quarta-feira, novembro 18, 2020

Fachin manda STJ analisar pedido de Lula para paralisar caso do triplex.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgue um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para paralisar o andamento do caso do triplex.

No ano passado, o STJ determinou que a pena de Lula fosse de 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Antes, o ex-presidente já havia sido condenado na primeira e na segunda instância.O processo do triplex está em fase de recursos no STJ.

A defesa de Lula questionou no Supremo o fato de o ministro Félix Fischer, do STJ, ter rejeitado numa decisão individual um recurso para paralisar o andamento do processo até que o STF julgue pedidos da defesa.

Os advogados de Lula querem que os recursos só voltem a ser analisados depois que o STF julgar se o ex-juiz Sergio Moro, responsável pela condenação na primeira instância, e integrantes da força-tarefa da Lava Jato foram parciais na condução do caso. 

Segundo os advogados, como a condenação do petista pode vir a ser anulada quando a Segunda Turma do STF analisar a atuação de Moro e dos procuradores no caso do triplex, a tramitação do processo deveria ser freada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário