segunda-feira, abril 19, 2010

Papado de Bento 16 completa cinco anos em meio a escândalos


O papa Bento 16 completa nesta segunda-feira (19) cinco anos à frente da Igreja Católica, em meio a uma crise de imagem da instituição devido a escândalos de pedofilia e sem conseguir chegar nem perto do carisma de seu antecessor, João Paulo 2º.

A questão da pedofilia ganhou força no fim do ano passado, quando uma investigação apontou que, durante pelo menos 30 anos, a Igreja Católica da Irlanda encobriu abusos feitos por padres. A denúncia foi seguida de uma série de outras, que envolveram países tão diferentes quanto Chile, Austrália, Estados Unidos, Áustria e França.

A situação se agravou nos últimos meses quando suspeitas de encobrimento de casos de pedofilia envolveram o próprio papa. Ele foi acusado de ter aceitado a transferência, quando era bispo na Alemanha, de um padre acusado de pedofilia, que depois abusou de outras crianças. Outra acusação se refere à época em que ele estava à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, uma espécie de ministério e tribunal do Vaticano. O jornal americano The New York Times divulgou que o cardeal Joseph Ratzinger – futuro Bento 16 – deixou de punir nos anos 90 um religioso acusado de abusar de crianças surdas.

Segundo o Vaticano, o papa não sabia pessoalmente dos abusos cometidos pelo padre enviado à sua diocese na Alemanha e o processo contra o padre americano não seguiu em frente porque o acusado estava com uma doença terminal. Ele morreu meses depois do fim da ação.

O papa acabou publicando uma carta com desculpas a vítimas de abusos na Irlanda, e depois sua igreja lançou uma cartilha orientando que os casos fossem denunciados à Justiça comum. Além disso, os católicos mudaram a estratégia de responder às denúncias, que antes se baseava principalmente no silêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário