domingo, agosto 15, 2010

Doação de órgãos está em alta no Rio Grande do Norte.

A doação de órgãos subiu no Rio Grande do Norte, passando de sete doações multiorgânicas (de dois ou mais órgãos) em 2009 para 13 nos primeiros seis meses de 2010. A informação é da coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Francinete Guerra. O RN é o quarto estado do Nordeste em captação e transplante.

Em primeiro lugar, está o Ceará. A central funciona desde 2001 no RN. Todas as capitais têm uma. Até agora, foram realizadas 12.025 transplantes de córnea, 282 de rins, 15 de coração, um de valva cardíaca e seis de fígado.

Quatro pessoas esperam transplante de coração, seis esperam um fígado e 281 esperando córneas. A lista de receptores de rins é maior. São 881 pessoas. Deste total, apenas 76 estão aptas a receber um rim. O restante está inscrito na lista de espera, mas não realizou todos os exames exigidos no transplante. Por isso, não pode receber o órgão mesmo que surja um doador compatível. Para Francinete, o aumento no número de transplantes tem três causas: a capacitação dos profissionais de saúde, a criação da Organização de Procura de Órgãos no estado (Opo) e a realização de campanhas de conscientização. Quanto à capacitação, só em 2009, foram capacitados 140 funcionários do Hospital Walfredo Gurgel. Este ano, a central está capacitando também profissionais de todos os hospitais públicos e privados no RN.

A equipe de médicos da Central Estadual de Transplantes está participando de uma capacitação na Santa Casa, em São Paulo, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

Em fevereiro deste ano, a central deu mais um passo na captação de órgãos. Foi criada, com recursos provenientes do governo federal, a Organização de Procura de Órgãos do estado (Opo). Os enfermeiros e médicos da organização realizam um trabalho de busca ativa nos principais hospitais da capital 24 horas por dia. O trabalho deles é encontrar potenciais doadores de órgãos e viabilizar o transplante.

Números

Doações multiorgânicas no RN

2009 - 7

2010 (até julho) - 13

Lista de espera

Coração - 4 pessoas

Fígado - 6

Córneas - 281

Rins - 881

Avisar à família é fundamental

Mas quem pode ser um doador de órgãos? Para Francinete Guerra, pessoas que sofreram um grande trauma, morreram devido a um acidente, tiveram um acidente vascular cerebral ou sofreram um aneurisma podem ser doadores. Para isso, é necessário que avisem aos parentes que desejam doar órgãos.

A retirada dos órgãos só é autorizada quando a morte encefálica é constatada após três exames diferentes. Para doar tecidos, como no caso das córneas, basta o coração parar de bater. A central é parceira de vários hospitais na capital tanto para captação de órgãos quanto para realização de transplantes. Este é o caso dos hospitais Walfredo Gurgel, José Pedro Bezerra, Onofre Lopes, Prontoclínica de Olhos, Hospital do Coração, Natal Hospital Center e HMC coração.

Serviço

Para entrar em contato com a Central, basta ligar para o 0800- 2818500 ou para 3232-7620/7621.

Fonte: D/O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário