quinta-feira, maio 14, 2015

TV Universitária da UFRN inaugura canal digital nesta sexta-feira, 15.

Nesta sexta-feira, 15, a Televisão Universitária (TVU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugura o seu canal digital. O evento acontece às 15h, no auditório do Laboratório de Comunicação (LABCOM) e contará com a presença do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini e da reitora, Angela Maria Paiva Cruz.

A UFRN é a primeira instituição federal do país a explorar, em sinal aberto, um canal de TV Digital e antecipa em dois anos o apagão das tvs analógicas. Operando no canal 5.1, a TVU Digital traz dois grandes benefícios: a qualidade da imagem e a acessibilidade com o recurso closed caption (opção de legendas para a sua programação).

Para os telespectadores que possuem tv a cabo ou via satélite, a transmissão é automática e já está disponível. Já o público dos canais abertos deve ressintonizar a  televisão.

O processo de digitalização da emissora é longo, começou em 2011 e custou cerca de 1,3 milhões. De acordo com o Diretor da TV Universitária, Marcone de Oliveira Maffezzolli, o próximo passo é investir em recursos de interatividade, em conjunto com professores e pesquisadores da UFRN.

TVU.
Criada em 1972, para fins educativos, visando à transmissão das aulas do Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), a Televisão Universitária foi geradora única do Estado do Rio Grande do Norte durante 15 anos.  Nesse tempo, a programação da TVU promove a educação e a cultura, difundindo o conhecimento gerado pela UFRN e contribuindo para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário