segunda-feira, agosto 16, 2010

Avião se parte em três após ser atingido por raio e deixa um morto e 120 feridos


Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas em um acidente com um Boeing 737-700 em San Andrés, na Colômbia. Segundo o diretor da Polícia Nacional general Orlando Paez, o avião da companhia Aires se partiu em três ao tentar aterrissar no aeroporto da ilha. Autoridades informaram que a aeronave levava ao menos 121 passageiros e seis tripulantes. Segundo a rede CNN, além destes 127 adultos, quatro crianças também estariam a bordo. Paez afirmou que apenas seis pessoas saíram ilesas.

De acordo com a rádio colombiana Caracol, havia três brasileiros e um cidadão americano no avião. A passageira que morreu foi identificada como Amar Fernández de Barreto. Segundo o jornal "El Tiempo", ela teria sofrido um infarto. O comandante do Grupo aéreo do Caribe da Força Aérea Colombiana, Gustavo Barrero, afirmou que o acidente teria sido causado por um raio. O piloto confirmou a versão. Passageiros disseram que a perícia dele foi fundamental para evitar uma tragédia maior.

- A aeronave que fazia o trajeto Bogotá-San Andrés aterrissava em meio a uma intensa tempestade elétrica quando um raio teria ocasionado seu descontrole na cabeceira da pista - disse Barrero, segundo o jornal colombiano "El Tiempo".

O voo 8250, que era comandado por Wilson Gutiérrez, saiu do aeroporto Eldorado às 0h07m. O acidente aconteceu por volta de 1h50m (horário local), quando o avião estava a 80 metros da pista de pouso. Os feridos foram levados para um hospital e uma clínica na ilha. Cinco deles estariam em estado grave, incluindo uma criança.

As operações no aeroporto de San Andrés foram suspensas. Uma equipe da Aeronáutica foi mandada ao local para investigar as causas do acidente. Segundo o "El Tiempo", a rápida ação de tripulantes, bombeiros e da polícia evitou que a aeronave pegasse fogo.

Taxistas que passavam pelo local e presenciaram o acidente também ajudaram. Na retirada das pessoas que estavam a bordo, até recepcionistas teriam participado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário