quinta-feira, julho 12, 2018

Grupo de Dança representa o RN em evento internacional

O Rio Grande do Norte vai estar representado no maior evento de dança do mundo, o Festival Internacional de Dança de Joinville. Dois grupos ligados ao Colégio Marista vão defender o estado na competição artística, que acontece entre 17 e 28 de julho, no interior de Santa Catarina.

O Grupo de Dança Popular vai apresentar duas coreografias no palco principal da mostra enquanto a Cia. de Dança Les Bavards foi selecionada pela primeira vez para dançar em Palcos Abertos. As duas equipes, que juntas somam 23 estudantes/bailarinas, concorrem na categoria juniores.

Para o fundador e professor do Grupo de Dança Popular, Artur Garcez, a principal conquista foi ter sido aprovado, como escola de educação básica, no Festival e poder mostrar, mais uma vez, o trabalho que une a cultura popular e o caráter pedagógico do Instituto Marista para a sociedade. Em 2018, as bailarinas do Colégio passaram por um processo seletivo em que 3.320 vídeos foram enviados para a primeira triagem e 540 foram selecionados para a fase final com a curadoria de Thereza Rocha, Ana Botafogo e Caio Nunes. “A maior premiação é poder sair daqui do Nordeste e levar para o Sul do país uma mostra da nossa cultura”, exalta Garcez.

De acordo com os organizadores do Festival, cerca de 200 mil pessoas devem passar pelo evento em 2018. Serão mais de 170 horas de espetáculos com 330 grupos de dança de 17 estados brasileiros e do exterior. Segundo a educanda Anna Clara Costa, que vai dançar o solo de frevo, era um sonho se apresentar no Festival porque “Joinville respira dança!”. Assim como ela, a estudante Sara Uchoa conta que é sempre uma emoção diferente e não tem como evitar o frio na barriga. “É muito bom, porque tem a energia do público e dos dançarinos, todo mundo vai pra dançar e todo mundo ama a dança, que nem a gente”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário