quarta-feira, maio 30, 2018

Envio de dados para o Censo Escolar 2018 começa nesta quarta

A partir desta quarta-feira (30), as escolas públicas e particulares da rede básica e profissional de ensino já podem cadastrar seus dados na primeira etapa do Censo Escolar 2018. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), o Censo tem como objetivo coletar informações das matrículas das escolas para que se possa compreender a situação educacional do país e, dessa forma, acompanhar a efetividade das políticas públicas oferecidas.

A coleta de dados será realizada pelo sistema Educacenso, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.censobasico.inep.gov.br/censobasico. O sistema reúne e faz o cruzamento das informações de quatro cadastros de dados, sendo eles a Escola, a Turma, o Aluno e o Profissional Escolar. Todas essas informações devem ser cadastradas no sistema pelos gestores escolares ou algum representante da unidade de ensino.

A participação das escolas no censo é obrigatória, visto que o acesso a programas sociais, como a merenda escolar, só é permitido de acordo com os dados disponíveis na plataforma. Caso a escola não forneça as informações, perderá os benefícios.

“Aqui na rede estadual, cada Diretoria Regional de Educação e Cultura vai contar com a monitoração de dois profissionais, indicados pela Secretaria de Educação do RN, para auxiliar na coleta de dados das escolas jurisdicionadas” explicou Rosângela Maria Silva, chefe do Grupo Auxiliar de Estatísticas Educacionais (GAEE) da SEEC.

Novo método
Em 2018, um novo método de coleta de dados está sendo testado pela SEEC: 200 escolas vão migrar os dados imediatamente do SigEduc para o Educacenso. Se aprovado, o método será aplicado em todas as escolas da rede, atualmente formada por 610 unidades de ensino. As escolas selecionadas para participar do teste receberão uma notificação da Direc com as orientações necessárias.

A segunda etapa do Censo consiste na coleta de informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos estudantes que foram declarados na primeira parte do censo. Dessa forma, será possível visualizar a situação do aluno, de acordo com sua etapa e modalidade de ensino.

Os resultados do Censo Escolar 2018 das escolas de todo o Brasil serão divulgados em fevereiro do próximo ano.

O Censo Escolar
O sistema, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), é responsável por reunir todos os dados relacionados à estrutura física das escolas, quantidade de alunos e professores, entre outras informações que fornecem projeções para o acesso das unidades de ensino aos programas sociais, como merenda escolar, fornecimento de livros didáticos e transporte escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário