As pessoas com baixa estatura, principalmente as mulheres, têm um risco de 1,5 vez maior de sofrer alguma doença cardiovascular do que os indivíduos mais altos.
Esta é a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Tampere (Finlândia), publicada no "European Heart Journal" e divulgada nesta quarta-feira pela Sociedade Espanhola de Cardiologia.
O estudo considerou como pessoas de baixa estatura as que medem menos de 1,60 m (1,65 m os homens e 1,53 m no caso das mulheres), e como altos aqueles que medem mais de 1,73 m (1,77 m em homens e 1,66 m em mulheres).
Os resultados também indicam um maior índice de mortalidade por doença cardiovascular entre mulheres de baixa estatura, com um risco 1,55 vez superior ao das mulheres altas, enquanto o risco entre os homens baixos é 1,37 vez maior do que os altos.
A análise, que se baseou no estudo de mais de 3 milhões de indivíduos, destaca como possível explicação nas diferenças do risco cardiovascular, que as pessoas mais baixas têm uma largura arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos.
Também de acordo com os estudiosos, outra causa poderia ser que as pessoas que pertencem a um nível socioeconômico baixo teriam maiores infecções e desnutrição durante a época da gestação, o que poderia derivar em um menor crescimento do indivíduo e também em uma proteção reduzida de diversas doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário