De acordo com nota da Câmara técnica do Ministério, se mantém a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos de idade. No entanto, se o município tiver doses de vacina da dengue com vencimento no dia 30, em quantitativo que represente risco de perda, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade.
Mas, em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina da dengue, que compreende dos 4 aos 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, conforme a disponibilidade de doses. A pasta assegura que será garantida a segunda dose para as pessoas que forem vacinadas dentro dessa recomendação.
A Saúde ainda reforça que essa é uma estratégia temporária, aplicada apenas para as vacinas próximas do fim da validade.
A decisão vem um dia depois da ministra Nísia Trindade descartar a possibilidade de ampliação da faixa etária para tomar a vacina, durante ida ao Senado. Ela tinha dito que o que se pensava era em nova redistribuição entre municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário