A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(OSUFRN) apresenta o quinto concerto da Temporada 2016, durante o
encerramento da Semana da Música 2016, da Escola de Música (EMUFRN). O
evento acontece no próximo sábado, 26, às 20h, na EMUFRN. A entrada é
gratuita.
Na ocasião, o quinto concerto traz obras de Sibelius, Debussy e Holst, compositores que produziram entre o final do século 19 e início do século 20. O maestro André Muniz ressalta que com este repertório a orquestra busca demonstrar o alto nível instrumental sinfônico para o público que vai participar da Semana da Música 2016.
Sobre a apresentação
A peça Finlândia de Sibelius é um poema sinfônico. A primeira
versão foi escrita em 1899, sendo, posteriormente, revisada em 1900. A
obra foi composta para as celebrações da imprensa de 1899, em
Helsínquia, como forma de protesto contra a crescente censura do Império
Russo.
A Petite Suite de Debussy foi originalmente uma suíte para piano a quatro mãos. A composição foi orquestrada pelo colega de Debussy, Henri Büsser, em 1907, e publicada pela A. Durand &. É uma peça considerada simples quando comparada ao modernismo das obras que Debussy estava escrevendo naquela época.
Os Planetas é uma suíte composta por Holst entre 1914 a 1916 e constituída por sete movimentos, dos quais cada um corresponde a um planeta do sistema solar. Nesta obra, não tem o planeta Terra e Plutão, que na década de 1910, ainda não haviam sido descobertos. A obra combina mitologia romana e astrologia, expressando o caráter particular de cada astro através de movimentos com andamentos, melodia e instrumentação contrastantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário