sábado, fevereiro 03, 2018

Ataque a tiros deixa 6 imigrantes feridos em cidade do centro da Itália

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas neste sábado (3) por disparos realizados a partir de um carro esportivo que circulava pela localidade de Macerata, centro da Itália.

O prefeito de Macerata, Romano Carancini, disse que um dos feridos corre risco de vida e confirmou que todas as vítimas do ataque são negras.

Um suspeito de disparar os tiros foi preso. Segundo a Associated Press, ele tem 28 anos, é italiano e não tem histórico criminal. Um vídeo divulgado pelo jornal local "Resto di Carlino" mostra um homem com uma bandeira italiana nos ombros sendo preso por policiais armados. 

O ataque ocorreu poucos dias depois que a jovem Pamela Mastropietro, de 18 anos, foi morta. Seu corpo foi encontrado na última quarta-feira (1) em duas malas, dois dias depois que ela fugiu de um centro de reabilitação para dependentes químicos.

Um imigrante nigeriano foi preso sob suspeita de ter cometido o crime. De acordo com o prefeito da cidade, embora não haja a certeza de uma conexão entre os dois incidentes "a proximidade dos dois eventos faz com que imaginemos que há uma ligação".

A polícia pediu que os moradores de Macerata permaneçam em suas casas e que estudantes fiquem nas escolas - que funcionam aos sábados.

Senado e Planalto serão iluminados em azul e laranja pelo Dia Mundial do Câncer

O Senado Federal e o Palácio do Planalto serão iluminados hoje (3) nas cores laranja e azul escuro, em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado amanhã (4). A mobilização foi articulada pela ONG Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

O Dia Mundial do Câncer é organizado anualmente pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), desde 2005, para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia.

A campanha deste ano encerra o triênio 2016-2018 que tem como slogan: “Nós podemos. Eu posso”. O objetivo é mostrar como todas as pessoas do mundo, em grupo ou individualmente, podem agir de diferentes maneiras para reduzir o impacto do câncer no planeta.

São Paulo tem “Dia D” de vacinação contra febre amarela neste sábado

O estado de São Paulo tem o “Dia D” de vacinação contra febre amarela neste sábado (3). Cerca de 900 postos estão abertos, incluindo mais de 150 postos volantes montados nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista. A campanha de vacinação, que começou em 25 de janeiro, tem o objetivo de imunizar 9,2 milhões de pessoas até 17 de fevereiro em 54 cidades, nas quais há locais de concentração de mata (veja lista abaixo).

Segundo balanço da Secretaria da Saúde do estado, baseado nos dados informados pelos municípios, 1.644.975 pessoas foram vacinadas desde o início da campanha. Desse total, 1.585.756 de paulistas receberam a dose fracionada, que representa 96,4% do público imunizado. Outras 59.219 pessoas receberam a dose padrão.

Cerca de 6,9 milhões de doses da vacina fracionada serão disponibilizadas para as pessoas ainda não imunizadas que moram nos locais definidos pela campanha. Está prevista ainda a oferta de 2,3 milhões de doses padrão, destinadas a grupos específicos – crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco.

“O ‘Dia D’ é uma oportunidade para vacinar quem ainda não foi imunizado e reside nos locais abrangidos na campanha. Com apoio dos municípios, postos estarão em funcionamento neste sábado, 3 de fevereiro, destinando as doses para quem precisa”, disse a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato.

Em 17 de fevereiro, data prevista para encerramento da campanha, haverá outro “Dia D” no estado. A campanha está sendo realizada com dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O frasco convencionalmente utilizado na rede pública poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado 0,1 ml da vacina. De acordo com o ministério, a vacina fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. No entanto, estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período.

A secretaria alertou que os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

Além disso, não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas.

OPAS alerta sobre aumento da malária no Brasil e em países da América Latina

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou nesta sexta-feira (2) sobre o aumento de casos de malária no Brasil, Equador, México, Nicarágua e Venezuela no ano passado e pediu para as autoridades da região que reforcem a vigilância e o controle. A informação é da Agência EFE.

A tendência inverteu-se após quase uma década (2005-2014) de queda da malária na América Latina, uma doença transmitida pela picada de um mosquito e pode causar infecção cerebral, insuficiência renal ou meningite. Em 2016, oito países notificaram a Opas um aumento de casos: Colômbia, Equador, El Salvador, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá e Venezuela.

E no ano passado foram cinco: Brasil, Equador, México, Nicarágua e Venezuela. O Brasil notificou 174.522 casos de malária entre janeiro e novembro de 2017 na região Amazônica, um aumento em relação aos 117.832 casos reportados em 2016.

Na Venezuela, o Centro Nacional de Ligação para o Regulamento de Saúde Internacional notificou a Opas que, entre as semanas 1 e 42 de 2017, foram registrados 319.765 casos de malária, um aumento em relação aos 240.613 casos reportados em 2016. Já na Mesoamérica, o aumento de casos aconteceu na Nicarágua, onde os casos notificados passaram de 6.209 em 2016 para 10.846 no ano seguinte.

No início de 2017, a Opas alertou sobre o risco de surtos, aumento de casos e óbitos em áreas endêmicas, bem como a possível recuperação da doença em áreas onde a transmissão havia sido interrompida.

A OPAS adverte que as conquistas alcançadas no caminho para a eliminação da doença podem ser comprometidas se as ações de vigilância e controle em toda a região não forem mantidas ou fortalecidas.

Trump ameaça sancionar países que não aceitam emigrantes deportados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (2) impor sanções e tarifas ou inclusive cortar a ajuda financeira aos países que não aceitem receber cidadãos de sua nação que tenham sido deportados pelos EUA, entre os quais se encontram China e Cuba, segundo relatórios. A informação é da Agência EFE.

"Se eles não aceitarem, vamos impor sanções a esses países. Vamos impor tarifas a esses países. Eles vão aceitá-los tão rápido que terão a cabeça virada", disse Trump, durante uma visita a uma divisão do Escritório de Proteção da Fronteira e Alfândegas (CBP, sigla em inglês).

"Simplesmente imporemos tarifas sobre seus bens que entrem aqui, e eles os aceitarão em dois segundos. Há muitas pessoas desses países, e eles vão aceitá-los" quando forem deportados, acrescentou o presidente. "E mais uma coisa, damos muita ajuda a alguns desses países. E a esses países, vamos deixar de ajudar, e os aceitarão de volta instantaneamente", disse. 

O governo de Trump já impôs sanções em setembro do ano passado, que consistem em restrições à emissão de certos vistos para entrar aos Estados Unidos, a quatro países - Cambodja, Eritréia, Guiné e Serra Leoa - devido à sua recusa de aceitar seus cidadãos quando foram deportados.

Segundo informações publicadas em maio do ano passado pelo jornal "The Washington Times", que citava fontes do Escritório de Controle de Imigração e Alfândegas dos EUA, há 11 países que não cooperam com as autoridades migratórias americanas na hora de aceitar os emigrantes deportados.

MPF investiga Cristiane Brasil por associação ao tráfico

A deputada federal e ministra nomeada do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ), é alvo de um inquérito que apura suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico durante a campanha eleitoral de 2010.

A investigação foi enviada nesta sexta-feira, 2, à Procuradoria-Geral da República, em Brasília, porque Cristiane possui foro privilegiado.

O inquérito também apura suposto envolvimento no caso do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamentar, e três assessores dela na época. Eles são acusados de dar dinheiro a traficantes de Cavalcanti, bairro pobre da zona norte da cidade e uma das bases eleitorais da deputada.

O procedimento foi aberto, inicialmente, pela Polícia Civil, após denúncias serem encaminhadas por e-mail à ouvidoria da corporação. O Estado teve acesso ao teor do inquérito policial. Os nomes dos autores das denúncias foram preservados por motivo de segurança.

Conforme os denunciantes afirmaram no inquérito, assessores de Cristiane – que na época era vereadora licenciada e comandava uma secretaria municipal na gestão Eduardo Paes (MDB) – pagaram a traficantes para ter “direito exclusivo” de fazer campanha na região.

Cristiane não se candidatou em 2010, mas naquele ano apoiou a candidatura de Vinicius – então seu cunhado – à reeleição. Ela se candidatou e foi eleita deputada em 2014. Cristiane e Vinicius negam todas as acusações.

O inquérito investiga também se líderes comunitários foram coagidos pelos criminosos a fazer campanha eleitoral. Nas denúncias há referências a “Zezito”, apontado como chefe do tráfico das comunidades Vila Primavera, Parque Silva Vale e JJ Cowsert, localizadas no bairro de Cavalcanti.

Cartórios passarão a emitir passaportes e identidade

Uma decisão da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) vai facilitar a vida do cidadão que deseja tirar o passaporte ou a carteira de identidade.
 
De acordo com o provimento nº 66, será permitido que os todos os cartórios do país emitam esses documentos, medida condicionada apenas aos convênios das Secretarias de Segurança dos Estados e da Polícia Federal.

Homicídios Violência não para de produzir recordes no Rio Grande do Norte

É lugar-comum atestar que a violência no Rio Grande do Norte não para de crescer e bater recordes.
Mas é isso mesmo o que os números provam. 

Números revelam que violência segue sem qualquer arrefecimento no estado.
 
Em um de seus programas jornalísticos, a Inter TV Cabugi mostrou esta semana os números de homicídios no estado no mês de janeiro deste ano, em comparativo com igual período de 2015, 2016 e 2017.
 
Em janeiro deste ano, o total de homicídios no estado chegou a 210. É menor do que ano passado (212), mas há um dado interessante a ser analisado.
 
Em 2017, houve a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, quando morreram 26 detentos e ainda existem vários desaparecidos. Estima-se que pelo menos mais 16 foram mortos (ou fugiram). Governo não sabe o destino deles.
 
Ao todo, no ano passado houve registro de 2.405 homicídios no estado. Em 2016 tinham sido 1.995.
 
Só em Natal foram 622 em 2017; em Mossoró, 249. 

Nilson Pinheiro é nomeado Diretor da 16ª DIREC em João Câmara/RN

O ano começa com algumas mudanças de cargos de órgãos do governo do estado em João Câmara/RN. Depois da nomeação de Nildinho para o IDIARN recentemente, agora foi a vez do professor Nilson Pinheiro ser nomeado para direção da 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC, substituindo a professora Maria Xavier de Morais (Vanusa).

Houve mudança também na direção da Casa de Cultura Popular com a nomeação de Flávio Henrique da Silva Rodrigues, substituindo Arlan de Souza Silva.

Com as duas nomeações a oposição de João Câmara perde espaço no governo Robinson Faria. Maria Xavier(Vanusa) era indicação do PT e Arlan de Souza do ex-vereador Mestre Raimundo. As duas nomeações são pessoa ligadas ao vice-prefeito Holderlin Silva que vem se fortalecendo politicamente com as indicações para cargos no governo na esfera estadual.

Auxílio-moradia custa R$ 817 milhões à União

Um levantamento feito pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado mostrou que a União gastou aproximadamente R$ 817 milhões em 2017 com o pagamento de auxílio-moradia nos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os dados constam do site Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público federal, e foram coletados em dezembro. No total, o impacto financeiro do benefício nos gastos públicos ultrapassa os R$ 4,3 bilhões nos últimos oito anos.

Em 2018, a União deve gastar R$ 831 milhões, segundo previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Congresso em dezembro.

Mas isso não significa que a União vai pagar, efetivamente, esse total. No ano passado, por exemplo, o Congresso havia autorizado R$ 865 milhões em gastos com auxílio-moradia, mas o total pago ficou em R$ 817 milhões – valor atualizado pela inflação tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

O debate sobre o peso do auxílio-moradia no Orçamento da União ocorre após virem a público casos de magistrados que recebem o benefício mesmo tendo domicílio próprio nas cidades em que atuam

O auxílio foi garantido por liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, a juízes de todo o País em 2014. O pagamento foi estabelecido pela Lei Orgânica da Magistratura, de 1979.

Pelo texto, além do salário, magistrados dispõem desse direito “nas localidades em que não houver residência oficial à disposição”. Na quinta (1º), a categoria incluiu a discussão do tema em uma manifestação realizada em Brasília.

Entretanto, não é apenas no Judiciário que os agentes públicos podem requerer o benefício. Tanto integrantes do Legislativo como do Executivo podem ter acesso ao pagamento. Em 2017, o maior montante foi pago pelo Executivo. Foram R$ 330 milhões de despesas com o benefício, concedidos a agentes públicos civis e militares, no Brasil ou no exterior.

O Judiciário foi o segundo poder que mais custeou o auxílio-moradia para seus membros, com R$ 291 milhões gastos, seguido do Ministério Público – R$ 108 milhões. O Legislativo garantiu R$ 10 milhões em pagamentos deste tipo.

Quatro em cada dez consumidores planejam gastar menos neste carnaval

O carnaval deve mobilizar mais de 72 milhões de consumidores em todas as capitais do país, de acordo com levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a pesquisa, 48% dos brasileiros devem fazer alguma compra ou contratação de serviços para aproveitar os dias do feriado. Aqueles que não devem consumir produtos relacionados ao carnaval correspondem a 27% dos entrevistados e 25% estavam indecisos.

Os dados indicam que, apesar da inflação baixa, a sensação é a de que o carnaval está mais caro. A maioria dos entrevistados (51%) acredita que os preços dos produtos e serviços ligados à festa estão mais caros neste ano do que no mesmo período de 2017, segundo a pesquisa. Outros 30% consideram que os produtos e serviços estão na mesma faixa de preço e 15% pensam estar mais baratos.

Dos entrevistados, 32% devem viajar a lazer no período, 27% pretendem viajar para a casa de parentes e amigos e 20% devem participar de eventos na própria cidade onde moram. Aqueles que vão descansar em retiros espirituis somam 4%. Os locais de hospedagem mais comuns são casa de familiares e amigos (46%), hotéis e pousadas (23%) e apartamentos, sítios ou casas alugadas (14%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o carnaval representa um grande potencial de consumo para os empresários brasileiros. “Mais do que uma grande festa, o carnaval é um grande negócio, que impulsiona muitos setores da economia. Se, por um lado, o país inteiro está prestes a mergulhar em um longo feriado coletivo, por outro, a indústria do turismo e empresas de comércio e serviços comemoram o enorme alcance da data e se preparam para atender a uma demanda de consumo diversificada”, disse.

Considerando os brasileiros que devem gastar dinheiro no carnaval deste ano, 49% planejam participar de blocos de rua para comemorar o feriado. Outras atividades comuns são as festas em clube ou boates (26%), ensaios de escola de samba (24%), shows em trios elétricos (23%) e desfiles em escolas de samba (20%).

Já o gasto médio por consumidor será de R$ 847, cifra que sobe para R$ 969,10 entre os homens e para R$ 1.185,42 entre as pessoas das classes A e B. A maior parte dos consumidores deve reduzir os gastos com o carnaval ou mantê-los parecidos com os do ano passado: quatro em cada dez (40%) entrevistados planejam gastar menos, 32% vão desembolsar a mesma quantia que em 2017 e 21% pretendem aumentar os gastos. O consumo de cerveja e idas a bares e restaurantes serão os responsáveis pelos principais gastos, apontou a pesquisa.

Os supermercados são os locais que devem concentrar as compras ligadas ao carnaval: 66% dos consumidores devem frequentar algum desses estabelecimentos. Em segundo lugar, aparecem os shopping centers (30%), depois as lojas de rua (30%) e as lojas de departamento (27%).

Defesa de Lula recorre ao STF para evitar prisão após segunda instância

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu hoje (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a eventual prisão preventiva dele após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. O caso será relatado pelo ministro Edson Fachin.

No habeas corpus, a defesa de Lula pretende derrubar a decisão do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que negou nesta semana pedido feito pela defesa do ex-presidente para impedir a eventual execução provisória da condenação, após o último recurso que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre.

Ao negar o habeas corpus, o ministro do STJ  entendeu que a decisão do TRF4 garantiu que Lula não será preso antes da apreciação do último recurso, e, dessa forma, não há urgência que justifique a concessão da medida cautelar.

Brasil tem pior cenário de pluralidade da mídia em 12 países analisados pelo RSF

Um levantamento inédito revelou que o Brasil apresenta os piores indicadores para a pluralidade na mídia entre 12 países em desenvolvimento analisados. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (2), em Brasília, e fazem parte de uma iniciativa internacional que ganhou o nome de Monitor de Propriedade de Mídia (MOM, na sigla em inglês), organizada pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF). No Brasil, a coordenação do estudo foi feita pelo Intervozes, entidade da sociedade civil que atua em defesa do direito à comunicação.

Ao todo, a pesquisa do MOM-Brasil mapeou 50 veículos e redes de comunicação em quatro segmentos: 11 redes de TV (aberta e por assinatura), 12 redes de rádio, 17 veículos de mídia impressa (jornais de circulação diária e revistas de circulação semanal) e 10 veículos online (portais de notícias). Esses meios de comunicação foram selecionados com base em índices de audiência medidos por institutos de pesquisa e no potencial de influenciar a opinião pública, o chamado agendamento.

Dos 10 indicadores examinados na pesquisa, incluindo proteção legal contra concentração de audiência e de propriedade, controle político de emissoras, controle político do financiamento e transparência na propriedade, o Brasil apresentou alto risco em sete deles. É pior do que o desempenho de países como Peru, Sérvia, Filipinas, Tunísia, Marrocos, Ucrânia e Mongólia.

“Entre os 12 países analisados até agora pela pesquisa, o Brasil foi o que apresentou o maior número de indicadores de alto risco para a liberdade de expressão, principalmente com base no grau de concentração da mídia”, afirma Emmanuel Columbié, diretor da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina. Em março, serão divulgados os dados do México, país que tem características similares às do Brasil, em termos populacionais e de sistema de comunicação.

Mega-Sena pode pagar prêmio de até R$ 48 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar hoje (3) prêmio de R$ 48 milhões para quem acertar sozinho as seis dezenas, de acordo com estimativa da Caixa Econômica Federal, no concurso 2010. Na quarta-feira (31), não houve ganhador do concurso 2.009, realizado em Macapá, e o valor acumulou. Novas apostas podem ser feitas até as 19 horas deste sábado, horário de Brasília, em qualquer agência lotérica do país. O sorteio ocorrerá a partir das 20 horas.

Prêmio
O valor arrecadado com o concurso da Mega-Sena não é totalmente revertido em prêmio para o ganhador. Parte do montante é repassada ao governo federal para investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e esporte.

Além disso, há despesas de custeio do concurso, Imposto de Renda e outros, que fazem com que o prêmio bruto corresponda a 46% da arrecadação.

Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Depois desse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Cármen Lúcia envia a Fachin 2 habeas corpus a favor de Lula

Desde que o ex-presidente Lula foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal em Porto Alegre algumas pessoas têm tido a iniciativa de enviar aos tribunais superiores pedidos de habeas corpus para tentar evitar que o petista seja preso. Dois HCs preventivos, que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o recesso do Judiciário e estão pendentes de análise, foram enviados nesta quarta-feira (31) pela presidente da Corte, Cármen Lúcia, ao colega Edson Fachin, relator da Lava Jato.

A legislação permite que qualquer cidadão apresente pedidos do gênero em favor de terceiros, mesmo que não sejam advogados por eles constituídos.

ANAC libera aeroporto de Mossoró/RN para voos comerciais

Relatório de técnicos da ANAC deve ser confirmado ainda nesta sexta-feira(02) liberando o aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró,para voos comerciais.

Para liberação do aeroporto, a ANAC exigiu a restauração e sinalização horizontal e vertical da pista de pouso, da área de decolagem e ainda pátio de estacionamento de aeronaves.

Outros itens também foram exigidos, como restauração da estrada de patrulhamento ao logo de quase 3 km de pista; limpeza das margens e pista; revisão das cercas em toda sua extensão; revisão de balizamento; revisão das luminárias de orientação de pilotos para voos noturnos; e ainda isolamento total da área, com construção de muros e novas cercas para evitar o acesso de animais na pista.

Polícia realiza ação de combate ao tráfico de drogas na Vila de Ponta Negra em Natal/RN

Na manhã desta sexta-feira, 2, a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) deflagrou uma ação policial na Vila de Ponta Negra, em Natal, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em residências vinculadas ao crime de tráfico de drogas.

A ação contou com o apoio das equipes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM).

Cada vez mais decisões são delegadas a máquinas, diz cientista na Campus Party

As decisões, seja no campo pessoal ou relativas a negócios de grandes empresas, estão sendo tomadas cada vez mais por máquinas, afirmou hoje (2) o cientista de dados Ricardo Cappra, em palestra hoje (2) na 11ª Campus Party Brasil, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Cappra destacou que, nos últimos anos, foram desenvolvidas ferramentas sofisticadas para o consumo da informação. “Começamos criando relatórios para saber o que estava acontecendo. Aí, vieram os sistemas e criamos dashboards [painéis que mostram métricas e indicadores para alcançar objetivos e metas, traçados de forma visual] para chegar à  informação. Começamos também a usar os algorítimos, a inteligência artificial, até chegar aos sistemas que são usados atualmente.”

Para o cientista, por este motivo é que as decisões em diversos níveis foram ficando cada vez mais delegadas a sistemas artificiais. Desde os programas e aplicativos, que vão levando seleções de músicas e filmes para os usuários, até as empresas, que baseiam estratégias comerciais nas projeções, feitas a partir de dados coletados na internet e processados por computadores. “O motorista não vai mais precisar determinar a rota que vai fazer, pois o [aplicativo] Waze já está fazendo isso”, disse.

“Nós, humanos, que estamos aqui na ponta, e usamos tudo isso, estamos, na verdade, decidindo menos do que as máquinas. Porque elas têm mais dados, informações, processam isso. E nós, como seres humano, ficamos diminuindo o nosso processo decisório a partir disso. Então, cada vez, transferimos mais o processo decisório para as máquinas, e nos tornamos  insignificantes no processo decisório”, acrescentou.

“O nosso próximo passo é a inteligência aumentada. O que significa inteligência aumentada? As próprias máquinas, baseadas nas aprendizagens que ensinamos, tomam as decisões”, disse, apontando em qual direção as tecnologias vêm se aprimorando.“

Neste cenário, Cappra afirma que é fundamental saber se organizar para analisar as informações e tomar decisões, além dos resultados apresentados pelas máquinas. O especialista mostrou exemplos baseados em modelos gráficos, que ajudam a visualizar os padrões fornecidos pelos dados.

No Rio, dois espaços acolherão filhos de ambulantes que trabalharem no carnaval

Os vendedores ambulantes que trabalharem no carnaval carioca terão dois espaços para deixar os filhos enquanto exercem suas atividades: Obra do Berço, na Lagoa, e Educandário Romão Duarte, no Flamengo. Trata-se do Projeta Rio, uma iniciativa da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O objetivo é oferecer um local de convivência para as crianças de até 11 anos enquanto seus pais trabalham nos desfiles ou nos blocos de carnaval, de forma a protegê-las para que não fiquem expostas durante a festa. Nos dois espaços, serão realizadas atividades recreativas e pedagógicas. As crianças também terão direito a alimentação e acesso a estruturas para higiene pessoal e para dormir.

O serviço funcionará 24 horas por dia, do sábado (9) à Quarta-Feira de Cinzas (14). No entanto, os pais ou responsáveis deverão buscar as crianças será das 8h às 17h e, excepcionalmente, na quarta-feira (14), da 8h às 12h.

Nesse período, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos circulará pelas ruas da cidade orientando os vendedores ambulantes a encaminhar os filhos para um dos dois centros de acolhimento.
A iniciativa não é inédita – os locais de acolhimento já funcionaram no ano passado.

Segundo o TJRJ, a ideia surgiu da percepção de que muitos trabalhadores humildes, com poucos recursos financeiros, não têm condições de deixar os filhos com babás ou cuidadores. Neste ano, porém, o Projeta Rio foi ampliado, pois, no ano passado, a parceria ocorreu apenas com o Educandário Romão Duarte.

Número de assinantes da telefonia fixa cai 2,96% em 2017

O serviço de telefonia fixa terminou o ano de 2017 com queda de 2,96% no número de assinantes. No total, nos últimos 12 meses, houve redução de 1,2 milhão de linhas, fazendo com que o número de contratos do serviço terminasse o ano com 40,8 milhões de linhas em operação.

Os números, divulgados hoje (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também mostram que, no ano, as empresas as autorizadas perderam 134,7 mil linhas, uma queda de 0,11%, e as concessionárias tiveram redução de 1,1 milhão de unidades, recuo de 4,48 %.

Entre os estados, São Paulo aparece na frente no que diz respeito à redução no número de linhas. Nos últimos 12 meses, com 412 mil linhas a menos, o estado apresentou uma queda de 2,61%. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com menos 330,9 mil linhas, perda de 6,46%; seguido por Minas Gerais, com menos 109,3 mil e recuo de 2,74%.

Apenas três estados apresentaram crescimento: Santa Catarina, com 20,4 mil linhas fixas, aumento de 1,22%; Paraná, com mais 7,8 mil, acréscimo de 0,27%, e Acre, com mais 0,2 mil linhas, elevação de 0,24%.

Uber anuncia nova modalidade de transporte

A Uber anunciou nessa quarta-feira(31 de janeiro) que será possível pedir bicicletas por meio de sua plataforma. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas em São Francisco, nos Estados Unidos e os usuários poderão pedir bicicletas elétricas fornecidas pela empresa Jump.

Os usuários vão encontrar a opção “bicicleta” no canto esquerdo superior dentro do aplicativo da empresa. Ao clicar, será possível ver quantas unidades estão disponíveis perto de onde o usuário estiver localizado. O app vai mostrar um PIN para desbloquear o veículo que vai custar U$$2, cerca de R$ 6,30 a cada 30 minutos. Ao chegar ao destino final, o usuário deve entregar a bicicleta em uma estação próxima que pode ser localizada.

Juiz do TRF1 libera passaporte do ex-presidente Lula

O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), sediado em Brasília, decidiu hoje (2) liberar o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na decisão, o magistrado atendeu a recurso para anular decisão da primeira instância da Justiça Federal que apreendeu o documento e proibiu Lula de sair do país.

Na semana passada, o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou, em liminar, a apreensão do passaporte de Lula. A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria à Etiópia na sexta-feira passada (26) para ir a um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Lula entregou o passaporte à Polícia Federal, não viajou e participou do evento por meio de teleconferência.

A medida cautelar foi concedida após a confirmação, em segunda instância, da condenação do ex-presidente na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP).

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório para segurança no trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, havia acabado com a exigência do extintor de incêndio nos carros por conta da evolução tecnológica na indústria automobilística. O equipamento continua obrigatório apenas para caminhões, micro-ônibus, ônibus e veículos que transportam produtos inflamáveis. Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados reestabelece a exigência. Ele está agora no Senado, na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

O senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, apresentou um requerimento para que a proposta também passe pela Comissão de Assuntos Econômicos. Pediu ainda uma audiência pública sobre o assunto. Para o senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, são necessárias várias medidas, especialmente preventivas, para diminuir a mortalidade no trânsito e torná-lo mais seguro para motoristas e pedestres. Ele apresentou um projeto que permite o uso das multas de trânsito para recuperar ruas e rodovias esburacadas que causam muitos acidentes.

TSE e CNMP firmam acordo para utilização de dados eleitorais na localização de desaparecidos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e a presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Raquel Dodge, assinaram acordo de cooperação técnica que vai permitir o compartilhamento de dados com o objetivo de ampliar o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). A cerimônia, que aconteceu no gabinete da Presidência do TSE, foi acompanhada por ministros do Tribunal e outras autoridades.

Instituído em agosto de 2017 pelo CNMP, o sistema visa proporcionar uma melhor política pública das diversas instituições brasileiras para localização de pessoas. Desde outubro do ano passado, de acordo com a procuradora-geral Raquel Dodge, todos os ministérios públicos brasileiros aderiram a esse projeto, e após isso a localização de pessoas desaparecidas melhorou. O Rio de Janeiro, por exemplo, já indica uma maior eficiência na localização de 39% das pessoas registradas como desparecidas no estado.

Escola Agrícola de Jundiaí desenvolve pesquisas em clones de eucalipto

Em três hectares, a Escola Agrícola de Jundiaí testa 10 tipos de clones de eucalipto provenientes das maiores empresas florestais do Brasil a fim de entender o nível de tolerância desses materiais genéticos aos estresses hídricos, climáticos e abióticos.

O experimento é único no Rio Grande do Norte e no Brasil, ao considerar a implantação dentro de uma Universidade, visto que as outras unidades experimentais foram instaladas em empresas.

Dessa forma a UFRN pretende colaborar com a viabilidade do uso de uma espécie exótica na oferta de madeira para os diversos setores que utilizam-se de base florestal.

De acordo com o Professor Doutor Gualter Guenther Costa da Silva, o projeto começou em 2013 em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). “O projeto Techs, significa tolerância de eucaliptos clonais sob estresse hídrico, climáticos e abióticos e começou em 2013 a partir de um convite do professor Prof. Dr. José Luiz Stape”, explica Gualter, Coordenador do projeto Techs na UFRN.”

Fifa diz que não há candidato favorito para sediar Copa do Mundo de 2026

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, negou nesta sexta-feira (2), no Marrocos, que haja um candidato favorito para sediar a Copa do Mundo de 2026, e disse que aprecia a candidatura conjunta de EUA, Canadá e México assim como a do Marrocos. A informação é da agência EFE.

Infantino chegou hoje a Casablanca para participar do congresso da Confederação Africana de Futebol (CAF), e foi imediatamente abordado pelos jornalistas sobre o suposto apoio à candidatura norte-americana por causa de algumas declarações feitas em Dubai, quando disse que "as candidaturas conjuntas são uma boa idéia"

Ao ser questionado em solo marroquino por esse comentário, Infantino disse que também aprecia a "candidatura do Marrocos", segundo informou o jornal digital "Le360.ma". Perante a insistência dos jornalistas, Infantino lembrou que "as regras são muito claras e a obrigação da Fifa é respeitá-las", e e anunciou que a votação definitiva que acontecerá no próximo dia 13 de junho, em Moscou.

Contrariando Infantino, o atual presidente da CAF, Ahmad Ahmad, mostrou seu apoio ao Marrocos e, segundo a imprensa local, é possível que toda a Confederação Africana de Futebol emita neste fim-de-semana uma mensagem clara para mostrar seu apoio ao país africano.

O Marrocos insistiu muito no caráter africano de sua candidatura no momento de apresentá-la, com a esperança de ganhar o máximo apoio entre as 53 federações africanas, que somarão 25% do total de votos.

UFRN inicia cadastramento de alunos nesta segunda-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa nesta segunda-feira, 5, o cadastramento e matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que devem apresentar os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição. Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão cadastrados entre os dias 5 e 8, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. Para os demais campi, o cadastramento ocorre de 6 a 8 no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 7 e 8 nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados nos respectivos locais.

O atendimento aos candidatos acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com divisão por datas e turnos específicos para cada curso da UFRN. A coordenadora geral do cadastramento, Andressa Medeiros Albuquerque, ressalta que devem comparecer tanto os aprovados para o primeiro como para o segundo semestre, mas estes últimos serão matriculados apenas de 19 a 21 de julho. “É importante ler com atenção a lista de documentos necessários para o cadastramento, que pode ser realizado por meio de procuração. Já a confirmação de vínculo deve ser efetuada pessoalmente pelos estudantes nas coordenações dos respectivos cursos, de 19 a 28 de fevereiro”, alerta.

O cadastramento deste ano também terá bancas de validação dos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, incluídas pela primeira vez no Sisu. Na UFRN, os 367 aprovados nesse grupo deverão apresentar os termos, exames e laudos comprobatórios para análise da banca, que irá emitir um parecer final relativo à deficiência alegada. Caso o cadastramento seja realizado por meio de procurador, o candidato deverá submeter-se à avaliação da banca em data agendada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os documentos necessários, horários de cadastramento e outras informações estão disponíveis em edital, que pode ser acessado no endereço  www.sisu.ufrn.br.

Oi diz que não realizará assembleia convocada por acionista português para dia 7

A Oi informou hoje (2), por meio de comunicado ao mercado, que não realizará a assembleia geral extraordinária convocada para o dia 7 de fevereiro por um de seus acionistas, o grupo português Pharol (ex-Portugal Telecom), detentora de mais de 22% do capital da empresa. Entre os pontos pautados para a assembleia está a rediscussão de partes do plano de recuperação judicial aprovado pelos credores em dezembro do ano passado.

De acordo com o comunicado, a convocação contraria a decisão judicial que homologou seu plano de recuperação judicial. A realização de uma assembleia geral extraordinária “por iniciativa de um de seus acionistas contraria a decisão judicial, proferida em 8 de Janeiro de 2018, pelo Juízo da 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. A referida decisão judicial homologou o Plano de Recuperação Judicial aprovado pelos credores e concedeu a recuperação judicial da Oi e de suas subsidiárias”, disse a nota.

Na assembleia, a Pharol também queria discutir a criação de um conselho de administração transitório e a alteração da forma de eleição dos conselheiros, prevista no plano de recuperação judicial. No comunicado, a Oi diz que a realização da assembleia “reinstalaria instabilidade” no processo de recuperação.

Trump acusa FBI de politizar investigações em favor de democratas

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou hoje (2), em sua conta no Twitter, que investigadores do FBI politizaram as investigações para favorecer os democratas. "Os principais líderes e investigadores do FBI e do Departamento de Justiça politizaram o sagrado processo de investigação a favor dos democratas e contra os republicanos - algo que teria sido impensável há pouco tempo", escreveu.

Em outro post na rede social, ele mencionou a ex-candidata democrata Hillary Clinton, cuja campanha as investigações do FBI apontaram ter sido prejudicada por ingerência de hackers da Rússia. Mas Trump coloca em dúvida as próprias denúncias do FBI sobre o caso.

"Você teve Hillary Clinton e o Partido Democrata tentando esconder o fato de que eles deram dinheiro para criar um dossiê, que foi usado por seus aliados no governo de Obama para convencer um tribunal, de forma equivocada, por todas as contas, para espionar a equpe de Trump [equipe de campanha]", atacou em outra postagem.

Antes de deixar o poder, Barack Obama divulgou informações sobre suspeitas de interferência russa nas eleições presidenciais. Depois, novas informações acusavam integrantes da equipe de Trump de ter tido contato com funcionários do governo russo.

Em maio do ano passado, Trump demitiu o diretor da agência, James Comey, alegando que o relatório sobre o caso do uso do e-mail de Hillary Clinton como secretária de Estado, a partir de um servidor privado, teria sido tendencioso para amenizar a responsabilidade da candidata.

Entretanto, dias  depois, o jornal The New York Times divulgou  um memorando, escrito por Comey, afirmando que o presidente teria pedido a ele que "poupasse" o ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Michael Flynn, de investigações sobre as suspeitas de relações com a Rússia.

Em janeiro, o vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, também pediu demissão. McCabe foi criticado por Trump, também acusado de  parcialidade contra ele e a favor da candidata democrata da eleição de 2016, Hillary Clinton.

O vazamento de informações e a publicação de reportagens investigativas por jornais como The Washignton Post e The New York Times têm irritado o presidente, que reafirma que esses e outros veículos de imprensa publicam fake news (notícias falsas) sobre ele e sua equipe.

As investigações sobre a suposta interferência russa nas eleições presidenciais e sobre as suspeitas de contato entre pessoas próximas de Trump e integrantes do governo russo paira no ar desde a posse do presidente. Para alguns opositores, se for comprovada tal ingerência, Trump poderia sofrer um processo de impeachment.

Saúde vai redistribuir aceleradores lineares para ampliar tratamento do câncer

O Ministério da Saúde anunciou hoje (2) que vai redistribuir os 140 aceleradores lineares pertencentes ao Plano de Expansão da Radioterapia no intuito de ampliar o acesso ao tratamento do câncer no país. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida vai garantir a cobertura, via Sistema Único de Saúde (SUS), de 100% do público-alvo até o final de 2019.

“Estamos atendendo 74% das pessoas dentro do prazo da lei [60 dias após o diagnóstico de câncer] e só poderemos atender a todos com a implantação desses equipamentos. Com a quimioterapia, nós temos mais facilidade de estruturar, mas a radioterapia depende de construção, instalação. São equipamentos que nós precisamos cuidar pra que a radiação deles não vaze e afete as pessoas”, explicou.

O governo anunciou ainda a inclusão de 36 hospitais ao plano. Para garantir a medida, o ministério vai destinar um total de R$ 163,7 milhões em recursos para a ampliação e a construção do serviço em 14 estados e no Distrito Federal, que apresentam um deficit assistencial.

De acordo com a pasta, a inclusão de novas unidades só foi possível após a revisão do plano e a consequente exclusão de instituições com inviabilidade técnica que não atendiam aos critérios ou que pediram para sair do projeto. A portaria foi publicada em setembro do ano passado.

Do total de novos hospitais habilitados, 16 vão receber o acelerador linear e a casamata concluída (espaço destinado para a instalação do equipamento). As demais unidades vão receber apenas o acelerador, uma vez que já têm o local específico para instalação.

A previsão do ministério é que, até o final de 2018, outros equipamentos de radioterapia sejam entregues, totalizando os 140 anunciados pela pasta. Segundo o governo, cerca de R$ 500 milhões foram investidos para a aquisição de 100 aceleradores lineares, além da realização de projetos e obras. Os outros 40 aceleradores serão adquiridos com recursos de convênios.

“Esses 140 novos equipamentos, somados aos que já temos, são suficientes para dar cobertura a todos os brasileiros que dependem exclusivamente do SUS. Ao final de 2019, nós teremos um parque instalado de radioterapia capaz de atender a todos e, daí para frente, é utilizar novas tecnologias, upgrades tecnológicos nesses equipamentos para que eles possam fazer o tratamento em menos número de sessões”, concluiu o ministro.

Acidente com ônibus de escolinha do Colo-Colo deixa três jovens mortos

Três menores de idade da delegação infantil do time de futebol chileno Colo-Colo morreram depois que o ônibus em que estavam capotou na Argentina. O acidente com o coletivo, que levava a equipe até o Paraguai, aconteceu na localidade de Las Cuervas. O jornal argentino local "La Nación" cita duas dezenas de feridos — dois estão em estado grave.

elo Twitter, o clube lamentou "profundamente a trágica morte" e enviou "um abraço fraterno e condolências" às famílias, aos amigos e a todos os integrantes da escolinha. Entre as vítimas, há uma menina e dois meninos, com idades entre 10 e 18 anos. Eles foram identificados como Javiera Collel Arenas, de 10 anos, Matías Benjamín Vidal Perez, de 13 e Benjamín Andrés Valenzuela Gutiérrez, de 18.

Trinta e cinco pessoas viajavam no ônibus, pertencente à empresa MelTur. Parentes dos jovens jogadores os acompanhavam no trajeto. Eles partiram de Quilicura quando o motorista perdeu o controle do veículo na zona de curvas, no quilômetro 1234 da estrada, por volta de 3h30m (horário local).

Segundo o "La Nación", o motorista tentou ultrapassar um caminhão, mas bateu de frente com um micro-ônibus brasileiro e acabou por cair de uma ribanceira, à beira da estrada. As condições climáticas eram ruins no momento do acidente, diz o jornal: chovia desde a fronteira até a cidade de Mendoza..

Presidente afegão diz que Paquistão "é base dos talibãs"

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, acusou hoje (2) o Paquistão de ser a "base dos talibãs” e pediu a esse país "ações claras" contra os insurgentes, no primeiro discurso à nação após os atentados das últimas semanas que deixaram 120 mortos em Cabul. A informação é da agência EFE.

"O Paquistão é a base dos talibãs", disse Ghani após uma delegação enviada por Cabul apresentar na última quarta-feira a Islamabad "evidências" da presença de supostos terroristas no seu território.
 
O presidente afegão acrescentou que 11 supostos militantes suspeitos de ter colaborado com a organização dos ataques "foram detidos e suas origens rastreadas", sem mencionar explicitamente o Paquistão.

"Uma lista clara desses indivíduos e suas conexões foi compartilhada com o governo paquistanês", disse. Cabul espera "ações claras" frente aos documentos e evidências relacionadas aos ataques contra o Hotel Intercontinental na capital afegã, no qual morreram 20 pessoas, entre elas 14 estrangeiros, e o atentado com uma ambulância com explosivos que deixou 103 mortos e mais de 200 feridos.

Ghani qualificou os dois atentados, reivindicados pelos talibãs, de "ataques contra toda a nação" e prometeu que "os afegãos terão vingança, mesmo que demore cem anos".

"Medidas no âmbito nacional foram tomadas e a operação em Band-e-Timor (na província de Kandahar) foi um grande sucesso", afirmou Ghani, em referência à uma recente ofensiva no sul do Afeganistão na qual, segundo as autoridades, pelo menos 50 talibãs morreram e 32 foram capturados com vida. "Estas operações vão continuar", assegurou o presidente.

Afeganistão e Estados Unidos denunciam há anos que a rede Haqqani, uma das principais facções dentro dos talibãs, se refugia em território paquistanês, algo que Islamabad negou reiteradamente.

Desde o final da missão internacional de combate da Otan, em janeiro de 2015, o governo de Cabul vem perdendo terreno para os insurgentes e atualmente controla apenas 57% do país, segundo o inspetor especial geral para a Reconstrução do Afeganistão  do Congresso dos EUA.

Justiça manda soltar filho do pedreiro Amarildo

O juiz Roberto Câmara Lacé Brandão, da 31ª Vara Criminal, determinou o relaxamento da prisão de Amarildo Gomes da Silva, filho do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, assassinado na Rocinha em 2013, cujo corpo não foi encontrado até hoje. O rapaz foi preso em flagrante em outubro de 2017, e denunciado por posse de drogas e de arma e de associação ao tráfico.

De acordo com o juiz, o prazo da prisão preventiva foi extrapolado, já que o Ministério Público estadual ainda não apresentou na denúncia as provas que justifiquem a permanência de Amarildo na cadeia.

Na decisão, determinando a soltura do réu, o juiz Roberto Câmara observa que, "passados mais de três meses, a prova oral acusatória sequer foi iniciada, sendo que as delongas na instrução não podem ser atribuídas nem ao réu, nem a sua defesa técnica. A custódia cautelar sendo mantida nessas condições, estaria a ensejar inegável constrangimento ilegal por excesso de prazo”.

Sebrae inscreve para seleção de trainne com salário de R$ 4 mil no RN

Profissionais graduados em Administração de Empresas, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Sociologia), Comunicação Social (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing), Direito, Engenharias, Estatística, Pedagogia, Psicologia, Turismo e Serviço Social podem se inscrever até o dia 28 deste mês no Processo Seletivo Trainee 2018 do Sebrae no Rio Grande do Norte.

Os candidatos devem ter sido graduados no período entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2018.Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site http://funcern.br/concursos. São 11 vagas distribuídas pelo Estado, das quais uma para pessoa com deficiência, sendo esta especificamente para trabalhar em Natal.

O Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee do Sebrae-RN tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, mediante processo de avaliação. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais e sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o trainee terá remuneração de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e benefícios que incluem vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida em grupo, seguro saúde, seguro odontológico e plano de previdência complementar (opcional).

Segundo a gerente da Unidade de Gestão Pessoas do Sebrae no Rio Grande do Norte, Simone Galvão, o processo seletivo é destinado a profissionais recém-graduados e que desejem aumentar a sua capacitação através de aprendizado da vivência empresarial. Faz parte do processo de avaliação do Trainee, a elaboração de um projeto inovador ou processo de melhoria alinhado ao Direcionamento Estratégico do Sebrae e que seja de fácil aplicação. Todos os trainees serão avaliados por uma Banca com a participação de um diretor da instituição e demais profissionais de áreas estratégicas.

“Além da elaboração do projeto inovador, nesta oitava edição do Programa, os trainees deverão realizar uma Consultoria de Gestão, a partir da elaboração de um Diagnóstico de Gestão, bem como a elaboração de um Plano de Ação, sob a supervisão do tutor, em empresa a ser definida pelo Sebrae-RN. Esta é uma das novidades dessa edição”, explica Simone Galvão.

Ao final do prazo do Programa Trainee, o Sebrae do Rio Grande do Norte poderá, caso haja vagas no seu quadro de pessoal e disponibilidade orçamentária e financeira, efetivar parte dos trainees aprovados, conforme Regulamento do Sistema de Gestão de Pessoas. A previsão de contratação de profissionais trainee após o prazo do Programa, constitui mera expectativa, ficando o Sebrae-RN isento de qualquer vínculo empregatício com os trainees não contratados. O processo seletivo está sendo realizado pela FUNCERN – Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte.

Auxílio-moradia compensa falta de reajuste aos juízes, diz Moro

O auxílio-moradia, que beneficia mais de 17 mil magistrados no país, é defendido pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava-Jato em Curitiba, como forma de compensar a falta de reajuste salarial aos juízes federais. Moro é um dos magistrados querecebe o benefício, cujo teto, hoje, é de R$ 4.377. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", Moro é dono de um apartamento em Curitiba, mas, mesmo assim, recebe mensalmente o auxílio desde outubro de 2014, um mês após decisão liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estendeu o benefício a todos os magistrados. O juiz da Lava-Jato argumenta que os magistrados estão sem aumento há três anos.

— O auxílio-moradia é pago indistintamente a todos os magistrados e, embora discutível, compensa a falta de reajuste dos vencimentos desde 1 de janeiro de 2015 e que, pela lei, deveriam ser anualmente reajustados — afirmou Moro.

Em agosto de 2015, foi apresentado projeto de lei à Câmara Federal para aumentar o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de R$ 33.293,38 para R$ 39.293,38, o que representava 16,38% de aumento — a conta incluía perdas salariais acumuladas desde 2009, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que não foi aprovado pelo Legislativo. Os vencimentos dos ministros do STF delimitam o teto salarial do funcionalismo público, e o aumento poderia provocar reajustes em sequência entre os magistrados.

Criado em 1972, o auxílio-moradia foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2014, após a decisão liminar de Fux. O CNJ estabeleceu o valor máximo de R$ 4.377 e determinou que a verba seja concedida a todos os juizes que moram em locais onde não há imóvel funcional, mesmo os que tem residência própria.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região informou que os magistrados da região puderam pedir o auxílio moradia a partir de outubro de 2014, por meio de formulário interno, obedecendo à decisão do CNJ, que regulamentou o benefício em setembro daquele ano. Em toda a jurisdição, que compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apenas 10 magistrados não recebem o auxílio moradia, que não é inserido no cálculo do teto de remuneração. No ano passado, o gasto com o benefício nos três estados somou R$ 21,4 milhões.

Governo anuncia bloqueio de R$ 16,2 bilhões no orçamento de 2018

O Ministério do Planejamento anunciou nesta sexta-feira (2) um bloqueio de R$ 16,2 bilhões no Orçamento de 2018, segundo o titular da pasta, Dyogo Oliveira.

Além de contingenciar gastos no orçamento deste ano, o governo também subiu previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) PIB de 2018 de 2,5% para 3%.

Esses recursos bloqueados foram classificados como "reserva de contingência", ou seja, não poderão ser alocados para gastos, dos quais R$ 8 bilhões representam um contingenciamento propriamente dito, e outros R$ 8,2 bilhões o governo informou que espera reverter nos próximos meses, por meio do envio de um projeto de lei ao Legislativo.

"Hoje está bloqueado, mas já estou mandando um projeto de lei para o Congresso para remanejar recursos. Prefiro não dizer que estamos permanentemente contingenciando", declarou o ministro Dyogo Oliveira.

O objetivo do governo, ao bloquear recursos no orçamento, é para garantir o cumprimento da meta para as contas públicas neste ano, que é de déficit (resultado negativo) primário de até R$ 159 bilhões neste ano.

Não estão sendo cancelados gastos por conta do teto de gastos públicos, uma vez que o valor estimado para 2018 está abaixo do limite.

De acordo com números oficiais, esse bloqueio inicial de gastos de R$ 16,2 bilhões representa o menor valor, ao menos, desde 2008, ou seja, dos últimos dez anos. De 2008 até 2017, o contingenciamento nunca ficou abaixo de R$ 19,4 bilhões.

Em 2015, por exemplo, foi o maior da história, ao somar R$ 69,9 bilhões. Já no ano passado, totalizou R$ 42,1 bilhões - o que resultou em um forte aperto nas despesas e impacto nos serviços públicos, como a emissão de passaportes, recursos para universidades e até mesmo fiscalização do trabalho escravo.

Programa Mais Alfabetização encerra inscrições hoje

O Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), recebe até hoje (2) adesões de estados e municípios interessados em fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. A proposta consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e matemática. Os assistentes serão estudantes de pedagogia e licenciatura. A previsão é que o programa esteja funcionando em março.

Para receber o colaborador é necessário que a turma tenha um mínimo de dez alunos. O profissional encaminhado pelo programa permanecerá na classe por cinco horas semanais, nas escolas classificadas como não vulneráveis. Já nas unidades educacionais consideradas vulneráveis, sua carga horária será de dez horas por semana.

São consideradas vulneráveis as unidades escolares que apresentam mais da metade dos estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental com desempenho insuficiente em leitura, escrita e matemática, as três áreas avaliadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)/Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), e que manifestam um Índice de Nível Socioeconômico abaixo de médio, conforme a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os auxiliares receberão R$ 150 por mês para cada turma em que atuarem, podendo acumular até oito turmas. Não há vínculo empregatício e os interessados serão submetidos a uma seleção elaborada pelos municípios.

O programa se dispõe a refinar as técnicas de alfabetização dos assistentes por meio de oficinas específicas e cursos com o tema de gestão da aprendizagem. Recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) serão utilizados para a aquisição de materiais de consumo e a contratação de serviços, e para gastos com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização.

A inscrição é feita no Sistema de Monitoramento Execução e Controle (http://simec.mec.gov.br/). Nessa etapa, serão indicados, pelos secretários municipal, estadual e distrital de educação, as escolas participantes e o coordenador de gestão estratégica do programa, cuja função será acompanhar e monitorar a implantação das atividades na instituição.

Com prazo encerrado na próxima sexta-feira (9), a segunda fase compreende a adesão das unidades escolares indicadas pelas secretarias de educação, por meio do PDDE Interativo. O MEC encaminhará ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a lista das escolas participantes e os valores a elas concedidos.

Criado 4 de janeiro pela Portaria MEC nº 4/2018, o Mais Alfabetização dispõe de R$ 523 milhões para sua execução. Desse total, R$ 200 milhões custearão o pagamento dos assistentes. A expectativa do governo é atender a 4,6 milhões de estudantes em 200 mil turmas em todo o país.

Inca: Brasil deve ter 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019

O Brasil teve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019, divulgou hoje (2) o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) na Estimativa 2018 de Incidência de Câncer no Brasil. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres.

Considerado menos letal, o câncer de pele não melanoma deve ter cerca de 165 mil novos casos diagnosticados por ano. Se esses casos não forem levados em consideração, as mulheres brasileiras terão como tipos de câncer mais incidentes o de mama (59 mil casos), de intestino (com quase 19 mil) e o de colo de útero (16 mil).

Entre os homens, a próstata é a parte do corpo que deve ser mais acometida pela doença, com 68 mil casos, seguida pelo pulmão, com 18 mil, e o intestino, com 17 mil.

O perfil da incidência de câncer no Brasil varia de acordo com a região, se assemelhando mais a países desenvolvidos nas Regiões Sul e Sudeste, com mais tumores de intestino e menor incidência de câncer de colo de útero em mulheres e estômago em homens.

Nas regiões Nordeste e Norte, o câncer de estômago tem uma incidência maior entre homens, e o câncer de colo de útero ainda está mais presente entre as mulheres. Esses dois tipos de câncer são mais associados a infecções, possuem maior potencial de prevenção e têm maior incidência em países menos desenvolvidos.

Os homens devem apresentar mais casos de câncer que as mulheres em 2018, com cerca de 300 mil casos, enquanto elas devem ter 282 mil novos casos.

Ao apresentar os dados, o Inca exibiu vídeos de pessoas que se curaram de câncer e reforçou a campanha contra a estigmatização da doença, que tem como slogan "o câncer não pode acabar com a vontade de viver".

O instituto reforçou também a necessidade de combater a desinformação sobre a doença, promovendo um debate sobre fake news, saúde e câncer. A diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes destacou que as notícias falsas podem afastar as pessoas do tratamento correto e gerar frustrações.

"A proliferação de mensagens falsas e incompletas leva muitos a seguir conselhos que na maioria das vezes são desprovidos de qualquer embasamento científico", disse a diretora ao destacar que um terço dos casos de câncer podem ser evitados, por serem associados a fatores como o tabagismo, a inatividade física, a obesidade e infecções como o HPV.