sábado, março 06, 2021

Primeiro-ministro do Iraque anuncia Dia Nacional da Tolerância.

O primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, declarou a data de hoje (6) como Dia Nacional da Tolerância e da Coexistência, após encontro do papa Francisco com o principal clérigo xiita do país.

O chefe do executivo iraquiano fez a declaração no Twitter, escrevendo que o anúncio era "em celebração" aos eventos de hoje com o Papa, chamados de "históricos" pelo governante.

A principal mensagem da visita de fim de semana de Francisco ao Iraque consiste num apelo ao país para aceitar a diversidade e garantir direitos iguais às minorias. Com isso, o papa espera garantir direitos da população cristã no país.

Francisco se reuniu também, na cidade santa de Najaf, com o aiatolá iraquiano Ali al-Sistani e participou de um encontro interreligioso nas Planícies de Ur, local de nascimento de Abraão, patriarca reverenciado por judeus, cristãos e muçulmanos.

A agenda papal inclui ainda encontros com a comunidade católica no Iraque, composta por 590 mil pessoas, cerca de 1,5% da população, além de cristãos de outras igrejas e líderes políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário