O levantamento mostrou que Lula tem 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 32%. Pela pesquisa, existe a possibilidade de vitória de Lula ainda no primeiro turno. Isso porque o petista tem, segundo o levantamento, 51% dos votos válidos.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada em julho, Lula aparecia com os mesmos 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparecia com 29%. E no levantamento anterior, divulgado em junho, Lula também tinha 47%, e Bolsonaro, 28%.
Para aliados de Bolsonaro, o presidente precisa reagir "mais rapidamente" se quiser evitar uma vitória de Lula já no primeiro turno. Ou seja, para interlocutores do presidente, o desafio de Bolsonaro agora é garantir que haja segundo turno.
Bolsonaro até tem subido nas pesquisas, mas em ritmo insuficiente para se aproximar de Lula. A equipe do atual presidente da República calculava que haveria empate em junho, depois passou a previsão para julho, depois para agosto e, até agora, isso não aconteceu. A diferença, mostrou o Datafolha, ainda que tenha diminuído nos últimos meses, ainda é de 15 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário