sábado, dezembro 03, 2016

Em 2016, Globo tem mais ibope que SBT, Record, Band e RedeTV! somadas.

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o tamanho da liderança da Globo na TV aberta, a coluna obteve dados bastante esclarecedores da Kantar Ibope.

Neste 2016 que ora está terminando, a emissora da família Marinho acumula até o momento 13,39 pontos audiência média  nas 24 horas do dia, segundo medição do Painel Nacional de Televisão (onde cada ponto equivale a 240 mil domicílios).

Se somarmos as audiências de todas as outras grandes TVs abertas, SBT (2º lugar), Record, SBT, Band e RedeTV!, o resultado chega a 12,60 pontos.

Ou seja, na média anual a Globo –sozinha– ainda tem 0,79 ponto a mais que toda a concorrência somada.

Esse provavelmente é um dos motivos para que boa parte do mercado publicitário coloque a maioria absoluta de suas verbas na Globo.

Veja como está a média de cada emissora no país em 2016, nas 24 horas do dia:
Globo – 13,39
SBT –  5,53
Record – 5,05
Band – 1,52
RedeTV! – 0,5

Família passa mal após beber suco e achar comprimido no pacote.

Uma aposentada de Cubatão, na Baixada Santista, levou um susto e passou mal ao consumir um suco de uva em pó. Elizabeth Rosa William, de 56 anos, afirma ter encontrado um comprimido estourado, dentro do saquinho, após ter sentido um gosto estranho no copo. Em nota, a empresa afirma que está analisando o caso.

O suco sabor uva foi comprado em um mercado próximo do local onde Elizabeth mora. A aposentada informou que não compra o produto com frequência. “Estava com muita vontade de tomar suco de uva. Sempre deixo uma jarra de água já gelando, então, quando cheguei, coloquei o ‘pózinho’ dentro dela”, afirma.

Segundo Elizabeth, a jarra utilizada é de cor escura, e, portanto, ela não observou alterações no suco. “Quando mexi, senti que ele estava meio grosso, mas pensei que era normal”, relembra.

A aposentada ofereceu um gole de suco a seus pais, já idosos. Momentos depois, encheu um copo e tomou um gole.

“Quando tomei, vi que ele estava estranho, com um cheiro forte, como se fosse de remédio mesmo”, conta. Ao observar melhor o copo, Elizabeth viu que havia um objeto grudado no fundo.

“Foi daí que eu vi que parecia um comprimido, um remédio mesmo. Minha filha viu e também pensou que era. Ele até se partiu no meio”, descreve. “Fui na Viligância de Saúde e eles me orientaram a ligar para a empresa. A empresa me informou que buscaria uma amostra”, informa a aposentada. Via G1.

Pesquisa revela queda na compra de produtos pirateados no Brasil.

Pesquisa divulgada hoje (2) pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ) e Instituto Ipsos mostra queda na aquisição de produtos pirateados no país. De acordo com a sondagem, feita entre os dias 30 de julho e 9 de agosto deste ano, com 1.200 entrevistados de todo o país, três em cada dez brasileiros (30%) declararam consumir produtos piratas.

O avanço da tecnologia e novos hábitos do consumidor explicam a retração do consumo desses produtos no país, comparado a pesquisa semelhante em 2011, quando cinco em cada dez brasileiros (50%) admitiram comprar  produtos piratas. O resultado de 2016 está abaixo também da média histórica de 40%.

Na avaliação do gerente de Economia da Fecomércio/RJ, Christian Travassos, “de forma mais estrutural, o consumidor tem comprado menos produtos piratas”. No caso especial de CDs e DVDs,  a explicação para a tendência de queda da aquisição desses produtos falsos, segundo o economista, está ligada ao fato de o brasileiro estar consumindo mais música, séries, filmes,games (jogos) na TV por assinatura, além da disseminação desses conteúdos na internet. “As pessoas pagam relativamente menos por esses produtos e não têm necessidade de consumir produtos físicos. Esse é um dado positivo da formalização”, acrescentou.

Governador diz que 13° será pago e calendário do salário de novembro sairá nesta terça-feira.

O governador Robinson Faria anunciou na tarde desta sexta-feira, nas redes sociais, que todos os servidores públicos do estado receberão o 13° salário e que o calendário de pagamento referente ao mês de novembro deverá ser anunciado na próxima terça-feira.
 
“Boa tarde, meus amigos! A divulgação das datas do pagamento será feita na próxima terça-feira. Estamos aguardando algumas definições para fechar o calendário. Fiquem tranquilos que o décimo terceiro salário irá ser pago”, afirmou o governador.

Michel começa a colher o que plantou.

 
O presidente da República do Brasil, o Sr. Michel Temer - PMDB, após ter conspirado, traído e golpeado a presidenta eleita Dilma Rousseff - PT. Está começando a colher o que plantou, o PSOL entrou com um pedido de Impeachment e agora o PT juntamente com a Central Única dos Trabalhadores - CUT, Movimento dos Sem Tetos - MST, União Nacional dos Estudantes - UNE e a Central dos Movimentos Populares - CPM.

A elite dominante brasileira, acreditava que no outro dia da derrubada do governo mudaria a realidade, foi o contrário fez foi piorar e estão sem saber conduzir a melhoria dos brasileiros.

O povo por sua vez começou a rejeitar a volta a senzala, é só o começo de uma grande batalha em nosso País.

Prefeitura de Natal anuncia pagamento do 13º para o dia 20 e salário de novembro será divulgado até o dia 12.

A Prefeitura do Natal informa que até a presente data pagou os salários referentes ao mês de outubro a 98% do funcionalismo público. Faltam receber seus vencimentos 534 pessoas que recebem mais de R$ 7 mil líquidos, dos mais de 22.300 funcionários entre ativos, aposentados e pensionistas. Esses servidores terão seus salários depositados até a próxima sexta-feira.

A Prefeitura também confirma o pagamento de 80% do décimo terceiro salário para todos os servidores no dia 20 de dezembro, lembrando que os outros 20% foram pagos como antecipação no mês de junho.

Os salários de novembro foram pagos aos profissionais do magistério com a utilização de recursos do Fundeb, que são reservados unicamente com essa finalidade. Até o dia 12 será divulgado como será feito o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro aos demais servidores.

Homem tenta estupra mulher dentro de hospital em Natal/RN.

Uma tentativa de estupro foi registrada dentro do Hospital João Machado, na noite deste sábado (3), quando segundo informações da equipe se segurança, um homem que ainda não foi identificado, teria tentado estuprar uma paciente com problemas mentais.

Os seguranças foram avisados e realizaram a detenção do infrator antes que o ato fosse consumado, realizando a condução do mesmo até a Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência. Via 190RN.

Futsal: Fora de casa, ABC vence e sai na frente na decisão do Estadual.

O ABC Nossa Terra conquistou um grande resultado no primeiro jogo da decisão do Campeonato Norte-Riograndense de Futsal Adulto 2016. Jogando na noite desta sexta-feira (2), no Ginásio Ivanildo Bezerra da Silva, na cidade de Alto do Rodrigues (RN), o Mais Querido fez uma grande partida e venceu os donos da casa, o Alto do Rodrigues, por 5 a 3.

Os gols da vitória abecedista foram marcados por Beleu (2), Walber, Sabará e Betinho. O treinador do Alvinegro, Iberê Barreto, escalou a equipe com: Bizinho, Maxwell, Sabará, Rogério e Betinho. Depois entraram: Preto, Cleudisson, Beleu, Walber, Paulinho, Jailton e Carlinhos.

Com o triunfo, o Clube do Povo fica a um empate do título. A segunda e decisiva partida está marcada para a próxima terça-feira (6), às 21h, no Ginásio do DED, no bairro de Candelária.

Vice-presidente de Esporte Amador do ABC, Denis Lisboa, mostrou confiança no momento da equipe alvinegra. “A volta do ABC ao futsal é algo muito bom para o esporte amador com um todo. Estamos com uma equipe sensacional, em parceria com o Nossa Terra, e na terça-feira esperamos contar com um bom número de torcedores abecedistas vibrando com o título”

Nordeste: seca de cinco anos está perto do fim.

A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Não era para menos. Com cinco anos de estiagem, rios secaram na região, animais morreram e vários produtores desistiram de plantar.

Vivemos nesse período um dos El Niños mais fortes da história. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estiagem. O fenômeno agora mudou. Com o La Niña em curso, o quadro é outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. Em algumas localidades isso já aconteceu.

Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades.

Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em dezembro as chuvas já retornam para o Matopiba e, no primeiro trimestre do ano que vem, serão intensas.

Em algumas cidades do Ceará, como é o caso de Morrinhos, a previsão indica mais de 700 milímetros em 30 dias. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a situação também será bem melhor.

Em algumas localidades, a umidade do solo já aumentou e apresenta índices de 60%. “Será um verão generoso para os produtores nordestinos, que já foram tão penalizados”, diz Desirée. Via Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural.

Chegam ao aeroporto de Chapecó os primeiros corpos das vítimas do acidente.

Debaixo de muita chuva, aterrisar no aeroporto de Chapecó por volta de 9h30 o primeiro avião que traz parte dos corpos das vítimas do acidente aéreo na Colômbia com a equipe da Chapecoense. 9h30. Mais duas aeronaves são esperadas na próxima hora. O prefeito de Chapecó, que viajou para Colômbia para acompanhar os trabalhos de resgate e identificação dos corpos, foi o primeiro a descer da aeronave.

No próprio aeroporto será realizada uma cerimônia de honars fúnebres em que o presidente Michel Temer, já presente no local, entregará às famílias das vítimas a  Ordem do Mérito Desportivo.

Após a cerimônia no aeroporto, haverá um cortejo pelas ruas da cidade catarinense que deve durar cerca de uma hora e meia. Três caminhões decorados com a bandeira e as cores do time vão desfilar com os caixões. Eles já estão posicionados no pátio do aeroporto.

Após o cortejo, os corpos serão levados para a Arena Condá, onde acontece o velório coletivo. Durante a primeira hora, a cerimônia será fechada, apenas com a presença da família e dos amigos das vítimas.  Apesar de serem esperadas mais de 50 mil pessoas no velório coletivo, apenas 19 mil poderão entrar no estádio para não exceder a capacidade máxima do local. Na área externa da Arena Condá, foram instalados telões e banheiros químicos para as pessoas que não conseguirem ingressar na cerimônia.

Chapecoense é encontrado e diz que indicou caminho mais fácil.

Depois de três dias, foi encontrado e identificado o menino que ajudou os bombeiros no resgate às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, na Colômbia. Trata-se de Johan Alexis Ramírez, que estava anônimo e era chamado de “menino anjo”, após indicar a existência de sobreviventes.

Segundo o jornal El Colombiano, o jovem de 15 anos, acompanhado de seu pai, Miguel Ramíres, que moram perto do local da queda da aeronave, ouviram um barulho e foram até o local da queda.

“Começaram a retirar os feridos e estavam abrindo caminho pelo morro. Mas assim demoraria muito e dissemos que havia um caminho mais fácil e mais rápido”, disse o garoto ao dirário colombiano.

Johan e o pai atuaram como guias para os bombeiros, mas chegaram a ser interpelados para irem embora, sob desconfiança em meio ao matagal. Mesmo assim, o menino indicou que além de Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann também estava vivo.

“Já estavam saindo com o Alan Ruschel e eu disse a um bombeiro, que era um dos chefes, que conhecia o caminho. Então eu os acompanhei e depois corri para onde estavam os policiais para avisar que tínhamos um ferido. E já havia um carro no local”, completou o jovem.

Pesquisa revela queda na compra de produtos pirateados no Brasil.

Pesquisa divulgada hoje (2) pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ) e Instituto Ipsos mostra queda na aquisição de produtos pirateados no país. De acordo com a sondagem, feita entre os dias 30 de julho e 9 de agosto deste ano, com 1.200 entrevistados de todo o país, três em cada dez brasileiros (30%) declararam consumir produtos piratas.

O avanço da tecnologia e novos hábitos do consumidor explicam a retração do consumo desses produtos no país, comparado a pesquisa semelhante em 2011, quando cinco em cada dez brasileiros (50%) admitiram comprar  produtos piratas. O resultado de 2016 está abaixo também da média histórica de 40%.

Na avaliação do gerente de Economia da Fecomércio/RJ, Christian Travassos, “de forma mais estrutural, o consumidor tem comprado menos produtos piratas”. No caso especial de CDs e DVDs,  a explicação para a tendência de queda da aquisição desses produtos falsos, segundo o economista, está ligada ao fato de o brasileiro estar consumindo mais música, séries, filmes,games (jogos) na TV por assinatura, além da disseminação desses conteúdos na internet. “As pessoas pagam relativamente menos por esses produtos e não têm necessidade de consumir produtos físicos. Esse é um dado positivo da formalização”, acrescentou.

sexta-feira, dezembro 02, 2016

UFRN concede título de Professor Emérito nesta segunda-feira.

O professor Leão Pereira Pinto recebe, na próxima segunda-feira, 5, o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cerimônia acontece no auditório da Reitoria da UFRN, a partir das 18h, e é aberta ao público.
A proposição para homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário no mês de setembro e oficializada pela Resolução 012/2016, cuja relatoria coube ao conselheiro Ótom Anselmo de Oliveira.

Graduado em Odontologia pela UFRN (1962), com especialização em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966) e doutorado em Patologia Oral pela UFRN (1977), Leão Pereira Pinto participou de 32 projetos de pesquisa, publicou 142 artigos e 212 resumos em anais e congressos, além de um livro e um capítulo de livro. Participou de comissões examinadoras de 51 dissertações de mestrado, 38 teses de doutorado, 21 qualificações de mestrado e 22 de doutorado.

O docente ainda desempenhou funções administrativas na UFRN, entre elas a de pró-reitor de Extensão. Mesmo após a aposentadoria compulsória, em 2007, continua atuando com destaque no Departamento de Odontologia da UFRN, atualmente liderando a Base de Pesquisa em Patologia Oral da instituição.

O título de Professor Emérito é outorgado a professores da Universidade que se distinguem pela atuação na área de ensino, pesquisa ou extensão.

Negros são 17% dos mais ricos e três quartos da população mais pobre, aponta IBGE.

Entre 2005 e 2015, aumentou o número de negros entre os brasileiros mais ricos, de 11,4% para 17,8%. Apesar disso, a população branca ainda é maioria – oito em cada dez – entre o 1% mais rico da população. Entre os mais pobres, por outro lado, três em cada quatro são pessoas negras, segundo informou hoje (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos (grupos agregados na definição de negros), sendo que a cada dez pessoas, três são mulheres negras.

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira, o rendimento está relacionado à escolaridade, de difícil acesso à população negra. Em 2015, apesar de o número de negros cursando o ensino superior ter dobrado, influenciado por políticas de ações afirmativas, somente 12,8% dessa população chegou ao nível superior, enquanto os brancos de nível superior eram que 26,5% do total no mesmo ano.

A dificuldade de os negros conseguirem entrar em uma faculdade reflete altas taxas de evasão escolar ainda no ensino fundamental, por causa das altas taxas de repetência ao longo da vida. Porém, as condições em que vivem também dificultam a escolarização.

A pesquisa do IBGE revela que pessoas pretas e pardas têm mais probabilidade de viver em lares em condições precárias, sem acesso simultâneo a água, esgoto e coleta de lixo, em relação à população que se declara branca. Em mais da metade das casas, negros também não têm máquinas de lavar roupa, presente em três a cada dez lares de pessoas brancas.

Apesar das desigualdades, o IBGE revela que essas condições melhoraram nos últimos anos. No caso do saneamento, o percentual lares negros atendidos subiu de 44,2% para 55,3%, enquanto o atendimento em lares brancos aumentou de 64,8% para 71,9%.

O IBGE destacou também que o serviço de iluminação está universalizado, cobrindo 99,96% do país. Em 2015, a cobertura chegava a 83,5% das casas, principalmente em áreas urbanas.

De acordo com o especialista do IBGE, André Simões, as desigualdades no acesso a serviços e ao ensino de qualidade – como a educação privada, onde a repetência é menor – espelham questões estruturais do país que datam da colonização. Para que a qualidade de vida do brasileiro melhore como um todo, ele defende políticas públicas focadas nos grupos desfavorecidos.

“A população preta ou parda vem ampliando o acesso à educação e saúde, mas há uma herança histórica muito grande e isso indica que as políticas públicas devem continuar a focar, principalmente, nesse grupo”, disse o pesquisador. “Um país como o Brasil necessita de medidas específicas para corrigir essa desigualdade, esse é um ponto que deve ser frisado”.

O IBGE também perguntou sobre a situação do domicílio, se próprio ou alugado e, apesar da pequena a diferença, maior proporção de negros que brancos vive de aluguel, em imóveis cedidos ou em outra condição. Os donos do próprio imóvel são quase o mesmo tanto.

Projeto Músicos Potiguares promove recital de conclusão de curso.

O projeto Músicos Potiguares apresenta, no próximo domingo, 4, o recital de conclusão do curso técnico do violonista Lucas Bonfim a partir das 16h, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento é uma parceria da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) com a Secretaria de Cultura (Secult), a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcart) e demais órgãos da prefeitura de Natal.

O projeto da EMUFRN com a Funcarte teve início em outubro e tem por objetivo oferecer outros espaços culturais da cidade para os alunos da Escola de Música mostrarem seus trabalhos. Além disso, busca ampliar para a comunidade a produção realizada pela Escola de Música. O coordenador do projeto é o Violonista Bruno Barros, funcionário da Funcarte e aluno da EMUFRN.

O recital, orientado pelo professor Ezequias Lira, apresenta obras dos compositores J.S. Bach, A. Lauro, A. Barrios, Garoto e João Pernambuco. A apresentação ainda conta com as participações especiais do percussionista Dudu Campos e do violonista Bruno Barros. A entrada é gratuita.

Lucas Bonfim

É natural de Salvador, iniciou os estudos de violão aos 13 anos com o professor Leonardo Barros Reis, estudou Teoria e Solfejo com Luzia Robatto no Instituto de Educação Musical da Bahia. Teve aulas com diversos professores, como Henrique Pinto, Robson Barreto, Fábio Zanon e Mario Ulloa. Atualmente é  orientado pelo professor Ezequias Lira no Curso Técnico da Escola de Música da UFRN.

Polícia descarta queda e diz que bebê morreu após agressão de pais na BA.

A Polícia Civil descartou a versão dada pelos pais do bebê Pedro Silva Carneiro, de 9 meses, de que a criança teria morrido depois de cair de um carro em movimento no município de Prado, na região sul da Bahia. De acordo com o delegado Júlio César Telles, que apura o caso, o menino morreu após ser espancado pelos pais, Jorge Mendes Carneiro Junior e Erisangela Santos Silva. A informação foi passada à imprensa pela polícia em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (2).

A polícia chegou até essa conclusão, segundo o delegado, depois do resultado do exame realizado após a exumação do corpo da criança, no dia 22 de novembro em Itamaraju, no sul da Bahia, e da reconstituição do caso, no dia 29 de novembro. O menino teve traumatismo craniano e morreu no dia 29 de outubro no município de Prado. A perícia constatou que o menino tinha fraturas na face e na cabeça.

"O resultado da exumação constatou que ele sofreu agressão que causou fratura na lateral direita da mandíbula e teve até quebra de dentes. Isso foi resultado de um chute ou murro na boca, provavelmente. Além disso, também foram constatadas fraturas em três ossos do crânio. E tudo isso é incompatível com a queda narrada por eles [os pais]. A ação dolosa ficou evidenciada com o resultado da exumação na face", declarou o delegado.

A polícia ainda não sabe informar se as agressões que mataram o bebê teriam partido da mãe, do pai ou de ambos. O delegado disse, no entanto, que os dois serão indiciados por homicidio duplamente qualificado, por motivo fútil e pela impossibilidade de defesa da vítima.

O delegado informou que a reconstituição do caso também ajudou a polícia a culpar os pais pela morte da criança. A reconstituição no local onde teria ocorrido o acidente relatado contou com a presença de peritos do Departamento de Polícia Técnica, policiais civil e os pais do menino. A reconstituição durou mais de quatro horas.

"Eles se contradizem a todo o momento, a cada nova prova que é descoberta. O bebê saiu da Praia da Paixão, onde estava com os pais, inteiro, sem nenhum ferimento. E, depois, chegou à UPA [Unidade de Pronto Atendimento] com traumatismo craniano. Como só tinha ele e os pais no carro, a polícia não tem dúvidas da autoria das agressões. A perícia também demonstra que não tinha como a criança cair nas condições que foram narradas pelos pais. Para isso, seria preciso que o carro estivesse acima de 80 quilômetros por hora em uma curva bastante acentuada, o que não foi o caso", afirmou.

"Além disso, depois dessa nova descoberta com a exumação e confrontados com essa nova prova de que o bebê sofreu agressões, eles [os pais] agora não sabem mais se explicar, não sabem dizer o que aconteceu. Fica um acobertando o outro e nenhum demonstra nenhum remorso", declarou.

O delegado Júlio César disse que vai pedir à Justiça para que reverta a prisão temporária dos suspeitos em prisão preventiva, até que a investigação seja concluída. O prazo da prisão tempóraia do casal, de 30 dias, termina no próximo dia 9 de dezembro. Os pais da criança continuam presos em Teixeira de Freitas.

Ex-diretor da Editora da UFRN lança obra no próximo domingo.

A obra Meu Brasil brasileiro – poemas de aquém e além mar, do professor aposentado do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-diretor da Editora da Universidade, José Pires, será lançada no próximo domingo, 4, às 10h30, no salão de Festas do Condomínio Porto Boulevard, no Conjunto Pirangi, Bairro de Neópolis.

A obra é publicada pela Editora Ideia. Os valores arrecadados com a comercialização do livro serão destinados à Casa da Leitura, organização não-governamental e sem fins lucrativos pertencente ao Condomínio Porto Boulevard.

Com tradição em publicação científica na área da Educação, entre elas para a Revista Educação em Questão, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN (PPGEd/UFRN) e periódicos com o selo da ANPED, o professor Pires deu valiosa contribuição para o ensino, a pesquisa, a extensão e à gestão universitária da UFRN.

Como pesquisador, orientou dissertações e teses. Na década de 70 do século XX participou da comissão para a criação do Curso de Psicologia e no início da década de 80 dirigiu a Editora Universitária. Aposentado, atua como voluntário para a Casa da Leitura e faz tradução de trabalhos acadêmicos para o idioma francês.

Divulgação do RN alcançará milhões de potenciais turistas estrangeiros.

Durante todo o mês de dezembro, os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte serão vistos por milhares de passageiros de voos com destino a países europeus, das américas do Norte e do Sul e ainda da África. A revista de bordo da companhia aérea TAP deste mês traz na matéria de capa as belezas potiguares, além do encosto de cabeça em cada assento e em todos os voos, com mapa interligando a Europa a Natal.

A divulgação pelo período de um mês é fruto de contrato assinado entre o Governo do Estado e a companhia TAP, com recursos do RN Sustentável, no último mês de outubro. A promoção inclui ainda exibição de filmes promocionais do RN nos sistemas de entretenimento a bordo, e divulgação pelos canais de comunicação online da TAP, como websites da companhia, suas redes sociais e newsletters endereçadas aos diversos segmentos de cliente, com um alcance de vários milhões de potenciais turistas.

“É uma promoção inédita do Governo com a companhia, que já opera há 15 anos em nosso Estado. E com isso nosso Estado será visto em vídeo, em revista, em meios digitais e ainda no encosto dos assentos. Uma divulgação com alcance para milhões de passageiros, sobretudo nos 45 cidades europeias onde a companhia está presente e já que a TAP transporta mais de 11 milhões de passageiros por ano”, destaca o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, esta campanha ratifica a aposta do Governo do Estado na pasta do turismo e a confiança de que o setor possibilita maior receita ao cofre estadual. “É uma divulgação, sobretudo, oportuna, em um mês de alta temporada e com foco em mercado potencial para nosso turismo durante o período. Isso só comprova o planejamento estratégico do Governo no investimento em nosso segmento”, completa.

A campanha se junta aos esforços do Estado na promoção dos seus destinos. Desde o ano passado o Governo tem investido de forma maciça na divulgação turística e na participação em feiras de Turismo, na esfera nacional e no mercado internacional. Somente este ano já foram 25 feiras e eventos com a presença do RN, em eventos na Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Holanda, França, Itália, Argentina, Colômbia e Chile.

Como resultado destes investimentos do Governo do Estado, o Rio Grande do Norte foi apenas um dos três estados do Brasil a registrar aumento de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, com percentual 43,77% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência da Polícia Federal no RN.

Seminário reúne coordenadores de projetos de combate ao Zika.

A pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, participou do Seminário Marco Zero esta semana em Brasília. Os participantes do evento são pesquisadores com projetos aprovados no edital para Prevenção e Combate ao Vírus Zika, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em junho deste ano. Os dois projetos aprovados no estado são oriundo da UFRN: um é coordenado pela própria pró-reitora e o outro pela professora Selma Maria Bezerra Jeronimo.

O objetivo do encontro é discutir as necessidades de ajustes metodológicos que possam resultar em um melhor aproveitamento dos resultados das pesquisas, além de contribuir para a interação entre pesquisadores que estão trabalhando com a temática, integrando conhecimentos.

A abertura do seminário aconteceu na última quarta-feira, 30, com a participação de representantes dos projetos aprovados no edital do CNPq. Os coordenadores se reuniram, até ontem, em grupos de trabalho separados pelas linhas temáticas dos projetos aprovados, com o objetivo de definir as diretrizes das pesquisas e estabelecer cooperações. O encerramento acontece nesta sexta-feira, 2.

Número de assinantes de TV paga continua caindo por causa da crise econômica.

A crise econômica tem levado muitas famílias brasileiras a cancelarem o serviço de TV paga. O número de clientes de TV por assinatura no país caiu 2,4% entre outubro de 2015 e o mesmo mês deste ano. O setor registrou uma perda de 471 mil assinantes no período e chegou a 18,9 milhões de clientes em outubro de 2016, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O número de assinantes começou a cair já no início do ano passado. Em 2015, o setor perdeu 3,1% de sua base de clientes. “ O fator principal é a crise econômica, que levou principalmente as famílias de mais baixa renda a cancelar seus pacotes”, disse o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. Entre outubro de 2015 e outubro de 2016, a entrada dos serviços de TV por assinatura nos domicílios brasileiros caiu de 29,22% para 27,83%.

A queda do número de assinantes nos últimos meses contrasta com o crescimento do setor nos anos anteriores. Entre 2010 e 2014, o número de assinantes dobrou e, em 2014 o setor cresceu 8,7%.

Uma aspirina por dia diminui o risco de câncer.

Estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia somente com americanos revela que mais pessoas chegarão aos 80 anos se começaram a tomar uma pequena dose de aspirina por dia a partir dos 60 anos.

A pesquisa conclui que estas pessoas, ao tomar aspirina diariamente, reduzem o risco de sofrer de câncer e de doenças cardiovasculares.

Como reporta o Daily Mail, estas descobertas feitas pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia contradizem os receios da FDA – Food and Drug Administration – de que os norte-americanos mais velhos enfrentem um risco maior de AVC e hemorragia cerebral e no estômago se tomarem aspirina diariamente.

Usando dados dos inquéritos nacionais os investigadores, liderados por David B. Agus, os pesquisadores descobriram que uma pequena dose diária de aspirina previne 11% dos casos de doenças cardiovasculares e quatro casos de câncer em cada mil norte-americanos entre os 51 e os 79 anos. Já a esperança de vida poderá melhorar em 0,3 anos, fazendo com que mais oito norte-americanos cheguem aos 80 anos e três aos 100 anos.

Pai de zagueiro morto critica piloto e lamenta "desrespeito" de Temer.

Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado, morto na tragédia que vitimou 71 pessoas no avião da Chapecoense na Colômbia, fez duras críticas ao presidente da República, Michel Temer, e ao piloto da aeronave que caiu em Medellín. Machado, ao ser informado de que teria de ir ao aeroporto neste sábado (3), dia do velório na Arena Condá, para recepcionar Temer, ficou indignado.

"Falaram que eu vou ter de sair daqui e ir ao aeroporto dar um abraço no Temer. Eu acho um desrespeito a essas pessoas. Se ele quiser, que venha aqui. As pessoas importantes somos nós e nossos filhos que morreram. Eu não vou, não arredo o pé de perto do meu filho para cumprimentar o Temer. O que eu quero com esse tipo de coisa? Não preciso do cumprimento dele no aeroporto. Ele precisa ter dignidade e vir aqui. A importância não é ele estar no aeroporto, isso não representa nada", disse Osmar, à ESPN Brasil.

O pai do zagueiro, que completou 66 anos justamente no dia da morte do filho, também fez duras críticas ao piloto do avião que caiu na terça-feira. Ficou constatado que a aeronave pilotada por Miguel Quiroga caiu por falta de combustível.


"Eu acho que o cara foi irresponsável. Ele deveria ter parado a aeronave, reabastecido. A Chapecoense tem dinheiro em caixa, não teria problema. Ele arriscou e o avião ficou dando voltas. Se tivesse combustível poderia circular. Avião não cai, avião derrubam. Agora vai fazer o quê? Ele morreu, o avião era dele. A história do avião era boa, mas pela ganância dele... Ele preferiu matar 70 pessoas", afirmou Osmar Machado.

Depois de ser velado neste sábado, na Arena Condá, o corpo de Filipe Machado será levado a Porto Alegre para velório no Grêmio, clube que procurou a família primeiro oferecendo ajuda, já que Matheus Biteco, ex-gremista, estará no Tricolor. A família foi procurada pelo Internacional, que revelou Filipe em suas categorias de base, apenas depois, quando a situação já estava revolvida com o Grêmio.

ENEM 2016: SEGUNDA APLICAÇÃO OCORRERÁ EM 165 MUNICÍPIOS E 418 LOCAIS.

Resultado de imagem para O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terá a segunda aplicação neste sábado, 3, e no domingo, 4,
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terá a segunda aplicação neste sábado, 3, e no domingo, 4, em 418 locais de provas de 165 municípios. A segunda aplicação tornou-se necessária como consequência das ocupações, em novembro último, de instituições de ensino indicadas como locais de provas.
 
Locais de prova
Outro motivo, em menor proporção, foram circunstâncias ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica. Apesar de Minas Gerais ter o maior número de pessoas esperadas para a segunda aplicação, a Bahia registra o maior número (31) de municípios afetados. Minas Gerais terá provas em 27 cidades; Paraná, 23, Pará, 11. Quanto aos locais de aplicação, Minas volta a liderar. No estado, 83 instituições vão sediar as provas. A política de segurança do Enem não permite a divulgação dos nomes e endereços desses locais.

Logística — A distribuição dos inscritos em seus locais de prova segue diversas variáveis. Os locais são definidos após análise dos coordenadores municipais, que buscam ambientes com boa infraestrutura, acesso facilitado a pessoas com necessidades especiais e localização acessível por meio de transporte público. Há também um esforço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pelo exame, para deixar essas pessoas o mais próximo possível de seus locais de residência.

*Confira o número de candidatos por município que farão o Enem neste fim de semana.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

NO RN E CE: PF desarticula organização criminosa que funcionava no Banco do Nordeste.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (2/12) a Operação Default, para combater organização criminosa, formada por empresários e pessoas ligadas ao Banco do Nordeste do Brasil – BNB, responsável por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no Ceará.

Participam da operação 57 policiais federais, que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos Municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 5 cinco mandados de sequestro, ofícios de indisponibilidade de bens aos Cartórios de Registro de Imóveis e Detran, e ainda 10 mandados de intimação.

As investigações foram iniciadas em outubro de 2014 e apuraram a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Uma organização criminosa se instalou nas estruturas do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, em conluio com empresários, para a obtenção irregular de operações financeiras (financiamentos), com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, com burla aos normativos de compliance internos do Banco, e com o intuito de lesar o erário público federal.

IBGE: 67,7% dos idosos ocupados começaram a trabalhar com até 14 anos.

De 2005 para 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais na população do Brasil passou de 9,8% para 14,3%. Ao mesmo tempo, observou-se queda no nível de ocupação dos idosos de 30,2% para 26,3%. O perfil do grupo de idosos que trabalham sofreu mudanças: diminuiu a proporção de idosos ocupados que recebiam aposentadoria, de 62,7% para 53,8%, e aumentou a participação de pessoas com 60 a 64 anos entre os idosos ocupados, de 47,6% para 52,3%.

Entre os idosos ocupados, 67,7% começaram a trabalhar com até 14 anos de idade. As pessoas de 60 anos ou mais inseridas no mercado de trabalho possuem baixa média de anos de estudos (5,7 anos) e 65,5% delas tinham o ensino fundamental como nível de instrução mais elevado.
 
Entre os jovens 15 a 17 anos de idade, entre 2005 e 2015, aumentou de 59,3% para 70,9% a proporção dos que somente estudavam, diminuindo a proporção daqueles que estudavam e trabalhavam na semana de referência, de 22,3% para 14,1%.

Alunos do Team Funcional da Academia União em João Câmara/RN, realizaram ação de carinho e solidariedade.


O instrutor Tiago Felipe e alguns alunos do Team Funcional da Academia União.

Na última segunda-feira(28/11), alunos do Team Funcional da Academia União em João Câmara/RN, realizaram uma ação de carinho e solidariedade para crianças do CMEI Professora Fanquinha situado no bairro do Ceac em João Câmara/RN.

Todos os alunos do Team Funcional da Academia União, participaram da campanha de doações de brinquedos, onde foram arrecadados algo em torno de 100 brinquedos para serem distribuídos na confraternização dos pequeninos que acontece hoje dia 2 de Dezembro.

Comperve disponibiliza 30 vagas para curso de capacitação.

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove curso de capacitação para atuação como ledor, transcritor e audiodescritor em processos seletivos junto a candidatos com deficiência. O curso será realizado no auditório da Comperve no período de 8 a 10 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 24 horas.

São disponibilizadas 30 vagas, sendo 27 destinadas aos discentes e servidores da UFRN e três ao público externo à Universidade. O curso tem como objetivo capacitar para atuação dos inscritos como ledores, transcritores e audiodescritores nos processos seletivos e concursos realizados pela Comperve, visando o atendimento de forma igualitária a todos os candidatos.

A participação de pessoas com deficiência nos concursos e processos seletivos realizados pela Comperve vem crescendo de forma significativa. Dentre as solicitações dos candidatos, destacam-se as funções de ledores e de transcritores para o atendimento às necessidades específicas dos candidatos com deficiência.

Durante o curso serão apresentados os seguintes temas: Conceituação e considerações gerais sobre deficiência visual; Aspectos legais para assegurar o direito à acessibilidade nos processos seletivos/concurso; Caracterização, atribuições e técnicas para atuar como ledor, transcritor e/ou audiodescritor junto aos candidatos com deficiência.

As inscrições devem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) disponível no  link até o dia 5 de dezembro.

O Professor e Blogueiro Sezimar Fonseca é hoje o nosso aniversariante do dia.

Professor e Blogueiro Sezimar.
Meu querido Professor e Blogueiro Sezimar Fonseca, semeie sempre, as boas sementes são abundantes e germinam facilmente, com um pensamento , um gesto, um sorriso, uma palavra de amizade, um aperto de mão. Basta algumas atitudes que nada custam para ser sempre um ser humano de valor e de muitas qualidades.

Feliz aniversário hoje e também a cada dia de sua vida preciosa não faça nada em sua vida por uma mera obrigação, sinta prazer em tudo que realizar sempre com interesse, com atenção, como quem encontra no que faz um motivo maior para ser feliz. Eu conto com a sua capacidade de pensar melhor, de fazer melhor e fazer sempre o melhor.
 

Feliz Aniversário meu amigão e tudo de bom em sua vida!

Valdemar Tibá.

Cresce percentual de consumidores que farão compras de Natal e fim de ano pela internet.

Passa de 16% para 20% o total de consumidores que realizarão suas compras de Natal e Fim de Ano via e-commerce (internet), em 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa nacional Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC.

Entre os respondentes que farão as compras pela internet, 56% sentem-se seguros em realizar compras pela internet; 32% muito seguros e apenas 8% sentem-se inseguros em realizar este tipo de transação.

Dos entrevistados, 13% consideram alta a probabilidade de fraude nas compras que farão pela internet. 56% acham que é média a probabilidade de ocorrência de fraudes e 28% acreditam que é pequena a chance de ocorrer algum problema neste sentido, optando por fazer as compras por este canal.

No Sudeste, 22% dos consumidores farão suas compras de Natal e Final de Ano pela Internet. Destes, 90% sentem-se seguros em realizar este tipo de transação e, 31% deles dizem ser de média, baixa ou nenhuma as chances de ocorrer uma fraude via internet.
Já quando a análise é feita por classe social, 43% dos respondentes das classes AB consideram alta a probabilidade de ocorrer fraude ao realizar compra pela Internet, já os respondentes das classes C e DE, acreditam que há um risco médio, com 57% e 60%, respectivamente.

Corpo do volante Gil chegará a Nova Cruz/RN em carro do Corpo de Bombeiros .

O corpo do jogador potiguar Gil, uma das vítimas da tragédia com o avião da Chapecoense, deve chegar ao Rio Grande do Norte na noite deste sábado (3). Do Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves, ele seguirá direto para a cidade de Nova Cruz, onde será enterrado. O transporte será feito por um carro do Corpo de Bombeiros, segundo informou a corporação.
 
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros, a viatura foi solicitada pelo Coronel Tavares do 8° BPM, e detalhes como data do translado e modelo do carro devem ser decididos nos próximos dias.

MEC quer que RN devolva R$ 42 milhões por cursos não realizados.

O Ministério da Educação quer que o Governo do Rio Grande do Norte devolva quase R$ 42 milhões que recebeu em 2009 para reformar escolas que receberiam cursos profissionalizantes. Nesse período, 49 unidades foram readequadas, mas nenhum curso chegou a ser oferecido.

Alegando não ter o recurso, o Estado quer negociar uma solução que não envolva a restituição. A Secretaria de Educação vai propor ao governo federal um afrouxamento do prazo para começar a executar os projetos a partir do próximo ano. “Até hoje o Estado não ofereceu esses cursos. Vamos solicitar um aumento do prazo, para começar em 2017 e aumentar a oferta progressivamente”, afirmou o secretário adjunto da pasta, Marino Azevedo.

De acordo com dados do governo, 53 escolas deveriam ter sido reformadas. Desse total, 49 tiveram os projetos concluídos de lá para cá. O governo gastou R$ 37 milhões nas obras. O recurso aplicado no banco antes de ser usado nas reformas rendeu R$ 9,4 milhões, que o governo quer usar para equipar as escolas, mas para isso também precisa de autorização. Via Novo jornal.

Promotor Dr. Paulo embarca para curso em Washington.

Promotor: Dr. Paulo Pimentel.
O Promotor de justiça da Comarca de João Câmara, Dr. Paulo Pimentel, está embarcando para Washington  onde participará do “Curso Internacional sobre Habilidades em Mediação” (Soluções Alternativas de Conflitos – “Alternative Dispute Resolution” – ADR) para Magistrados e Membros do Ministério Público, promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público – UNCMP, em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP) e a Escola Paulista da Magistratura (EPM).

Antes de embarcar fez um comentário sobre os últimos acontecimentos no Congresso Nacional com relação as medidas que estão tramitando para tentar tirar poderes da Justiça e Ministério Público. “Espero, de todo o coração, que o Povo brasileiro, a quem tanto eu e milhares de outros Promotores de Justiça e Juízes nos devotamos diariamente, nos ajude a seguir tendo os meios para exercermos as nossas funções a seu favor, enquanto tantos tentam nos calar e nos amarrar as mãos, em pleno Estado Democrático de Direito, como retaliação às conquistas de uma sociedade que clama por Justiça, com pessoas igualmente livres e solidárias!!! “, Dr. Paulo Pimentel.

Zagueiro da Chapecoense melhora, e médicos preveem retorno dele ao futebol.

O zagueiro Neto, um dos sobreviventes do acidente aéreo da Chapecoense, na Colômbia, apresentou melhoras significativas no estado de saúde. Nesta quinta-feira (1º), o pai do jogador, Helam Marinho Zampier, contou que depois de ser submetido a cirurgias, o defensor reagiu bem e os médicos chegaram a dizer que ele terá condições de no futuro, estar recuperado e voltar a jogar futebol.

“Meu filho está cada vez melhor. Acaba de fazer cirurgia na perna e médicos afirmam que voltará ao futebol”, escreveu no Facebook o pai do jogador de 31 anos. “Agradeço as orações e continuemos com elas pois ainda precisamos de confirmações e alta para poder vê-lo de perto e tenho que dominar minha ansiedade que é muita”, completou.

O defensor de 31 anos, ex-Santos, foi o último a ser resgatado do local da queda do avião, nos arredores do aeroporto internacional de Medellín. Cerca de dez horas depois do acidente, ‘resgatistas’ encontraram Neto bastante ferido, com hipotermia e com uma grave lesão torácica, que motivou cuidados especiais dos médicos.

Dos 22 jogadores do clube que viajavam para a final da Copa Sul-Americana, três sobreviveram. Fora Neto, continuam hospitalizados em estado grave o lateral-esquerdo Alan Ruschel e o goleiro Follmann. Outro integrante do voo que está internado na Colômbia é o radialista Rafael Henzel.

SINTE solicita documento a secretaria de educação que trata da antecipação do fim do ano letivo na cidade de João Câmara/RN.


A categoria dos profissionais em educação da Prefeitura municipal de João Câmara/RN, se reuniu ontem quinta-feira (01) em assembleia e decidiu que se encaminhe um ofício a secretaria de educação, pedindo que a mesma  publique nas escolas e envie ao SINTE Regional de João Câmara/RN, um documento que traga aos professores e funcionários em educação a informação de forma oficial, sobre a antecipação do fim do ano letivo.
 
A direção do SINTE/RN lamentou e durante a assembleia, trouxe a memória o ano de 1986, esta foi a única vez que isto ocorreu na história do município, a antecipação do fim do ano letivo.  

Após 30 anos, esta é a segunda vez que acontece a antecipação do fim do ano letivo, no entanto em 1986, a prefeitura teve um motivo bastante relevante, foi quando houve os abalos sísmico no município.
 
Hoje  não vemos  motivos que determinem e levem a atual gestão do prefeito Vavá, antecipar o fim do ano letivo, a não ser a sua própria má  administração do dinheiro publico no decorrer de toda  sua gestão.
 
Se esta decisão de antecipar o fim ano letivo se concretizar, fica claro o total despreparo e falta de compromisso da atual administração com o povo de João Câmara e mas um grande retrocesso na educação do município camarense. Via Jasão.

População realiza protesto contra o fechamento da agência BB da Avenida Airton Sena em Natal/RN.

Munidos de faixas e cartazes, moradores dos bairros de Pirangi e Neópolis, na zona sul de Natal, realizaram, na manhã desta quinta-feira, grande mobilização em protesto contra o fechamento da agência do Banco do Brasil da Avenida Airton Sena.

População e comerciantes apelam para autoridades e alegam para graves prejuízos que devem ser gerados caso esta decisão seja mantida. Um documento abaixo assinado que será enviado ao BB, aos vereadores de Natal, deputados e Ministérios Público Federal e Estadual, já conta com cerca de três mil assinaturas de apoio. A população avisa que continuará as movimentações enquanto não obtiver resposta positiva do Banco.

Em gesto simbólico, os participantes do protesto abraçaram a agência do banco na Airton Sena, que atende a aproximadamente 60 mil pessoas dos bairros Pirangi, Neópolis, de Nova Parnamirim e outras localidades. “Esta decisão não teve caráter técnico nem de redução de custos. Foi uma decisão unilateral. Tanto é que estão abrindo novas agências em outras localidades distantes que não atendem os moradores da nossa região. É preciso que tenham um critério e respeitem os usuários”, destacou Antônio Carlos, presidente do Conselho Comunitário do Conjunto Iprevinat, representando também moradores de Pirangi e Neopolis, bairros atingidos em cheio com medida.

CONMEBOL VAI DECLARAR CHAPECOENSE CAMPEÃ DA COPA SUL-AMERICANA.

Resultado de imagem para chapecoense
A Chapecoense será declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016. Segundo o GloboEsporte.com, a decisão já foi tomada pela Conmebol, que ainda aguarda resolver burocracias para fazer o anúncio oficial. De acordo com o site, a entidade acredita que este não é o momento certo para tratar de assuntos esportivos. Além disso, é preciso resolver detalhes da decisão, como submetê-la ao Conselho da Conmebol, que irá se reunir em 21 de dezembro. A expectativa é de que não haja oposição à ideia nem na Conmebol, na CBF e nem na Fifa.
 
Declarada campeã, a Chapecoense ficará automaticamente garantida na fase de grupos da Libertadores 2017 e também na decisão da Recopa, que será decidido justamente contra o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, que seria adversário da Chape na final da Sul-Americana. O Nacional pediu publicamente que a Conmebol declare a Chapecoense campeã da Sul-Americana.