As vendas em supermercados cresceram 3,14% em julho, em comparação
com junho, de acordo com balanço divulgado hoje (27) pela Associação
Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2013, o
crescimento foi 0,99%. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a
alta alcançou 1,48% sobre o mesmo período do ano passado.
Para a associação, os números de julho indicam um bom desempenho do
setor. O crescimento mais moderado, entretanto, reflete, na avaliação da
entidade, a expansão menos intensa da economia. A Abras representa 84
mil lojas em todo o país, que faturaram R$ 272,2 bilhões em 2013.
A expectativa da entidade é que as vendas sejam melhores nos próximos
meses. “O segundo semestre é tradicionalmente mais forte em vendas e
conta com o período do Natal, a melhor época de vendas para o setor.
Esperamos que a economia não desacelere mais e que os resultados no
segundo semestre superem o ritmo do primeiro”, ressaltou o presidente do
Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.
A pesquisa de preços da Abras, que acompanha os valores de 35
produtos de amplo consumo (alimentos, incluindo cerveja e refrigerante,
higiene, beleza e limpeza doméstica) indicou uma deflação de 1,54% em
julho. As maiores quedas foram do tomate (-23,57%), da batata (-22,18%) e
do feijão (-3,92%). Enquanto os maiores aumentos foram do pernil
(6,88%), do biscoito maisena (3,63%), do queijo muçarela (3,19%) e do
detergente líquido para louças (2,18%).
No acumulado do ano de janeiro a julho os produtos pesquisados
tiveram alta de 3,12% em relação ao mesmo período de 2013. Nos últimos
12 meses, o aumento foi de 4,26%.
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