Um terço dos casais em divórcio no Reino Unido cita o Facebook
como causa para a separação e há estudos a apontar para a influência
negativa da rede social nas relações amorosas. Ciúmes, utilização
excessiva do parceiro e descoberta de traições são alguns dos efeitos
apontados com frequência. O que o Facebook não tentou fazer até agora
foi precisamente o contrário: dar aos utilizadores ferramentas próprias
para encontrarem o amor.
Isso mudará este ano, quando a rede social lançar na sua aplicação móvel uma secção dedicada aos encontros amorosos denominada “Facebook Dating.”
Depois do anúncio, feito pelo CEO Mark Zuckerberg no evento anual F8,
produziram-se efeitos colaterais inesperados. A secção de
relacionamentos amorosos ainda está a sendo construída, mas a firma de
investigação Trustify já começou a notar um aumento súbito do volume de
casos com perfis falsos que tentam seduzir utilizadores no Facebook.
São tentativas de “catfish”, expressão inglesa que denomina casos em
que alguém constrói um perfil falso online com o propósito de envolver
uma vítima num relacionamento amoroso.
Nem sempre a intenção é financeira, mas a Trustify calcula que
fraudes deste gênero tenham custado mais de 5 milhões de dólares às
pessoas que caíram no engodo durante os últimos três anos.
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