quinta-feira, março 25, 2010
Cientistas descobrem que a água quente pode congelar mais rápido do que a fria
A água quente pode congelar mais rapidamente do que a fria, revelou um novo estudo. Segundo os pesquisadores, isso ocorre pelo menos algumas vezes, sob condições específicas e com certos tipos de amostras do líquido.
Novas experiências confirmam um caso especial do efeito Mpemba, que vai "contra a razão" e sustenta que a água em altas temperaturas se transforma em gelo mais rapidamente do que a fria, revelou a revista Wired nesta quarta-feira (24).
O novo estudo não explica o fenômeno, mas identifica as condições em que o efeito Mpemba pode ser visto, se ele realmente existir.
O novo estudo não explica o fenômeno, mas identifica as condições em que o efeito Mpemba pode ser visto, se ele realmente existir.
Estudos publicados na última década “revelaram exemplos da água quente congelando mais rapidamente do que a fria, mas não puderam ser reproduzidos”, diz James Brownridge, da Universidade Estadual de Nova York, na Inglaterra.
Uma das experiências de Browridge, que for apresentada ao vivo na internet, congelou várias vezes uma amostra de água quente mais rápido do que uma amostra parecida de água fria.
Para que a experiência desse certo, a água fria teve que ser destilada, e a quente teve que vir da pia.
Segundo os especialistas, diferenças na forma, no lugar e na composição de impurezas podem fazer com que o congelamento da água – em muitos casos geralmente a abaixo de 0ºC – varie muito.
Fonte: Portal R7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário