segunda-feira, dezembro 06, 2010

Cuidado com a Tuberculose

O número oficial é de 70 mil casos de tuberculose ao ano em todo país. Pelo preconceito, pela falta de informação e pelo abandono, o número real deve ser muito maior e beira aos 100 mil, segundo pesquisadores.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por bactéria que atinge os pulmões, mas que também pode se alojar nos rins, ossos e até demais órgãos. Um dos sintomas mais característicos da doença é a permanência de tosse com catarro, num período maior de que 15 dias.

Os sintomas de falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, dor no peito (tórax) e hemoptíase (tosse com sangue), são outros sinais da ação da tuberculose. Ao apresentar estes sintomas, principalmente acompanhados de tosse constante com catarro, procure uma unidade básica de saúde imediatamente.

A tuberculose é contagiosa, transmitida através da tosse, fala e espirros, o contato próximo com paciente contaminado em ambientes fechados e com pouca ventilação favorece o contágio. A doença tem cura acompanhada por tratamento médico.

Procure um Hospital o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário