quarta-feira, agosto 18, 2010

Dengue sofre mutação e pode chegar mais perigosa ao RN

Com o registro de três casos de dengue do sorotipo 4 no estado de Roraima, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deve reforçar as ações preventivas da vigilância epidemiológica para diminuir os riscos de que o DENV4 chegue ao RN. "A nossa preocupação é que se o vírus chegar, como nunca circulou aqui, a população estará mais suscetível a desenvolver a doença", afirmou a supervisora do Programa de Controle da Dengue no RN, Lúcia de Fátima Araújo.

Medidas como o aumento do número de visitas dos agentes de saúde, carro fumacê e exames de isolamento viral realizados no Laboratório Central, já estão sendo desenvolvidas. "Em casos suspeitos de dengue, é importante que seja coletada amostras do sangue paciente em até 72h após o surgimento dos sintomas, para termos a identificação correta do sorotipo com o exame realizado no Lacen", completou Lúcia de Fátima.

Os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos dos demais sorotipos: febre, dores intensas no corpo e diarreia. No RN, segundo Lúcia de Fátima circulam atualmente os sorotipos DENV1, principalmente na região do Seridó e DENV2, concentrado em Natal e Parnamirim. Segundo os últimos dados divulgados pela Sesap, já foram notificados neste ano no RN, 4.232 casos de dengue, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda foram confirmados 65 casos da Febre Hemorrágica da Dengue, além da suspeita de 12 óbitos devido à doença. "Como estamos enfrentando um período chuvoso, os casos tiveram um relativo aumento. Por isso temos que continuar com a ajuda da população para não ter riscos de criadouros do mosquito em casa. Terrenos baldios e com acúmulo de lixo também serão fiscalizados", enfatizou Lúcia de Fátima.

Em Natal foram notificados 2.346 casos de dengue desde o início do ano, de acordo com Cristiana Souto do Departamento de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, bairros como Potengi, na Zona Norte, além de Quintas e Felipe Camarão, apresentam os maiores índices de dengue na capital. Proprietários de imóveis fechados também estão sendo convocados pela secretaria para agendamento de visitas dos agentes de saúde. "Locais que acumulam lixo e estão em situação de abandono são o nosso foco para continuar em um combate eficaz da dengue", disse Cristiana Souto.

Focos

Para fazer denúncias de possíveis focos de dengue, a população conta com dois números telefônicos. Quem estiver na capital, pode ligar para o disque-dengue pelo 0800-281-4031. Já para os demais municípios potiguares, o telefone é 0800-281-4030. Lembre-se: o combate à dengue depende de ações coletivas e da colaboração da população.

Fonte: D/O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário