Em queda desde 2015, as matrículas em cursos de graduação tecnológica
apresentaram leve aumento em 2017, de acordo com o Censo da Educação
Superior divulgado hoje (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cursos de graduação tecnológica são geralmente mais curtos do que os
de bacharelado, cuja formação é mais voltada para a inserção no mercado
de trabalho. Podem durar dois ou três anos, enquanto os de bacharelado,
quatro ou cinco anos.
Em 2017, esses cursos registraram 999,3 milhões de matrículas –
aumento de 5,6% em relação a 2016. Em 2014, as matrículas nesses cursos,
que vinham crescendo desde 2007, chegaram a mais de 1 milhão. Em 2015,
tiveram a primeira queda que seguiu até o ano passado.
Uma das razões apontadas para a queda foi o corte orçamentário, a
partir de 2015, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec), criado em 2011, com objetivo de ampliar a oferta de
cursos de educação profissional e tecnológica.
Em 2017, o aumento das matrículas ocorreu tanto nas redes federal e
estadual públicas quanto na rede privada. O maior salto foi registrado
nas matrículas em educação a distância (EaD), que passaram de 388,3 mil
para 464,3 mil. Com isso, a modalidade passa a responder por 46% do
total das matrículas em ensino tecnológico. O número de matrículas
presenciais caiu de 558 mil para 535 mil. Uma redução de cerca de 4%.
O número daqueles se formam nesses cursos, no entanto, segue em queda
desde 2016. Em 2017, 197 mil estudantes se formaram, uma redução de
8,4% em relação ao ano anterior. Os cursos presenciais puxaram a queda.
Entre os estudantes de EaD, no entanto, após a queda de formandos entre
2015 e 2016, em 2017, os concluintes aumentaram 0,4%.
As matrículas em cursos tecnológicos representam 12,1% das cerca de
8,3 milhões de matrículas em cursos de graduação no ensino superior. A
maior parte dos alunos está matriculada em instituições privadas, 83,6%.
Em queda desde 2015, as matrículas em cursos de graduação tecnológica
apresentaram leve aumento em 2017, de acordo com o Censo da Educação
Superior divulgado hoje (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cursos de graduação tecnológica são geralmente mais curtos do que os
de bacharelado, cuja formação é mais voltada para a inserção no mercado
de trabalho. Podem durar dois ou três anos, enquanto os de bacharelado,
quatro ou cinco anos.
Em 2017, esses cursos registraram 999,3 milhões de matrículas –
aumento de 5,6% em relação a 2016. Em 2014, as matrículas nesses cursos,
que vinham crescendo desde 2007, chegaram a mais de 1 milhão. Em 2015,
tiveram a primeira queda que seguiu até o ano passado.
Uma das razões apontadas para a queda foi o corte orçamentário, a
partir de 2015, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec), criado em 2011, com objetivo de ampliar a oferta de
cursos de educação profissional e tecnológica.
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