O Facebook anunciou nesta semana que vai passar a veicular programas
jornalísticos de algumas emissoras no seu serviço de vídeo chamado
Watch (assista, em inglês). Os noticiários serão produzidos
exclusivamente para o Facebook por emissoras importantes nos Estados
Unidos, como ABC, CNN e Univision.
O serviço de vídeos foi lançado em outubro de 2017 como uma
estratégia da empresa de entrar no mercado de vídeo online, já que o
principal concorrente da plataforma, a Google, é líder neste segmento
com o YouTube. O foco é a veiculação de séries e outros programas na
forma de capítulos. O serviço ainda não está disponível no Brasil.
Vão ser disponibilizados no canal de vídeos os programas Anderson Cooper Full Circle, da CNN, Fox News Update, da Fox, On Location, da
ABC, e uma revista audiovisual voltada ao público hispânico. Os
conteúdos serão exclusivos e direcionados para a audiência da
plataforma.
Diretores do Facebook disseram em entrevistas a veículos
especializados que a iniciativa é uma forma de promover conteúdos de
qualidade e de referência para os usuários, uma forma também de
responder às críticas sobre o papel da plataforma na divulgação das
chamadas notícias falsas (fake news).
O anúncio é um marco importante. Até agora, a despeito das diversas
funcionalidades que oferece, o Facebook é uma rede social que serve de
espaço para a circulação de textos, imagens e vídeos de terceiros. Com
essa iniciativa, mesmo que ainda em parceria, passa a ser promotora de
conteúdos próprios, tornando-se também uma empresa de mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário