terça-feira, setembro 18, 2018

Câncer ocular na infância pode ter cura de até 100%.

No dia Nacional de conscientização e incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, celebrado nesta terça-feira (18), a Casa Durval Paiva realiza dentro da programação da Campanha Setembro Dourado uma ação educativa de panfletagem e distribuição de laços dourados no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais, das 9 às 11h, em Natal. O objetivo é chamar a atenção de pedestres e motoristas para a detecção dos principais sinais do câncer infantojuvenil.

O retinoblastoma é um dos tipos do câncer da infância, também conhecido como ‘reflexo do olho de gato’, em referência quando aparece uma mancha branca no olho da criança em algum registro fotográfico feito com flash.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de câncer pode causar cegueira e até levar à morte, mas se diagnosticado precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos. O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina e pode ser hereditário ou não. Não existe uma causa determinada para essa patologia.

O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e até os cinco anos periodicamente, sendo esta a faixa etária mais atingida pela doença. O teste é simples e pode detectar qualquer alteração no eixo visual, levantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário