segunda-feira, janeiro 17, 2022

Influenza ou Covid-19 afastaram mais de 16 mil servidores públicos de saúde no Brasil, aponta levantamento.

Enquanto o sistema de saúde pública registra uma alta nos atendimentos de pessoas com Covid-19 e gripe, também enfrenta os desfalques causados pelas duas doenças na força de trabalho. Levantamento da CNN mostra que pelo menos 16 mil servidores públicos da saúde foram afastados em sete redes estaduais, 13 redes municipais e na rede do Distrito Federal, entre dezembro de 2021 e este mês de janeiro, por conta do coronavírus e influenza.

O número é ainda maior, pois as secretarias estaduais de Saúde do Rio de Janeiro e Ceará divulgaram apenas os percentuais de afastamento, 20% e de 10% a 15%, respectivamente.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios ainda aponta que o crescimento de servidores com Covid-19 é sentido por 60% das prefeituras. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro, com respostas de 1,8 mil cidades.

O problema afeta a capacidade de testagem, diagnóstico e tratamento dos infectados pelo coronavírus, segundo o levantamento da CNM, assim como os cuidados com pré-natal de gestantes e com doenças como hipertensão e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário