivo de constranger um cidadão, em desrespeito ao direito de defesa e ao devido processo legal.

O fato presente é mais uma evidência de que alguns integrantes e mesmo coordenadores da Operação Lava Jato desviaram-se do objetivo da investigação, para atuar na perseguição ao ex-presidente, mesmo sem existir evidências de delitos ou provas de qualquer tipo contra Lula.

Câmara de SP aposenta garçom, barbeiro e médico que recebiam até R$ 19 mil.

A Câmara Municipal de São Paulo decidiu aposentar compulsoriamente 14 servidores com mais de 75 anos como uma das medidas para enxugar os gastos do Legislativo. Na lista estão ascensorista, barbeiro, copeira, garçom, motorista e um médico que recebem salários entre R$ 8.900 e R$ 19 mil.

Segundo a Mesa Diretora da Câmara, a medida vai gerar uma economia de R$ 139,9 mil por mês ou de R$ 3,6 milhões por ano. Esses servidores fazem parte de um grupo de 223 funcionários que foram contratados em regime de CLT cinco anos antes da Constituição de 1988, o que garantiu estabilidade a eles no emprego.
 
Entre eles está um motorista que recebia salário de R$ 9,3 mil, uma ascensorista que ganhava R$ 9,4 mil, um auxiliar de copeira que recebia R$ 10,7 mil e um garçom que tinha vencimentos mensais de R$ 11,3 mil, segundo a lista de aposentados.
 
De acordo com o presidente da Casa, Milton Leite (DEM), a ideia é que a Câmara o desligamento de servidores que cheguem aos 75 anos vire uma rotina. A decisão, segundo o Legislativo, está respaldada pelo artigo 40, inciso II, da Constituição Federal, e pela Lei Complementar Federal n.º 152, de 3 de dezembro de 2015.
 
Leite afirma que a intenção é, ao poucos, antecipar as aposentadorias compulsórias para servidores com menos de 75 anos de idade que entraram no Legislativo depois do prazo de estabilidade, ou seja, menos de cinco anos da Constituição Federal, em outubro de 1988.
 
O presidente da Casa já havia anunciado neste mês a criação de uma comissão que vai estudar a abertura de um Plano de Demissão Voluntário (PDV) aos demais servidores celetistas do Legislativo e a convocação para que 233 servidores que recebem acima do teto do funcionalismo municipal (R$ 24,1 mil) apresentem, em 45 dias, justificativa para seus vencimentos. A medida, segundo o parlamentar, é necessária para que a Câmara consiga suspender os pagamentos na Justiça. Via UOL.

Prograd da UFRN realiza primeiro Programa de Atualização Pedagógica em 2017.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove de 30 de janeiro a 3 de fevereiro o Programa de Atualização Pedagógica (PAP), voltado aos professores da instituição e obrigatório para os que estão em estágio probatório.

A abertura acontece na segunda-feira, 30, das 8h30 às 12h, no auditório da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Nas outras manhãs, a programação segue no Instituto Metrópole Digital (IMD), e as tardes as oficinas serão ministradas no Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano, das 14h às 18h.

PAP
Desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), o PAP se destina à formação continuada com vistas ao desenvolvimento e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. Para tanto, oferta cursos e minicursos, seminários, palestras e oficinas para professores e, desde 2012, também engloba servidores de ensino superior que desenvolvem assessoria pedagógica nos cursos de graduação.

Flamengo desembarca em Natal/RN.

Nesta sexta-feira (27), o Flamengo desembarcou em Natal para o jogo contra o Boavista. Na Arena das Dunas, o “Mais Querido” fará sua estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista, em partida que será disputada neste sábado (28).

O técnico esboçou a equipe que entrará em campo no primeiro desafio oficial do Mais Querido na temporada 2017.

No último sorteio em janeiro, Mega pode pagar R$ 5 mi neste sábado.

A  Mega-Sena realiza, neste sábado (28), seu oitavo e último sorteio no mês de janeiro com a premiação estimada em R$ 5 milhões. O sorteio do concurso 1.898 será realizado por volta das 20h --horário de Brasília-- no "Caminhão da Sorte", que está em Santarém (PA).

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50.

Até agora, o mês de janeiro teve apenas um concurso com aposta vencedora da Mega; um jogo de Itanhaém (SP) apresentou a sena e garantiu um prêmio de R$ 28.783.383,17. Isso aconteceu apenas no sexto sorteio, em 21 de janeiro, igualando um recorde de "demora". 

Desde que a modalidade lotérica foi criada, em 11 de março de 1996, nunca se esperou mais do que meia dúzia de concursos para que se acertasse a sena a partir do primeiro sorteio de cada ano. A temporada de 2017 igualou esse recorde, que também foi registrado nos anos de 1997, 2002 e 2016.

Eletricidade: Cuidados durante construção, reforma e instalação de antenas.

A construção, ampliação e manutenção de residências e a instalação/reparo de antenas exigem cuidados com a segurança e representam, hoje, as principais causas de acidentes com energia elétrica em todo Brasil.

Por isso, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça os cuidados que devem ser tomados tanto por profissionais que atual nessa área quanto por consumidores em geral.

Confira a seguir as principais dicas de segurança:
  • Se você vai reformar ou ampliar a sua residência, é importante providenciar um Alvará do órgão municipal responsável. O órgão deve verificar se essa reforma ou ampliação pode ser feita de maneira segura em diversos aspectos. Um deles é se, durante e depois da intervenção, o imóvel vai respeitar uma distância segura da rede elétrica. Esse cuidado previne a ocorrência de acidentes com os profissionais contratados quanto com os moradores.
  • Redobre a atenção ao transportar escadas, subir em andaimes, fazer serviços de pintura, manusear vergalhões, barras de ferro e principalmente a régua metálica, um instrumento muito utilizado por pedreiros para nivelar paredes depois da aplicação do reboco. A proximidade e, em casos extremos, o contato com os fios pode provocar acidentes.
  • Não instale antenas de TV próxima da rede elétrica. Na hora de fazer reparos nesse equipamento, é importante ficar atento para que ela não incline para o lado e toque na fiação – o que pode provocar choque elétrico.
Continuamente, a Cosern tem divulgado estas e outras dicas importantes de segurança com a rede elétrica, além de fazer campanhas permanentes junto a entidades da construção civil, lojas de material de construção, palestras em escolas e na comunidade. Via PnoAR.

sexta-feira, janeiro 27, 2017

SINTE/RN: Confirmado o terço de férias a todos os servidores da educação do RN no pagamento de Janeiro.

Companheiros/as Funcionários/as da Educação, Na folha de janeiro sairá o 1/3 de férias. Estivemos reunidos/as nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, discutindo a campanha salarial de toda a categoria; FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES/AS, PEDAGOGOS/AS, ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO E AS CAMPANHAS SALARIAIS DOS 88 MUNICÍPIOS INCLUINDO NATAL. 

Podem ter certeza está em pauta todas as questões relacionadas a carreira de vocês da lei complementar 432/2010.

Vamos a luta e a vitória.

SINTE/RN

SEEC DO RN CUMPRE DETERMINAÇÃO JUDICIAL SOBRE ADEQUAÇÃO DE CARGA.

A Secretaria de Estado da Educação informa à população e, em especial aos profissionais do magistério, que, em razão do processo movido pelo Ministério Público, a justiça determinou a adequação da jornada de trabalho dos professores da rede pública estadual para cumprir integralmente a carga horária de 30 horas semanais. 

Em cumprimento à determinação judicial, a Secretaria de Educação está organizando o currículo do ano letivo de 2017 com vinte e quatro aulas de 50 minutos por semana para os professores do ensino fundamental, médio e EJA, com base na composição de vinte horas-relógio. As 24 aulas correspondem a dois terços da carga horária destinada às  atividades em sala de aula. Salientamos que essa decisão não interfere nas dez horas-relógio destinadas às atividades de planejamento, estudos, reuniões que estão sendo respeitadas integralmente pela Secretaria da Educação.

Sistema DetranNet não funcionará neste final de semana.

O Detran/RN vai realizar manutenção no sistema DetranNet durante o fim de semana. Assim, os acessos para consultas de veículos, pessoas, cadastros de veículos entre outros serviços realizados na plataforma estarão indisponíveis entre a partir da noite de sábado (28).

O sistema voltará a operar normalmente a partir da segunda-feira (30).

Idoso suspeito de abusar sexualmente menina de 11 anos é preso.

Uma menina de 11 anos foi abusada sexualmente por um homem de 64 anos, em Belém. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (26) pela Polícia Civil. O idoso negou o crime. Ele também é acusado de maus tratos.

Após investigações, a Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) expediu mandado de prisão do suspeito, na última terça-feira (24). Segundo a Polícia Civil, a criança está com a mãe em um abrigo. Elas revelaram à polícia que recebiam ameaças constantes do idoso.

De acordo com o G1, o suspeito foi foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e permanecerá preso à disposição da justiça.

Prefeitos do RN se reunião com Ministro da Educação para discutir devolução de verbas do Fundeb.

Uma comitiva de Prefeitos do Rio Grande do Norte se reunirá com o Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), na próxima segunda-feira (30), no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ás 17h30, para discutir a devolução de verbas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE).

O encontro foi articulado entre o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – Benes Leocádio, e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN). Além do presidente da FEMURN, Benes Leocádio, dez prefeitos, dois procuradores e o vice-governador do Estado, Fábio Dantas, deverão participar da reunião. No encontro, os gestores irão apresentar ao Ministro as dificuldades que os municípios e o Estado deverão enfrentar caso tenham que devolver à União R$ 192 milhões referentes ao Fundeb.

Presos voltam aos telhados, mas para reconstruir pavilhão em Alcaçuz.

Após depredarem a cadeia de Alcaçuz em sucessivos dias de motins, os apenados do complexo penal da região metropolitana de Natal estão, agora, trabalhando na reconstrução do local.

Se dias atrás as cenas eram de apenas tomando os telhados dos pavilhões em franca batalha campal, nesta sexta as cenas nos telhados são de reconstrução.

A medida faz parte da política de Secretaria de Justiça e Cidadania para reeducação dos apenados. Além do mais, quem trabalhar na reestruturação do presídio pode ter atenuado os efeitos de eventuais penas que venham a cumprir pela participação nos motins.

Na reconstrução desta sexta, são os apenados do pavilhão um, que congrega presos do Sindicato do RN, que ajudam no trabalho de reconstrução.

Inscrições para Seminário de Integração da UFRN seguem até domingo.

Terminam neste domingo, 29, as inscrições para o Seminário de Integração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São disponibilizadas 70 vagas, destinadas aos novos servidores técnico-administrativos da instituição. Para os que ingressaram a partir de 2016, a participação é condição obrigatória para a homologação do estágio probatório. O seminário acontece entre os dias 14 e 16 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD).

Com carga horária de 24 horas, a programação é composta por palestras com informações básicas sobre a UFRN, para que o servidor possa conhecer melhor a instituição e desempenhar suas atribuições ciente dos seus direitos e deveres. Entre os assuntos abordados estão a estrutura organizacional da UFRN, sistemas integrados, Regime Jurídico Único, auxílios e benefícios.

O Seminário de Integração é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Educação Profissional.

Fifa diz que títulos antes do Mundial de 2000 não são considerados oficiais.

Um comunicado enviado pela Fifa nesta sexta-feira ao jornal "O Estado de S. Paulo" reavivou uma polêmica que vem se arrastando há anos: os times que conquistaram os títulos da Copa Rio (Palmeiras, em 1951, e Fluminense, em 1952) e da Copa Intercontinental (os brasileiros foram Santos, em 1962/1963, Flamengo em 1981, Grêmio em 1983 e São Paulo em 1992/1993) podem ser chamados de campeões mundiais? Segundo a entidade, não.

Após anos respondendo de forma política aos questionamentos dos clubes e imprensa, a Fifa usou objetivamente o termo "campeões mundiais de clubes" para dizer que só considera de forma oficial os vencedores do Mundial organizado por ela em 2000 (Corinthians) e de 2005 (São Paulo) em diante (Internacional ganhou em 2006 e o Timão voltou a vencer em 2012).

Em 2006, antes do início do terceiro Mundial de Clubes da Fifa (chamado em inglês de Fifa Club World Cup), o ex-presidente Joseph Blatter afirmou: para a entidade, o Corinthians era o primeiro campeão do mundo. Porém, o tema ganhou força nos anos seguintes, principalmente pelo empenho do Palmeiras em ter a Copa Rio de 1951 reconhecida como primeiro Mundial. Em 2007, o ex-secretário-geral Urs Linsi enviou um fax da Fifa ao clube reconhecendo o título. Um mês depois, a entidade divulgou um comunicado afirmando que o caso ainda estava sendo estudado. Em dezembro, Blatter voltou a negar a conquista como um feito oficial:
- O Comitê Executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians.

Desde então, vários comunicados foram enviados à imprensa chamando as Copas Rio e Intercontinental de "competições a nível mundial" ("worldwide club competitions" nas versões em inglês), o que gerou interpretações diferentes no Brasil e até notícias que o título mundial de Palmeiras, Fluminense, Santos, Flamengo, Grêmio e os dois primeiros do São Paulo seriam oficializados. Nesta sexta, a Fifa foi mais clara no último parágrafo de sua nota enviada ao "Estadão" - e ao GloboEsporte.com em seguida - e não deixou mais dúvidas. O texto na íntegra, traduzido, é:
 
Na reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes a nível mundial e a Sociedade Esportiva Palmeiras como a vencedora.

A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de se estabelecer competições de clubes em nível mundial através da história. Esse é o caso dos torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, tais como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental.

No entanto, só em 2000 a Fifa organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realizou anualmente a partir de 2005, são os considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais.”

Ministro da Educação inaugura obras de UTI Neonatal na Januário Cicco.

Na próxima segunda-feira, 30, às 15h, o ministro da Educação, Mendonça Filho, inaugura as obras de reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). A unidade recebe recém-nascidos de todo o Rio Grande do Norte.

As novas instalações somam cerca de R$ 2,5 milhões em investimentos, que incluem reformas, ampliações e aquisição de equipamentos. O valor é oriundo de repasses dos ministérios da Saúde e da Educação, entre eles os do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a maternidade, que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve seu serviço de UTI Neonatal inaugurado em 1998 com 10 acomodações. Agora a estrutura tem capacidade para 23 pacientes, o que representa 30% do total de leitos neonatais disponíveis à população potiguar.

Para a superintendente da instituição, Sônia Barreto, "a obra representa aumento da capacidade de atendimento e, acima de tudo, melhoria na qualidade e incremento na humanização dos serviços prestados".

De acordo com o presidente da Ebserh, professor Kleber Morais, a inauguração das novas instalações reforça o compromisso da estatal com a saúde brasileira. "A Ebserh e sua rede de 39 hospitais universitários têm a contínua missão de ampliar e aperfeiçoar a oferta de saúde à população", destaca.

Homem que estuprava enteada de 10 anos diz que cometia crime porque ela estava “criando corpo”.

Um homem de 34 anos foi preso suspeito de violentar sua enteada de 10 anos em Curitiba, no Paraná. Os estupros foram confirmados pelo próprio padrasto. Ele alegou que praticava os abusos porque a criança estava “criando corpo” e, por isso, “ficava se insinuando para ele”.

A prisão foi feita na manhã desta quarta-feira (25), pela equipe do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável. No momento da prisão o suspeito estava na residência de seu pai.

Durante as diligências, a polícia descobriu que o homem violentava a menina há mais de um ano e que se relacionava com a mãe da vítima há aproximadamente cinco anos.
 
O caso foi descoberto porque a bisavó da vítima passou a desconfiar dos abusos que a criança estava sofrendo e compareceu na delegacia para relatar o fato.

A criança foi submetida a todos os exames periciais em que comprovam a violência sexual praticada pelo padrasto. O homem vai responder por estupro de vulnerável e está preso provisoriamente. Via R7.

GOVERNO DO RN CRIA COMISSÃO E ENCAMINHA CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDE.

Resultado de imagem para GOVERNO DO RN CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDEResultado de imagem para GOVERNO DO RN CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDE
Na terça-feira (24), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Portaria n° 0012/2017 para constituir a Comissão Especial para realização de concurso público para repor o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A comissão é composta por seis membros, das secretarias de estado de Recursos Humanos e Saúde. A previsão é que sejam oferecidas vagas nas áreas assistencial e administrativa, destinadas a repor as vacâncias por aposentadorias e falecimentos.

Outras áreas
Durante participação no lançamento da Operação Verão, realizada no último dia 30 de dezembro na Escola de Governo, o chefe do executivo estadual, Robinson Faria, assegurou que os editais para os concursos da segurança serão lançados muito em breve. “Estão todos garantidos. Vamos lançar primeiramente o edital do Corpo de Bombeiros e em seguida, colado com esse, publicaremos os demais”.

Em outubro, Robinson disse em entrevista a Rádio Cidade 94FM que os concursos somariam, ao todo, 896 vagas. Especificamente, serão 45 vagas para o Itep, 600 vagas para a Polícia Militar, 200 vagas para a Polícia Civil e 50 vagas para o Corpo de Bombeiros. O objetivo é aumentar o efetivo, principalmente da polícia, para que seja “mais ostensiva e preventiva” no Estado.

Bandeira fica verde em fevereiro, e conta de luz continua sem cobrança extra.

Os consumidores não terão cobrança extra na conta de luz em fevereiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (27) que, assim como em janeiro, a bandeira tarifária ficará na cor verde no mês que vem.

Segundo a Aneel, “a condição hidrológica favorável possibilitou o acionamento de térmica com Custo Variável Unitário (CVU) abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh).” Isso significa que as chuvas vêm sendo suficientes para recuperar os reservatórios das principais hidrelétricas e, por isso, há menos necessidade de uso de termelétricas para atender à demanda do país por energia.

O sistema de bandeiras tarifárias criou uma taxa extra que é cobrada nas contas de luz sempre que o custo de geração de energia fica mais alto, em decorrência do acionamento de usinas termelétricas, que produzem uma energia mais cara.

Atualmente quando o custo da térmica mais cara do sistema é de até R$ 211,28 por megawatt-hora (MWh) a bandeira fica verde, o que significa que não há cobrança extra. Se a térmica mais cara estiver entre R$ 211,28/MWh e R$ 422,56/MWh, a bandeira acionada é a amarela, que implica em uma cobrança de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumido.

A bandeira tarifária vermelha 1 é acionada quando o custo da térmica mais cara estiver entre R$ 422,56/MWh e R$ 610/MWh, o que levará a uma cobrança de R$ 3 por 100 kWh. A vermelha 2 é acionada sempre que a térmica ultrapassar o custo de R$ 610/MWh, o que leva a uma cobrança de R$ 4,50 a cada 100 kWh.
 
Em 2016, a bandeira foi verde na maior parte do ano. A bandeira vermelha 1 foi acionada em janeiro e fevereiro, a amarela em março e novembro. No restante do ano, os consumidores não pagaram taxa extra na conta de luz. Em janeiro deste ano a bandeira também foi verde. Via G1.

Brasil vive o pior surto de febre amarela dos últimos 35 anos.

O Brasil vive o pior surto de febre amarela desde 1980, quando os dados da doença começaram a ser registrados pelo Ministério da Saúde. Até quinta-feira, 26, foram confirmados 88 casos, com 43 mortes. Minas concentra quase a totalidade dos registros: 84 confirmações, com 40 óbitos. Além da explosão dos números, a infecção se alastra pelo País. Mato Grosso do Sul e Goiás, que este ano ainda não haviam notificado suspeitas, informaram quinta-feira (26), dois casos sob investigação.

Desde 1980, o pico havia sido em 2000, quando foram confirmados 85 casos. Os registros em análise também subiram de forma expressiva. Em Minas, são 383. No Espírito Santo, Estado que até este ano nunca havia registrado nada, 32. Outros 6 estão em análise na Bahia. Contando casos de Mato Grosso do Sul e Goiás, são 423 suspeitas.

Fim de semana será nublado na maior parte do país.

A previsão do tempo de hoje (27) a domingo (29) é de dias encobertos, com pancadas de chuva em áreas isoladas em todo o país. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia.

O Sudeste inicia com mínima de 13º C e máxima de 40°C, com pancadas de chuvas e trovoadas em São Paulo, no Triângulo Mineiro, sudoeste e sul de Minas Gerais e possibilidade de chuvas isoladas no norte do estado, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. As demais áreas ficam com o tempo de parcialmente nublado a nublado.

Na região Norte, a previsão é de tempo nublado no fim de semana, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, exceto em Roraima, onde ficará nublado. Na região, a temperatura deve ter mínima de 20°C e máxima de 35°C.

Na região Nordeste, o dia será encoberto com pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, oeste da Bahia, com possibilidade de chuvas isoladas em Alagoas e Sergipe. A temperatura varia, com mínima de 15°C e máxima de 38°C.

A região Sul terá tempo parcialmente nublado, segundo a previsão, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura na região terá mínima de 8°C e máxima de 35°C.

O tempo nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, também atinge Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. As demais áreas do Centro-Oeste, ficam parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima na região deve ser de 17ºC e a máxima de 36ºC.