sexta-feira, abril 27, 2012

Saiba como a puberdade precoce acarreta problemas psicológicos.

Meninas que entram na puberdade cedo são mais propensas a terem problemas psicológicos, sofrerem abuso sexual ou engravidarem precocemente. Estudos publicados na revista médica The Obstetrician & Gynaecologist indicam o início da puberdade aos dez anos, e o desenvolvimento sexual prematuro aos oito.

A publicação dividiu o problema em dois tipos. A Puberdade Precoce Central (CPP na sigla em inglês) acontece devido a ativação prematura do eixo hipotálamo-hipófise-gonodal (HPG) no cérebro. A causa da ativação ainda é desconhecida. A Puberdade Precoce Periférica é decorrente da produção de hormônios sexuais, causado por tumores nos ovários ou distúrbios suprarrenais, segundo a publicação.

Os riscos da puberdade precoce são grandes. Fisicamente a criança pode crescer mais rápido que outras — devido o amadurecimento dos ossos —, mas corre o risco deste crescimento cessar antes da hora. Os níveis elevados de hormônios sexuais também podem causar problemas psicológicos. A publicação afirma que meninas com desenvolvimento acelerado tendem a se comportar de acordo com a maturidade física, e não da idade.

Os tratamentos para conter o organismo e reverter os efeitos são citados pela publicação. A criança normalmente é tratada com hormônios para controlar a liberação das características sexuais, cessado quando a menina chega a idade da puberdade normal. O texto alerta que qualquer decisão deve ser discutida entre os pais, a criança e o médico responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário