Em
março de 2018, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
registrou 266,4 mil reclamações de usuários de serviços de
telecomunicações, redução de 57 mil queixas (-17,6%) em comparação com o
mesmo mês do ano passado. A telefonia móvel registrou menos 28 mil
reclamações (-18,3%), a telefonia fixa menos 14,1 mil (-18,9%), a banda
larga fixa menos 3,9 mil (-8,1%) e a TV por assinatura menos 11,8 mil
(-25,9%).
Reclamações por serviço
A Anatel registrou 266,4 mil reclamações contra prestadoras dos
principais serviços de telecomunicações (telefonia móvel, telefonia
fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura) em março de 2018.
A telefonia móvel na modalidade pós-paga registrou um total de 88.653
queixas, os principais motivos foram cobrança (48,46%), qualidade e
funcionamento (10,12%), e ofertas e cancelamentos (9,97%). Na modalidade
pré-paga, 36.347 reclamações se dividiram em créditos pré-pagos
(41,53%), ofertas, bônus e promoções (17,29%) e qualidade e
funcionamento (15,12%).
Os principais motivos de queixas em fevereiro de 2018 na telefonia
fixa, com 60.143 reclamações no total, foram sobre cobrança (35,37%),
qualidade e funcionamento (24,05%) e cancelamento (10,31%). O serviço de
banda larga registrou 45.077 reclamações divididas em: qualidade e
funcionamento (46,37%), cobrança (21,19%), e instalação (9,36%). Foram
registradas 33.640 queixas sobre TV por assinatura, os principais
motivos foram: cobranças (44,64%), sobre qualidade e funcionamento
(10,57%), e sobre bloqueio e suspensão (10,27%). Na telefonia móvel pós
paga, os principais motivos de reclamação foram: cobrança (48,46%),
qualidade e funcionamento (10,12%) e cancelamento (9,97%). E na
telefonia móvel pré-paga, as principais causas foram: crédito pré-pago
(41,53%), oferta, bônus e promoções (17,29%) e qualidade e funcionamento
(15,12%).
Reclamações por empresas
Ao se comparar os meses de janeiro a março de 2018 com janeiro a
março de 2017, dos grupos acompanhados pela Anatel, a TIM na telefonia
móvel, com mais 3,4 mil reclamações (+2,4%), e a NET na banda larga
fixa, com mais 1,4 mil (+7%), foram as únicas a terem aumento de queixas
na prestação dos serviços de telecomunicações. A NET registrou um
aumento de 9% das reclamações em março de 2018 em comparação a março de
2017.
Na telefonia móvel, a Vivo apresentou redução de 8,7 mil reclamações
(-22,4%) em 12 meses, seguida da Claro, menos 8,1 mil (-23,5%), da Oi,
menos 5,3 mil (-25,2%) e da Nextel, com menos 4,8 mil (-47,3%).
Na telefonia fixa, a Oi registrou menos 10,9 mil reclamações
(-26,7%), a NET, menos 2,2 mil (-23,4%) e a Vivo menos 1,7 mil (-7,4%).
Na TV por assinatura, a SKY registrou menos 5,3 mil reclamações
(-30,9%), o grupo NET/Claro menos 4,2 mil (-21,3%), a Oi menos 2 mil
(-42%), e a Vivo se manteve estável com 3,1 mil reclamações.
Na banda larga fixa, a Oi registrou queda de 6 mil (-26,6%) reclamações e a Vivo reduziu 1.100 reclamações (-7,4%).
Reclamações por estado
Todos os estados apresentaram redução no número de reclamações. Os
estados que apresentaram as maiores reduções foram Roraima (-36%) e
Amapá (-35,2%), em março de deste ano em relação ao mesmo mês do ano
passado.
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