sexta-feira, maio 15, 2015

TEMER PROPÕE PRAZO DE 2 MESES PARA GRUPO DISCUTIR FATOR PREVIDENCIÁRIO.

(Foto reprodução/Google)

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira (14) que vai propor à presidente Dilma Rousseff que o fórum formado por representantes do governo e das centrais sindicais para discutir questões trabalhistas e previdenciárias tenha o prazo de até dois meses para sugerir uma solução para o fator previdenciário.

Atualmente o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). Proposta aprovada nesta terça-feira na Câmara, contra a vontade do governo, institui a fórmula conhecida como 85/95, na qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens).

Conforme o Blog da Cristiana Lôbo, o governo está convencido de que não há como arcar com as mudanças no fator previdenciário, que teriam um custo de R$ 40 bilhões em 10 anos e R$ 300 bilhões em 20 anos. Por isso, a presidente Dilma Rousseff já mandou avisar aos líderes que o caminho será vetar a proposta, caso ela também seja aprovada no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário