Médicos e nutricionistas sempre alertam pacientes em dietas de baixo carboidrato contra a ingestão de gordura animal. Mas pesquisadores dinamarqueses descobriram que o queijo pode não ser tão ruim para os níveis de colesterol quanto outros tipos de gordura, e defendem que ele não seja colocado na mesma categoria da manteiga.
De acordo com um estudo da Universidade de Copenhagem, pessoas que comem porções diárias de queijo num intervalo de seis semanas apresentaram níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, mais baixos do que quando comeram uma quantidade equivalente de manteiga.
As pessoas que consumiram queijo também apresentaram o mesmo nível de LDL de suas dieta normais durante a experiência. Os pesquisadores analisaram dados de cerca de 50 pessoas e escreveram sobre suas conclusões no "American Journal of Clinical Nutrition".
Os participantes foram acompanhados para monitorar as mudanças no corpo causadas pelos alimentos. Os pesquisadores deram aos voluntários queijo ou manteiga, ambos feitos com leite de vaca, equivalente a 13% do seu consumo energético diário de gordura. Durante seis semanas, cada pessoa comeu a quantidade definida de queijo ou manteiga. Entre uma dieta e outra, elas faziam uma pausa de 14 dias, para “limpar” o organismo, período durante o qual voltavam para seus cardápios normais.
Apesar de comerem mais gordura do que costumavam em suas dietas normais, os consumidores de queijo não mostraram aumento no LDL ou no colesterol total. No período em que comiam manteiga, no entanto, as mesmas pessoas tinham níveis de LDL cerca de 7% maior, em média. No entanto, no período de consumo de queijo, os níveis de HDL, ou colesterol bom, caíram ligeiramente em comparação com as seis semanas de ingestão de manteiga, mas não em comparação com o período de suas dietas normais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário