A educação do Rio Grande do Norte iniciou nesta segunda-feira (23), a
elaboração e discussão das Diretrizes e Matrizes Curriculares para o
estado. As mudanças deverão nortear as escolas públicas e privadas no
ensino e aprendizagem. Ao longo da semana, diversos seminários de
mobilização foram realizados com coordenadores pedagógicos de todo o
estado para ampliar a discussão em torno da versão preliminar da nova
matriz.
Um dos projetos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial é
justamente criar uma Matriz Curricular para o Estado e, para tanto, a
consultoria da Fundação Vanzolini foi contratada. O debate está
acontecendo em Natal, Mossoró e Caicó.
“Este é um trabalho importante e histórico que estamos fazendo em
regime de colaboração com os municípios de todo o Rio Grande do Norte.
Estamos discutindo hoje uma versão preliminar da matriz curricular que
vamos abrir para consulta pública de toda sociedade. Professores,
gestores, diretores, coordenadores, comunidade escolar e sociedade civil
poderão fazer análise crítica e contribuições a este documento, que
ficará disponível na plataforma a partir de 3 de agosto”, detalha a
coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria Estadual de
Educação (SEEC), Jailma Carvalho.
O Rio Grande do Norte tem hoje 610 escolas estaduais e uma média de
240 mil alunos na rede, sendo quase 100 mil no Ensino Médio. A Matriz
Curricular que está sendo produzida, com o apoio da Fundação Vanzolini,
vai nortear não só a rede estadual, mas também a municipal, federal e
privada de todo o Estado. A coordenadora pedagógica de Lagoa de Pedras,
Rosineide Sena, esteve ontem na discussão e destacou a importância do
documento.
“Ter uma matriz no Estado é fundamental porque nossos alunos não irão
mais sofrer com os impactos ao mudarem de escola ou de município. Todos
seguiremos este norte de ensino e aprendizagem. Atualmente cada escola
desenvolve do seu jeito e isso traz muitos prejuízos para o estudante
que precisa mudar de escola ou de município”, conta a coordenadora.
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