A Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações de clientes
nos meses de julho e agosto, informou ontem (15) o Banco Central (BC). A
Caixa recebeu nesse período 1.364 reclamações que foram consideradas
procedentes pelo BC, no ranking com nova metodologia.
Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de
clientes da instituição financeira que originou a demanda e
multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o
número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1
milhão de clientes.
A Caixa, que tem mais de 81,683 milhões de clientes, ficou com um índice
de 16,69 na classificação. Pela nova metodologia, as instituições
financeiras são divididas em dois grupos: as que têm mais de 4 milhões
de clientes e as que têm menos de 4 milhões de clientes. A Caixa está no
grupo com mais clientes.
Segundo o Banco Central, com a inclusão de informações detalhadas para
as operações de clientes com crédito acima de R$ 200 - antes este
parâmetro era de R$ 1 mil -, aumentou significativamente a base de
clientes para fazer o cálculo do índice do ranking. Outra mudança foi na
periodicidade da divulgação, que passou de mensal para bimestral.
Entre as instituições de maior porte, o Santander ficou em segundo
lugar, com índice de 15,86, 578 reclamações procedentes e 36,438 milhões
de clientes, e o Bradesco, em terceiro, com índice em 15,75, 1.464
queixas e 92,939 milhões de clientes.
Procurados pela Agência Brasil, Caixas, Bradesco e Santander ainda não posicionaram sobre o resultado do ranking do BC.Via Terra.
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