quinta-feira, maio 14, 2015

CONFIRA ALGUNS HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE AJUDAM O CORAÇÃO A FUNCIONAR MELHOR.

Adotar medidas saudáveis em nosso dia a dia para garantir uma vida longa e livre de doenças cardiovasculares é uma tarefa que quanto mais cedo adquirida, melhor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo mundo.

Abaixo você confere algumas dicas do cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, para prevenir problemas como: acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e infarto.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso  – O cigarro é um grande vilão para o coração. Fumar aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, além de contrair as artérias causando graves descontinuações nos batimentos cardíacos.

Já a ingestão sem moderação de bebidas alcoólicas pode levar o coração a sérias complicações como: arritmias e enfraquecimento das células musculares cardíacas.

Controle o peso – A obesidade é um fator que influência muito no desenvolvimento de problemas cardiovasculares, já que o sobrepeso faz com que o coração trabalhe em excesso, o que pode desencadear um quadro de insuficiência cardíaca, doença que impede o coração de bombear sangue de maneira efetiva para o corpo.

Pratique exercícios físicos – Abandonar o sedentarismo não é somente uma prática para se conquistar um corpo esbelto e sarado, exercícios físicos garantem melhoras significativas para o bom funcionamento do coração, pois melhoram o condicionamento vascular, a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Porém, é primordial antes de qualquer opção de exercício físico, que seja consultado um profissional, neste caso um educador físico, para que se avalie o estado físico da pessoa, assim como, as indicações e necessidades individuais.

Coma alimentos saudáveis – Com a correria do dia a dia, tornou-se cada vez mais comum optar por soluções práticas, o consumo de comidas industrializadas que muitas vezes são ricas em sódio e gordura, além do açúcar, são grandes inimigos do coração. O recomendado para aqueles que desejam proteger seu coração é abusar de frutas, legumes, cereais e peixes.

Faça um check-up regularmente – Esperar que os sintomas apareçam é um grande erro cometido pela maioria dos pacientes que chegam aos consultórios médicos.

O check-up cardiológico é fundamental, mesmo para indivíduos saudáveis e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, independente do sexo, a partir dos 30 anos ou quando o especialista julgar necessário.
Estar sempre atento à saúde é muito importante para prevenir as doenças cardiológicas e evitar mortes súbitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário