quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Operação Carnaval reforça segurança e fornecimento de energia para polos carnavalescos.

O coração dos foliões bate cada vez mais forte com a proximidade das aberturas oficiais da folia em todo o Rio Grande do Norte. Para garantir energia com segurança e maior confiabilidade, a Neoenergia Cosern lançou a Operação Carnaval 2026.

Ao longo dos próximos dias, o fornecimento de energia para mais de 40 localidades mapeadas em todas as regiões potiguares será reforçado e o Centro de Operações Integrado (COI), em Natal, fará o monitoramento em tempo integral dos principais polos carnavalescos.

No litoral, a Neoenergia Cosern investiu cerca de R$ 94 milhões na construção de duas Subestações Elétricas – SE Petrópolis, em Natal, e SE Gostoso, em São Miguel do Gostoso.

Ambas estão em plena operação e ampliam a capacidade de consumo em duas áreas estratégicas nessas duas litorâneas. Além disso, novas Bases Operacionais em pontos estratégicos dos litorais Norte e Sul, irão reduzir o tempo de atendimento às ocorrências.

A Base Operacional São José de Mipibu, por exemplo, beneficia mais de 119 mil pessoas em Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz. Em Touros, a Base Operacional atende a 63 mil pessoas em Parazinho, Pedra Grande, Pureza, São Miguel do Gostoso e Touros. Outras Bases Operacionais inauguradas ao longo de 2025 contemplam as cidades de Angicos, Areia Branca, Parelhas e Umarizal, por exemplo.

O sistema elétrico potiguar foi preparado para o crescimento do consumo de energia, natural para o perído de veraneio e carnaval, com a manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 80 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos. Somente no Litoral Leste, de São Miguel do Gostoso a Pipa, mais de 1,5 mil quilômetros de redes de distribuição de energia passaram por manutenção preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário