Pesquisa divulgada hoje (2) pela
Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ) e
Instituto Ipsos mostra queda na aquisição de produtos pirateados no
país. De acordo com a sondagem, feita entre os dias 30 de julho e 9 de
agosto deste ano, com 1.200 entrevistados de todo o país, três em cada
dez brasileiros (30%) declararam consumir produtos piratas.
O avanço da tecnologia e novos hábitos
do consumidor explicam a retração do consumo desses produtos no país,
comparado a pesquisa semelhante em 2011, quando cinco em cada dez
brasileiros (50%) admitiram comprar produtos piratas. O resultado de
2016 está abaixo também da média histórica de 40%.
Na avaliação do gerente de Economia da
Fecomércio/RJ, Christian Travassos, “de forma mais estrutural, o
consumidor tem comprado menos produtos piratas”. No caso especial de CDs
e DVDs, a explicação para a tendência de queda da aquisição desses
produtos falsos, segundo o economista, está ligada ao fato de o
brasileiro estar consumindo mais música, séries, filmes,games
(jogos) na TV por assinatura, além da disseminação desses conteúdos na
internet. “As pessoas pagam relativamente menos por esses produtos e não
têm necessidade de consumir produtos físicos. Esse é um dado positivo
da formalização”, acrescentou.
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