Última grande festa comemorativa antes do Natal, o Dia das Crianças
não deve passar despercebido pelos brasileiros. Mesmo em meio a um
cenário econômico desafiador, com alto índice de desemprego e renda
achatada, 73% dos consumidores devem ir às compras este ano. É o que
revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em
todas as capitais. No ano passado, 66% compraram presentes na data. Para
2019, a expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,3
bilhões.
Apesar dos números expressivos, o levantamento aponta que a maioria
dos entrevistados pretende tomar cuidado com as despesas. No total, cada
consumidor vai desembolsar, em média, R$ 198,79 com presentes — quantia
muito próxima ao previsto ano passado, que foi de R$ 186,92. Entre os
presentados estão filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos
(15%).
Além disso, um terço dos entrevistados (33%) planeja adquirir dois
presentes, enquanto 25% somente um. No geral, os consumidores vão
adquirir cerca de dois presentes. Quanto aos produtos mais procurados no
Dia das Crianças estão as bonecas e os bonecos (45%), as roupas e os
calçados (33%), os jogos de tabuleiro (26%), além dos carrinhos e aviões
de brinquedo (18%).
“Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de
ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal,
principalmente em um momento em que muitos brasileiros estão sentindo os
efeitos de um mercado de trabalho retraído e de uma economia que tem
demorado a engrenar”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque
Pellizzaro Junior.
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