O presidente da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), João Rezende, sugeriu que as operadoras de
televisão por assinatura criem pacotes reduzidos e destinados a clientes
das classes D e E. “É preciso que haja discussão sobre isso”, disse ele
nessa terça-feira (04), durante a abertura da Feira e Congresso da
Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), promovida na
capital paulista. Rezende destacou, porém, tratar-se apenas de uma
“provocação” ao setor, pois a Anatel não irá interferir nessa questão.
Para o presidente da ABTA, Oscar Simões,
a sugestão é difícil de ser implantada porque envolve custos elevados.
“O negócio da TV por assinatura tem dois níveis de investimento.
Primeiro você investe em uma infraestrutura, investindo na rede e no
call center. Na sequência, há um outro custo importante que é o chamado
custo de aquisição de assinante. Para eu colocar um assinante para
dentro da minha base é preciso fazer investimento de marketing, comprar
equipamento e pagar uma pessoa [para ir] à casa desse assinante fazer a
instalação”, explicou. Segundo ele, se o pacote custar em torno de R$
15, por exemplo, com os altos custos para o setor, seriam necessários
até 40 meses para que os empresários recuperassem somente o custo de
aquisição.
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