sexta-feira, março 13, 2020

Jogos de futebol terão portões fechados a partir do fim de semana.

Os jogos de futebol de vários campeonatos no país serão realizados com portões fechados a partir do próximo final de semana. As decisões seguem orientação do Ministério da Saúde, que, nesta sexta (13), orientou que eventos com concentração próxima de pessoas fossem cancelados, adiados ou, se não fosse possível suspendê-los, que ocorram sem público. A razão é o surto do novo coronavírus (Covid-19), que desde a última quarta é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia global.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, “não há regra única, cada local deve avaliar com as autoridades locais. Não temos o Brasil inteiro na mesma situação. O que não impede que tenhamos que adotar alguma medida geral em algum momento”.

Desta forma, a Federação Gaúcha de Futebol confirmou nesta sexta que os jogos da primeira e segunda divisões do estadual serão realizados sem torcida. "A medida segue as orientações do governo do Estado em relação ao risco de contágio do coronavírus", informa a entidade.

Já a CBF emitiu uma nota no início da tarde desta sexta informando que todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro acontecerão com portões fechados.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público. A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades. Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos”, diz a nota.

Antes, a Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já havia suspendido a venda de ingressos para todas as partidas da terceira rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, marcadas para o fim de semana.

Com a orientação do Ministério da Saúde de que os confrontos agendados para a capital ocorram sem a presença de torcedores, serão afetados o clássico entre Vasco e Fluminense, no próximo domingo (15) no Maracanã, além dos compromissos de Flamengo e Botafogo pela competição.

Outro clássico brasileiro que será disputado com portões fechados envolve São Paulo e Santos, no próximo sábado no Morumbi, assim como o embate entre Corinthians e Ituano no domingo na Arena. As partidas são válidas pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Outros duelos marcados para a cidade de São Paulo por torneios de divisões inferiores, masculinos e femininos, terão o mesmo procedimento por tempo indeterminado. Por enquanto, conforme circular da Federação Paulista de Futebol (FPF), os compromissos agendados para o interior do estado seguem sem alterações.

Governo do RN lança edital para pavimentação da Estrada da Produção.

O edital para contratação da obras de pavimentação da Estrada da Produção em São Gonçalo do Amarante foi lançado nesta sexta-feira,13. A rodovia tem dois trechos conectando o centro de São Gonçalo do Amarante (SGA) aos distritos de Serrinha, Maçaranduba, Canto de Moça e faz ligação ao acesso sul ao Aeroporto.

A Estrada da Produção também fará a ligação do polo empresarial de SGA aos distritos e à via Metropolitana de Natal, que por sua vez dá acesso às BR’s 406 e 226. Isso vai contribuir para o melhor escoamento de produtos, incrementar o turismo e efetivar uma nova conexão da Região Metropolitana de Natal com os municípios do interior e a outros estados.

O valor dos serviços é de R$ 23,5 milhões, com financiamento do programa Governo Cidadão. São 12,9 quilômetros de extensão em dois trechos. O primeiro com 7,9 quilômetros ligando SGA ao distrito de Serrinha próximo ao entroncamento do acesso sul ao aeroporto e às RN 312. O segundo trecho tem 5 quilômetros e acessa o distrito de Boa Vista.

O secretário de Estado de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro disse que “o lançamento do edital é resultado de muito esforço e correções de itens do projeto pelos nossos técnicos e pessoal do Idema. Tivemos muito trabalho para resolver detalhes do projeto e chegar a está fase de lançamento do edital”, afirmou. As empresas têm até 15 de abril para apresentar proposta.

“Tivemos muito trabalho para remover entraves e corrigir falhas de projeto. Mas superamos as dificuldades, e por isso agradeço de público toda a nossa equipe de Governo, agora que estamos lançando o edital para contratação da obra”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Coronavírus: Brasil tem primeiros casos de transmissão comunitária.

O Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, essa nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

No balanço do ministério disponibilizado hoje (13), o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) chegou 98. Foram 21 pessoas infectadas a mais do que o último dado, anunciado ontem (12). Os casos suspeitos aumentaram para 1.485. Os descartados ficaram em 1.344.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os epicentros do surto no país, respectivamente com 56 e 16 casos confirmados. Em seguida vêm Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Goiás (três) e Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco (dois casos cada um). Completam a lista Alagoas e Espírito Santo (um caso).

Nos casos suspeitos, São Paulo também lidera (753), seguido de Minas Gerais (116), Rio Grande do Sul (81), Santa Catarina (77), Rio de Janeiro (76) e Distrito Federal (75). Apenas Roraima e Amapá não possuem casos confirmados ou suspeitos.

A transmissão comunitária ocorre quando há maior difusão do vírus e as equipes de vigilância não sabem mais quem originou os casos. Neste caso, as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde se tornam mais complexas, conforme conjunto de iniciativas divulgado hoje pela equipe da pasta.

Chuvas atingem todas as regiões do RN.

As chuvas que vem ocorrendo no Rio Grande do Norte alcançaram todas as regiões potiguares. Os maiores volumes acumulados de chuva foram registrados na região Leste do estado: em Baía Formosa, com 143 milímetros(mm), seguido de Natal, com 135,1mm, e Parnamirim, com 137,2mm, conforme boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), referente ao período das 7h da manhã desta quinta-feira até 7h desta sexta-feira hoje (13).

O chefe da Unidade de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, explicou sobre a previsão climática para o final de semana. “Segue até domingo a previsão de predominância de céu parcialmente nublado em todo o Estado, com ocorrência de chuvas devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em todo o RN”, disse.

No Leste, além de Baia Formosa, Parnamirim e Natal, também choveu forte em São Gonçalo do Amarante, 129,6mm, e Extremoz, 119,5mm, além de Pedra Grande, Espírito Santo e Montanhas. No Seridó choveu mais em Caicó, 47,1mm, e São João do Sabugi, 22,5mm. Na região Central, em São Bento do Norte, 42,2mm, e Jardim de Angicos, 36,0mm, além de Fernando Pedroza e Macau.

No Oeste, as chuvas mais intensas ocorreram em Tibau, 83,4mm, Campo Grande, 83,0mm, e Ipanguacu, com 78,5mm, também com registros em outros municípios como Martins, Carnaubais e Umarizal. Já na região do Agreste, choveu forte em Parazinho, 73,5mm, Vera Cruz, 58,4mm, e Monte Alegre, 57,0mm. Choveu ainda em Bom Jesus, Monte das Gameleiras, 35,0mm, e Rui Barbosa, com 32,6mm.

O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no site da EMPARN (emparn.rn.gov.br).

SESAP orienta cancelamentos de shows, festas e missas.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) recomenda a suspensão de eventos com aglomerações acima de 100 pessoas, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado, na quinta-feira (12).

A SESAP orienta que shows, festas e missas sejam canceladas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As informações foram repassadas à imprensa em coletiva nesta sexta (13). Segundo o chefe da pasta, Cipriano Maia, ainda não é necessária a suspensão das aulas das redes públicas de ensino.

Chuvas em Nata/RN nesta Sexta-Feira 13 voltam a alagar vias e deixar o trânsito caótico.

As fortes chuvas em Natal, da madrugada até a manhã desta sexta-feira(13) criaram pontos de alagamento e, como de praxe, voltaram a causar problemas no trânsito.

Nas principais vias da capital potiguar, merecem atenção trechos como o túnel da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na marginal da BR-101, na Zona Sul, e a Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade.

Em Natal/RN, Mutirão do Consumidor será realizado nos dias 18 e 19 de março.

Na semana do consumidor a CDL Natal, Defensoria Pública e Procon Estadual realizam a IV edição do Mutirão do Consumidor, nos dias 18 e 19 de março, das 10h às 16h, no Via Direta Shopping em Candelária.

A ideia é possibilitar para aqueles que estão com débitos em aberto, e com o nome com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em todo o Rio Grande do Norte, a oportunidade de renegociar a dívida e voltar a ter crédito no comércio.

Primeiro Grenal da Libertadores termina em confusão.

Havia enorme expectativa em torno do primeiro Grenal da Libertadores. Contudo, os mais de 53 mil torcedores presentes na Arena do Grêmio na noite desta quinta (12) lembrarão muito mais da batalha campal que aconteceu no final da partida do que do futebol apresentado.

Com este resultado o Internacional permaneceu na liderança do grupo E, com os mesmos quatro pontos do vice-líder Grêmio, mas com um saldo de gols melhor.

O clássico gaúcho começou com o Grêmio aproveitando o apoio da torcida para criar boas chances, a melhor delas em finalização de cabeça do zagueiro Geromel. Mas, após esta pressão inicial, o Internacional tomou conta do jogo e teve chance clara de abrir o marcador com o meia Boschilia.

No segundo tempo a temperatura da partida aumenta muito, tanto com a bola rolando, com chances claras de gol, como nas disputas de bola, com jogadas muito duras de lado a lado.

E a temperatura tanto aumentou que a partida terminou com oito jogadores expulsos, quatro de cada lado. Pepê, Luciano, Caio Henrique e Paulo Miranda pelo Grêmio. Edenílson, Moisés, Víctor Cuesta e Praxedes pelo Internacional.

Com a decisão, anunciada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) nesta quinta, de suspender todas as partidas da Copa Libertadores previstas para acontecer na próxima semana por conta do avanço do coronavírus, o colorado e o tricolor não sabem quando voltam a jogar pela competição.

Congresso vai suspender visitações por causa de pandemia de coronavírus.

Diante da pandemia de coronavírus, o Congresso Nacional vai suspender as visitações públicas nas dependências do Legislativo. Esta é uma das medidas tomadas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também preside o Congresso, nesta quarta-feira (11). Um ato deverá ser divulgado até o fim da tarde com as normas.

Ele vai suspender também as sessões especiais, reuniões que reúnem deputados e senadores para homenagens. Até o momento, as sessões de votação em plenário e em comissões estão mantidas. Também serão suspensas as autorizações para viagens internacionais de senadores e servidores. Os que já fizeram viagens recentes ao exterior recentemente receberão um comunicado com orientações.

Bolsa de Valores de Tóquio sofre maior queda em 30 anos.

Os preços das ações na Bolsa de Valores de Tóquio sofreram nesta sexta-feira (13) sua maior queda em um só dia em 30 anos, em meio ao contínuo aumento dos temores sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O índice Nikkei de 225 ações caiu em mais de 1.800 pontos, terminando o pregão em 17.431 pontos, um recuo de 1.128 pontos em relação ao dia de ontem (12) e o encerramento mais baixo desde novembro de 2016. O índice caiu cerca de 16% só nesta semana.

Segundo fontes do mercado econômico, os mercados globais estão passando por situações parecidas com a crise financeira de 2008, e o futuro continua incerto.

No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar registrou hoje alta. Às 17 horas, no horário local, a moeda dos Estados Unidos estava sendo negociada entre 105,83 e 105,85 ienes, um avanço de 2,17 iene em relação à cotação vespertina do dia anterior.

STTU alerta para pontos de alagamentos em Natal/RN.

A chuva que começou a cair na manhã desta quinta-feira (12) em Natal criou pontos de alagamento e causou lentidão no trânsito. As poças travam a passagem dos veículos que têm dificuldade de trafegar nas principais vias da capital potiguar, como a Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade.

O túnel da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na marginal da BR-101, já tem retenção de veículos. Os semáforos da Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Mossoró e Rua Joaquim com Afonso Penas estão com problemas. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU), mais quatro pontos de alagamentos foram registrados em vias movimentadas da cidade.

Copa do Brasil: Goiás supera Vasco por 1 a 0.

Mesmo jogando no estádio de São Januário, o Vasco foi derrotado por 1 a 0 pelo Goiás, nesta quinta (12), na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O único gol da partida saiu aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Fábio Sanches aproveita bola que sobrou dentro da área para vencer o goleiro Fernando Miguel.

Com o resultado negativo, o jogo terminou em confusão nos minutos finais, com brigas nas arquibancadas do estádio de São Januário.

O jogo de volta está programado para a próxima quarta (18), no estádio Olímpico.

Fátima autorizou concurso público para a Polícia Civil.

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou a realização de um concurso público para a Polícia Civil. A decisão foi publicada Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12). Serão 301 vagas para provimento imediato.

Fátima convoca prefeitos e poderes para discutirem ações de prevenção ao coronavírus.

O Governo do Estado, em acordo com os demais poderes, convocou reunião para a próxima segunda-feira (16), às 15h, na Escola de Governo, para discutir ações de prevenção e combate à propagação do coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.

Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, foram convidados todos os prefeitos, secretários municipais de Saúde, igrejas, federações patronais e centrais sindicais. Participarão equipe da Secretaria Estadual de Saúde, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o secretário, o Governo já está seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no que diz respeito à prevenção ao coronavírus. Dentre os procedimentos estão o Plano de Contingência Estadual para Infecção pelo Novo Coronavírus, protocolo clínico e de tratamento, os quais fundamentam as ações do Estado.

SERVIÇO:
Local: Escola de Governo, no Centro Administrativo
Data: 16 de março (segunda-feira)
Horário: 15h

Termina hoje campanha de vacina contra sarampo para crianças e jovens.

A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos termina nesta sexta-feira (13). Este é o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, iniciada em 10 de fevereiro, com a convocação de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária.

O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha.

A pasta lembra que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a ação, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados.Este quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. “As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos”, informou o ministério.

Ainda segundo a pasta, duas outras etapas de mobilização darão continuidade às ações em 2020, além da prevista para fevereiro: entre junho e agosto, para o público com idade entre 20 a 29 anos; e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Após quase cinco anos, Gargalheiras volta a abastecer Currais Novos/RN.

Após quase cinco anos, o reservatório Marechal Dutra – conhecido como Gargalheiras – voltou a abastecer a cidade de Currais Novos, complementando a água fornecida pelo Açude Dourado. A informação foi confirmada pela Caern.

De acordo com a Caern, ambos os mananciais tiveram uma recarga importante na última semana: o Gargalheiras saiu do volume morto e praticamente seco para quase 14,61% de sua capacidade, segundo o boletim mais recente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn); enquanto o Dourado passou de 2% para seu volume total de armazenamento, atingindo a sangria.

Com este cenário positivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o fornecimento de água pelo Gargalheiras para Currais Novos, o que não interfere no abastecimento de Acari, que continuará a receber água com a mesma vazão.

O Gargalheiras não abastecia Currais Novos desde setembro de 2015. Desde então, apenas a cidade de Acari era abastecida pelo açude.

Essa gestão na distribuição da água disponível também vai amenizar o impacto da seca em Currais Novos, que atualmente funciona em um sistema de rodízio quinzenal, dividindo a cidade em dois setores.
 
Atualmente, a Companhia está captando para Currais Novos, 200 metros cúbicos de água, o equivalente a 200 mil litros de água, por hora (200m³/h) durante 24 horas, e completando com 120 a 150 mil litros de água (m3/h) do Gargalheiras, por aproximadamente 10 horas por dia.

Inscrições de médicos para combater coronavírus começam segunda-feira.

Iniciam nesta segunda-feira (16) as inscrições de médicos, com CRM Brasil, que desejem trabalhar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) nas capitais e grandes centros, além dos municípios mais carentes e aldeias indígenas. A convocação está sendo feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Mais Médicos, para mais de 5 mil profissionais. A remuneração será de R$ 12 mil e o contrato terá duração de 1 ano.

De acordo com a pasta, de forma emergencial, os profissionais serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país, além de 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). Capitais e grandes centros urbanos voltam a fazer parte do programa, que vinha priorizando municípios mais carentes.

A mudança ocorre porque grandes cidades, com maior concentração de pessoas, são locais mais propensos à circulação do coronavírus. O edital foi publicado, em edição extra do Diário Oficial da União na quarta-feira (11). A expectativa é que os médicos já comecem a atuar nos municípios no início de abril.

“O Mais Médicos é um programa de provisão emergencial de médicos e pode ser usado em emergências de saúde como a que estamos passando com o coronavírus”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim. Para garantir a contratação de todos os médicos, o ministério vai investir R$ 1,2 bilhão.

Junto com o edital para chamamento dos médicos, a pasta publicou outro edital para que os municípios que já participavam do Programa Mais Médicos manifestem a intenção de renovar as vagas para os novos profissionais. Também a partir de segunda-feira, os secretários municipais de Saúde já podem indicar o interesse em receber os médicos.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8,5 milhões.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do prêmio de R$ 4,5 milhões da Mega-Sena sorteado pela Caixa nesta quinta-feira (12). Os números sorteados no concurso 2.242 foram: 05 09 18 24 25 42.

Apesar de nenhum ganhador levar o prêmio principal, 89 apostas acertaram os números da quina e vão receber R$ 17.495,28 cada uma. Além disso, a quadra também foi sorteada para 4514 apostas, que vão levar R$ 492,77 cada.

O prêmio era estimado pela Caixa em R$ 4,5 milhões, e o sorteio foi realizado no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

O sorteio do próximo concurso (2.243) acontece no sábado (14) e tem como estimativa pagar R$ 8,5 milhões a quem acertar os seis números.

Total de mortes por coronavírus na Itália sobe para 1.016.

O número de mortos devido ao surto de coronavírus na Itália subiu nas últimas 24 horas em 189, indo para 1.016, um aumento de 23%, informou a Agência de Proteção Civil do país.

O número total de casos na Itália - o país europeu mais afetado pelo vírus - subiu para 15.113 em comparação aos 12.462 anteriores, um acréscimo de 21,7%. Isso marcou o maior aumento diário em termos absolutos desde que o contágio surgiu pela primeira vez em 21 de fevereiro.

A agência disse, ainda, que, dos originalmente infectados, 1.258 se recuperaram totalmente. Cerca de 1.153 pessoas estavam em terapia intensiva em relação ao total anterior de 1.028.

STF avalia trocar sessões presenciais por virtuais.

Diante do avanço dos casos de coronavírus no País, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) discutem reservadamente trocar sessões presenciais da Corte por julgamentos no plenário virtual, uma plataforma online que permite a análise de casos sem que os magistrados estejam reunidos presencialmente – e longe dos holofotes da TV Justiça.

Ontem, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, decidiu restringir o acesso ao plenário da Corte e suspendeu temporariamente a visita pública ao prédio do tribunal como medida de prevenção à doença.

Uma resolução assinada por Toffoli prevê trabalho remoto para servidores maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas, reforço na higienização das áreas do tribunal e limitação do número de pessoas que poderão acompanhar as sessões de julgamento no STF – a sessão de ontem, aliás, estava praticamente deserta, com menos das 20 poltronas reservadas ao público ocupadas.

De acordo com auxiliares do STF, no entanto, as únicas alterações previstas na Corte são aquelas já determinadas por Toffoli na resolução. A possibilidade de adoção de medidas adicionais de prevenção, no entanto, não está descartada e vai depender do quadro no País.

Governo do RN e Prefeitura de Natal vão discutir primeiro caso de coronavírus às 9 horas de hoje (13).

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal convocam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (13), às 9h, na Escola de Governo, para tratar do primeiro caso importado de coronavírus no Rio Grande do Norte.

Trata-se de paciente com histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria), de 24 anos do sexo feminino. A referida paciente passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde reside. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19.

Bolsonaro vai antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai pagar, em abril, a primeira metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento é feito em julho, mas ele antecipou e vai injetar R$ 23 bilhões na economia.

quarta-feira, março 11, 2020

Planos de saúde terão de cobrir exames para novo coronavírus.

Os planos de saúde terão de cobrir os exames para avaliar a infecção do novo coronavírus (Covid-19). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluirá o procedimento no rol dos obrigatórios para custeio pelas operadoras.

A informação foi adiantada ontem (10) em entrevista coletiva do Ministério da Saúde. No início da noite, a ANS divulgou nota confirmando a decisão em caráter extraordinário.

A diretoria do órgão optou pela medida em reunião realizada hoje, com representantes de planos de saúde e de entidades representativas do setor de saúde suplementar. A agência informou que ainda está disciplinando quais serão os tipos de teste, os protocolos e o prazo para as operadoras se adequarem à determinação.

Ainda de acordo com a ANS, o tratamento para a doença já é garantido aos pacientes com casos confirmados de infecção. Mas a cobertura depende da segmentação dos planos do paciente.

PF extradita colombiano acusado de lesar cerca de 28 mil pessoas.

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte realizou no último fim de semana a extradição de um cidadão colombiano que havia sido localizado e preso na capital potiguar no ano de 2015, por força de um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O estrangeiro foi entregue aos policiais da Colômbia no aeroporto internacional Governador André Franco Montoro em Guarulhos/SP.

O extraditado responde a processo em seu país de origem por crime contra a economia popular onde é acusado de lesar cerca de 28 mil investidores de um esquema nos moldes de pirâmide financeira.

Na época da sua prisão, o homem também acabou sendo autuado em flagrante por crime de falsidade ideológica, o que resultou na sua condenação no ano seguinte pela Justiça Federal/RN, uma vez que se passava por cidadão brasileiro portava diversos documentos falsos.

Um dos três casos suspeitos de coronavírus é descartado em Mossoró/RN.

A Secretaria de Saúde Pública do Estado do RN já descartou um dos três casos suspeitos coronavírus registrados em Mossoró (RN). O caso foi identificado como gripe Influenza A (H1N1).

Libertadores: Santos vence e mantém liderança no grupo.

O Santos derrotou o Delfín (Equador) por 1 a 0 nesta terça (10), no estádio da Vila Belmiro, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com este resultado, a equipe brasileira mantém a liderança isolada da chave G com 6 pontos.

A equipe brasileira abriu o marcador logo no início, aos 29 minutos da etapa inicial. O meia uruguaio Sánchez cobrou falta e o zagueiro Lucas Veríssimo fez de cabeça.

Mas mesmo diante de um adversário fraco tecnicamente, o Santos não jogou bem e quase permitiu o empate no segundo tempo. Contudo, no final segurou o 1 a 0.

Com este resultado somou sua segunda vitória na competição.
O próximo desafio do Santos na Libertadores será na próxima terça (17), quando recebe o Olimpia (Paraguai) na Vila Belmiro.

Planos de saúde serão obrigados a cobrir exame para coronavírus, diz Ministério da Saúde.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve publicar nos próximos dias uma resolução que inclui exames para detectar uma possível infecção pelo coronavírus no rol de cobertura mínima obrigatória pelos planos de saúde.

A informação é do secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Ele comentou o tema ao ser questionado por jornalistas se clínicas privadas podem cobrar pelo exame no atendimento a usuários de planos de saúde.

“Menos serviço público é menos segurança, menos saúde”, Zenaide alerta que PEC emergencial traz prejuízos à população.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) manifestou sua posição contrária à Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a chamada “PEC da emergência fiscal”, em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça, nesta terça (10).   Para ela, a proposta representa o desmonte dos serviços públicos, com consequências negativas à população: “Menos serviço público é menos segurança, menos saúde”, argumentou Zenaide.

O texto da PEC autoriza o corte de até 25% da jornada de trabalho e do salário de servidores, quando a União descumprir a “regra de ouro” (que proíbe a contratação de dívida para bancar despesas correntes, como salários e benefícios); ou quando estados e municípios tiverem comprometido 95% de sua arrecadação.  Zenaide, que presidiu a segunda mesa de debates na CCJ, ampliou a crítica também às outras PEC’s do chamado plano “Mais Brasil”, defendido pelo governo, bem como às reformas já.

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 4,5 milhões na quinta-feira.

Nenhum apostador venceu o concurso nº 2.241 da Mega-Sena desta terça-feira (10). Foram sorteados os números 01, 13, 18, 26, 40 e 56. Segundo estimativa da Caixa, o concurso da próxima quinta-feira (12) deverá pagar R$ 4,5 milhões.

A quina teve 33 apostas ganhadoras e cada uma vai receber um prêmio de R$ 31.946,06. A quadra saiu para 1.575 apostadores, que receberão prêmio de R$ 956,20. A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 4,50. Nesse caso, a chance de acerto (probabilidade estatística) é de uma em mais de 50 milhões.

Habitualmente, os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, mas a Caixa também promove as “Mega-Semanas”, quando realiza três concursos - às terças, quintas e sábados.