sábado, novembro 03, 2018

Na véspera do Enem, ordem é descontrair e controlar ansiedade.

Controlar o emocional e diminuir a ansiedade. Na véspera do grande dia, estão dadas as chaves para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seguir essa receita é garantir tempo para a mente descansar, antes de um esforço intenso a ser feito durante o teste. Além de não comprometer uma das habilidades mais requeridas amanhã: a atenção. Esta semana, escolas diminuíram o ritmo de estudos para pegar pesado em atividades cujo único objetivo era a descontração. Afinal, com o preparo técnico e teórico em status de missão cumprida, trabalhar o lado das emoções é um dos caminhos mais promissores de fazer os candidatos acreditarem no potencial de cada um deles.

Coordenadora do curso de pós-graduação em neurociências aplicada à educação do Centro Universitário UNA, Isabel Pimenta diz que é hora de se conectar consigo mesmo. “Pensar em alguma música, tirar um tempo para fazer uma caminhada e não se concentrar muito tempo nos estudos. A neurociência diz que se o cérebro estiver muito exausto não consegue assimilar nada”, afirma. “Estamos falando de boa parte dos candidatos que ainda estão na adolescência, fase na qual o autocontrole é mais difícil pela precariedade do autoconhecimento”, diz.
 
Outro ponto é a ansiedade, uma parte sensível que pode comprometer a atenção. “É importante fazer a gestão da ansiedade. O candidato precisa sair um pouco desse ambiente que o lembre de Enem e estudo. Se vinha estudando 10 horas, esse ritmo tem que ser interrompido. É fundamental dar um descanso para o cérebro nesta reta final para que, na hora do teste, ele esteja recuperado de todo esse esforço”, ressalta Isabel. “O candidato que não se dedicou muito dará todo o gás agora e ficará nervoso, o que certamente vai atrapalhar a memória. Ninguém aprende na última semana, muito menos no último dia. Agora, é confiar no percurso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário