Gestora Katiuscia Azevedo conversando com os candidatos. |
E se criança governasse o mundo.. Esse foi o projeto desencadeado pelo turno vespertino da Escola Municipal Antonio Severiano da Câmara em João Câmara/RN. O desafio principal acerca deste projeto, foi promover à criatividade e estudo sobre os direitos e deveres do cidadão, sobretudo a importância do ato de votar, propiciando o desenvolvimento de atitudes e competências, despertando o interesse pela pesquisa, visando o aprimoramento do presente para a projeção do futuro.
A Escola Municipal Antônio Severiano da Câmara busca sempre o compromisso em mostrar ao educando que a verdadeira democracia implica a prática da cidadania, o conhecimento e o respeito pelos Direitos do outro.
Assim, reconhecemos a importância de conhecer, analisar, questionar e refletir sobre as questões sociais que alteram e prejudicam nossa sociedade é uma forma de oportunizar o alunado para que o mesmo reconheça a dura realidade que lhe é apresentada, desenvolvendo nele a capacidade de criticar, e ser responsável pelos seus atos.
As ações propostas e apresentadas ao longo do projeto, permitiram aos educandos transferir os conhecimentos adquiridos em situações novas, na tomada de decisões e na solução de problemas.
Acreditamos que o desempenho desse trabalho possa promover mudanças de atitudes que o remeterá a comparar o universo teórico para a realidade pratica, procurando ações em prol de sua própria vida e da sua comunidade, com um olhar diferenciado, sensível e humano, perante ao que acontece em minha casa, na escola, na minha cidade, no país, no mundo, que ambos possui relação com o seu ser e que si faz necessário participar das decisões que interferem na minha vida.
Já diria Betinho: Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação. Essa citação de Betinho sintetiza toda a ambição desse projeto. Esse trabalho é direcionado aos alunos do ensino fundamental I. Por isso trouxe um trabalho conceitual, procedimental e atitudinal e ainda os objetivos gerais especificados, aonde deu condição aos professores que extraíssem dele o seu plano diário, usando inclusive da metodologia selecionada para garantir o êxito do trabalho proposto.
O projeto proporcionou oportunidades de integração entre educadores e educandos uma vez que permitiu a interdisciplinaridade por se tratar de um tema abrangente presente em todas as disciplinas. Além de trazer outros convidados para abrilhantar como a participação das advogadas do CREAS a Sra Rafaela Câmara e Ianca, o presidente do CONDICA o Sr Marcos Júnior, ouvindo e interagindo com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário