terça-feira, agosto 17, 2010

Eleições de outubro terão 22,5 mil candidatos

Concorrem às eleições gerais de 3 de outubro 22.520 candidatos aos cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e distritais (no Distrito Federal). Entre esses, estão os 1.654 que serão escolhidos pelos 135.804.433 eleitores brasileiros para mandatos de quatro ou oito anos - no caso dos senadores. O número de eleitores brasileiros registrados em 2010 representa aumento de 7,8% dos portadores de título eleitoral emrelação às eleições de 2006.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 275 dos registrados concorrem ao Senado, onde estão em disputa 54 das 81 cadeiras, o que representa dois terços do total de senadores. Outros 292 concorrem ao cargo de primeiro suplente de senador e mais 296 para o cargo de segundo suplente. A diferença entre o número de titulares e de suplentes deve-se ao fato de algumas candidaturas ainda estarem em aberto por motivos como desistência ou morte do candidato titular.

Nove pessoas disputam o cargo de presidente da República e outras nove o de vice-presidente. Para os 27 governos estaduais há 169 inscritos, sendo os registros de candidatos a vice-governador também pouco maior do que o dos titulares - eles são 176.

Caso haja necessidade de segundo turno para a escolha de presidente e de governadores, a nova eleição será realizada no dia 31 de outubro, conforme o calendário estabelecido pelo TSE. O segundo turno só ocorrerá se nenhum dos candidatos atingir a maioria absoluta dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário