sábado, julho 03, 2021

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no RN.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), prorrogou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A autorização veio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que atendeu o pleito solicitado pelo Instituto.

Com a nova data, o produtor potiguar terá até 15 de julho para adquirir a vacina e 15 de agosto para declarar o rebanho. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para os animais de todas as idades.

Com um rebanho que soma mais de 950 mil animais, o Rio Grande do Norte tem conseguido manter um alto índice de cobertura vacinal nas campanhas realizadas pelo IDIARN. Na segunda etapa da campanha contra uma febre aftosa realizada em novembro de 2020, mesmo ocorrendo em período pandêmico, o RN teve mais de 93% do rebanho potiguar imunizado contra uma doença.

“Esses números positivos positivos que o Estado mantém o status livre de febre aftosa com vacinação e continuar com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacinação que é o nosso maior pleito. Para isso, nós reforçamos a importância de vacinar e declarar todos os animais durante as duas etapas ”. – Mário Manso, Diretor-geral do Idiarn.

O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas e após isso, imunizar os animais e declarar o rebanho até 15 de agosto em um dos escritórios do próprio IDIARN, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário