quarta-feira, setembro 14, 2016

Universidade renova acordo para oferta de cursos técnicos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) renovou na manhã desta segunda-feira, 12, oito termos de cooperação técnica para ofertas de cursos nos municípios de Apodi, Ceará-Mirim, Monte Alegre, Natal, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz. As parcerias foram estabelecidas através da Rede E-Tec Brasil, cujas ações no âmbito da UFRN atendem aproximadamente cinco mil alunos em 14 municípios. As iniciativas são executadas através do Instituto Metrópole Digital e pela Escola Agrícola de Jundiaí, na modalidade semipresencial.

“O programa Rede E-Tec existe na UFRN desde 2011 e tem mostrado uma boa evolução no decorrer dos anos. Exemplo disto é que inicialmente atendíamos 200 alunos, hoje são cinco mil; quando em 2011 capacitamos os primeiros beneficiados, foram 150, enquanto que neste semestre serão 600”, relatou o coordenador geral da Rede E-Tec Brasil na UFRN, Ivan Max Freire de Lacerda. Ele acrescentou que, para subsidiar uma maior confiança para as ações desenvolvidas, os acordos celebrados agora terão duração de cinco anos ao invés de dois, como praticado anteriormente. Em dezembro, três outros acordos serão renovados para atender as cidades de Areia Branca, Assú e Caicó.

Realçando o papel da oferta de cursos da Rede E-Tec para as diretrizes que a UFRN traça nos seus planos de oferta para o ensino, a reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, destacou que a perspectiva é partir para o oferecimento de graduações tecnológicas e pós-graduações também. “Vemos que há um grande potencial e, por causa disso, queremos ampliar a oferta para além do ensino técnico, apesar de percebermos que a população de muitos municípios são carentes de capacitações específicas em gestão pública e saúde, por exemplo, que impactam diretamente nos arranjos produtivos das regiões beneficiadas. Até vivenciamos situações em que as pessoas nos agradecem pelas oportunidades ao nível técnico, o que inclusive demonstra a relevância da rede”, colocou a reitora.

Estiveram também presentes na cerimônia de assinatura ocorrida no prédio da Reitoria o vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, o diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Júlio César de Andrade Neto, e a secretária de Educação a Distância, Carmen Freire Diogenes Rêgo, além de representantes das instituições e prefeituras parceiras da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário