sexta-feira, maio 04, 2018

‘Gatos’ de energia abasteceriam 33 mil casas por um ano, aponta Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) revelou nessa quinta-feira (3) que, em média, são desviados 60 milhões de KWh de energia elétrica em todo o RN com os “gatos”. Segundo a empresa, o prejuízo financeiro é de R$ 28 milhões.

Ainda de acordo com a Cosern, essa energia clandestina seria capaz de abastecer 33 mil casas durante um ano. Ou ainda ser utilizada no município de Macau ou o bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, também durante 365 dias.

A energia furtada serviria ainda para manter Mossoró por um mês ou ainda todas as residências da zona Sul de Natal por três meses.

O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, o gato representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo.

A infração também causa inconstância na qualidade do fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário