Apesar da lenta retomada da economia refletir no ânimo dos
brasileiros, a maioria dos consumidores (72%) deve ir às compras este
ano no Dia das Crianças — em especial as mulheres (77%). É o que revela
pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as
capitais. No ano passado, 67% compraram presentes na data. Para 2018, a
expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 9,4 bilhões.
Diante de um cenário com alto índice de desemprego e renda achatada,
os gastos do consumidor também prometem ser ponderados. De acordo com o
levantamento, (39%) dos entrevistados que presentearão, principalmente
filhos, sobrinhos, netos ou afilhados, pretendem gastar o mesmo valor
que o ano assado, enquanto 24% planejam comprar menos. No total, cada
consumidor deve desembolsar, em média, R$ 187 com presentes.
O Dia das Crianças representa a última festa comemorativa antes do
Natal e dará sinais de como será o desempenho das vendas no final do
ano. “As intenções de compra da data servirão de termômetro para o fim
de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no
Natal, principalmente em um momento que o poder de compra das famílias
continua sendo afetado pelas dificuldades econômicas”, explica a
economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
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