sexta-feira, janeiro 20, 2012

Na Disney, Obama diz que os EUA facilitarão emissão de vistos a brasileiros.

Em discurso em frente ao castelo da Cinderela, na Walt Disney World, em Orlando, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que a emissão de vistos para turistas do Brasil e da China levará em média 40% menos tempo até o fim deste ano, e apresentou medidas para facilitar o processo --entre elas a possibilidade de isenção de entrevista em alguns casos.

Entre as novidades divulgadas pela Casa Branca para agilizar a concessão de vistos para brasileiros está a possibilidade de abolir a entrevista pessoal em um consulado. Quem precisa apenas renovar um visto vencido ou integrantes de determinados grupos que não apresentam "riscos" se encaixam na nova regra.

Devido às exigências de segurança do governo americano, no entanto, indivíduos identificados como de "alto risco" ainda estarão sujeitos a passarem por entrevista pessoal.

"Queremos mostrar ao mundo, especialmente às pessoas destes dois países com uma classe média em expansão, que a América está pronta para os negócios", disse Obama.

No caso da China, o governo americano estima que a isenção de entrevista para a renovação abrirá mais de 100 mil vagas de entrevistas para os turistas que tentam o visto pela primeira vez. Nos EUA, a expectativa é que esse incremento gere até 1.500 novos empregos.

No ano fiscal encerrado em outubro, foram concedidos 820 mil vistos a brasileiros, salto de 44% sobre 2010. Para a China, foi 1 milhão, alta de 33%. A meta anunciada para 2013 é mais do que duplicar esse total, chegando a 1,8 milhão no Brasil e 2,2 milhões na China.

CD Verão 2012 do Forrozão Canários já a venda.

Já está a venda nas bancas o CD Verão 2012 do Passarinho mais balançado – Forrozão Canários. O CD foi produzido já neste mês de janeiro de 2012, e traz um super repertório recheado de músicas pra você curtir no carnaval 2012, com os melhores arrochas e pisadinhas da atualidade.

Aqui em João Câmara o CD pode ser encontrado com Lú Gravações, César Som e Carlinhos CD.

Também pode curtir algumas músicas, baixando na internet nos seguinte endereços: www.palcomp3.com/forrozaocanariosjc e www.palcomp3.com/ramongravacoes   

Abertas as inscrições para o Projovem Adolescente.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social(Sethas) da Prefeitura de João Câmara, deu início esta semana as inscrições para o Projovem Adolescente 2012. Na quarta e quinta-feira, as inscrições foram feitas na sede da Secretaria de Assistência Social.

Na próxima segunda-feira, as inscrições serão feitas na Creche Terezinha Vieira, no bairro da Vila Nova das 8h às 11h. No dia 24 na escola Jerônimo Câmara, dia 25 no Centro de Convivência dos Idosos e nos dias 26 e 27 em frente ao PSF do Bairro São Francisco, sempre das 8h Às 11h.

Gravidez de quadrigêmeos era falsa, confirma advogado.

A mulher que supostamente estava esperando quadrigêmeos não está grávida, confirmou o advogado Enilson de Castro nesta sexta-feira, 20, em entrevista à imprensa em Taubaté, no interior de São Paulo.Segundo o advogado, Maria Verônica Aparecida César Santos, 25 anos, usou uma barriga falsa de silicone, coberta com tecido e estaria arrependida. O marido, que está afastado do trabalho, também teria sido enganado.

O caso da suposta gravidez ficou famoso nas últimas semanas, em que Maria Verônica concedeu diversas entrevistas e posou para fotos exibindo a imensa barriga. Neste domingo, 15, uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, contestou a gravidez e, desde então, foram surgindo mais especulações.

Segundo o ex-obstetra de Maria Verônica, Wilson Vieira de Souza, o resultado de um exame ultrassom feito em 30 de agosto aponta que ela não estaria grávida. 'Eu nunca fiz atendimento de pré-natal de gravidez na paciente Maria Verônica', disse o médico. 'Nesse ultrassom não constava gravidez', afirmou. Ainda segundo o obstetra, se a paciente engravidasse após sua consulta, hoje ela estaria com uma gestação de quatro meses e não 35 semanas, como tinha afirmado anteriormente.

Ultrassom falso.Em 17 de janeiro, uma blogueira de Blumenau, em Santa Catarina, disse que a suposta grávida de quadrigêmeos de Taubaté, no interior de São Paulo, teria copiado o ultrassom 3D de sua página na internet. O exame foi postado pela blogueira Ana Paula Muckenberger, 29 anos, em 15 de junho.

Média de homicídios no RN supera SP e se aproxima do Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Norte está na 19° colocação no ranking dos estados brasileiros com o maior número de homicídios a cada 100 mil habitantes. O estado potiguar, que no ano 2000 ocupava a 24º posição, com uma taxa de 9 homicídios para cada 100 mil habitantes, viu a violência mais que dobrar, alcançando em 2010 uma taxa de 22,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, um percentual de crescimento de 154%. Comparando com outros estados, a média potiguar é hoje maior que a de São Paulo (que saiu de um 4º lugar com média de 42,2 homicídios em 2000 para um 25º lugar e média de 13,9 assassinatos em 2010) e próxima da do Rio de Janeiro (que também experimentou queda, passando do 2º lugar com 51 mortes para o 17º com média de 26,2 assassinatos). Os dados fazem parte do Mapa da Violência, estudo realizado pelo Instituto Sangari, de São Paulo, que analisou os últimos 30 anos de violência homicida no Brasil e verificou profundas mudanças nos padrões históricos do crime.

Durante a décadade 1980 e 1990, o RN manteve-se embaixo da linha considerada crítica, de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes. Há 11 anos, em 2001, o índice de homicídios em terras potiguares ultrapassou esse patamar, e a partir dessa data ingressou numa crescente espiral de violência. Na evolução estadual, o estudo identifica duas etapas que dividem o clima de criminalidade no RN.

O período conhecido como a segunda etapa, que vai de 2004 a 2010, é crítico, e se observa que as taxas do estado crescem com um ritmo muito acelerado, encostando praticamente na média nacional no final do período. Com os dados disponíveis, é possível constatar que a Região Metropolitana incentiva o elevado ritmo de crescimento de homicídios do estado, apesar do interior apresentar também índices muito elevados.

Natal apresentou no ano 2000 um índice de 10,1 pessoas assassinadas a cada 100 mil habitantes. Em 2010, esse índice cresceu para 27,1, ultrapassando a média nacional registrada no mesmo ano que foi de 26,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Na região metropolitana destacam-se, pelo elevado crescimento da violência, os municípios de São Gonçalo do Amarante e Macaíba, assim como Mossoró, segundo maior município do estado, no Alto Oeste.

Muito diferente da atualidade, no primeiro período, que abriu em 1980 e seguiu até 2004, as taxas do estado eram bem menores que as nacionais e cresciam de forma lenta. A média nacional que estourava fazia o RN ficar ainda mais distante da média do país. O Rio Grande do Norte, no final de 2004, registrou apenas 11,7 homicídios a 100 mil habitantes, possuindo, então a segunda menor taxa do país.

RN ganha hoje maior empresa de feldspato do país.

A maior fábrica de feldspato do Brasil. O status com que chega a Casa Grande Mineração (CGM), que será inaugurada hoje no município seridoense de Parelhas, pode passar por aqueles que não conhecem o mineral. O universo de possibilidades é grande, e envolve a fabricação de vidros, cerâmicas, porcelana, borracha, plástico, entre outros produtos. Além disso, a empresa trabalhará com beneficiamento de minérios como quartzo, calcita, caulin e argila.

A operação da matriz terá como grande foco abastecer o setor de construção civil, cercado de ótimas perspectivas trazidas por programas de habitação, grandes obras para a Copa de 2014 e a própria especulação imobiliária. Acreditando no potencial do mercado, o diretor-presidente da CGM, João Leal trabalha com a meta de crescer 50% nos primeiros cinco anos de operação. O investimento inicial de R$ 1,5 milhões foi aumentado em dez vezes, com a empresa aplicando R$ 15 milhões na fábrica.

O projeto será tocado em parceria com outras três empresas de mineração - Armil Mineração Nordeste, Mineração São João e Mil Minérios - resultando em uma produção conjunta que pode chegar a 15 mil toneladas por mês, segundo João Leal. Só a CGM será responsável pela produção de cinco mil toneladas mensais, o que totaliza 60 mil toneladas/mês. "Queremos consolidar a potencialidade de todas as empresas juntas", explica.

O diretor presidente da CGM conta ainda que a produção poderá ser ainda maior com a participação dos pequenos mineradores. "As cooperativas que se interessarem podem participar", convida. Leal revela que as cooperativas dos municípios potiguares de Lajes Pintadas e Currais Novos já fecharam acordo. Na Paraíba estão mais quatro participantes.

Todo o minério beneficiado terá como destino inicialmente as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, porém a atividade pode se estender ao mercado internacional. A solenidade de inauguração ocorre na noite de hoje e a operação da matriz será iniciada na segunda-feira.

Absurdo: Fateira continua funcionando de forma vergonhosa.

Alimento que é comercializado na feira livre
(foto:Evanuel Ataliba).
Nem mesmo a exposição da forma vergonhosa na mídia televisiva(Band) da forma como são tratadas as vísceras de animais para comercialização na feira livre de João Câmara, foi suficiente para a prefeitura acabar com essa prática.

O blog Agendão DO COLEGA Evanuel Ataliba com a manchete “Acreditem “isto” é em João Câmara mostra que a situação de outrora volta a se repetir no antigo matadouro público da cidade, principalmente agora depois do fechamento do abatedouro novo pelo Ibama.

A reportagem esteve na manhã desta quinta-feira no local da fateira e constatou o absurdo de alimentos manipulado no chão e sem a menor preocupação com a saúde pública e “sem o conhecimento dos órgãos da vigilância a saúde”.

No local além da sujeira as pessoas que trabalham com as vísceras disputam o espaço com os urubus. Esta é a administração compromisso com o povo da capital do mato grande.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Prefeita reage e oferece ajuda para o governo
Tribuna do Norte: MPF investiga João Maia por irregularidades na AGN
Globo: Entre a realidade e a fantasia – Da Disney, Obama manda facilitar visto a brasileiros
Folha: EUA vão facilitar visto para turistas brasileiros
Estadão: EUA facilitam concessão de visto para brasileiros
Correio: Secretário de ministério morre sem atendimento
Valor: Governo para admissões até criação de fundo de servidor
Estado de Minas: Quase 100 mil veículos a mais em BH
Zero Hora: As perdas da seca
Jornal do Commércio: Vereadores recuam da farra da gasolina
Diário do Nordeste: Fortaleza tem queda de 94% nos casos dengue

Acertador do RJ acerta Quina e leva R$ 400 mil.

Um apostador de Magé (RJ) acertou as dezenas da faixa principal do concurso 2.802 da Quina e receberá R$ 459.612,56. O sorteio foi realizado na noite de hoje (19/01) em São Paulo (SP).

A quadra saiu para 119 apostadores (prêmio de R$ 2.758,78) e o terno, para 6.586 apostadores (prêmio de R$ 71,21). A estimativa do prêmio para o sorteio de amanhã (20/01) é de R$ 400 mil. Os números sorteados nesta quinta-feira foram: 12 - 14 - 16 - 24 - 74.

Geraldo Rebello, irmão da Luiza, que não está mais no Canadá, é o novo sucesso na web.

Geraldo Rebello, irmão de Luiza (que não está mais no Canadá),
em fotos na web.
Após o estrondoso sucesso da garota que estava no Canadá, quem está chamando a atenção é Geraldo Rebello, irmão de Luiza.

O rapaz, que tem 19 anos e está no Brasil, está roubando a atenção dos olhares femininos. As fotos de Geraldo no Facebook estão sendo disseminadas na web com elogios e suspiros.

Geraldo mora em João Pessoa, na Paraíba, e é estudante de direito. No perfil na rede social, o garoto tem fotos sem camisa, que deixam à mostra a boa forma do irmão da celebridade instântanea, Luiza.

Será que Geraldo vai roubar da cena da irmã?

Explosão de botijão de gás quase causa tragédia em posto em Currais Novos.

Por volta das 11h desta quinta-feira, a explosão de um botijão de gás de cozinha quase causou uma tragédia em um posto de combustíveis em Currais Novos, região do Seridó. De acordo com a polícia, o botijão estava dentro de uma caminhonete tipo S-10 que abastecia gás natural.

A caminhonete S-10 de placas MXM-6562 era conduzida por Adalberto Barbosa dos Santos, 53 anos, carregava um botijão de gás além do cilindro e no momento que abastecia GNV houve a explosão que apesar do barulho não deixou ninguém ferido, mas danificou o teto do posto.

Luiza volta do Canadá e é tietada por jornalistas globais.

Ivan Moré posta foto no Twitter ao lado de
Luiza, famosa nas redes sociais (19/01/2012).
Luiza, um fenômeno de popularidade que estava no Canadá, voltou ao Brasil a tempo de virar uma espécie de celebridade no jornalismo global. A jovem que ficou famosa nas redes sociais por um comercial estrelado por seu pai, na Paraíba, visitou a sede da Globo e tirou fotos com vários apresentadores e repórteres.

Ivan Moré, Tiago Leifert, Cesar Tralli e Evaristo Costa fizeram questão de mostrar que estavam ao lado da famosa Luiza, com fotos dela ou ao lado dela. “Ontem eu não mandei um beijo para ela, mas hoje beijei pessoalmente a minha querida Luiza, que voltou do Canadá”, escreveu Ivan Moré.

Na última quarta, Ivan brincou com a fama da jovem enquanto apresentava o Globo Esporte. No fim do programa, ele despediu-se com beijos a todos, “menos a Luiza, que está no Canadá”.

Nesta quinta, no entanto, a distância famosa acabou. A menina conversou com o programa Bom Dia Brasil por telefone, quando estava a caminho do país. Já em São Paulo, a paraibana deve participar do Jornal Hoje e do próprio Globo Esporte.

Luiza ganhou fama instantânea quando seu pai estrelou um comercial de uma imobiliária na Paraíba com toda a família, “menos a Luiza, que está no Canadá”. A frase se espalhou e virou um meme da internet, fenômeno em que uma expressão, ou uma imagem, são usadas repetidas vezes pelos usuários da rede.

Bafão! Polícia gasta R$ 14 mil para embriagar funcionários e testar aparelho.

Deve ser o jeito mais inusitado de preservar a lei e a ordem, mas se funcionar, é o experimento mais legal do mundo. Na Flórida (EUA), alguém tem um emprego melhor que o seu: os funcionários do Department of Law Enforcement, a PF daquele Estado. Em outubro passado, 15 deles receberam ordens de encher a cara, com direito a salgadinhos para acompanhar a lambança.

Os envolvidos então sopraram no Intoxilyzer, um bafômetro mais parrudo, e tiveram amostras de sangue coletadas para exame em laboratório. Tudo foi filmado.

A história foi revelada agora. Só a parte alcoólica da tal da festa custou US$ 330 (uns R$ 584 em moeda brasuca) aos cofres públicos. O custo total da brincadeira, que durou três dias, é de perder o rumo: US$ 8 mil (uns R$ 14 mil nossos). O tal experimento é parte de um esforço da polícia para provar que o tal bafômetro funciona, embora todo mundo diga o contrário*.

Há algum tempo, matérias de jornal e promotores da Califórnia têm questionado a eficácia do aparelho. Como resultado, a Justiça de lá ainda deve decidir se os exames feitos pelo tal Intoxilyzer podem servir como prova para casos de motoristas pegos dirigindo embriagados.

Chico Anysio apresenta complicação renal.

O estado de saúde do humorista Chico Anysio piorou nas últimas horas. A informação está no boletim divulgado nesta quinta-feira. Os médicos diagnosticaram uma complicação renal, por isso existe a possibilidade de o ator se submeter a sessões de diálise. Chico Anysio, de 80 anos, será acompanhado nesta tarde pelo nefrologista Frederico Ruzany, do Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro. Dependendo da avaliação, ele iniciará o procedimento.

O humorista ainda respira com ajuda de aparelhos. Por enquanto, não há previsão de redução do medicamento que está controlando a pressão arterial, diz o comunicado.

Nos últimos dias, Chico Anysio apresentou discreta melhora em alguns aspectos dos exames laboratoriais. Nesse sábado ele precisou ser submetido a uma laparotomia exploradora (cirurgia abdominal para esclarecer um diagnóstico). Na ocasião, foi retirada parte do intestino delgado.

O artista está internado desde o dia 22 de dezembro do ano passado por causa de uma hemorragia no aparelho digestivo. Ele teve o problema controlado e chegou a deixar o CTI, porém apresentou um quadro de infecção pulmonar e retornou ao local.

Um ano após acidente, Shaolin apresenta estado mínimo de consciência, diz mulher do humorista.

Um ano após sofrer um grave acidente, o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, apresenta o que os médicos chamam de estado mínimo de consciência. A informação foi repassada pela mulher dele, Laudiceia Veloso. Ela ressaltou que, após todos esses meses de tratamento, o quadro de saúde dele evoluiu muito.

- O Shaolin não está em coma, ele tem um estado mínimo de consciência e tem melhorado a cada dia. Ele parece estar mais atento ao que se passa ao redor dele, só que ainda não consegue comandar o próprio corpo.

Nesta quinta-feira (19), faz um ano que o acidente ocorreu. À época, Shaolin ficou gravemente ferido quando seu carro bateu em um caminhão na BR-230, na região de Mutirão, em Campina Grande, na Paraíba. Inicialmente, o humorista foi socorrido em Campina Grande, mas na sequência foi transferido para São Paulo.

O humorista ficou quase cinco meses internado no Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista. Só no dia 10 de junho do ano passado, ele teve alta e voltou para casa, onde continua seu tratamento.

Laudiceia conta que passou por um curso enquanto Shaolin ainda estava no hospital e se preparou para cuidar dele em casa. Desde junho, ele tem sessões de fisioterapia diariamente, recebe a visita de uma fonoaudióloga três vezes por semana e uma vez por semana é consultado por uma neurologista.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Marido mata esposa a marteladas e golpes de faca.

A comunidade do Entroncamento, ficou abalada na manhã desta quinta-feira (19), com um crime passional, ocorrido por volta de 5h45, em um condomínio, localizado na Rua Bom Jesus 1885-A.

O homem identificado por Adão Fernandes dos Santos, de 29 anos, assassinou a golpes de martelo e facadas, a companheira, Lourdes Mará Braz, de 39 anos.

Adão Fernandes, se encontra internado no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, porque apresenta com um corte profundo no pescoço. Existes suspeitas de que ele, após assassinar a companheira, tenha tentado suicídio. O caso foi registrado no Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz.

Sensor japonês reconhece bumbum de dono do carro.

Uma equipe de cientistas do Instituto Avançado de Tecnologia do Japão criou uma chapa com dispositivos de pressão que, colocada no assento do carro, permite reconhecer o bumbum do dono.

A chapa, criada com supervisão do professor associado do instituto Shigeomi Koshimizu, tem 360 sensores de pressão que, segundo ele, conseguem identificar com precisão o perfil das nádegas de um indivíduo.

Ainda segundo Koshimizu, a tecnologia pode ser uma segurança a mais para o carro.

Mais 320 mil famílias serão incluídas no Plano Brasil sem Miséria neste ano.

Até o final deste ano, o governo federal pretende incluir mais 320 mil famílias no Plano Brasil sem Miséria, que tem como principal ação o programa Bolsa Família. A meta foi definida durante reunião, hoje (19), da presidenta Dilma Rousseff com ministros de pastas da área social como o Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Saúde, Trabalho, Educação e Previdência.

O Brasil sem Miséria pretende tirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza até 2014 e tem como foco famílias que vivem com até R$ 70 por mês por pessoa.

Ampliar o número de estados que complementarem a renda dos beneficiários do Bolsa Família é outra meta para 2012. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o Rio de Janeiro foi o primeiro a aderir à complementação e já paga o benefício desde outubro.

Mais oito estados também aderiram e passam a pagar a complementação este ano. “Com esse nove estados complementando renda, teremos 450 mil famílias recebendo o Bolsa Família e a complementação. Continuaremos conversando com os estados para que possamos ter novos participando disso que estamos chamando de federalismo social”, observou a ministra.

Também ficou definido na reunião que será fortalecida a qualificação profissional do público-alvo do Brasil sem Miséria, com a oferta de 300 mil vagas de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). De acordo com Tereza Campelo, essa ação será feita em conjunto com estados e municípios.

A ministra disse ainda que uma orientação da presidenta Dilma Rousseff é que, em 2012, o Brasil sem Miséria dedique atenção especial às crianças. “Dilma orientou que tenhamos foco e preocupação grande com as crianças. Em 2011, incluímos 1,3 milhão de crianças no Bolsa Família”, disse. A intenção é que neste ano 270 mil gestantes e nutrizes recebam o benefício, que já é pago pelo governo desde o ano passado, quando 130 mil mulheres foram atendidas.

A reunião de hoje foi a primeira de uma série de reunião setoriais de planejamento comandadas pela presidenta Dilma Rousseff.

Príncipe Harry virá ao Brasil em março.

Atenção, fãs do príncipe Harry! O herdeiro da coroa britânica virá ao Brasil em março deste ano.

A visita deve acontecer entre os dias 9 e 11 de março. O motivo da estadia de apenas três dias é profissional: Harry vem em visita oficial do governo inglês e também para visitar instituições de caridade.

Antes de pisar em solo tupiniquim, o príncipe irá para Belize, Jamaica e Bahamas. O anúncio foi feito pela Clarence House, no Twitter, nesta quinta-feira, dia 20:

Príncipe Harry vai visitar Belize, as Bahamas e a Jamaica para celebrar o jubileu da rainha Elizabeth II. Depois ele vai ao Brasil para apoiar o governo do Reino Unido e as suas instituições de caridade entre os dias 9 e 11 de março.

Brasil tem 33,2 milhões de celulares com internet rápida.

O número de assinantes de banda larga móvel, usada em modems e celulares com conexão por 3G, dobrou no Brasil no ano passado, chegando a 41,1 milhões de acessos. Esse número é 99,3% maior do que o registrado no fim de 2010 – em 2011, houve 20,5 milhões de novos assinantes desse tipo de serviço no Brasil.

Do total de acessos móveis à internet rápida, 7,9 milhões são modems e 33,2 milhões são celulares 3G, de acordo com dados da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações).

Em 2011, o número de modems usados no Brasil cresceu 31% e o de celulares 3G, 128%. Hoje, 2.650 municípios, que abrigam 83% da população, tem cobertura para internet 3G.

Nasce Arthur, neto de Lula e Dona Marisa.

Lula e Dona Marisa com Arthur.
Foto: Kátia Rocha
Nasceu hoje (19), por volta das 14h, Arthur Araújo Lula da Silva, filho de Marlene e Sandro Luis, ou seja, neto do ex-presidente do Brasil, no Hospital e Maternidade São Luiz, na Unidade Itaim, em São Paulo. Vovô Lula e vovó Marisa não poderiam estar mais felizes com o bebê, que nasceu pesando 4 kg.

O petista agora soma cinco netos e uma neta. Lula visitou o filho e nora depois da 12ª sessão de quimioterapia no combate a um câncer de laringe, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, às 10h. Logo depois recebeu as visitas de um dentista e de um fonoaudiólogo para evitar efeitos colaterais do tratamento médico.

Justiça Federal no Rio nega a estudantes acesso à redação do Enem.

A Justiça Federal no Rio de Janeiro negou pedido de liminar feito pela Defensoria Pública da União (DPU) no estado para que todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam ter acesso às provas de redação corrigida. A decisão do tribunal é contrária à decisão da Justiça Federal no Ceará que na terça-feira determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ofereça para todos os 4 milhões de participantes do exame a vista da prova.

O edital do Enem não prevê que o estudante possa recorrer da nota obtida na redação, por isso muitos candidatos entraram com ações na Justiça pedindo vista da prova e, em alguns casos, revisão da pontuação. De acordo com o juiz Rafael de Souza Pinto, do Rio de Janeiro, o fato do edital não prever a possibilidade de recurso não configura “ilegalidade ou inconstitucionalidade”. O magistrado acrescentou que seria inútil fornecer ao estudante o acesso ao teor da prova, como previa a ação encaminha pela DPU, já que não há viabilidade de que a nota seja revista.

“O edital do Enem encontra-se publicado há diversos meses, razão por que seu conteúdo poderia ser impugnado, oportunamente, não me parecendo razoável que somente agora, após a realização de todas as provas (..) a DPU venha a Juízo questionar a legalidade de cláusulas editalícias, em relação as quais, é válido acentuar, há muito possuía prévia ciência”, diz a decisão de Souza Pinto.

O entendimento da Justiça Federal no Ceará foi o oposto da decisão publicada hoje. O juiz federal Luís Praxedes da Silva defendeu em sua decisão que o cerceamento de defesa dos candidatos que não puderam ter acesso às provas configura “ofensa ao princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório”.

No ano passado, uma situação similar acabou sendo resolvida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Tribunais federais de diferentes estados concederam liminares com decisões contraditórias a respeito da prorrogação do prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas. Para resolver a questão, o STJ cassou todas as liminares.

O MEC já tinha decidido recorrer da decisão da justiça cearense divulgada na quinta-feira. Hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que se o MEC tivesse que cumprir a determinação de oferecer vista das provas de redação a todos os estudantes, a viabilidade da próxima edição do Enem, prevista para abril, estaria comprometida.

Pesquisa mostra que 41% dos brasileiros desaprova transporte público.

Pesquisa sobre a mobilidade urbana indicou que 41% da população brasileira acha que o serviço de transporte público é ruim no país. O modelo está repleto de distorções e a avaliação da população é negativa com relação a rapidez, eficiência e custo do transporte público, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Feita de 8 a 29 de agosto de 2011, a pesquisa, em sua segunda edição, abrangeu 3.781 pessoas de todas as regiões, níveis de renda e escolaridade em 212 municípios.

A radiografia mostrou que o carro é o meio de transporte preferido dos brasileiros, por seu conforto e rapidez, mas também pelo status que representa. Mostra também que o incentivo a essa opção, como tem sido feito, é nocivo como política pública. "Se todos usarem automóvel, as cidades param, como já ocorre em várias delas", afirmou o técnico em planejamento Ernesto Galindo, responsável pela divulgação da pesquisa.

A moto, pelos acidentes que provoca e os custos que acarreta à saúde pública, é o vilão do trânsito, embora tenha facilitado a mobilidade urbana dos mais pobres. Ela já é o veículo mais utilizado para deslocamentos em muitas áreas das regiões Norte e Nordeste.

O ônibus passou de raspão na avaliação dos brasileiros, com média 5,6. Não porque o povo rejeite, mas porque ele é a maior vítima da falta de prioridade ao transporte público no País, explicou Galindo.

A maioria dos entrevistados respondeu que os ônibus são caros, em geral mal conservados e impontuais. Conforme a maioria dos entrevistados, eles demoram muito no percurso porque não há corredores exclusivos e disputam espaços com todo tipo de veículo, desde caminhões a motos e carros, no trânsito engarrafado das grandes cidades.

BBB: decadência e ataque à democracia.

Mal começou e um dos programas que simbolizam a franca decadência da TV brasileira já dá mostras de que não há nada tão ruim a ponto de não ser piorado. Uma acusação de estupro que teria ocorrido no programa Big Brother Brasil, transmitido pela rede Globo, culminou em uma série de discussões em relação à qualidade do que chega aos televisores de milhões de brasileiros e brasileiras.

A primeira certeza é que, na era da Internet, das redes sociais e de alternativas para além da velha mídia, não é mais possível realizar “operações abafa” ou tentar escrever a história alternativa aos fatos. Fosse em outras épocas, quando a informação não circulava com a mesma facilidade que vemos hoje, poucos saberiam – e teriam visto – as cenas que deram início à discussão sobre uma suposta violência cometida contra uma das participantes.

Violência que também atinge cada telespectador, ainda sob a ditadura das emissoras. Apesar de serem concessões públicas, que pertencem a cada brasileiro e brasileira, não podem influir, opinar, participar, mudar, propor ou cobrar o direito de ser ver na tela ou de corrigir a versão que vai ao ar para todo o Brasil. A Rede Globo, especialista em fabricar versões – como a célebre cobertura dos comícios por eleições diretas no Brasil, durante a ditadura, transformados em festas para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo; ou a manipulação do debate entre os candidatos Collor e Lula, para favorecer o primeiro –, tenta inventar mais uma, fingir que nada aconteceu e acredita que a expulsão de um dos participantes, justamente o acusado de cometer o crime, irá encerrar as discussões em torno da questão.

O debate precisa ser muito mais amplo: o problema não se restringe à qualidade do programa, inclui a necessidade da regulamentação dos meios de comunicação, com regras claras e punição a quem promove a violência e a discriminação racial, sexista e social.

Da mesma forma é preciso combater propostas como a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 204, de autoria do deputado Ronaldo Fonseca (PR/DF), que permite às emissoras desrespeitarem a classificação indicativa e exibirem programas em horários diferentes do autorizado, além de deixarem de alertar aos telespectadores sobre o conteúdo da atração. Porque, para os monopólios de comunicação, o único termômetro é a audiência, custe o que custar.

E a audiência nada mais é do que sinônimo de lucro. A conta é simples: se 29 milhões de pessoas ligarem a cada paredão do Big Brother, com o custo da ligação a 30 centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam R$ 8,8 milhões! Além dos patrocínios que o programa atrai.

Acima de tudo precisamos de um novo marco regulatório para a comunicação que faça valer o capítulo 5 da Constituição e assegure o acesso à informação, pune o monopólio e o oligopólio e institua o Conselho de Comunicação Social, medida que alguns estados já adotam, como é o caso recente da Bahia, onde a CUT é um dos representantes dos movimentos sociais.

Sem a democratização da comunicação não há uma democracia plena. E sem novas regras a liberdade é de empresa, mas não de imprensa. Por enquanto, resta a nós boicotar programas como esse e quem patrocina a baixaria. Porque, no final das contas, somos nós que financiamos essas atrações.

Escrito por: Rosane Bertotti, Secretária Nacional de Comunicação da CUT e Coordenadora Geral do FNDC

Acusado de estupro convoca imprensa para falar da expulsão do BBB 12.

Após ser eliminado do Big Brother Brasil por ter supostamente abusado sexualmente da colega de confinamento Monique, Daniel quer falar. Os advogados do modelo convocaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19) para revelar a estratégia adotada para defendê-lo da acusação..

Em comunicado enviado à imprensa nesta madrugada, a TV Globo, que deixou o ex-brother confinado em um hotel do Rio de Janeiro, após sua saída do reality show, na segunda-feira (16), afirmou não vai se opor contra à coletiva e ainda disse que está a critério de Daniel revelar onde está hospedado.

Daniel foi expulso do programa no início da noite de segunda-feira (16) após a visita da Polícia Cível da 32ª DP, da Taquara, depois da suspeita de um possível abuso na madrugada de domingo (15), após a Festa Fusion. Na ocasião, ele e Monique trocaram carícias debaixo do edredom. Segundo a emissora, ele foi eliminado por comportamento inadequado.

Ainda nesta semana, o delegado Antônio Ricardo Nunes, esteve no Projac para ouvir Monique e Daniel sobre a suspeita do abuso sexual. Em depoimento, a estudante afirmou que estava consciente e as trocas de carícias foram consensuais. Mesmo depois dessas declarações, a emissora disse que Daniel não retornaria ao confinamento por conta de seu comportamento inadequado.

Edição de abril do Enem pode não acontecer, afirma Haddad.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 19, que a decisão do Ministério Público de permitir acesso aos estudantes às provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) torna difícil viabilizar edição do Enem em abril, conforme previsto anteriormente. A cinco dias de deixar o Ministério da Educação para se dedicar à disputa pela prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro, ele disse a pasta poderá abrir mão de realizar duas edições do Enem em 2012.

O ministro criticou a decisão da Justiça do Ceará de conceder acesso às provas do Enem e classificou a atuação do Ministério Público, autor da ação, de "ideológica". "Vestibulares com 30, 40 anos de existência não tem nenhum pleito do Ministério Público. Dá quase impressão de que é uma questão ideológica por trás disso”, afirmou.

Mais cedo, durante entrevista ao programa de rádio "Bom Dia, Ministro", produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Haddad, que concorrerá neste ano à prefeitura de São Paulo pelo PT, condenou a ação de um professor do Colégio Christus, em Fortaleza, que teria revelado a alunos conteúdo da prova realizada no ano passado. "É lamentavel a postura de um professor, que exerce a função de coordenador para alunos que não precisa de muleta, que não precisam dessa ajuda criminosa", disse.

Em maio do ano passado, o MEC publicou no "Diário Oficial da União" uma portaria que oficializou a realização de pelo menos duas edições do Enem por ano e confirmou as datas das provas do primeiro semestre de 2012 para 28 e 29 de abril.

Bêbado que matou 3 em acidente de trânsito processa as vítimas.

O norte-americano David Belniak, que cumpre pena de 12 anos de cadeia por matar três pessoas em um acidente de trânsito em 2007, entrou com uma ação contra as vítimas, alegando que o acidente foi culpa do outro motorista, segundo o jornal "Tampa Bay". Belniak cobra dos parentes da vítima uma indenização por ter sofrido dor e angústia mental.

"Isso é ridículo", disse Georgette DeFranco, de 48 anos, parente das vítimas. Ela perdeu sua mãe, Linda McWilliams, de 66 anos, sua irmã Denise Bassi, de 50, e seu cunhado Gerard Bassi, de 51, no acidente. Seu padrasto, Ray McWilliams, ficou ferido.

Eleições: Wilma afirma que Natal é prioridade para o PSB.

Apesar de ainda não afirmar claramente que disputará as eleições deste ano, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) articula nos bastidores o fortalecimento da sua candidatura a prefeita de Natal. Ela já começou a conversar com os potenciais aliados para o pleito. Wilma de Faria disse que abriu diálogo com PSD, PPS, PHS e PCdoB, além de manter uma relação próxima com PT e PDT, que lançaram as pré-candidaturas do deputado estadual Fernando Mineiro e do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, respectivamente.

De acordo com a ex-governadora, a definição oficial sobre sua candidatura a prefeita ocorrerá no final de março. No entanto, ela adiantou que a eleição na capital será prioritária para o partido. "O PSB colocou a retomada do fortalecimento em Natal como prioridade. Temos compromisso com o futuro da cidade. Vamos discutir os problemas e apresentar soluções. Uma das questões que me preocupa muito, por exemplo, é o atraso nas obras de mobilidade urbana", declarou a pessebista.

Wilmade Faria comentou a relação com os pré-candidatos Fernando Mineiro e Carlos Eduardo, potenciais aliados para este ano. "Mantemos o diálogo, sempre respeitando os projetos deles", frisou. No entanto, ela criticou o posicionamento do pedetista, que declarou admitir conversar sobre composição política com DEM, PSDB e PMDB, em caso de divisão do bloco que se opõe ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e à gestão Micarla de Sousa (PV). "Esse posicionamento é incoerente com a postura oposicionista. Fazemos oposição porque as coisas não andam bem no governo", ponderou.

Vigia de Natal é selecionado para doutorado em Portugal.

O vigia da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Paulino da Silva, é um dos 15 selecionados para o curso de doutorado em Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra, em Portugal. Paulino é concursado como vigia há 17 anos. Segundo a Prefeitura Municipal do Natal, o servidor terá direito a licença remunerada no período de estudos na Europa.

Raimundo Paulino, 45, é natural de Araxá, Extremoz, casado e pai de dois filhos. Mas apesar da origem humilde, o servidor sempre procurou tempo para estudar. “Eu fazia mestrado em educação em Natal, antes do doutorado, por meio da Universidade Lusófona de Lisboa, mas tive que abandonar por falta de condições financeiras”, disse Raimundo Paulino, que é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Inscrições para o ProUni terminam nesta quinta-feira.

Terminam nesta quinta-feira (19), exatamente às 23h59, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) que vai distribuir 195 mil bolsas de estudo em instituição particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2012. Até as 18h de ontem, 918 mil candidatos haviam feito a inscrição.

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Até o fim da tarde de ontem, o sistema recebeu 1, 7 milhão de inscrições - cada estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade. São Paulo é o estado com o maior número de inscrições: 335 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 208 mil; Bahia, com 123 mil; Rio Grande do Sul, com 118 mil; e Rio de Janeiro, com 117 mil.

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Governo se diz preparado para receber obras da Copa
Tribuna do Norte: Proteção antirroubo no carro pesa no bolso do motorista
Globo: Entre o público e o privado – Brasileiro gasta com saúde mais que o próprio governo
Folha: PM ficará na cracolândia por meses, diz Alckmin
Estadão: Banco Mundial prevê crise igual à de 2008 é alerta emergentes
Correio: INSS abre guerra à farra de pensões
Valor: IOF do crédito pode ter novo corte
Estado de Minas: Quanto ganha um vereador
Zero Hora: Cai o número de crianças nas esquinas da Capital
Jornal do Commércio: Aumento de passagem será decidido amanhã
Diário do Nordeste: 19 fogem da cadeia por um túnel

Baixinhas têm maior risco de sofrer doenças de coração.

As pessoas com baixa estatura, principalmente as mulheres, têm um risco de 1,5 vez maior de sofrer alguma doença cardiovascular do que os indivíduos mais altos.

Esta é a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Tampere (Finlândia), publicada no "European Heart Journal" e divulgada nesta quarta-feira pela Sociedade Espanhola de Cardiologia.

O estudo considerou como pessoas de baixa estatura as que medem menos de 1,60 m (1,65 m os homens e 1,53 m no caso das mulheres), e como altos aqueles que medem mais de 1,73 m (1,77 m em homens e 1,66 m em mulheres).

Os resultados também indicam um maior índice de mortalidade por doença cardiovascular entre mulheres de baixa estatura, com um risco 1,55 vez superior ao das mulheres altas, enquanto o risco entre os homens baixos é 1,37 vez maior do que os altos.

A análise, que se baseou no estudo de mais de 3 milhões de indivíduos, destaca como possível explicação nas diferenças do risco cardiovascular, que as pessoas mais baixas têm uma largura arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos.

Também de acordo com os estudiosos, outra causa poderia ser que as pessoas que pertencem a um nível socioeconômico baixo teriam maiores infecções e desnutrição durante a época da gestação, o que poderia derivar em um menor crescimento do indivíduo e também em uma proteção reduzida de diversas doenças.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 13,5 milhões no sábado.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.355 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (18), e o prêmio acumulou. Com isso, no próximo sábado (21), a modalidade da loteria pode pagar até R$ 13,5 milhões a quem acertar os números sorteados no concurso 1.356.

As seis dezenas sorteadas hoje em Praia Grande (SP) foram: 11, 17, 24, 39, 46 e 49.

Embora nenhum apostador tenha levado o prêmio principal, 133 pessoas acertaram cinco números e vão receber R$ 12.427,32, cada. Outros 6.490 apostas acertaram a quadra e receberão um prêmio de R$ 363,81, cada.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso têm até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas em qualquer uma das 11 mil casas lotéricas do país. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Segundo a Caixa Econômica Federal , as dezenas mais sorteadas na Mega-Sena são 05, 41, 33, 04, 17 e 51. Já os números que menos saem são 26, 22, 46, 09, 45 e 39.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Haddad será substituído por Mercadante no Ministério da Educação.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai deixar o ministério na próxima semana e será substituído pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. O lugar de Mercadante será ocupado pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp. As mudanças foram confirmadas hoje (18) pelo Palácio do Planalto.

Haddad deixa o governo para concorrer à prefeitura de São Paulo. Em nota, o ministro é elogiado pelo trabalho à frente do MEC, que comanda desde 2005, ainda no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas funções”, diz a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Haddad, Mercadante e Raupp estarão na primeira reunião ministerial de 2011, marcada para segunda-feira (23). No mesmo dia, Haddad ainda comandará a cerimônia que marcará a meta de 1 milhão de bolsistas atingida pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

As exonerações e nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União de segunda (23) ou terça-feira (24). A posse e transmissão dos cargos estão previstas para terça-feira.

Pastor evangélico é assassinado em frente à igreja Assembleia de Deus.

O pastor evangélico Luciano Lúcio de Oliveira, de 60 anos, foi assassinado na tared desta quarta-feira em frente a Igreja Assembleia de Deus, em Patos/PB.

O crime aconteceu por volta das 13h30 e o pastor foi atingido por três tiros. Segundo as informações de populares, o pastor costumava aos fins de tarde ficar pela localidade conversando com amigos, porém nesta tarde foi surpreendido por elementos que armados efetuaram três disparos contra a vítima a lesionando com apenas um projétil no queixo. O SAMU ainda tentou socorrê-lo, mas não havia mais tempo, o homem morreu no local.

Apesar das diligências a polícia não tem nenhuma informação a respeito dos criminosos.

Mega-Sena sorteia R$ 9,5 milhões nesta quarta-feira.

O concurso 1.355 da Mega-Sena, que será realizado na noite dsta quarta-feira (18), deve pagar cerca de R$ 9,5 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. O sorteio será realizado a partir das 20h25 pelo Caminhão da Sorte em Praia Grande (SP).

Como o concurso desta quarta-feira é de final 5, recebe um adicional de 5% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos. O mesmo acontece a cada concursos de final 0.

Homem cai de sexto andar de prédio na Zona Leste de Natal.

Um homem identificando como Mailson Cordeiro de Sousa Lima ficou gravemente ferido após cair do sexto andar de um prédio na Zona Leste de Natal, na tarde desta quarta-feira (18). O fato aconteceu por volta das 14h, no Condomínio Pôr do Sol, em Tirol, em frente ao Hospital Memorial. A vítima estava fazendo serviço de manutenção na área externa no edifício.

De acordo com informações do tenente Rafael Andrade, do Corpo de Bombeiros, Mailson Cordeiro não estava utilizando os equipamentos de segurança que seriam necessários no serviço que ele estava realizando. Ainda não se sabe o que teria motivado a queda, mas ele caiu em cima da laje no primeiro andar do prédio. O impacto pode ter sido amortecido por um aparelho de ar condicionado localizado em um dos andares.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez uma averiguação no local e constatou que existiam disponíveis alguns equipamentos de segurança, como capacete, luvas e o cinto paraquedista.

Mailson Cordeiro foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o atendimento no Hospital Walfredo Gurgel.

Antigos Carnavais: baile tem data e local confirmados em Natal.

O Movimento Antigos Carnavais Antigos Carnavais completa 11 anos e realiza baile no dia 4 de fevereiro. Em parceria com o Clube de Engenharia, a festa terá início no sábado, a partir das 15h, com a proposta de reunir foliões fantasiados e mascarados para marcar o reinado momesco de 2012. Haverá uma premiação de kits para as 10 melhores fantasias carnavalescas. O baile de máscaras vai se realizado nas dependências do Clube de Engenharia (Clube dos Radioamadores), na Av. Rodrigues Alves, 1004, em Petrópolis, vizinho à Cidade da Criança, onde estão sendo vendidos os ingressos.

O Movimento Antigos Carnavais surgiu em 2002, quando o escritor, pesquisador e folclorista potiguar Gutenberg Costa organizou uma exposição fotográfica a partir do material que ele vem coletando há duas décadas sobre a memória carnavalesca de Natal, desde o início do século XX até os dias atuais. Informações pelo telefone 9427-3363 ou através do e-mail antigoscarnavais@yahoo.com.br.

Conselho de medicina envia ação de despejo a Prefeitura do Natal.

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) protocolou na Justiça Federal do Estado, ontem terça-feira, 17, uma Ação de Despejo contra a Prefeitura Municipal do Natal. O motivo seria o atraso de oito meses no pagamento da locação do imóvel, pertencente ao Cremern, localizado na Avenida Presidente Café Filho, 746, Praia do Meio. Segundo informações do conselho, a prefeitura utiliza o local desde julho de 2009.

Atualmente funciona no imóvel a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Uma notificação extrajudicial do Cremern teria sido enviada a prefeitura em novembro de 2011, mas o município não pagou a dívida. A reportagem do Diário de Natal tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e a assessoria da prefeitura, mas não obteve resposta sobre o caso.

Brasília fica sem energia por uma hora.

A Agência Brasil - agência de notícias do governo - informou nesta manhã que Brasília ficou hoje cedo, por uma hora, sem energia elétrica. Na região da Asa Norte, o blecaute foi das 9 às 10 horas, num dia que amanheceu nublado e com pancadas isoladas de chuva. Alguns semáforos ficaram desligados e o trânsito congestionou.

De acordo com a Agência Brasil, a assessoria da Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que três cabos foram interrompidos na Subestação 3, na Asa Norte. A CEB suspeita que os cabos se romperam atingidos por descargas de alta tensão. De acordo com a CEB, técnicos trabalharam rapidamente para identificar a falha. Dos 27 circuitos ligados à subestação, 25 voltaram a funcionar normalmente e os outros dois restantes estão sendo consertados.

Ex-prefeito de Taipú é condenado a pagar R$ 13 mil a município.

O prefeito da cidade de Taipú, situada a 50 km de distância da capital potiguar, na gestão de 1993 à 1996, foi condenado a pagar R$ 13 mil reais aos cofres públicos do município. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, diversas irregularidades foram constatadas durante sua gestão, como a aquisição de um ônibus escolar em um valor superior ao encontrado no marcado.

A ação judicial foi imposta pelo município de Taipú, que foi acatada pelo TJ e pelo Ministério Público. O ex-prefeito negou as várias acusações feitas pela atual gestão do município.

Em noite de tributo a Sócrates, Corinthians e Lusa fazem jogo das faixas no Pacaembu.

Corinthians e Portuguesa disputam na noite desta quarta-feira, às 21h, um jogo festivo para a entrega das faixas de campeão Brasileiro das Séries A e B, respectivamente. O torcedor que for ao Pacaembu também poderá ver mais uma homenagem ao ídolo Sócrates, que morreu no dia 4 de dezembro, vítima de uma infecção generalizada. Quem vencer fatura o troféu Sócrates.

PORTUGUESA X CORINTHIANS.

Data: Quarta-feira, às 21h
Local: Pacaembu
Transmissão na TV: Sportv

Adolescente de 16 anos mata irmão por ciúmes de ex-companheira.

Um homicídio chocou o município de Bento Fernandes, situado a 88 km de distância de Natal. Na ocasião, um adolescente de 16 anos matou o seu irmão, um outro jovem de 19, com um tiro de espingarda na região do peito, ontem terça-feira (17). De acordo com o Comando do Policiamento do Interior (CPI), ciúmes foi o motivo do crime em conseqüência do mais velho ter iniciado um relacionamento com a ex do seu irmão.

Segundo o sargento Renato, que respondeu pela delegacia de polícia local, uma pré-adolescente de apenas 12 anos foi o motivo da tragédia familiar. “Recebemos a informação do crime através de populares, e quando fomos até o local, encontramos o jovem sendo socorrido. Infelizmente ele morreu antes do atendimento médico”, disse o PM.

Ainda segundo o sargento Renato, o adolescente de 16 anos responsável pelo crime foi preso próximo à casa da ex-companheira. “Ele não reagiu a nossa ação e conseguimos realizar a sua apreensão”, explicou o policial.

Após a apreensão, o sargento da Polícia Militar revelou que o acusado confessou que ainda existiam mais duas possíveis vítimas em sua lista. Ele foi encaminhado para a 10ª delegacia de Polícia localizada no município de João Câmara, onde será autuado de acordo com a sua condição de menor.

Irmãos gêmeos são executados no quinta de casal no Oeste do RN.

A Central de Operações da Polícia Militar registrou na madrugada desta quarta-feira, 18, mais duas mortes de forma violenta no município de Mossoró. Os crimes aconteceram na favela do velho, na rua dos Lírios, situada no bairro Malvinas, por volta de 4h. Na ocasião, dois irmãos gêmeos, que se encontravam dormindo em casa, foram arrastados e executados por dois homens encapuzados, que arrebentaram a porta de trás da residência e realizaram o crime no quintal.As vítimas foram identificadas como Gean e Giovane Almeida de Oliveira, 15 anos, mortos com vários disparos de arma de fogo.

Após o crime, informações dão conta que os dois adolescentes ainda foram conduzidos por familiares e amigos até o encontro dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu), mas eles não resistiram aos ferimentos antes da chegada ao hospital Regional Tarcisio Maia.

Os gêmeos das Malvinas, como eram conhecidos, eram velhos conhecidos da polícia. Eles vinham sendo investigados por uma série de assaltos e tentativas de homicídios na região.

A Polícia Militar realizou várias diligências pela área, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado. Ninguém soube informar até o momento como a dupla fugiu do local do crime.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Presos em Mossoró lêem cinco livros por semana
Tribuna do Norte: Polícia registra oito roubos de veículos por dia este ano
Globo: Estados terão de investir mais R$ 3 bi em Saúde
Folha: Aumenta o número de aeroportos superlotados
Estadão: Dilma gasta R$ 13,7 bi sem licitação em seu 1º ano
Correio: PF quer leiloar carros de fraudadora do TRT
Valor: Oi muda estratégia para recuperar espaço perdido
Zero Hora: Fugas do semiaberto caem 28% na Região Metropolitana
Jornal do Commércio: A invasão da zona sul
Diário do Nordeste: Professor é indicado por fraude na prova do Enem

terça-feira, janeiro 17, 2012

Advogado nega homossexualidade e paixão de Macarrão pelo goleiro Bruno.

O advogado de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, Wasley Cesar de Vasconcellos negou que o seu cliente seja gay e apaixonado pelo goleiro Bruno Fernandes. A polêmica foi criada após Rui Pimenta, advogado do ex-atleta do Flamengo, dizer que Macarrão pode ter matado a modelo Eliza Samudio por uma paixão por Bruno.

- Na vida do Luiz Henrique, não existe nada que leve a acreditar que ele seja homossexual, e sim, que ele tinha uma lealdade muito grande [pelo Bruno].

O advogado pede que ele seja julgado separadamente dos outros réus. Ele também solicita o desarquivamento do habeas corpus para que seja feito um novo pedido em Brasília.

De acordo com Pimenta, Macarrão pode ter tido vontade de agradar o goleiro ao vê-lo em uma situação difícil com a mãe do filho dele.

- Poder ter sido que para agradar o seu ídolo ele tenha resolvido tomar uma posição dessas. Provavelmente ele queria eliminar aquela preocupação de pensão alimentícia, entre aspas, que o Bruno tinha com a Elisa.

Homem mata filha grávida, genro e neto de três anos.

O motorista José Raimundo Correia Araújo, 56 anos, se matou com um tiro na cabeça após atirar contra a filha, o neto, de 3 anos, e o genro, na tarde de ontem segunda-feira, na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo.

José chegou à casa da filha, na Rua das Aroeiras, por volta das 15h30, indo direito aos fundos da casa, onde estava o genro, Washington Luís Brito Miranda, de 36 anos. Ele deu vários tiros contra o rapaz, que morreu na hora.

Em seguida, José foi para dentro da casa, onde disparou diversas vezes contra a filha, Ana Paula dos Santos Correia Miranda, de 33 anos, e o neto, Davi dos Santos Miranda. Após atirar contra eles, foi até o sofá e deu um tiro contra a própria cabeça.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os três foram levados para o Hospital Saboia, mas não resistiram aos ferimentos. Segundo testemunhas, José não tinha uma relação muito boa com a filha. A arma foi apreendida e a Polícia Civil investiga o que motivou o crime. O caso foi registrado no 35º Distrito Policial.

Expulso do BBB 12, Daniel desabafa no twitter.

Depois de ser expulso da casa do Big Brother Brasil, ao ser acusado de supostamente ter estuprado a companheira de confinamento Monique Amin, Daniel Echaniz foi está isolado em um hotel no Rio de Janeiro. No entanto, o rapaz teria falado sobre a polêmica em suas contas no Twitter e no Facebook.

"Depois dessa decisão completamente precipitada, só posso afirmar que tudo isso não passa de um enorme mal entendido. Sou contra qualquer tipo de violência ou abuso. Quem me conhece, sabe do meu caráter. Estou muito feliz com as mensagens de força e positividade. Porem, ao mesmo tempo, muito chateado com o julgamento precipitado de muitos. Me despeço do Fece (sic) e de meu Twitter me desculpando a todos os telespectadores do reality!", desabafou nas redes sociais.

Apesar de Daniel ter sido retirado do programa, ainda não se sabe que rumo a investigação sobre o suposto crime vai tomar. Na manhã desta terça-feira, o Delegado titular da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), Antonio Ricardo, compareceu ao Projac para ouvir o depoimento de Monique. Já o rapaz deve ser ouvido ainda hoje.

Estado de saúde de Chico Anysio tem discreta melhora.

O humorista Chico Anysio, de 80 anos, permanece internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O ator está internado desde o dia 22 de dezembro de 2011, quando foi diagnosticado com pneumonia.

Segundo boletim divulgado hoje pela unidade, o quadro clínico do paciente apresenta discreta melhora em alguns aspectos dos exames laboratoriais, mas ainda inspira cuidados. Chico Anysio ainda respira com ajuda de aparelhos e não há previsão de alta.

Uma cirurgia foi feita na região do pescoço do humorista para auxiliar na retirada do respirador, mas o processo para retirada dos aparelhos foi suspenso após o estado de saúde do humorista piorar. No último dia 14, Chico Anysio chegou a ser submetido a uma laparotomia exploradora (cirurgia abdominal para esclarecer um diagnóstico), onde foi retirado um segmento do intestino delgado.

Ministério da Saúde distribuirá novas doses de vacina antirrábica até o fim de fevereiro.

O Ministério da Saúde deve concluir, até o final de fevereiro, a distribuição de 30 milhões de doses de vacina antirrábica para todos os estados brasileiros. Em 2010, a imunização de cães e gatos foi suspensa no país depois que reações adversas chegaram a provocar a morte de alguns animais. No ano passado, apenas os estados onde ainda havia circulação do vírus receberam quantitativo para a realização de campanhas.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que as doses antirrábicas a serem utilizadas este ano são “parte produzidas no Brasil, parte importadas”. Segundo ele, o laboratório brasileiro teve seus testes de qualidade reforçados, enquanto o produtor estrangeiro é listado como pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jarbas lembrou que não existe uma campanha nacional de vacinação antirrábica e que, a partir de março, cada estado deve definir o próprio calendário com base na realidade epidemiológica registrada. No Paraná, por exemplo, apenas a região de Foz do Iguaçu é convocada para a vacinação de cães e gatos. Nas demais áreas, inclusive na capital, não há circulação do vírus.

“O problema da transmissão da raiva são aquelas cidades com muitos cães errantes, sem um dono. Esse cão nunca é levado para vacinar. A vacinação de animais é uma medida importante, mas nunca é 100% efetiva. Por isso, temos que recomendar às pessoas que, em caso de agressão de cão, gato ou morcego, procurar imediatamente o posto de saúde”, reforçou o secretário.

Para Jarbas, a raiva já foi um grande problema de saúde pública no país, mas se encontra em declínio acentuado. Há 20 anos, as notificações chegavam a quase 200, contra duas em 2011 – ambas no estado do Maranhão.

“Os casos que acontecem hoje são esporádicos, raros e decorrem principalmente de pessoas que, uma vez agredidas, não procuram o posto de saúde imediatamente ou começam o tratamento e o abandonam por algum motivo”, explicou. Segundo ele, a vacina antirrábica e o soro antirrábico estarão disponíveis em todos os postos de saúde do Brasil.

No caso específico de animais domésticos, é preciso verificar se há algum sinal de agressão, como marcas de mordida, além de estar atento a qualquer alteração no comportamento do animal. A orientação do ministério é levar o animal imediatamente para um centro de controle de zoonoses ou a uma clínica veterinária.

“É preciso manter a vacinação do animal atualizada e, se a pessoa sofrer alguma agressão, deve comunicá-la imediatamente. A vacina e o soro só são aplicados em situações posteriores à agressão. Mesmo que o animal tenha raiva, a pessoa, ao tomar a vacina e o soro, fica totalmente prevenida e não vai mais correr o risco de desenvolver a raiva”, concluiu.

Corinthians desiste de contratar volante Cristian.

A diretoria do Corinthians não tem mais esperanças de se reforçar com Cristian. Assim como ocorreu na negociação para contratar o meia argentino Montillo, que esbarrou na relutância do Cruzeiro, o clube paulistano e a sua parceira na eventual transação não conseguiram convencer o Fenerbahce, da Turquia, a liberar o volante.

"O Cristian não vem mais. O clube turco não quis conversar", informou Roberto de Andrade, presidente em exercício do Corinthians, nesta terça-feira. "A gente não teria participação nenhuma nesse negócio. Seria conduzido por aquela empresa, que vazou o vídeo em que o Cristian dizia que queria voltar", acrescentou.

Justiça determina acesso de todos os candidatos à redação do Enem.

A Justiça Federal do Ceará atendeu ao pedido do procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho e determinou nesta terça-feira (17) que o Ministério da Educação (MEC) libere acesso à redação para todos os mais de 4 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

De acordo com a sentença do juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, do Ceará, a medida é para ser cumprida em caráter de urgência. “A digna parte promovida para imediato cumprimento deste decisum", diz a sentença.

Para o procurador da República Oscar Costa Filho, “o desequilíbrio matemático decorrente da associação entre avaliações submetidas a tratamento estatístico (provas objetivas), e avaliações desprovidas dessa qualidade, as quais assumem valores absolutos (provas de redação) frustra o dever de tratamento isonômico que deve ser dispensado aos candidatos”, disse na petição.

De acordo com o juiz, a exclusão da nota da redação do cômputo geral do resultado no Enem, inclusive para fins de inscrição no Sisu, seria nociva. “A prova de redação é justamente aquela que permite aferir a capacidade do candidato de articular seu conhecimento sobre a língua portuguesa, demonstrando sua aptidão em interpretar, raciocinar criticamente e desenvolver logicamente uma argumentação”, afirmou.

Para o juiz, “subtrair da Administração Pública a possibilidade de avaliar tais competências, a pretexto de que o critério é imperfeito por não estar a prova de redação submetida à Teoria da Resposta ao Item, causaria grave prejuízo à política educacional e – isto sim – ofenderia o princípio da proporcionalidade”.

domingo, janeiro 15, 2012

Aposta de Santa Catarina leva prêmio de R$ 2,8 milhões da Mega-Sena.

Um apostador de Indaial (SC) acertou sozinho as seis dezenas do sorteio deste sábado (14) da Mega-Sena e levou um prêmio de R$ 2.815.977,40. O sorteio foi realizado em Paraíba do Sul (RJ).

Os números sorteados foram: 02 - 08 - 38 - 42 - 48 - 49. Ao todo, 71 bilhetes acertaram a quina e vão levar R$ 21.530,61 cada um. Outras 4.842 apostas levaram a quadra e ganharam R$ 451,01 cada uma.

O prêmio do próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (18), deve chegar a R$ 9,5 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

Os concursos da Mega-Sena ocorrem duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, e a aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Corinthians faz primeiro teste de 2012 em amistoso contra o Flamengo.

O Corinthians entrará em campo pela primeira vez na temporada. Às 16 horas (de Brasília) deste domingo, o time campeão brasileiro em 2011 testará as suas forças para 2012 em um amistoso contra o Flamengo, no Estádio do Café, em Londrina.

Apesar de já contar com cinco reforços em seu elenco (o goleiro Cássio, o zagueiro Felipe, o meia Vitor Júnior e os atacantes Gilsinho e Élton), o Corinthians colocará em campo a mesma base da equipe vitoriosa no ano anterior. "Vamos dar sequência", enfatizou Tite.

Antes mesmo de ser proibido pelos médicos de acompanhar o Corinthians no amistoso, Tite definiu a equipe titular com praticamente a mesma escalação da reta final do último Campeonato Brasileiro. A única dúvida ficou entre o atacante Willian e o meia Danilo, que disputam uma vaga ofensiva ao lado de Alex, Liedson e Emerson.

Mergulhadores procuram por desaparecidos em naufrágio na Itália.

Equipes de resgate continuam as buscas pelas cerca de 50 pessoas que ainda estão desaparecidas após o naufrágio de um navio de cruzeiro, na madrugada de ontem (13), na costa italiana.

Uma grande operação de busca foi lançada nos arredores do naufrágio. Equipes de resgate, incluindo mergulhadores, fizeram buscas de cabine em cabine, procurando possíveis sobreviventes, enquanto navios da guarda costeira vasculham as águas ao redor do navio.

Helicópteros foram usados para retirar pelo menos 50 pessoas que se refugiaram no deck do navio e se encontravam em situação delicada.

Mais de 4.200 pessoas estavam a bordo do Costa Concordia, incluindo 53 brasileiros, sendo 47 passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos sobreviveram e estão a caminho de Roma ou Milão para providenciar documentos e voltar ao Brasil.

A guarda costeira italiana informou que pelo menos três pessoas morreram na tragédia: dois passageiros franceses e um tripulante peruano.

A mídia italiana informou que o capitão do navio, Francesco Schettino, foi detido para ser interrogado pela polícia. Inicialmente, ele havia explicado que a embarcação bateu em uma rocha em um trecho do mar que, segundo as coordenadas, era seguro de se navegar.

O Costa Concordia havia deixado o porto de Civitavecchia, perto de Roma, ontem para um cruzeiro pelo Mediterrâneo, que deveria terminar em Marselha, na França, após passar por portos da Sicília, da Sardenha e da Espanha.

Gianni Onorato, presidente da operadora do cruzeiro, disse que investigações preliminares indicam que o navio se chocou com uma rocha gigante. Segundo ele, a retirada dos passageiros começou imediatamente após o choque, mas a operação foi prejudicada pela inclinação repentina do navio.

A embarcação já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixá-la em botes salva-vidas ou nadando.

Homem morre após veículo colidir com pedra e capotar no interior do RN.

Na tarde deste sábado um grave acidente foi registrado na BR-405 entre as cidades de Apodi e Itaú, no interior do RN. Um homem identificado por João Francisco de Queiroz, que vinha no banco do passageiro no veículo modelo Fiorino de placas MYQ-0630 morreu no local.

De acordo com testemunhas, o veículo que era dirigido por Márcio Júnior de Freitas, cunhado da vítima, estaria em alta velocidade e nas proximidades do trevo de acesso ao município de Rodolfo Fernandes saiu da pista e atingiu uma grande pedra nas margens da BR que gerou o capotamento do veículo.

Com o impacto, João Francisco que estava no banco do carona foi jogado para fora do veículo e morreu no local. O condutor do veículo sofreu fratura na perna e foi socorrido pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró e passa bem.

Certus: Rosalba e Micarla batem recorde de reprovação.

A governadora Rosalba Ciarlini e prefeita Micarla de Souza continua com índices de reprovação nas alturas. Conforme os números da pesquisa do Instituto Certus divulgada na Tribuna do Norte neste domingo(15), a gestão da governadora Rosalba é reprovada por 58,57% dos entrevistados e a administração da prefeita Micarla por 89,6%, números bem próximos da pesquisa realizada pelo instituto Consult divulgada na semana passada.

A aprovação do governo Rosalba ficou em 25,71% e da administração de Micarla foi de 8,57%.

Carlos Eduardo lidera pesquisa com 41,57%.

O ex-prefeito Carlos Eduardo lidera a primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Certus divulgada na edição deste domingo pelo jornal Tribuna do Norte, com 41,57% das intenções de votos para prefeito de Natal. Na segunda colocação aparece a ex-governadora Wilma de Faria com 19,43, em terceiro, Hermano Morais com 5% e em quarto lugar Rogério Marinho com 4,86%.

Os deputados Fernando Mineiro e Felipe Maia estão empatados com 4,29%,A prefeita Micarla de Sousa aparece com 2,86%.Nesta avaliação 10,43% disseram que não tem candidatos e 4,68% ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de janeiro, Foram pesquisados 700 eleitores nas quatros regiões administrativas de Natal, A margem de erro é de 3% e foi registrada no TRE sob o número 00002/2012.

As manchetes dos jornais e revistas deste domingo.

O Poti: Tolerancia zero com greve na educação
Tribuna do Norte: Comercio e industria gastam mais com a segurança privada
Globo: Brasil vai facilitar visto de trabalho para estrangeira
Folha: Navio de cruzeiro afunda em ilha da Itália e mata 3
Estadão: Custo de vida no Brasil já é mais alto que nos EUA
Correio: Quando a educação faz toda a diferença
Zero Hora: RS busca nos EUA solução para seca
Veja: Eike Xiaoping
Época: O planeta Guido
IstoÉ: As cirurgias espirituais de João de Deus
IstoÉ Dinheiro: A virada do PanAmericano
CartaCapital: Crack, tormento nacional